O que há de novo na Konviva

Legenda
STD-2.0.1306.1 | 10/02/2025

Configurações

Ajuste

Utilização de nomenclatura na gamificação

Ajustamos o configurador de nomenclatura para garantir que, ao realizar uma alteração na nomenclatura de Koins, essa nomenclatura seja aplicada em áreas que, anteriormente, não eram contempladas, como o extrato de pontos e os widgets da gamificação.

Local: Configurações > Layout > Configurar Nomenclatura

Trilhas

Ajuste

Flag de obrigatoriedade de cursos em trilhas

Identificamos que, durante o cadastro/edição de trilhas, a opção de marcar o curso como obrigatório não estava sendo apresentada. Realizamos ajustes para que a opção Obrigatoriedade Por Aprovação seja apresentada corretamente.

Local: Aprendizagem > Trilhas

Relatórios

Ajuste

Ordem das colunas do relatório de extração de respostas

Verificamos uma inconsistência durante a geração do relatório de extração de respostas. Ao extrair o relatório de duas pesquisas com as mesmas perguntas, na mesma ordem, o relatório apresentava as perguntas em ordens distintas. Ajustamos o comportamento para garantir que a ordem das perguntas seja mantida durante a geração do relatório, facilitando assim a compreensão e análise dos dados.

Local: Relatórios > Padrão > Pesquisa Avulsa > Relatório de extração de respostas

Histórico de novidades e melhorias:

2025
STD-2.0.1306 | 06/02/2025

Gamificação

Novidade

Mensagens personalizadas em celebrações

Agora é possível personalizar as celebrações! Adicionamos, dentro da administração da gamificação 3.0, a guia de Celebrações. Nela o administrador consegue criar e administrar quantas celebrações forem necessárias. Uma celebração é exibida ao aluno quando ele completa um desafio ou missão.

Além de texto, a celebração personalizada ainda permite adicionar imagem e botão com link, facilitando assim a compreensão do aluno sobre suas conquistas e os próximos passos dentro da gamificação. Para saber como utilizar as celebrações personalizadas, acesse nossa documentação sobre o assunto.

Local: Gamificação > Administração > Celebrações

Novidade

Criação de rankings por período

Disponibilizamos a possibilidade de criar rankings por período, dentro da gamificação 3.0. Ao cadastrar ou editar um ranking, será exibida a opção “Habilitar período”. Ao ativá-la, o administrador deve inserir o período inicial e final de vigência do ranking. Dessa maneira, a pontuação contabilizada no ranking será aquela que o aluno conquistou apenas dentro do período configurado. Entenda mais sobre a criação de rankings por período acessando a documentação sobre o assunto.

Local: Gamificação > Administração > Ranking

Novidade

Retirada de pedidos em unidades

Desenvolvemos a opção de “Utilizar a Unidade do aluno como local de entrega do produto”. Ao habilitar essa funcionalidade, dentro das configurações da loja na gamificação 3.0, a plataforma desconsidera o endereço do aluno, utilizando-se do endereço da unidade em que o aluno está cadastrado, para que ele faça a retirada dos pedidos. Por padrão, a unidade de resgate será a unidade principal na qual o aluno está cadastrado. Caso o aluno esteja alocado em outras unidades, o administrador consegue alterar o local de retirada, através da edição de pedidos.

Ativando o recurso, ele será utilizado em todos os novos pedidos e será aplicado também em pedidos vigentes, que ainda não foram enviados. Para saber mais sobre esta configuração, acesse nossa documentação sobre o assunto.

Local: Gamificação > Administração > Configurações > Configurações da Loja

Matrículas

Novidade

Prorrogação do prazo de matrículas

Agora é possível prorrogar o prazo das matrículas, indicando a quantidade de dias extras que o aluno tem para finalizar o curso. Esse novo recurso é válido apenas para cursos da modalidade A Distância, e é aplicado somente em alunos já matriculados, que ainda não concluíram o curso. Ele pode ser aplicado tanto individualmente, quanto em lote.

Para liberar a funcionalidade, no configurador geral, em matrículas, o administrador deve ativar a opção “Habilitar opção de prorrogação de tempo da matrícula”. Ao ativar o recurso, uma nova coluna de “Prorrogar matrícula em dias” é exibida na guia de matriculados/concluídos da turma. Nesta coluna o usuário consegue indicar a quantidade de dias adicionais que o aluno tem para finalizar o curso. Ao informar a quantidade de dias e clicar em Atualizar dias matrícula, os dias são somados à data de conclusão prevista, alterando-a.

Exemplo: O aluno João tem a data de conclusão de matrícula prevista para o dia 01/01. O administrador prorrogou o prazo por mais 20 dias. Neste caso, o prazo da matrícula é atualizado para o dia 21/01.

Clicando em Prorrogar matrícula em lote, um modal é aberto, permitindo ao usuário informar a quantidade de dias de prorrogação. Ao indicar a quantidade de dias e clicar em Atualizar dias matrícula, a plataforma exibe um alerta, para que o usuário confirme se deseja realmente aplicar a prorrogação para todos os alunos da turma. Ao confirmar, o modal é atualizado, exibindo um indicativo do status de processamento da atualização.

Importante:

Qualquer perfil com permissão de gestão de matrículas consegue realizar a alteração e a prorrogação não pode ser desfeita. Uma vez adicionado novo prazo, não é possível reduzi-lo. Mesmo que o recurso de prorrogação seja desativado posteriormente, os prazos que foram previamente adicionados serão mantidos.

