Integrador SST — Integração via web services X Importação de arquivos

Modos de integração Descrição Vantagens Desvantagens
Integração via web services (recomendado pela Senior)

Objetivo: utilizar web services e configurar o sistema para:

  • realizar automaticamente a integração dos arquivos XML dos eventos SST do eSocial, disponibilizados pelo prestador SST;
  • acompanhar o processamento da remessa e retorno dos eventos pelo cockpit/dashboard de monitoramento, alimentado automaticamente pelos serviços de integração entre sistemas (dados cadastrais e eSocial).
Automatização completa da integração dos dados de colaboradores. Implantação mais robusta, com etapas adicionais e exigindo o saneamento da base de dados.
Integração automática dos recibos e retornos do Governo para o prestador. Exige que o desenvolvedor do sistema do prestador SST desenvolva uma API de integração, com base nas definições na documentação da Senior.
Sincronização automática da Matrícula eSocial dos colaboradores.  
Importação e exportação de arquivos (XMLs do eSocial)

Objetivo: utilizar as funcionalidades de importação e exportação de arquivos para:

  • realizar manualmente a remessa dos arquivos XML dos eventos SST do eSocial, disponibilizados pelo prestador SST;
  • acompanhar o processamento da remessa e retorno dos eventos pelo cockpit/dashboard de monitoramento, sem a necessidade de habilitar os serviços automáticos de integração entre sistemas (dados cadastrais e eSocial) e dispensando o saneamento de dados.
Implantação simplificada, com menos etapas. Processo automatizado apenas parcialmente.
Menor tempo de execução e menos esforço dos usuários. Exige que o cliente e o prestador SST definam um processo de atualização manual de dados cadastrais e da Matrícula eSocial.
  Exige um esforço constante para gerenciar os recibos e críticas retornados pelo ambiente do Governo, para importá-los no sistema do prestador SST.

Este artigo ajudou você?