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Acompanhar pendências de integração - Integrador SST

Quando a integração com o sistema do prestador SST estiver configurada e em uso, sempre que um colaborador for admitido, demitido ou passar por uma alteração cadastral e contratual, serão criadas pendências de integração com o prestador SST. O Integrador SST disponibiliza uma tela de consulta que permite visualizar e acompanhar estas pendências.

Para que a consulta de pendências funcione, é preciso que a integração com o prestador de SST esteja configurada e ativa no sistema.

As pendências de integração serão criadas somente quando alguma informação relevante do colaborador for alterada no sistema da Senior. Por exemplo: se for alterado apenas o apelido do colaborador, não será criada uma pendência para integração desta alteração.

Consulta e acompanhamento das pendências

Você pode acompanhar as pendências de integração pelo menu Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração.

Esta tela é dividida entre duas visualizações:

Dashboard de pendências

O dashboard de pendências apresenta uma visão geral da situação das pendências de integração.

Nesse dashboard não é possível alterar as pendências, apenas acompanhá-las.

Pendências de integração

lista de pendências de integração permite visualizar os detalhes de cada pendência e executar ações com elas.

Para ver os detalhes de cada pendência acesse a guia com a lista de pendências e clique em Visualizar ao lado daquela que deseja detalhar.

A cada 60 segundos é verificado se há novas pendências de integração ou se houve alterações em uma pendência existente. Se houver, será apresentada uma mensagem permitindo atualizar a lista de pendências.

Você pode também usar o recurso de visões dinâmicas, que permite consultar ou exportar dados referentes à lista de pendências de integração e aos registros gerados nessas pendências.

Observação

As informações da empresa anterior de um colaborador transferido serão apresentadas nos detalhes da pendência somente se o motivo de integração for Movimentação de empresa. Para qualquer outro motivo, mesmo que os dados da empresa anterior sejam enviados, eles não serão exibidos nos detalhes da pendência.

Estas são as ações disponíveis para as pendências de integração:

Tratar pendências com situação de erro

Quando uma pendência apresentar a situação de Erro na integração, ela mostrará o ícone na lista de pendências.

Como resolver: para identificar a causa do erro e tratá-lo, clique em Ações e selecione a opção "Visualizar" para acessar os detalhes da pendência. Então, verifique o campo Mensagem de erro entre as informações da pendência.

Para ajudar no tratamento dos erros, você pode conferir o código do erro nos detalhes da pendência e consultar a solução na documentação dos códigos.

Tratar pendências com situação de alerta

O status de Alerta () indica que existe uma pendência de integração anterior que está com erro para o colaborador, e essa pendência anterior causa uma dependência na ordem de envio.

Como resolver: corrija ou cancele a pendência que está com erro e, depois disso, reenvie a pendência que está com o alerta. Até que isso seja feito, não será possível continuar integrando os dados deste colaborador.

Pendências de integração futuras ou agendadas

Quando há uma alteração futura programada para o colaborador (por exemplo: uma alteração de cargo lançada com data futura), o sistema agendará uma pendência de integração futura. Esta alteração será enviada para o prestador somente quando ocorrer a alteração do histórico. As pendências agendadas serão identificadas com esta situação durante a consulta das pendências.

O sistema realiza algumas verificações para garantir a consistência das pendências de integração futuras:

Registros anteriores dos colaboradores

O principal intuito do Integrador SST é manter atualizados os dados vigentes dos colaboradores entre o sistema da Senior e o sistema do prestador.

Se for necessário atualizar os dados de fatos anteriores ocorridos no período laboral do colaborador, é preciso fazer a carga dessas informações nos sistemas.

Estes dados podem ser:

Integração de pendências de exclusão

Integrador SST gerencia as pendências de exclusão de:

Essas pendências são geradas com tipo de operação igual a exclusão, mas elas não excluem o registro diretamente do sistema do prestador. As pendências de exclusão apenas informam que um registro foi excluído do HCM XT, e então cada sistema de prestador decide a ação a ser tomada. Ao receber a pendência, o prestador pode optar entre inativar ou excluir o colaborador do seu sistema.