A prorrogação do prazo da matrícula reflete exclusivamente na data de conclusão prevista do curso. O comportamento da plataforma permanece o mesmo após a expiração do prazo, concluindo automaticamente a matrícula caso o aluno não tenha atingido a aprovação ou reprovação até a data limite. Matrículas automáticas e reciclagem não sofrerão alterações. A carga horária do curso continuará sendo exibida, conforme o que foi cadastrado no curso.

Local: Configurações> Configurador Geral > Matrículas

Ajuste

Falha na exibição de conteúdos da sala de aula

Identificamos um cenário onde o aluno não conseguia visualizar os conteúdos cadastrados em sala de aula. A situação ocorria em matrículas automáticas com a informação de “Período de realização” vazia. Adicionamos uma validação para garantir que a matrícula seja efetuada com sucesso, apenas se o campo estiver corretamente preenchido.

Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar

Ajuste

Tooltip em configurações avançadas de turma

Ao criar ou editar uma turma, dentro de Configurações avançadas / Permissões, o item “Sobrescrever configurações de permissão de matrícula“ possuía um tooltip sem informação. Realizamos os ajustes para que o texto de apoio seja exibido corretamente.

Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar

Acessibilidade

Novidade

Melhorias de acessibilidade em modais

Implementamos melhorias de acessibilidade em alguns modais, para usuários que utilizam a navegação via teclado. Atuamos nos modais inserção de post e finalização de avaliação na nova sala de aula, garantindo o foco na navegação acessível e melhor usabilidade, evitando escapes das áreas. Também reformulamos o modal de confirmação de início de avaliação, trazendo um visual mais limpo e acessível.

Local: Área do Aluno

Cursos

Novidade

Indicador de curso concluído

Adicionamos uma mensagem informativa, que é exibida quando o aluno acessa o conteúdo de um curso já concluído. A mensagem informa a data em que o aluno concluiu o curso e indica que, ao revisitar o conteúdo do curso, a nota, andamento ou matrícula não serão alterados. Dessa maneira, o aluno tem mais clareza ao acessar cursos concluídos.

Local: Histórico de Cursos Concluídos

Novidade

Tooltip informativo em publicação de recurso LTI

Agora, ao selecionar um recurso do tipo LTI para publicá-lo em um curso, um tooltip foi adicionado ao campo ID Implementação (DEPLOYMENT ID), com a seguinte informação: “Se conteúdo LTI é do provedor GoodHabitz, preencher este campo com o ID do cliente, que está cadastrado no configurador geral da Konviva”.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

Ajuste

Curso desmarcado como obrigatório mantém público-alvo

Identificamos que, ao desmarcar a flag de obrigatoriedade de um curso, ele ainda era apresentado como obrigatório para usuários pertencentes ao público-alvo anteriormente cadastrado. Ajustamos a rotina e, agora, ao desmarcar a flag, o público-alvo é removido e o curso não é mais apontado como obrigatório.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

Ajuste

Eventos em sala de aula

Ajustamos alguns parâmetros, dentro da nova sala de aula, para que o seu comportamento de exibição de itens seja equiparado com o comportamento da antiga sala de aula. Agora, a nova sala de aula passa a exibir e destacar os eventos em andamento. Anteriormente, o evento que já tivesse passado da hora de início seria exibido no modal de eventos ocorridos.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

Módulos

Ajuste

Descontinuidade do módulo Chatbot

O módulo chatbot, já descontinuado, ainda era exibido como uma opção dentro das configurações de módulos. Para tornar a experiência do usuário mais clara e objetiva, removemos a visualização dessa funcionalidade.

Local: Configurações > Módulos

Ajuste

Ordenação do catálogo na visualização do aluno

Verificamos que, ao acessar o catálogo, utilizando um perfil de aluno, as opções de visualização e ordenação não funcionavam, e apresentavam-se sobrepostas. Ajustamos a plataforma para que, ao acessar o catálogo, o aluno consiga utilizar as opções, e elas sejam exibidas corretamente.

Local: Aprendizagem > Catálogo

Layout

Ajuste

Cabeçalho do portal do aluno

Realizamos ajustes no layout da plataforma, para padronizar a exibição do cabeçalho do portal do aluno, garantindo uma melhor experiência de uso. Agora, todos os ícones do menu apresentam o mesmo comportamento, ao passar o cursor sobre eles, mantendo um padrão.

Local: Página Inicial

Traduções

Ajuste

Tradução de itens do portal externo

Adicionamos traduções dos itens do portal externo, nos idiomas Inglês, Espanhol (Espanha) e Espanhol (Colômbia).

Local: Portal Externo

Ajuste

Ajuste de terminologia

Ajustamos campos no sistema, para que as avaliações de aprendizagem sejam traduzidas no idioma inglês para learning evaluation, padronizando a tradução e garantindo a melhor compreensão do conteúdo.

Local: Repositório > Avaliações > Administrar

API

Documentação

Atualização na documentação da V1/matriculas

Incluímos, dentro da documentação de API de matrículas da Konviva, a seguinte nota: Matrículas com o status “Excluído” não são retornadas nas consultas realizadas por este endpoint devido a regras de exclusão aplicadas no sistema.

Local: Documentação de API > Matrículas > get /api/konviva/v1/matriculas

Importações

Ajuste

Envio de dados de importações

Ajustamos o comportamento da plataforma durante a importação de dados, adotando o envio das informações através de um objeto JSON e reestruturado o fluxo de comunicação para suportar a transmissão segura dos dados. Dessa maneira, reduzimos o risco de exposição de dados sensíveis, garantindo maior proteção e privacidade das informações.

