Saneamento da base do prestador (Normalização) - Integrador SST
Antes de ativar a integração entre os sistemas da Senior e do prestador SST, deve ser realizada a ligação entre os registros das bases de dados desses sistemas, fazendo assim a normalização da base do prestador. Esse procedimento também é conhecido como saneamento dos dados.
O que é e para que serve o saneamento da base?
O saneamento é o procedimento de normalização da base, que verifica as informações que já existem no sistema do prestador SST, e faz a correspondência dessas informações com o sistema da Senior.
Se for identificada a necessidade de fazer o saneamento, é preciso fazer a ligação entre os campos dos bancos de dados dos sistemas do prestador e da Senior.
Este procedimento garante que nenhuma informação seja duplicada ou fique inconsistente entre as bases.
Quando é necessário sanear a base do prestador?
O saneamento da base precisa ser feito quando:
- já existem dados cadastrados no sistema do prestador;
- já existem estruturas de dados cadastradas no sistema do prestador, tais como filial (unidade), setor (local) e cargo, por exemplo, e não será realizada uma carga inicial de informações dessas estruturas;
- já existem os tipos de dados da integração entre o sistema da Senior e o sistema do prestador, ou seja, aqueles dados em que o prestador optou por fazer a integração.
Importante
- O saneamento precisa ser feito antes de ativar a integração, para evitar a duplicidade de registros e garantir a consistência das bases.
- Os procedimentos de saneamento e carga de dados precisam ser feitos também para novas filiais que venham a ser ativadas no sistema.
Colaboradores com mais de um contrato ativo
Para colaboradores que têm somente um contrato, a ligação desse colaborador deve ser feita pelo número do CPF. O CPF será responsável por identificar esses colaboradores no sistema da Senior.
Já para colaboradores que têm múltiplos contratos, a ligação no sistema da Senior é feita pelo tipo de colaborador e o número da matrícula. Por exemplo: 1/570 (onde 1 é o tipo de colaborador e 570 é o número de matrícula). Dessa forma, é possível identificar vários cadastros associados a um mesmo CPF.
Passos para sanear a base do prestador
1) Extraia as informações do sistema da Senior
Dependendo do sistema do prestador utilizado, estarão disponíveis maneiras diferentes de fazer o saneamento da base.
Selecione o sistema do prestador que vai integrar com a Senior para ver as opções disponíveis:
Para sistemas que não estão listados acima,
use os comandos de saneamento para novas homologações.
Nota
Caso esteja usando o sistema Nexus Code, não é necessário fazer o saneamento da base de dados.
2) Envie as informações para o prestador
Envie as informações que foram extraídas no passo 1 para o prestador, para que ele faça a correspondência dos campos do banco de dados.
O prestador deverá realizar uma ligação (de/para) entre os campos do banco de dados, atualizando no sistema dele todas as informações referenciadas no passo 1.
Nota
Se houver colaboradores com mais de um contrato ativo, o prestador precisará fazer também a ligação das matrículas desses colaboradores, para identificá-los em seu sistema no momento da integração.
3) Faça a carga inicial dos dados
Depois de finalizar a normalização dos dados, é preciso executar a carga inicial dos fluxos do Integrador SST no Integrador HCM.
Para executar somente as cargas específicas do Integrador SST, selecione o agrupador deste módulo na lista de fluxos:
Recomendações para fazer a carga inicial do Integrador SST usando o Integrador HCM:
- Para que o Integrador HCM atue com inserções em lote na base de dados, é necessário garantir que a propriedade sync.request.batch.size esteja no arquivo de configurações.
- Para otimizar a operação para o Integrador SST, recomendamos configurar o tamanho máximo dos lotes com o valor de 300 itens.
Exemplo:sync.request.batch.size=300