Ativar novas empresas e filiais - Integrador SST
Depois que o Integrador SST está implantando e em uso é possível atuar de forma independente na abertura de novas empresas e filiais, ou na implantação de empresas e filiais que já existem mas não utilizam o serviço de prestadores SST integrados com a Senior.
Toda nova empresa ou filial criada no sistema precisa ser ativada para que as informações dos seus colaboradores comecem a ser integradas. Para iniciar essa integração é necessário seguir alguns passos de acordo com o cenário dessas empresas e filiais.
Esta documentação explica o processo completo de inclusão de novas empresas e filiais, desde os pré-requisitos até os passos para fazer a ativação.
Pré-requisitos
Antes de integrar com um prestador SST e/ou enviar as informações para o ambiente do Governo usando o Integrador SST da Senior, é importante que sua empresa conheça os conceitos da solução e tenha passado por algumas etapas de preparação:
A empresa deve utilizar um sistema pertencente a um dos parceiros homologados para a integração. Isso garante que o sistema do prestador SST está plenamente apto a fazer a integração dos dados com o Integrador SST. Caso a empresa tenha múltiplas filiais, ela poderá definir diferentes sistemas de prestadores entre as filiais.
Para saber mais sobre a homologação e quais sistemas já passaram pelo processo, veja a documentação de integração com os prestadores SST.
O Integrador SST utiliza as informações dos colaboradores que são integrados por meio do Integrador HCM, que por sua vez é responsável por manter as informações do HCM XT sincronizadas com a XPlatform. Dessa forma também são geradas as pendências de alterações cadastrais dos colaboradores.
Por isso você precisa confirmar se a empresa que deseja ativar está sendo integrada corretamente. Essa verificação pode ser feita acessando o dashboard do Integrador HCM.
No dashboard são apresentados os códigos das empresas que são integradas atualmente:
Caso a empresa ainda não esteja integrada, existem três itens que você pode verificar para integrá-la:
1. Situação da licença na Proprietária do produto
Verifique na Proprietária do sistema se a licença comporta a nova empresa para realização da indicação do módulo nos colaboradores que farão parte e serão integrados com a XPlatform.
- Minha licença não comporta a nova empresa: acione a equipe comercial da Senior para atualizar a quantidade de colaboradores/empresas da proprietária.
- Minha licença comporta a nova empresa: certifique-se de que foi feita a indicação do módulo para os colaboradores que devem ser integrados com a XPlatform.
A indicação do módulo pode ser feita de duas formas:- Indicação individual (por colaborador): no HCM XT, acesse a tela de cadastro de colaboradores, em Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN), e selecione o módulo Integrador SST na guia Indicação Módulos (W).
- Em lote: no HCM XT, acesse o menu Colaboradores > Ficha Cadastral > Indicação Módulos (FRMODASS). Nesta tela é possível marcar o módulo a ser indicado (Integrador SST) e selecionar as abrangências para filtro de colaboradores a serem indicados.
Nota
O Integrador SST receberá a integração de todos os colaboradores que estiverem com o Integrador SST ou com o Painel de Gestão selecionados na indicação de módulos. Isso não determina quais colaboradores serão enviados para o prestador SST.
O envio de colaboradores para o prestador é definido por filial, conforme configurações feitas no sistema. Não há um controle de envio individual por colaborador para o prestador.
2. Situação da rotina de Pessoas
Para que as informações dos colaboradores da empresa sejam integradas, a rotina de Pessoas precisa estar ativa no Administração de Pessoal e o cadastro de cada colaborador precisa estar associado a um cadastro de Pessoa.
3. Situação da empresa nas configurações do Integrador HCM
Ao incluir uma nova empresa é preciso fazer a carga inicial completa das informações dos colaboradores alocados nela.
Para isso você precisa alterar as configurações do Integrador HCM (arquivo integration.properties) para incluir o código da empresa e executar a carga completa das informações.