Local: Administração > Importações > Administrar

Posts

Ajuste

Edição em posts

Identificamos que a possibilidade de editar ou excluir posts e comentários prórpios não estava sendo disponibilizada corretamente ao aluno. Ajustamos o comportamento da plataforma para que, agora, ao clicar no ícone de edição, as opções sejam apresentadas corretamente ao aluno.

Local: Comunicação > Post

STD-2.0.1305.9 | 06/02/2025

Cursos

Ajuste

Seleção de jornada em cursos

Resolvemos uma situação que impedia a busca por jornadas, ao cadastrá-las em cursos. Restauramos a compatibilidade para garantir que a pesquisa funcione corretamente, peremitindo assim a associação durante o cadastro em cursos.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

Relatórios

Ajuste

Erro em relatórios personalizados de trilha

Identificamos que, ao gerar um relatório personalizado do tipo trilha, em algumas situações era apresentado um erro ao tentar abri-lo. Essa situação acontecia sempre que a coluna “Data de Conclusão” de recursos da trilha era selecionada individualmente, sem trazer outras informações sobre o recurso. Embora a ação indicada seja, sempre que adicionar esta coluna, incluir alguma outra coluna que indique qual o recurso referido, reajustamos o comportamento do relatório. Agora é possível gerar o relatório sem erros, mesmo nos casos onde é utilizada apenas a coluna de data de conclusão do recurso.

Local: Relatórios > Personalizado > Tipo Trilha

Colaboração

Ajuste

Inconsistência na criação de comunidades

Verificamos que haviam inconsistências na rotina de criação e gerenciamento de comunidades, dificultando o uso do recurso. Realizamos ajustes internos e melhorias de performance para que estas inconsistências não sejam mais apresentadas.

Local: Colaboração > Gerenciar Comunidades

STD-2.0.1305.8 | 05/02/2025

Cursos

Ajuste

Botão de conclusão de curso externo

Identificamos que, ao tentar concluir um curso do tipo externo, o botão de conclusão não estava executando corretamente a ação. Ajustamos o comportamento do sistema para que, ao clicar em Concluir, a ação seja executada corretamente, redirecionando o aluno à página de cursos concluídos.

Local: Meus Cursos > Matriculados

Perfis

Ajuste

Falha no login de usuários

Alguns usuários apresentaram dificuldades de realizar o login à plataforma. Avaliamos a situação e ajustamos a rotina, para garantir que todos os usuários cadastrados consigam realizar o login corretamente.

Local: Página Inicial

STD-2.0.1305.7 | 04/02/2025

Relatórios

Novidade

Novos campos dispoíveis no relatório personalizado de trilha

Disponibilizamos novos campos de informação no relatório personalizado de trilhas. Agora, é possível utilizar os campos carga horária da trilha, carga horária do recurso e data de conclusão do recurso. A data de conclusão será populada quando o recurso for do tipo curso.

Local: Relatórios > Personalizados > Trilhas

Ajuste

Data de associação em trilha vazia no relatório

Recentemente disponibilizamos em APIs de relatórios os dados de acompanhamento de alunos em trilha. Uma das informações disponíveis é a data de associação do aluno em trilha, que corresponde ao campo “Iniciar trilha em”. Verificamos que, em alguns casos, mesmo que o aluno esteja associado na trilha, a data de associação ficava vazia. Analisando a situação, identificamos que eram casos onde o aluno foi associado à trilha uma vez, depois desassociado e, em seguida, associado novamente. Ajustamos o comportamento para que, em situações como a apresentada, a data da segunda associação seja gravada corretamente. Essa regra aplica-se somente em novos casos, não sendo possível corrigir casos retroativamente. Sendo assim, usuários que foram associados uma segunda vez em trilha, antes da data desta atualização, permanecerão com o campo “Iniciar trilha em” vazio.

Local: Relatórios > Personalizados > Trilhas

STD-2.0.1305.6 | 03/02/2025

Biblioteca

Ajuste

Inclusão de itens pelo aluno

Realizamos ajustes na rotina de adição de itens à biblioteca, utilizando um perfil de aluno. Anteriormente, haviam situações em que, mesmo que a rotina estivesse disponível para o aluno, ao clicar em “novo item”, a plataforma não executava nenhuma ação. Ajustamos o comportamento e, agora, alunos conseguem adicionar itens à bibliotecas que permitirem essa ação.

Local: Aprendizagem > Biblioteca

Gamificação

Ajuste

Edição de campanhas

Identificamos uma inconsistência que fazia com que, ao tentar realizar a edição de uma campanha na gamificação, não era possível salvá-la. Realizamos ajustes internos para garantir que as edições realizadas sejam salvas corretamente, apresentando o desempenho e estabilidade esperados.

Local: Gamificação > Administração > Campanhas

Usuários

Ajuste

Remover data de demissão via API

Resolvemos uma situação em que não era possível limpar o campo de “Data de Demissão” via API, fazendo com que a data permanecesse preenchida mesmo quando era necessário removê-la. Ajustamos o comportamento para permitir o envio de valores nulos ou vazios, garantindo que o campo possa ser efetivamente zerado sempre que necessário, sem afetar a lógica dos demais campos.

Local: Administração > Usuários

STD-2.0.1305.3 | 28/01/2025

Pesquisas

Ajuste

Múltiplas respostas em pesquisas

Identificamos um comportamento que permitia que usuários respondessem à mesma pesquisa mais de uma vez, em casos de cliques repetidos no botão de envio. Ajustamos o comportamento no sistema para garantir que cada pesquisa só possa ser respondida uma única vez por usuário, assegurando a integridade dos dados.

Local: Comunicação > Pesquisa > Pesquisa

Trilhas

Ajuste

Trilhas pendentes com aprovação em todos os conteúdos

Ajustamos o cálculo da validade de trilhas, para considerar apenas cursos ativos. Essa alteração corrige uma situação em que cursos inativos ainda eram incluídos na contagem de progresso da trilha, gerando inconsistências e prejudicando o andamento do aluno. Agora, o comportamento está alinhado com a visibilidade dos cursos para os usuários.

Local: Aprendizagem > Trilhas

STD-2.0.1305.2 | 27/01/2025

Comunicação

Novidade

Acesso às notas da versão pela plataforma

Alteramos o link de redirecionamento para a página de Notas da Versão. Agora, o usuário Administrador, ao clicar no indicativo de Release Notes, é direcionado para a nova página de atualizações da Konviva.

Local: Perfil > Release Notes

Traduções

Ajuste

Relatório Extração das Respostas de Avaliação de Comportamento

Realizamos a tradução do cabeçalho do Relatório Extração das Respostas de Avaliação de Comportamento. Agora, ao extrair o relatório em Inglês, Espanhol - Espanha e Espanhol - Colômbia, o cabeçalho é apresentado traduzido para o respectivo idioma.

Local: Relatórios > Padrão > Relatório Extração das Respostas de Avaliação de Comportamento

Cursos

Ajuste

Exibição de mensagem de conclusão de curso

Corrigimos uma rotina que permitia a conclusão de cursos por alunos com avaliações pendentes de correção em situações específicas. Agora, o sistema verifica corretamente se o aluno ainda possui tentativas disponíveis, antes de permitir a conclusão do curso. Caso não existam tentativas restantes, o modal informa que a avaliação aguarda correção. Para alunos reprovados, o sistema permitirá novas tentativas conforme as configurações da turma. Esse ajuste garante que os fluxos de aprovação e conclusão sigam as regras configuradas no sistema.

Local: Meus Cursos > Matriculados

Importações

Ajuste

Importação de arquivos delimitados por vírgula

Identificamos que, ao realizar a importação de um arquivo .csv utilizando vírgula como delimitador, a plataforma não reconhecia o separador. Ajustamos o comportamento para que este tipo de delimitador seja identificado e aplicado corretamente durante a importação de dados.

Local: Administração > Importações > Administrar

Layout

Ajuste

Exibição de tema personalizado

Em ambientes que possuíam tema personalizado, configurado por unidade, o aluno precisava recarregar a página para que o tema correto fosse aplicado. Realizamos ajustes para que não seja mais necessário a atualização da página, aplicando corretamente o tema definido na unidade.

Local: Configurações > Layout > Interface Web

Posts

Ajuste

Imagens distorcidas em Posts

Ao publicar algumas imagens, em ambientes configurados com o Post Tipo Rede Social (Post 2.0), elas eram apresentadas distorcidas. Realizamos ajustes para que a imagem seja enquadrada corretamente na proporção 1:1, sem que ela seja desconfigurada.

Local: Comunicação > Posts

Calendário

Ajuste

Calendário exibindo o período completo do curso

Verificamos que, ao cadastrar um curso síncrono, com a configuração inicial de “Exibir somente o dia inical da turma” no calendário, ao desmarcar esta opção, o calendário não exibia o período total do curso. Ajustamos a rotina para que, ao alterar a configuração, o tempo total do curso seja exibido no calendário.

Local: Aprendizagem > Calendário

STD-2.0.1305 | 23/01/2025

Layout

Novidade

Mais opções de personalização da plataforma

Desenvolvemos diversos recursos para que você consiga personalizar ainda mais o layout da plataforma. Ampliamos a quantidade de ícones padrão para utilizar, tanto no menu da interface web, quanto no aplicativo mobile. São quase 1000 ícones disponíveis para customizar o sistema de acordo com a sua necessidade.

Também disponibilizamos uma nova opção de exibição no menu. Ao realizar a edição de layout da interface web, em Configurações de interface, você pode Habilitar link direto, quando menu principal tem um único item. Com essa opção habilitada, caso haja algum menu que contenha apenas um item, será exibido ao aluno o nome do item, direcionando-o diretamente a respectiva página ao clicar. Funciona assim: Imagine que você tem um menu chamado Ferramentas, e nele o único item presente é a Biblioteca. Com a nova opção desabilitada, o aluno precisaria clicar em Ferramentas e, em seguida, selecionar a opção Biblioteca. Ao ativar o recurso, o nome Biblioteca é que o fica visível ao aluno. Isso reduz a quantidade de cliques e melhora a usabilidade na plataforma. Além disso, caso o item tenha alguma configuração de nomenclatura, essa configuração também é respeitada. Ou seja, se você configurou para que Biblioteca fosse exibida como Acervo, por exemplo, o aluno verá a opção Acervo em seu menu.

Outra novidade é a possibilidade de adicionar o ícone de Engajamento, nos ícones de acesso rápido do cabeçalho. É preciso ter o módulo Engajamento habilitado para ter acesso ao item. Adicionando ao acesso rápido, o aluno irá visualizar o ícone de engajamento, representado por uma chama Ícone de Engajamento no formato de uma chama , seu percentual de engajamento e, clicando sobre o ícone, uma informação detalhada sobre o engajamento é exibida.

Local: Configurações > Layout > Interface web

Cursos

Novidade

Carga horária exibida no histórico de conclusão de cursos

Incluímos a possibilidade de exibir, no histórico de cursos concluídos do aluno, a informação de carga horária dos cursos. Para habilitar a coluna de carga horária, o Administrador precisa acessar o menu Configurações > Configurador Geral > Cursos e habilitar a opção Mostrar a coluna carga horária no histórico do aluno. Feito isso, a informação de carga horária cadastrada no curso é exibida ao aluno, em sua página de cursos concluídos. Caso a informação seja alterada no cadastro do curso, essa alteração também reflete na página do aluno. Se o curso não possuir carga horária cadastrada, o valor apresentado ao aluno é 00:00.

Local: Cursos > Cursos Concluídos

Repositório

Novidade

Acompanhamento de visualização do aluno em vídeo-links da Smart Player

Adicionamos o recurso de tracking de visualização do aluno, em conteúdos do tipo vídeo-link, que utilizam a plataforma Smart Player. Agora, ao visualizar o vídeo, o aluno tem o percentual de visualização rastreado, identificando em qual ponto do vídeo o aluno parou, retornando a este ponto, quando o aluno retoma o conteúdo. O tracking está disponível para recursos utilizados em pílulas, biblioteca, trilhas e sala de aula.

Local: Repositório > Conteúdos > Vídeo-Link

Trilhas

Novidade

Novo formato de trilha: Onboarding

Apresentamos um novo formato de trilha de aprendizagem, a trilha tipo Onboarding. Esse formato foi desenvolvindo, pensando justamente no acompanhamento do processo de treinamento de novos colaboradores. O principal diferencial da trilha tipo Onboarding, é indicar os dias para que o novo colaborador realize as etapas da trilha, e fornecer os dados de acompanhamento para que os administradores consigam visualizar o progresso do aluno.

Para habilitar este modelo de trilha, no menu Configurações > Configurador Geral > Trilhas, marque a opção Habilitar Onboarding. Ao habilitar, o administrador deve indicar se deseja que o prazo inicial da trilha conte a partir data de admissão do colaborador, ou da data de associação do aluno à trilha.

No caso da trilha de Onboarding, é obrigatório que o administrador informe os prazos de conclusão (em dias) de cada etapa da trilha. As datas de início e fim de cada etapa são sequenciais: a próxima etapa começa no dia seguinte ao término da anterior. O aluno consegue finalizar uma etapa atrasada, mesmo com o prazo expirado. Então, o prazo da próxima etapa inicia no dia seguinte ao dia em que o aluno finalizou a etapa anterior.

Exemplo

A trilha tipo Onboarding está configurada para contabilizar o prazo, baseando-se na data de associação do usuário à trilha. O usuário João foi associado à trilha no dia 01. Esta trilha tem 4 etapas, e cada etapa tem o prazo de 5 dias.

João finalizou a primeira etapa no dia 05, ou seja, dentro do prazo. O prazo da segunda etapa inicia dia 06, até o dia 10. João, porém finalizou esta etapa já no dia 08. Nesse caso, o prazo da terceira etapa inicia no dia 09, até dia 13. Durante a terceira etapa, João teve dificuldades, e finalizou somente dia 18. Nesse caso, o prazo da quarta etapa inicia dia 19, e finaliza no dia 23.

Disponibilizamos também novos tokens para serem utilizados em relatórios personalizados de trilha. Você pode consultar os tokens disponíveis, expandindo o box abaixo:

Tokens disponíveis

Em Etapa Trilha:

  • Duração da etapa (dias);
  • Iniciar etapa em;
  • Concluir etapa até;
  • Iniciou a etapa;
  • Aprovado na etapa;
  • Engajamento na etapa.

Em Trilha:

  • Duração da trilha (dias);
  • Iniciar trilha em;
  • Concluir trilha até;
  • Iniciou a trilha;
  • Data de aprovação na trilha;
  • Engajamento na etapa.

Os status de engajamento possíveis são:

  • Não iniciou: não fez nenhum conteúdo.
  • Em andamento: dentro do prazo e ainda não foi aprovado.
  • Atrasado: não aprovado e prazo esgotado.
  • Aprovado: aprovado dentro do tempo.
  • Aprovado com atraso: aprovado depois da data prevista.

Importante!

Essa novidade faz parte de um projeto maior, com ainda mais recursos, que serão disponibilizados em liberações futuras.

Local: Configurações > Configurador Geral > Trilhas

Relatórios

Novidade

Nova coluna disponível no relatório geral de matrículas

O Relatório Geral de Matrículas possui agora a coluna Obrigatoriedade. O relatório verifica se o curso está configurado como obrigatório, desejável ou opcional e, caso esteja, traz o tipo de obrigatoriedade nessa nova coluna, que está posicionada após a coluna do título do curso.

Local: Relatórios > Padrão > Geral de Matrículas

Novidade

Relatório detalhado de solicitações sob demanda

Agora no relatório detalhado de solicitações sob demanda é possível selecionar uma ficha de inscrição para, em uma única consulta, exibir todas as solicitações feitas nos cursos ou turmas com este modelo de ficha. O antigo formato do relatório obrigava a seleção do filtro curso, dificultando uma consulta mais ampla. Com essa atualização, o usuário deve, obrigatoriamente, selecionar uma ficha de inscrição, e pode escolher um ou mais cursos que a ficha tenha sido associada, para direcionar sua busca. A funcionalidade permite ainda, indicar quais campos da ficha de inscrição o usuário gostaria de exibir no relatório. Adicionamos também as colunas de nome do curso e número do pedido, para auxiliar na análise das informações.

