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Parametrizações para integração com o Gestão Empresarial | ERP

O Gestão Empresarial permite a parametrização de integração com o eDocs de três formas diferentes para processos de emissão de documentos:

  1. Envio via Arquivo e retorno via web service do Gestão Empresarial
  2. Envio e retorno via web service do eDocs
  3. Envio via Arquivo e retorno via web service do eDocs

Em ambientes onde não se encontra disponível o GlassFish, a integração do Gestão Empresarial com o eDocs para emissão/recebimento poderá ser parametrizada utilizando o retorno via web service do eDocs. A parametrização do tipo de integração para emissão de documentos é efetuada através da tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE), guia Documentos Eletrônicos, campo Software Emissor NF-e.

Antes de iniciar a parametrização da integração entre os sistemas, defina a forma adequada de comunicação. Isso é fundamental, pois a uma parametrização inadequada da integração poderá acarretar problemas de integração e consumo desnecessário de recursos do servidor. Por exemplo, a tentativa de emissão de documento eletrônico em ambiente que não tem disponível o GlassFish, por conta de parametrização inadequada, o documento eletrônico fica pendente de retorno ao ERP.

Observação

Caso seja utilizado eDocs embarcado, poderão haver limitações de funcionalidades que necessitam de web service do eDocs.

Envio via arquivo e retorno via web service

Neste processo, o Gestão Empresarial irá gerar um .XML do diretório de integração com a filial no eDocs e irá esperar um retorno através do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta ImportarRetornos. O eDocs, após fazer o processamento do documento eletrônico/evento, será responsável por fazer a chamada do web service do Gestão Empresarial para enviar o retorno do status atual do documento eletrônico. Para que possa ser efetuado o processo de retorno do eDocs para o ERP, é obrigatório que o Middleware esteja corretamente parametrizado e disponível (inclusive com o GlassFish).

O que você deve fazer no Gestão Empresarial:

Importante

Estas parametrizações variam por filial/série no Gestão Empresarial. Portanto, faça o cadastro para cada filial/série que tenha integração dom o eDocs.

O que você deve fazer no eDocs:

Os parâmetros aqui descritos são utilizados para ajustar o tamanho das requisições (quantidade de registros) enviados pelo eDocs para o ERP e quanto tempo o eDocs esperará pelo processamento do web service do ERP. Caso o ERP demore mais do que o tempo definido para timeout no eDocs, ele irá interpretar que houve timeout do processamento e não marcará os documentos como retornados ao ERP. No próximo fluxo de integração, o eDocs enviará o mesmo pacote de documentos ao ERP. Em casos de timeout de processamento das requisições, são estes parâmetros que devem ser revisados:

Importante

O eDocs permite realizar parametrizações que impactam a integração de documentos eletrônicos de entrada no Gestão Empresarial. Esses parâmetros são disponibilizados na tabela N010PAR da base de dados do eDocs.

A alteração dos valores dos parâmetros é efetuada através de acesso ao banco de dados e deve ser realizada por profissionais que tenham conhecimento em estruturas do banco de dados do eDocs. A tabela N010PAR armazena no campo CODPAR o nome do parâmetro, e no campo DSCVAL o valor do parâmetro.

Envio e retorno via web service do eDocs

Neste processo, o Gestão Empresarial não irá gerar um .XML do documento eletrônico e não esperará um retorno via web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos. Nesse caso, ao gerar o .XML pelo ERP, haverá a chamada do web service de integração do eDocs (por exemplo, http://servidor:8989/SDE/Integracao), para que o eDocs receba o .XML do documento e o envie para a SEFAZ.

A definição de qual porta do web service de integração do eDocs que o ERP irá fazer uso dependerá do tipo de documento e da parametrização da forma de integração da filial, definido na tela Parâmetros de Integração (F191CPT), conforme a parametrização. O retorno da situação do documento eletrônico poderá ocorrer das seguintes formas:

Quando o ERP chamar a porta IntegrarDocumentos do web service e efetuar o envio do documento, será gerado o evento Documento eletrônico aguardando retorno da SEFAZ (UF com integração assíncrona) no histórico eletrônico do documento, que poderá ser consultado pelas telas Consulta de Documentos Eletrônicos (F141CNE) ou Consulta de Histórico de Documentos Eletrônicos (F141HDE).

