Cards do Moods - Analytics do RH
Importante
- Todos os cards do Analytics estarão disponíveis conforme as configurações de permissão dos usuários e as configurações dos cards em Painéis. As informações apresentadas consideram a aplicação do filtro, múltiplos contratos e, caso possua, abrangência.
- Para o módulo Gestão de Remuneração, é obrigatório o cadastro de política salarial para a empresa e filial do gestor que está consultando o analytics.
Estes cards são acessados em: Analytics > Analytics do Moods ou em Moods - Pesquisa de clima > Analytics da Pesquisa - RH
Além das explicações sobre cada card, mais detalhes podem ser conferidos no vídeo:
Pontuação da empresa por pulso
Apresenta a média de satisfação dos últimos 10 pulsos, juntamente com o percentual de engajamento. A composição da média do pulso considera as dimensões enviadas nos pulsos anteriores, ou seja, se a dimensão ainda está ativa, mas não foi enviada no pulso atual, o seu resultado anterior ainda impacta na média. Para engajamento são consideradas as informações do pulso atual para compor a informação.
Nas informações do gráfico, mesmo quando uma dimensão for desativada, ainda é considerada para o cálculo da média nos pulsos anteriores. Não existe um número mínimo de pesquisas respondidas para apresentar a informação no gráfico, um pulso já apresenta no gráfico a média obtida no pulso anterior.
A porcentagem que é calculada para chegar nesse resultado, é esta: Quantidade de respostas multiplicado por 100, dividido pelo total de respostas enviadas.
Pontuação atual da organização por dimensão
Apresenta em tempo real as médias das dimensões, informando se a média aumentou, se manteve igual ou diminuiu em relação a média do pulso anterior.
Não existe um número mínimo de pesquisas respondidas para apresentar a informação no gráfico, um pulso já apresenta no gráfico a média obtida no pulso anterior. Quando não tiver o pulso atual, apresenta o último pulso.
Pontuação atual por gestor
Apresenta a visão da pontuação das dimensões do pulso atual do Gestor e por área, indicando se a pontuação aumentou, se manteve igual ou diminuiu em relação ao pulso anterior, ilustrado nos ícones ao lado de cada pontuação. Ao clicar sobre o Gestor é possível verificar o detalhamento com a pontuação por dimensão ou por pergunta.
O resultado é apresentado apenas quando no mínimo três liderados do respectivo Gestor responderam a pesquisa. Caso o gestor não atinja o mínimo de respostas necessárias na pesquisa, serão demonstradas as informações do último pulso em que o gestor atingiu o mínimo de respostas.
Observação
A pontuação da área considera a pontuação do Gestor logado e de todos os Colaboradores abaixo na sua hierarquia (gestor + liderados diretos + liderados indiretos). Todos os Colaboradores tem o mesmo peso na nota final e o cálculo não considera apenas a média dos gestores.
Comentários da pesquisa
Apresenta a informação sobre a quantidade total de comentários de todos os pulsos, quantidade de comentários do pulso atual e quantidade de comentários por dimensão, considerando as dimensões ativas. O RH também pode visualizar o conteúdo dos comentários emitidos por todos os colaboradores, sempre que houver o registro de três ou mais respostas por pulso.
Os comentários dos pulsos podem ser filtrados por:
- Período de emissão do pulso;
- Dimensão;
- Gestor avaliado;
- Abrangência da visibilidade: pode ser restrita ao RH, Gestor ou visível para ambos.
A ordem de apresentação dos comentários também poderá ser filtrada e ordenada pela Nota, Afirmativa (pergunta da pesquisa), nome do Gestor e Dimensão.
Importante
Ao realizar um filtro por Gestor sem passar um pulso, automaticamente será feita a busca pelos gestores na hierarquia atual. Para filtrar um gestor que está fora da hierarquia atual, é necessário passar a data de um pulso anterior à saída do antigo gestor.
Net Promoter Score (NPS)
Conceito
O Net Promoter Score é uma metodologia usada para medir a qualidade da interação da organização com um público específico. Dependendo do objetivo da empresa ao aplicar a técnica, o público-alvo pode ser seus próprios colaboradores, mensurando o seu nível de satisfação no ambiente de trabalho.
A medida é feita com base nas notas dadas pelos respondentes das pesquisas, dividindo-os em três categorias:
Nota | Categoria do respondente | Perfil |
---|---|---|
9 ou 10 | Promotor | Gosta da empresa e está satisfeito, desejando permanecer e incentivando outros a se envolverem com ela. |
7 ou 8 | Neutro | Não contribui com a divulgação da organização, ao mesmo tempo em que não a prejudica. |
De 0 à 6 | Detrator | Está insatisfeito e não tem uma boa relação com a empresa, prejudicando sua imagem. |
Como é calculado
No Moods - Pesquisa contínua de clima, o NPS é calculado com base nas respostas de uma pergunta fixa, pré-definida pelo sistema: "Você recomendaria a sua empresa para um amigo trabalhar?."
Esta pergunta é apresentada aos participantes uma vez por mês, desde que a quantidade de dias entre o início do pulso anterior e o início do pulso atual seja igual ou maior a 30 dias. Depois de obter as respostas, é aplicada a seguinte fórmula:
NPS = | Promotores - Detratores Total de respondentes |
O valor final desta operação dá origem ao percentual de NPS obtido, e suas informações são apresentadas de forma gráfica no portlet.
Em uma pesquisa com um número total de 100 respondentes, obteve-se o seguinte resultado:
- Promotores (deram nota 9 ou 10): 40 respondentes
- Neutros (deram nota 7 ou 8): 50 respondentes
- Detratores (deram nota 6 ou inferior): 10 respondentes
Neste caso, o cálculo seria: NPS = (40 - 10)/100 = 30%
Note que o número de neutros é considerado somente no total de respondentes.
Importante
Sobre o funcionamento dos cálculos para a nota de NPS, existe um filtro que apenas apresentará valores para quem obteve, no mínimo, três respostas. Esse filtro se aplica para:
- Analytics do Gestor (Minha nota);
- Analytics do Gestor (Minha área);
- Na visão dinâmica v_pulse_information.
Para o Analytics do RH, o filtro não se aplica — exibindo, portanto, todas as informações sobre o pulso.