Local: Relatórios > Padrão > Detalhado de Solicitações sob demanda

Ajuste

Relatório Status de pedidos de Solicitações sob Demanda

Retiramos a obrigatoriedade de seleção do curso, no relatório de status de pedidos de solicitações sob Demanda, e adicionamos duas novas colunas: Ficha de inscrição, que traz o nome da ficha que gerou o pedido, e Nome do responsável, que apresenta o nome do responsável pela edição na ficha. Dessa maneira, ao gerar um relatório, sem selecionar nenhum curso, são apresentados os dados de todos os pedidos realizados na plataforma.

Local: Relatórios > Padrão > Status de pedidos de Solicitações sob Demanda

E-Commerce

Ajuste

Cupom de desconto aplicado à catálogo

Identificamos que, ao criar um desconto do tipo valor fixo e adicioná-lo a um catálogo, o valor do desconto era aplicado para cada curso adicionado, ou seja, ao adicionar dois ou mais cursos de um mesmo catálogo, o desconto era aplicado múltiplas vezes. Ajustamos o comportamento para que, nessa situação, o desconto seja aplicado no valor final da compra, uma única vez, conforme o esperado.

Local: E-commerce > Administrar Descontos

Perfis

Ajuste

Permissão de definição de obrigatoriedade de cursos

Adicionamos a possibilidade de remover algumas permissões de perfis que realizam a criação e edição de cursos. Dentro do cadastro de cursos, é possível selecionar se o curso será definido como obrigatório, desejável ou opcional. Por padrão, todos os perfis que podem realizar a edição do curso, podem alterar estas configurações. Implementamos uma tratativa que, caso seja solicitado pelo usuário Administrador, faz com que uma ou mais opções não estejam disponíveis para determinado perfil. Por exemplo: o Administrador pode solicitar para que o perfil Administrador de Unidade consiga visualizar e configurar o curso, apenas como desejável ou opcional, removendo a permissão de curso obrigatório.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

Traduções

Ajuste

Traduções da área do aluno

Realizamos diversas tratativas em campos da plataforma, que não eram traduzidos para outros idiomas. Também realizamos ajustes de traduções já existentes, para torná-las mais adequadas ao cenário. Assim asseguramos uma melhor compreensão dos alunos que utilizam a plataforma em Inglês, Espanhol - Colômbia e Espanhol - Espanha.

Local: Área do Aluno

Gamificação

Ajuste

Traduções da área do aluno

Identificamos que as imagens nos cards de desafios da gamificação, no layout 3.0, estavam com aspecto esticado. Ajustamos o comportamento e, agora, as imagens são exibidas com seus tamanhos originais, sem distorção.

Local: Gamificação

Sala de Aula

Ajuste

Comentários duplicados

Verificamos que alguns comentários feitos em conteúdos, dentro da nova sala de aula, acabavam sendo duplicados. Realizamos ajustes para corrigir a situação, e evitar novos casos, mantendo assim o espaço dos comentários mais claro e organizado.

Local: Meus Cursos > Sala de Aula

Ajuste

Edição de comentários

Identificamos que, em determinados ambientes, não estava disponível para os alunos, a possibilidade de realizar a edição de seus próprios comentários. Desenvolvemos ajustes internos para que o aluno, ao salvar seu comentário, dentro de um recurso na nova sala de aula, consiga editá-lo posteriormente.

Local: Meus Cursos > Sala de Aula

STD-2.0.1304.10 | 21/01/2025

Perfil

Ajuste

Edição de dados cadastrais e redefinição de senha

Corrigimos uma rotina que impedia os usuários de redefinirem suas senhas, quando a edição de dados cadastrais estava bloqueada. Agora, a edição de informações pessoais está disponível apenas para usuários com a permissão apropriada, enquanto a funcionalidade de redefinir senha permanece acessível no cabeçalho do perfil para usuários autorizados. Essa atualização garante maior flexibilidade no controle de acesso, preservando a usabilidade da redefinição de senha.

Local: Meu Perfil > Redefinir senha

Gamificação

Ajuste

Pontos negativos no relatório de pontos

Verificamos que, ao realizar o reset de pontos da gamificação e extrair o relatório, o campo “pontos válidos” apresentava valores negativos. Ajustamos o comportamento para garantir que os valores sejam sempre consistentes e não negativos, em conformidade com as regras de negócio.

Local: Relatórios > Personalizados

STD-2.0.1304.9 | 15/01/2025

Módulos

Novidade

Descontinuidade do módulo Chatbot

O módulo chatbot, já descontinuado, ainda era exibido como uma opção dentro das configurações de módulos. Para tornar a experiência do usuário mais clara e objetiva, removemos a visualização dessa funcionalidade.

Local: Configurações > Módulos

Avaliações

Ajuste

Avaliação de reação após conclusão

Ao habilitar, no configurador geral, a “avaliação de reação padrão”, o usuário pode ativar a funcionalidade de “avaliação de reação após conclusão”. Identificamos que, ao desabilitar a “avaliação de reação padrão”, o recurso de “avaliação após conclusão” permanecia ativo. Ajustamos o comportamento da plataforma para que, ao desativar a “avaliação de reação padrão”, a funcionalidade de “avaliação após conclusão” também seja desabilitada automaticamente.

Local: Configurações > Configurador Geral > Avaliação de reação

Gamificação

Ajuste

Widget de campanhas ativas

Identificamos uma inconsistência no widget de campanhas ativas da gamificação, onde a listagem de campanhas exibia todas as campanhas cadastradas para os alunos, independentemente do status. Ajustamos a rotina para garantir que apenas as campanhas ativas sejam exibidas, corrigindo o comportamento e apresentando a listagem correta.