Veja o exemplo:
Recomendações:
- Empresas existentes: para não executar novamente a carga das demais empresas (que já tiveram sua carga inicial executada), o indicado é remover as empresas que já estão integradas e deixar no arquivo integration.properties somente a nova empresa para a qual será executada a carga. Assim a sincronia/integração das demais empresas ficará pausada durante a carga, podendo ser retomada mais tarde.
- Empresas novas (zeradas): para empresas novas (que ainda não possuem dados no sistema de folha), a recomendação é: assim que a nova empresa for cadastrada no sistema da Senior, seu código deve ser incluído nas configurações do Integrador HCM (arquivo integration.properties) e o fluxo de empresas deve ser executado. Dessa forma todas as informações da empresa serão integradas através da sincronia, não sendo necessário realizar uma nova carga.
Importante
O saneamento precisa ser feito antes de ativar a integração, para evitar a duplicidade de registros e garantir a consistência das bases.
Avalie junto com o prestador de serviços se é necessário fazer o saneamento da base do sistema do prestador SST.
Esta ação é necessária quando já existem dados no sistema do prestador e não será realizada uma carga inicial para criar do zero as estruturas de filial (unidade), setor (local) e cargo dentro do sistema do prestador.
Se for identificada a necessidade de fazer o saneamento, as informações deverão ser exportadas através da extração via banco de dados conforme as orientações da documentação do processo, e então enviadas para o prestador realizar a atividade.
Etapas para ativar a integração da nova empresa e filial
Em alguns casos pode ser necessário ativar a integração no cadastro da empresa dentro do próprio sistema do prestador.
As informações de segurança geradas pela Senior (como o Token da XPlatform, por exemplo) serão inseridas no sistema do prestador para estabelecer a conectividade do serviço.
Esta configuração varia para cada sistema, portanto deve ser alinhada junto com o prestador.
Uma das funções do Integrador SST é integrar os dados cadastrais dos colaboradores entre as soluções da Senior e um prestador de serviços que, por sua vez, mantém os dados referentes a SST.
Para ativar a integração desses dados o prestador deve fornecer o código da empresa e filial que serão ativadas, conforme consta no cadastro no sistema dele.
Esse código será inserido junto com as demais configurações da integração no seguinte menu da XPlatform: Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações.
Observação
Se você cadastrou uma nova filial no Administração de Pessoal (HCM XT) após já ter configurado uma integração, essa filial não aparecerá automaticamente no Integrador SST. Para que ela apareça nas configurações, você tem duas alternativas:
- clicar em Adicionar filial e cadastrar a nova filial manualmente; ou
- clicar em Ações > Atualizar informações das filiais.
Depois, basta fazer o saneamento da base do sistema do prestador e ativar a filial em questão.
As configurações do serviço de mensageria (eDocsO eDocs é responsável por obter os arquivos XML do eSocial gerados pelo prestador ou plataforma senior X. Este serviço também envia os arquivos para o ambiente do Governo e traz o retorno, seja com sucesso ou com erros.) são necessárias para:
- o Integrador SST obter os eventos de SST do sistema do prestador;
- viabilizar o envio dos eventos do eDocs para o ambiente do eSocial.
Configurações necessárias:
Para cada empregador cadastrado no Integrador SST, configure o envio dos eventos no seguinte menu da plataforma senior X:
- Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Configurações.
Os detalhes dessa configuração estão descritos na página Configurar envio dos eventos do eSocial e eDocs.
No eDocs, ative a integração de eventos das empresas e filiais com a XPlatform.
Os detalhes dessa ativação estão descritos no item Configurar a conexão do eDocs com a plataforma senior X do checklist de implantação do Integrador SST.
Depois que a integração com o sistema do prestador SST estiver configurada e em uso, sempre que um colaborador for admitido, demitido ou passar por uma alteração cadastral e contratual, serão criadas pendências de integração com o prestador SST.
O Integrador SST possui uma tela de consulta que permite visualizar e acompanhar estas pendências. Acompanhe as pendências pelo seguinte menu da XPlatform: Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração.