Parametrizações - eSocial

As parametrizações indicadas abaixo garantem que o eDocs esteja preparado para atender o eSocial.

  1. a solução deve possuir os componentes Monitor e Senior Documentos Eletrônicos instalados;
  2. é necessário possuir uma licença online. A licença online foi liberada na versão 5.8.9.36, clique aqui para conhecer um pouco mais e saber como adquiri-la.
  3. na tela Configuração Geral:

Observação

Recomendamos as empresas que já utilizam o eDocs para envio de outras obrigações legais, não utilizar o ambiente de produção para homologação do eSocial (ambiente de produção restrita), e sim a criação de um ambiente exclusivo para homologação do eSocial. Isso é necessário devido a configuração do tipo de ambiente (Produção/Homologação) ser única para todos os documentos, assim caso alterado, afeta o envio das obrigações que já estão em produção.

  1. na tela Configuração de Empresa, informe o Usuário e Senha no tópico Web Service da guia Integração. O mesmo Usuário e Senha utilizado nas definições do Motor eSocial. (Sistema – Diversos > Definições Motor eSocial);
  2. Observação

    Essa configuração é realizada por empresa, sendo que para cada empresa o usuário e senha são diferentes.

  3. na tela Configuração de Filial, cadastre a Filial Matriz que será responsável pelo envio dos arquivos XMLs. As filiais com a mesma raiz de CNPJ serão enviadas através deste cadastro, desta forma não deve ser cadastrada cada filial da mesma raiz de CNPJ separadamente. Esta mesma configuração é adotada para empresas que possui configuração de Base Descentralizada.

    Caso haja um grupo de empresas em que os arquivos serão enviados através de um mesmo certificado, pode-se cadastrar os CNPJs em questão na guia Empregadores. Neste exemplo, todas as empresas do grupo enviarão os eventos ao eSocial através deste cadastro.

    Na tela da licença informe o Serial da licença online recebido e clique em Recarregar Licença. Para o CNPJ em questão, a coluna Qtd. eSocial demonstra o ícone significando que a licença está corretamente validada.

  1. na tela Configuração de Acessos devem ser definidas as permissões para os usuário do eSocial.

    Na guia Filial da tela Adicionar usuário, acessada através do botão Adicionar, é possível conceder acesso a emissores específicos para outros usuários. Nela são exibidos apenas os emissores das filiais que o usuário possui acesso. Por padrão, os usuários administradores possuem permissão para visualizar/operar todos os emissores. Desta forma, não é necessário realizar nenhuma configuração nessa tela. Caso for configurado um usuário administrador, somente serão exibidos os emissores de filiais que ele tem o acesso configurado.

    Na guia Funções deve-se liberar o acesso ao grupo eSocial. Os acessos estão divididos em três grupos: eSocial - Eventos Iniciais, eSocial - Eventos Não Periódicos e eSocial - Eventos Periódicos. Cada um dos novos acessos libera para o usuário a visualização de um determinado evento na tela.

  2. A URL de acesso aos webs services do eSocial devem estar liberadas. As URLs estão disponíveis no Portal do eSocial;

Após as parametrizações configuradas, o eDocs estará pronto para a integração dos eventos do eSocial. Quando um arquivo é integrado, ele ficará disponível para consulta nas telas Eventos Iniciais, Eventos Não Periódicos ou Eventos Periódicos, disponíveis no item eSocial do menu a esquerda, dependendo do tipo do arquivo integrado. A visualização dos eventos nessas telas está disponível para usuários administradores, ou usuários que possuem permissão de acesso ao grupo eSocial (guia Funções) e a Outorgados (guia Empregadores/Outorgados), na tela Controle de Acesso.

Neste menu também está disponível a tela de Unificação de eventos.

  1. O Certificado Digital pode ser configurado tanto na Filial quanto na Empresa. Acesse o menu Configuração > Empresa ou Configuração > Filial e na guia Geral clique em Configurar Certificado.

Procuração eletrônica

A Procuração Eletrônica permite ao outorgante repassar os poderes para transmissão de eventos eSocial para um CNPJ ou CPF. O outorgado, que recebe tais poderes, pode enviar todos os eventos do eSocial. Pode ser usada por empresas obrigadas ao envio do eSocial que terceirizam parte de suas operações. Saiba mais.

Importante

As telas mencionadas acima possuem diversos parâmetros que permitem a configuração de outros documentos eletrônicos. Porém apenas os parâmetros citados acima são utilizados na configuração do eSocial.

O uso do configurações incorretas podem comprometer o funcionamento da solução.

Unificação de eventos

Está opção é utilizada para unificar os arquivos quando a Empresa possui mais de uma fonte de informações para envio referente ao mesmo CPF.

Importante

Para que a unificação seja realizada corretamente, apenas a filial responsável pela emissão das informações para o governo deve ser cadastrada no eDocs. Caso as filiais sejam cadastradas separadamente no sistema, o processo de unificação não ocorrerá.

Exemplo

Empresa possui duas empresas cadastradas com o mesmo CNPJ (completo) em bases descentralizadas, ou seja, uma Empresa consta no Administração de Pessoal e a outra Empresas consta em outro sistema ou em outra base. E possui colaborador ou terceiro vinculado as duas empresas, ou seja, serão gerados leiautes periódicos pelas duas empresas, mesmo CNPJ para o mesmo CPF. E estando neste cenário, é necessário ativar a unificação de arquivos no eDocs.

  1. Para habilitar essa funcionalidade, acesse a tela Configuração de Empresa, guia Geral, e habilite a opção Ativar unificação de eventos para ativar o recurso de unificação dos arquivos do eSocial.

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