Local: Página Inicial - Widget

Usuários

Ajuste

Criação de usuários com setor/cargo

Verificamos que, durante a importação de usuários, ao utilizar as informações de cargo e setor, a plataforma não permitia a criação de nome e código simultaneamente, forçando o usuário a escolher apenas uma das informações para importação. Esse comportamento impedia a conclusão da importação em ambientes onde ambas as informações eram obrigatórias.

Ajustamos a rotina para que seja possível cadastrar tanto o código quanto o nome de setor e cargo, corrigindo o problema e garantindo o funcionamento adequado do processo de importação.

Local: Administração > Importações > Administrar > Usuários

STD-2.0.1304.8 | 14/01/2025

Layout

Ajuste

Visualização da página inicial através de dispositivos móveis

Identificamos que, ao acessar a plataforma em dispositivos móveis utilizando um navegador, algumas informações da página inicial apresentavam sobreposição, prejudicando a usabilidade. Ajustamos o layout para garantir a visualização correta e uma melhor experiência de uso nesses dispositivos.

Local: Página Inicial

Certificados

Ajuste

Certificado trazendo nome incorreto

Identificamos um cenário onde o nome exibido no certificado não correspondia ao aluno. Essa situação ocorria quando um administrador, ao utilizar a opção “Atividades do usuário”, acessava uma trilha contendo um curso no qual o usuário certificado estava inscrito. Nesse caso, ao visualizar mais informações e extrair o certificado, o nome exibido não era o do aluno correto.

Corrigimos a lógica responsável pela busca dos dados para resolver a situação. Agora, o certificado exibe as informações do aluno corretamente.

Local: Administração > Usuários > Atividades do usuário

Biblioteca

Ajuste

Exibição de campo vazia durante o cadastro de arquivos

Durante o cadastro de um novo material na biblioteca pelo perfil Administrador, um campo em branco era exibido abaixo das opções “Cadastrar novo arquivo” e “Escolher do repositório”. Esse campo é preenchido automaticamente quando um arquivo é selecionado do repositório, exibindo as informações correspondentes ao arquivo.

Para evitar dúvidas durante o uso, removemos o campo vazio. Ele só será exibido quando preenchido, após a seleção de um arquivo do repositório.

Local: Aprendizagem > Biblioteca

Gamificação

Ajuste

Pontos negativos no relatório de pontos

Verificamos que, ao realizar o reset de pontos da gamificação e extrair o relatório, o campo “pontos válidos” apresentava valores negativos. Ajustamos o comportamento para garantir que os valores sejam sempre consistentes e não negativos, em conformidade com as regras de negócio.

Local: Relatórios > Personalizados

STD-2.0.1304.7 | 13/01/2025

Importações

Ajuste

Processamento de importações

Desenvolvemos ajustes nas rotinas de importações em lote para adequar a solução em casos de grande volumetria de dados. Anteriormente, a interface exibia informações indicando que algumas importações ainda estavam pendentes, mesmo que já tivessem sido efetuadas. Agora, a plataforma apresenta corretamente o status atualizado do processamento.

Além disso, implementamos uma tolerância de erros de conectividade: são permitidas até 10 tentativas, com um intervalo de um minuto entre elas. Caso a operação não seja concluída com sucesso após essas tentativas, uma mensagem de erro será exibida, proporcionando maior clareza ao usuário sobre o problema encontrado.

Local: Administração > Importações > Administrar

Cursos

Ajuste

Notificações de conclusão de curso

Identificamos cenários em que o aluno precisava sair e retornar à página do curso para obter seu certificado e atualizar o status de conclusão. Ajustamos esse comportamento, adicionando uma verificação que realiza a atualização automática ao finalizar uma avaliação.

Também incluímos novas mensagens no modal de exibição, tratando situações em que o aluno conclui o curso, mas ainda não pode acessar o certificado devido a pendências. Dessa forma, trazemos mais clareza ao aluno, permitindo que ele tome as ações necessárias para resolver eventuais questões.

Local: Cursos > Meus Cursos > Sala de Aula

Biblioteca

Ajuste

Informações de avaliações em cards

Realizamos ajustes nos cards da biblioteca que exibem as avaliações por estrelas. Identificamos uma inconsistência entre as notas apresentadas nos cards e a média real das avaliações. Com esse ajuste, a nota exibida nos cards agora reflete corretamente a avaliação dos conteúdos da biblioteca.

Local: Biblioteca

STD-2.0.1304.6 | 09/01/2025

Público-Alvo

Novidade

Segmentação por data

Implementamos uma nova possibilidade de segmentação de público-alvo, através da criação de uma nova flag chamada Utilizar data atual. Agora, ao selecionar o critério de público Atributo(s) do Usuário > Data de Admissão e filtrar por A partir de ou Até, a nova flag estará disponível. Ao marcar esta opção, a data atual do momento do processamento será comparada com a data de admissão do usuário, permitindo que sejam criados públicos-alvo baseados na data de admissão, independente da data de criação do usuário.

Local: Administração > Públicos-Alvo

Gamificação

Ajuste

Layout de imagens

Fizemos alterações no layout de exibição de imagens dos cards da gamificação, com o objetivo de tornar a visualização mais adequada, permitindo que os campos se ajustem ao tema de cada ambiente.

Local: Gamificação

Fórum

Ajuste

Permissão para tutores

Realizamos um ajuste na lógica envolvendo usuários com perfil Tutor, que também fossem administradores de comunidade. Anteriormente, usuários com estas características não conseguiam criar ou editar tópicos em fóruns. Com o ajuste, a criação e edição de tópicos passa a ser permitida, tornando a lógica mais adequada às regras de negócio.

