O que há de novo no Analytics
Alterações e novidades mais recentes:
NOVIDADE
Novas visões dinâmicas para indicadores de SST
Foram criadas novas visões dinâmicas que disponibilizam informações relacionadas à jornada de trabalho, saúde ocupacional e segurança do trabalho dos colaboradores. Essas visões permitem a extração estruturada de dados essenciais para a análise e o fechamento de indicadores no Analytics da Senior X.
Confira abaixo os temas contemplados:
- Horas de jornada registradas por colaborador e por competência.
- Horas de ausência distribuídas por colaborador, competência e tipo.
- Exames médicos realizados pelos colaboradores.
- Atestados médicos entregues.
- Tipos de ausência registrados.
- Acidentes de trabalho - dados para fechamento no Analytics Senior X.
- Exames ocupacionais por colaborador - dados para fechamento no Analytics Senior X.
- Equipamentos de proteção individual (EPIs) cadastrados.
- Utilização de EPIs por colaborador - indicadores do Analytics SST.
- Treinamentos de SST realizados pelos colaboradores - dados para fechamento no Analytics Senior X.
Essas visões estão disponíveis para uso nos relatórios da plataforma, facilitando a gestão de informações estratégicas de SST.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões Dinâmicas
Histórico de novidades e melhorias:
NOVIDADE
Melhore a qualidade de vida na sua empresa com os novos dashboards de SST e absenteísmo
Apresentamos os novos dashboards de analytics, com dados de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e de absenteísmo!
Conheça agora essa novidade que liberamos no HCM para potencializar a qualidade de vida e a segurança dos seus colaboradores:
Analytics de SST - dados sobre a saúde e segurança no trabalho
Os analytics de SST permitem que a empresa:
- encontre indicadores de SST aplicados à gestão de pessoas;
- identifique comportamentos e padrões;
- antecipe tendências e suporte decisões mais assertivas.
Confira o dashboard de Analytics de SST na prática:
- (1) Dashboards específicos e organizados para cada tipo de informação: atestados (ASO), acidentes de trabalho, equipamentos de segurança (EPIs) e treinamentos SST.
- (2) Totalizadores que dão uma visão geral de maneira prática, ajudando na tomada de decisão mais rapidamente.
- (3) Filtros que você pode selecionar para mostrar somente o que precisa ver, agilizando a análise em cada situação.
- (4) Lista de colaboradores com informações detalhadas, permitindo uma análise mais aprofundada de cada pessoa.
Analytics de absenteísmo - dados estratégicos sobre ausências no trabalho
Os analytics de absenteísmo incluem tanto as ausências planejadas quanto as não planejadas dos colaboradores:
- Ausências planejadas: são os afastamentos que podem ser previstos, como períodos de férias e dias de folga (day off).
- Ausências não planejadas: são os afastamentos imprevistos e não programados, como afastamentos por motivo de doença.
Confira o dashboard de absenteísmo na prática:
- Totalizadores: mostram o índice de absenteísmo, horas de jornada (total de horas trabalhadas) e horas de ausência (total de ausências não planejadas e planejadas).
O índice de absenteísmo é o percentual calculado a partir da relação entre o total de horas de ausência e as horas trabalhadas no período selecionado.
- Lista de colaboradores: lista de colaboradores, exibindo a quantidade de horas ausentes e o índice de absenteísmo individual de cada pessoa.
- Lista de ausências planejadas: lista de ausências consideradas planejadas, como férias ou folgas. A lista inclui a quantidade de horas ausentes e o índice de absenteísmo individual de cada tipo de ausência.
- Lista de ausências não planejadas: lista de ausências consideradas não planejadas, ou seja, imprevistas, como afastamentos por motivo de doença. A lista inclui a quantidade de horas ausentes e o índice de absenteísmo individual de cada tipo de ausência.
Importante
Os novos analytics de absenteísmo substituirão o gráfico de absenteísmo disponível atualmente na tela de analytics da equipe. O novo dashboard traz as mesmas informações e muito mais, oferecendo uma experiência ainda melhor. A data prevista para descontinuação é agosto/2025 - após essa data, o gráfico de absenteísmo antigo não poderá ser mais acessado.
Para saber como começar a usar o novo dashboard, acesse a documentação dos analytics de absenteísmo.
Dados para ajudar o RH e gestores na tomada de decisão
- Os dados de SST ajudam profissionais de RH e gestores a acompanharem a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente profissional.