Os retornos da situação dos documentos emitidos que não tiveram retorno no momento da emissão (processo síncrono) dependerão da execução do processo automático da rotina 102 – Integração com eDocs para importação de documentos e retorno de emissões.

O que você deve fazer no Gestão Empresarial:

Importante

As parametrizações variam por filial/série no Gestão Empresarial. Portanto, faça o cadastro para cada filial/série que tenha integração dom o eDocs.

O que você deve fazer no eDocs:

Nota

A tela Consulta de Documentos Eletrônicos (F141CNE) permite solicitar a consulta do status de um documento eletrônico de forma manual. Para isso, faça a busca pelo documento e a selecione na grade Notas Fiscais Eletrônicas. Em seguida, utilize o botão Atualizar Doc. A consulta somente será realizada se a situação eletrônica do documento permitir. Para realização da consulta, o Gestão Empresarial utilizará os dados de comunicação com o eDocs parametrizados na tela Parâmetros de Integração (F191CPT), fazendo uso da porta ConsultarSituacaoDocumentos do web service de integração do eDocs.

Já a tela Importação de documentos e retornos do eDocs (F000FRE) permite solicitar ao Gestão Empresarial a busca do retorno de status de documentos emitidos ou a busca de documentos de recebimento que ainda não tenham sido integrados com o Gestão Empresarial, conforme as opções disponíveis na tela. Essa tela somente é apresentada quando a filial for matriz.

Envio via arquivo e retorno via web service do eDocs

Neste processo de integração, o Gestão Empresarial irá gerar um .XML do documento eletrônico no diretório de integração com o eDocs e não esperará um retorno via web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta ImportarRetornos. O eDocs, após fazer o processamento do documento eletrônico/evento, não efetuará chamada de qualquer web service do Gestão Empresarial.

Nesse caso, os retornos da situação dos documentos irão depender da execução do processo automático 102 - Integração com eDocs para importação de documentos e retorno de emissões. A porta do web service de integração do eDocs, utilizada para busca da situação do documento pelo Gestão Empresarial, será a ConsultarSituacaoDocumentos.

Essa é a forma de integração indicada para cenários em que se deseja utilizar todas as funcionalidades de integração do Gestão Empresarial com o eDocs já disponibilizadas pela Senior. No entanto, não há disponibilidade de web services do Gestão Empresarial no Middleware. Esta forma de integração é uma junção dos conceitos de integração "00 – eDocs - Envio via Arquivo e retorno via Web Service do ERP" e "02 – eDocs - Envio e retorno via Web Service do eDocs".

Importante

O Middleware poderá ser utilizado para execução do processo agendado, mesmo que o GlassFish não esteja disponível no ambiente. Isso porque os processos agendados dependem do componente SapiensServer, que não necessita do GlassFish para ser executado. A única limitação de um ambiente sem GlassFish disponível, nesse caso, é que a execução do processo agendado não poderá ser acompanhada pela Central de Monitoramento (que depende do GlassFish para estar disponível). Sendo assim, o monitoramento da execução do processo agendado poderá ser realizado através da tela Consulta de Logs (F000LPA).

O que você deve fazer no Gestão Empresarial:

Importante

Estas parametrizações variam por filial/série no Gestão Empresarial. Portanto, faça o cadastro para cada filial/série que tenha integração dom o eDocs.

O que você deve fazer no eDocs:

As situações eletrônicas dos documentos/eventos registrados no Gestão Empresarial, consideradas para execução do processo agendado 102 - Integração com o eDocs para importação de documentos e retornos das emissões ou da tela Importação de documentos e retornos do eDocs (F000FRE), são:

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