Local: Comunicação > Fórum

Matrículas

Ajuste

Performance de processamento de equivalência global

Desenvolvemos uma melhoria na performance do processamento de equivalência global, em ambientes com grande volumetria de usuários. Com isso, evitamos situações de sobrecarga de informações, garantindo que a operação seja realizada com sucesso.

Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar

STD-2.0.1304.5 | 08/01/2025

Infraestrutura

Novidade

Mensagem de manutenção

Disponibilizamos uma nova mensagem para ser exibida em casos em que a plataforma apresenta o erro 404 - página não encontrada, facilitando a compreensão do usuário sobre o ocorrido.

Local: Plataforma Konviva

Fórum

Ajuste

Falha na exclusão de tópicos

Identificamos uma rotina da plataforma que impedia que usuários administradores conseguissem realizar a exclusão de tópicos em fórum. Ajustamos o comportamento para que a ação seja executada com sucesso.

Local: Comunicação > Fórum

Cursos

Ajuste

Informação de Validade de Cursos

Identificamos um cenário onde determinados cursos apareciam como “Pendentes” na trilha do usuário, mesmo que o aluno já estivesse aprovado no curso. Observamos que esse comportamento estava relacionado à data de validade do curso, causando conflito entre a matrícula já concluída e novas matrículas automáticas. Ajustamos a rotina para que a validade seja considerada corretamente, evitando conflitos de informações ao aluno.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

Sala de Aula

Ajuste

Layout de conteúdos SCORM

Realizamos ajustes no layout da sala de aula, para melhorar a visualização e interação do aluno com conteúdos do tipo SCORM. Dessa maneira, corrigimos casos em que alguns ambientes apresentavam quebras na visualização desse tipo de conteúdo.

Local: Cursos > Meus Cursos > Sala de Aula

Avaliações

Ajuste

Falha na exclusão de avaliações

Ao tentar realizar a exclusão de uma avaliação que já possuía uma grande quantidade de respostas em um curso, o usuário encontrava um cenário de travamento, sem conseguir proceder com a exclusão. Ajustamos o comportamento da plataforma, para garantir que o processo de exclusão seja realizado corretamente.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

Gamificação

Ajuste

Layout de widgets da página inicial

Ambientes que utilizam o recurso de Gamificação contam com a possibilidade de incluir widgets na tela inicial do aluno. Por padrão, os widgets de Ranking, Missões e Campanhas Ativas possuem o mesmo formato de apresentação, independentemente do modelo de gamificação utilizado.

No entanto, identificamos a necessidade de ajustar o comportamento do widget de Extrato de Pontos devido à seguinte situação: a Gamificação 2.0 pode ser utilizada em ambientes configurados com os temas 2.0 ou 3.0, enquanto a Gamificação 3.0 é compatível apenas com o tema 3.0. Algumas informações relacionadas ao extrato de pontos são exclusivas da Gamificação 3.0. Por isso, quando o widget era usado no tema 2.0, seu layout ficava desconfigurado.

Para garantir uma melhor experiência de usabilidade, corrigimos o comportamento do widget. Agora, ao utilizar o tema 2.0, o widget apresenta apenas as informações pertinentes ao respectivo modelo de gamificação, evitando a quebra de layout.

Local: Página Inicial

Colaboração

Ajuste

Atualização da página ao deixar de seguir

Identificamos que o botão “Deixar de Seguir” não atualizava automaticamente para “Seguir”, após ser clicado, exigindo que o usuário recarregasse a página para refletir a alteração. Com o objetivo de melhorar a experiência do aluno ao utilizar o recurso, o status do botão é atualizado em tempo real, sem a necessidade de recarregar a página.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

Comunicação

Ajuste

Quebra de layout durante a publicação de posts

Verificamos, em ambientes que utilizam a configuração de “Post Rede Social” (Post 2.0), uma quebra no layout dos botões de publicação. A quebra ocorria ao tentar publicar conteúdo com mídia, sem incluir um comentário. Neste cenário, uma mensagem de erro era exibida, informando da obrigatoriedade do comentário, e este comportamento fazia com que os botões de ação do post fossem desconfigurados, prejudicando a utilização pelo usuário. Ajustamos a solução e a plataforma não apresenta mais este comportamento.

Local: Posts > Criar Publicação

Importações

Ajuste

Identificação de campos

A rotina de importação de usuários apresentava falhas na etapa de mapeamento dos campos da planilha importada, falhando na identificação de alguns campos. Realizamos ajustes internos para assegurar que o mapeamento de campos funcione corretamente, corrigindo assim o comportamento apresentado, permitindo com sucesso a importação de usuários via planilha.

Local: Administração > Importações > Administrar > Usuários

Turmas

Ajuste

Aprovação por participação em cursos síncronos

Resolvemos uma situação que permitia que alunos, em turmas com tipo de frequência GLOBAL, fossem aprovados com 100% de frequência, mesmo sem nenhuma presença registrada. Ajustamos o comportamento para garantir que a frequência só seja contabilizada como 100%, desde que o aluno tenha participado de pelo menos uma reunião, respeitando assim os critérios de aprovação definidos.

Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar

Legenda

CRITICIDADE
imagemAlta: erros de sistema que impedem processos de negócio de serem executados em sua plenitude, com risco de provocar custos indiretos ou ineficiências e que não há um contorno viável.
imagemCrítica: erros de sistema que provocam a paralização de todo o sistema ou em processo crítico de negócio, com risco de perdas imediatas e/ou danos significativos ao cliente.
LABELS
Novidade
Implementação realizada para evolução do produto, atender necessidades específicas dos clientes e exigências legais.
Ajuste
Ajuste de erros no sistema.
Documentação
Correção ou melhoria de informações nos manuais dos produtos.

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