- Já os analytics de absenteísmo ajudam a identificar problemas que podem impactar diretamente a produtividade. Também ajudam a planejar ações como, por exemplo, campanhas de saúde num período em que colaboradores apresentam muitos afastamentos por motivo de doença.
Quer saber mais sobre os novos analytics e como funcionam? Confira a documentação completa e fique por dentro:
Atenção!
Para que os dashboards de SST e absenteísmo funcionem, é obrigatório ter o HCM XT atualizado em seu ambiente para as seguintes versões:
- 6.10.4.62 ou superior
- 6.10.3.124 ou superior
Isso é necessário pois os dados usados para exibir os analytics são integrados diretamente do HCM XT a partir dessas versões.
Novos fluxos de integração entre HCM X e HCM XT
Criamos novos fluxos no Integrador HCM, com o objetivo de integrar os dados de SST e absenteísmo entre o HCM XT e a Plataforma Senior X.
- Informações dos exames médicos
- Exames dos colaboradores
- Atestados médicos
- Equipamentos de Proteção Individual (dados do equipamento)
- Equipamentos de Proteção Individual (fechamento da entrega de EPIs do colaborador)
- Curso de aperfeiçoamento do colaborador (Fechamento de Indicadores do Analytics SST)
- Horas de jornada por colaborador/competência
- Horas de ausência por competência e tipo
- Tipos de ausência
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Meu Analytics > botão Analytics > Analytics da Folha
- Gestão de Pessoas | HCM > Meu Analytics > botão Analytics > Analytics da Saúde e Segurança do Trabalho
- Gestão de Pessoas | HCM > Analytics > Analytics da equipe > guia Saúde e segurança
- Integrador HCM
NOVIDADE
Novos filtros nos Analytics do Moods
Adicionamos novos filtros ao Analytics do Moods, proporcionando maior flexibilidade para RHs e gestores na análise dos dados.
Agora, é possível buscar por pulso, empresa, filial e líder, refinando as informações exibidas nos gráficos de acordo com as necessidades específicas de cada análise.
Consequentemente, com a inclusão desses filtros, atualizamos os gráficos para garantir que os dados reflitam as seleções feitas: por exemplo, a pontuação por pulso agora considera o pulso selecionado e os nove anteriores, enquanto o Net Promoter Score (NPS) apresenta as notas dos líderes filtrados. Sem filtros aplicados, os gráficos exibirão os resultados gerais.
Para informações mais detalhadas, consulte as documentações Cards do Moods - Analytics da equipe e Cards do Moods - Analytics do RH.
Locais:
- Analytics > Analytics do Moods
- Moods - Pesquisa de clima > Analytics da Pesquisa - RH
- Analytics > Analytics da Equipe > Guia Moods
- Moods - Pesquisa de clima > Analytics da Pesquisa - Gestor
NOVIDADE
Nova estruturação dos menus do Painel de Gestão
A fim de proporcionar uma navegação mais intuitiva e eficiente, efetuamos uma atualização na estrutura dos menus do Painel de Gestão.
Os menus foram realocados, com a nova organização voltada ao usuário que está utilizando o módulo. Os novos caminhos, basicamente, são os seguintes:
- Meu painel, com as informações do usuário colaborador, como seus dados pessoais, feedbacks, detalhes do contrato de trabalho,financeiros e de férias e visão geral da organização da empresa;
- Painel do gestor, com os analytics dos seus liderados, resumo de habilidades da equipe, detalhes dos contratos do liderados, férias e dos feedbacks da equipe;
- Painel do RH, apresentado os analytics do RH, assim como as solicitações pendentes de ações, os dados de assinatura eletrônica de férias, as avaliações dos contratos de experiência, os feedbacks da organização e um resumo das habilidades dos colaboradores;
- Configurações e gerenciamento, que consiste nas ferramentas de gerenciamento dos Papeis RH e Administrador.
Esta divisão permite que a navegação se torne mais prática,fácil e intuituva. Ao organizar os menus do Painel de Gestão de acordo com os critérios acima, proporcionamos aos usuários um acesso mais rápido e direto ao que se deseja utilizar.
Por exemplo:
- Caso um Gestor deseje encontrar a informação dos seus liderados, deve acessar:
- Painel de gestão > Painel do gestor > Meus liderados
- Caso um Colaborador deseje configurar suas opções de privacidade, deve acessar:
- Painel de gestão > Meu painel > Configurações de privacidade
- Se um usuário RH desejar verificar o catálogo de habilidades da organização, deve acessar:
- Painel de gestão > Painel do RH > Habilidades > Catálogo de habilidades
Importante
A atualização reorganiza a navegação, mas não altera o funcionamento das funcionalidades. Se você utiliza menus customizados, recomendamos revisar suas personalizações após a mudança. Além disso, alguns menus favoritados podem ser desmarcados durante a atualização, mas você poderá refavoritá-los facilmente.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão
NOVIDADE
Verificação de engajamento de gestores nos Analytics da pesquisa - RH
Buscando facilitar a visualização dos dados por Gestor para o usuário RH, foi adicionada uma nova funcionalidade nos Analytics da pesquisa - RH
Agora, é possível verificar a porcentagem de engajamento dos gestores diretamente no card Pontuação atual por gestor uma nova coluna de Engajamento.
Para mais informações, acesso a documentação completa dos Cards do Moods - Analytics do RH.
Local: Gestão de pessoas > Moods - Pesquisa de clima > Analytics da Pesquisa - RH
Novo comportamento dos gráficos do Moods
A fim de otimizar o processo de revisão dos resultados dos pulsos do Moods, implementamos um ajuste no comportamento dos gráficos de pontuação.
Agora, quando uma pesquisa não possuir um mínimo de três respondentes para o Gestor logado, o resultado do pulso não será apresentado para o mês informado e a informação do pulso do mês anterior, que era padrão, também não será relatada.
Para mais informações sobre os cards e configurações gerais do Moods, acesse a nossa documentação aqui e aqui.
Local: Analytics > Analytics do RH
NOVIDADE
Ajuste de visão analítica no card de histórico salarial
Visando tornar o processo de acompanhamento de evolução salarial mais claro e preciso para os gestores, atualizamos a forma como os motivos dos aumentos salariais sao apresentados no card de Evolução Salarial do Analytics de Gestor.
Agora, ao invés de apresentar os motivos de reajuste como espontâneos e legais, os motivos reais da proposta é que serão apresentados.
Confira a mudança na íntegra:
- Antes
- Depois
Para mais detalhes sobre o os dados de históricos salariais, acesse a nossa documentação.
Locais:
- Analytics > Analytics da Equipe > Guia Remuneração ou
- Gestão de remuneração > Analytics de Remuneração - Gestor
Nova funcionalidade - Contador de colaboradores a serem filtrados
A fim de continuar melhorando as funcionalidades do Gestão de Remuneração, implementamos um contador automático nos filtros do Analytics do RH do módulo.
Agora, ao aplicar os filtros desejados, o contador automático exibirá a quantidade total de colaboradores que serão apresentados nos gráficos após a filtragem.
Para mais informações sobre os Analytics do RH do Gestão de Remuneração, acesse a nossa documentação completa.
Local: Gestão de remuneração > Analytics de Remuneração - RH
Ajuste no filtro de centro de custo
Alteramos o comportamento do filtro de centro de custo em várias telas do Gestão de Desempenho: agora, o filtro exibirá o código da empresa e o código do centro de custo.
Com esse ajuste, portanto, a seleção se torna mais precisa para empresas que têm múltiplas unidades com nomes e códigos de centro de custo idênticos.
Locais:
- Gestão de desempenho > Desempenho da organização > Manutenção
- Gestão de desempenho > Desempenho da organização > Métricas da organização > Analytics Gestão de Desempenho
Abrangências por Centro de Custo
Para aumentar a segurança e a confiabilidade das informações geridas no módulo de Gestão de Recrutamento e Seleção, disponibilizamos a opção Centro de Custo em abrangências/filtro de papéis. Esta opção pode ser utilizada em conjunto com os filtros de Empresa e Filial, já existentes.
Para iniciar a utilização, se você já executou o facilitador de implantação antes da liberação, será necessário rodar novamente a carga do fluxo de Centro de Custos no integrador HCM. A partir dessa atualização, caso haja necessidade de restringir a visualização de vagas e requisições para determinados papéis, o filtro Centro de Custo está disponível.
Este filtro é particularmente útil para empresas que contam com o apoio de recrutadores ou business partners e desejam limitar suas visualizações apenas às requisições e vagas sob sua responsabilidade. Quer saber mais? Confira as documentações de abrangência para requisição de pessoal e abrangência para vagas e banco de talentos.
Locais:
- senior X Platform > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos papéis
- senior X Platform > Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa
- senior X Platform > Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de Recrutamento e Seleção > Banco de Talentos
- senior X Platform > Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de Recrutamento e Seleção > Solicitações > Acompanhamento de processos
- senior X Platform > Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de Recrutamento e Seleção > Solicitações > Minhas pendências
- senior X Platform > Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de Recrutamento e Seleção > Solicitações > Requisição de pessoal
- senior X Platform > Gestão de Pessoas | HCM > Gestão de Recrutamento e Seleção > Analytics de recrutamento
Ordem de cálculo de adicionais da proposta salarial
A fim de otimizar o processo de cálculo de adicionais salariais, implementamos uma atualização para aprimorar o processo da ordem de cálculo para soma dos adicionais, fazendo com que ele fique mais eficaz.
Com isso, os adicionais serão considerados de acordo com a ordem de busca predisposta, evitando cálculos duplicados ou somas incorretas.
Para mais informações, acesse a nossa documentação de Propostas - alteração de cargo e/ou salário.
Local: Analytics > Analytics de Remuneração
Novo filtro na tela Analytics do RH
Visando facilitar os processos diários do papel RH, incluímos um novo filtro na tela Analytics do RH. O filtro Colaboradores adiciona a opção de filtrar as propostas de um ou mais colaboradores específicos a partir de seus nomes, facilitando o acompanhamento das propostas pelo RH.
Para mais informações sobre o tema, acesse a página Cards de Remuneração - Analytics do RH.
Local: Gestão de Remuneração > Analytics de Remuneração - RH
Nova documentação do Moods
Visando tornar a documentação do módulo Moods - Pesquisa contínua de clima mais compreensível, fluida e intuitiva, uma revisão geral foi feita e já se encontra disponível para acesso.
Convidamos você a visitar a nova página inicial do módulo, assim como suas subpáginas:
- Implantação
- Parametrização
- Configurações
- Questionário
- Gerenciamento de dados
- Dados: importação e manutenção
- Analytics - pesquisa RH
- Analytics - pesquisa Gestor
Local: Manual do Usuário > Moods > Pesquisa contínua de clima
Novidades sobre fluxo de proposta e múltiplos contratos
O Gestão de Remuneração apresenta, abaixo, suas mais recentes implementações:
Fluxo de proposta quando há alteração do gestor
Aprimorando o fluxo de propostas do módulo, informamos que: em caso de alteração na liderança hierárquica imediata do colaborador — seja por mudança de área, demissão do gestor ou realocação do colaborador — a proposta agora será enviada ao RH analista de remuneração, para avaliação sobre o próximo passo a ser tomado em relação à proposta que estava aberta.
Local: Gestão de remuneração > Propostas > Gerenciar proposta
Múltiplos contratos
Padronizando o Gestão de Remuneração com os demais produtos HCM X, implantamos a funcionalidade de múltiplos contratos.
Por exemplo: o gestor que têm dois contratos na mesma empresa, um regime CLT e outro como PJ, agora tem a habilidade de visualizar os times relacionados a cada modalidade contratual. Essa funcionalidade possibilita que ele siga os processos dentro do produto — abrangendo tanto o Analytics de Remuneração quanto o procedimento de solicitação e aprovação de propostas.
Locais:
- Analytics > Analytics da Equipe > Guia Remuneração
- Gestão de remuneração > Analytics de Remuneração - Gestor
- Gestão de remuneração > Propostas
Abrangência por centro de custo
Ampliando as possibilidades e facilitando a usabilidade do Gestão de Desempenho, implementamos a opção de abrangências por centro de custo. Agora, as telas do RH irão, se assim configurado, respeitar esse tipo de abrangência para exibir suas informações.
Para saber mais, acesse a documentação de configurações, em seu tópico Cadastrar papéis que serão usados pelo Painel de Gestão, item Particularidades do papel de RH.
Locais:
- Manutenção da Avaliação de Potencial;
- Manutenção da Avaliação de Competência;
- Manutenção da Avaliação de Resultados;
- Manutenção de PDI;
- Avaliadores individuais da organização;
- Grupo de Pessoas;
- Geração de Avaliações;
- Avaliações por Competência da Organização;
- Analytics Gestão de Desempenho;
- Matriz de Gestão da Organização;
- Feedbacks da organização;
- Solicitações de Feedbacks da organização;
- PDIs da organização.
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