Este comportamento dá um controle maior ao sistema do prestador sobre o que ocorre com os históricos pelo sistema de folha. O prestador ganha mais autonomia e flexibilidade para criar suas regras para registros excluídos, pois recebe o sinal da exclusão e toma suas providências em cima disso, conforme suas próprias necessidades de negócio.

Confira a seguir como funciona cada tipo de pendência de exclusão:

Nota

Para consultar as pendências que foram canceladas ou com tipo de operação exclusão, você pode emitir um relatório com as pendências em que isso aconteceu. Isso é feito por meio de filtros na visão dinâmica Integrações dos dados do colaborador (v_integration_v3).

Integração de colaboradores desligados (demissão/rescisão)

Quando uma rescisão é feita no sistema de folha, o Integrador SST inativa o colaborador que foi desligado, mas não o remove do sistema. O Integrador SST envia uma pendência de integração dessa rescisão para o sistema do prestador, com tipo de operação igual a alteração. Então, cabe ao sistema do prestador definir como irá abordar os registros de colaboradores inativos.

Se a rescisão for cancelada no sistema de folha depois que o desligamento foi integrado para o sistema do prestador, é preciso fazer o seguinte procedimento:

  1. reativar manualmente, no sistema do prestador, o registro do colaborador que foi inativado pelo desligamento
  2. acessar a tela de pendências de integração no Integrador SST e cancelar manualmente a pendência referente à rescisão

Com este procedimento, as próximas alterações que ocorrerem com o colaborador serão integradas normalmente com o sistema do prestador.

A reativação automática de colaboradores não está disponível na integração com os sistemas dos prestadores SST.

Pendências de pré-admissão

Quando um colaborador é cadastrado no sistema de folha com uma data de admissão futura, uma pendência de pré-admissão é gerada.

Nessa pendência as informações são enviadas para o prestador durante o período de pré-admissão. Isso mantém o cadastro atualizado durante o período que antecede o início e a efetiva admissão do colaborador.

A exclusão de uma pré-admissão tem o mesmo comportamento descrito para as pendências de admissão.

Log de integrações com outros sistemas

O log de integrações apresenta a lista dos eventos do eSocial que foram enviados pelo sistema do prestador e recebidos com sucesso pelo Integrador SST.

Esta tela é acessada pelo menu Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Log de integrações com outros sistemas.

Se um registro de integração é exibido no log, significa que o evento foi recebido pelo Integrador SST e cada evento recebido terá uma das seguintes situações:

Situação Descrição
Recebido retorno do governo O arquivo XML é válido. O evento foi enviado ao ambiente do eSocial e obteve o retorno (número do recibo ou críticas).
Validação realizada com sucesso

O arquivo XML é válido. O evento está aguardando pelo envio e/ou retorno do ambiente do eSocial (número do recibo ou críticas).

Em análise

A validade do arquivo XML está em análise e o evento ainda não foi enviado ao ambiente do eSocial.

Erro de validação

O arquivo XML apresentou algum erro durante a validação.

Nota

A coluna Identificação do evento no prestador se refere ao identificador da integração no sistema do prestador, não ao identificador (<Id>) do evento do eSocial.

Observação

Atualmente o log de integrações mostra somente os eventos que foram recebidos por meio da integração via web services. Não são considerados os eventos que foram cadastrados manualmente ou obtidos via importação de arquivos.

Filtros de abrangências — pendências de integração

O Integrador SST disponibiliza filtros de abrangência por empresa e por filial.

Os filtros de abrangência permitem restringir as informações que uma pessoa pode ver na tela de pendências de integração, no menu Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração.

Isso inclui:

Você pode usar os filtros de maneira combinada e escolher quais pendências quer restringir. Isto torna o acesso às informações personalizado de acordo com a necessidade de cada papel.

Para saber mais sobre os filtros de abrangência e como criá-los, leia a documentação de papéis e permissões.

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