Emissão de Nota Fiscal Eletrônica ( NF-e) no Gestão Empresarial
Conheça o processo de integração das soluções Gestão Empresarial | ERP e Gestão Empresarial PME | GO UP com o eDocs no processo de emissão de uma de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
A NF-e é a mais conhecida dentre os documentos fiscais eletrônicos, pois é a nota emitida após qualquer transação comercial de pessoa jurídica. A nota deve ser emitida toda vez que houver a movimentação de produtos palpáveis, sendo utilizada para vendas ou devolução de mercadorias.
O sistema eDocs é responsável por gerenciar os processos de transmissão, que são o envio e o retorno, das NF-es emitidas à SEFAZ. Neste gerenciamento, o sistema garante a integridade e o padrão das informações solicitadas pela SEFAZ, evitando transtornos gerados por inconsistências das informações ou por formatos divergentes do solicitado pelo órgão.
Além deste gerenciamento, o eDocs garante as seguintes vantagens para os setores e rotinas que utilizam a NF-e:
- Agilidade no processo de faturamento, otimizando o tempo das operações realizando impressões automáticas da DANFE, o envio de arquivos PDF e XML para os clientes, etc;
- Centraliza no mesmo sistema a emissão, o cancelamento, o recebimento, cartas de correção, inutilização de números de notas fiscais e o pedido de prorrogação do ICMS;
- Apresenta as informações sobre os problemas ocorridos durante uma integração do sistema emissor da NF-e com o eDocs, permitindo realizar as tratativas de forma mais eficaz e direcionada ao problema apresentado.
Vale lembrar que Governo Federal está constante atualização do leiaute dos documentos eletrônicos com novas funcionalidades e melhorias na tecnologia.
O que você pode fazer:
Consulte as informações das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) integradas pelo eDocs em NF-e > Emissões. As notas fiscais são apresentadas automaticamente com a data de emissão correspondente a data atual do sistema operacional.
A situação dos documentos eletrônicos por unidade de empresa pode ser verificar através do campo Filial, que permite a consulta das filiais existentes através do CNPJ, nome ou código. Utilize a opção "Todas" para analisar todas as filiais cadastradas para a empresa ativa, além dos documentos integrados de uma filial que anteriormente possuía licença liberada e agora não mais.
Observação
Para a utilização de NF-e 4.0 (emissão ou recebimento) pode ser necessário ativar o protocolo de comunicação TLS 1.2. O campo Configuração SSL/TLS deverá ser acessado pelo sistema em Configurações > Gerais > aba Avançado > aba Conexão e este campo permite a configuração do TLS. Caso o parâmetro não seja configurado o eDocs não consegue estabelecer a comunicação com a SEFAZ.
As NF-e 4.00 podem ser autorizadas fora de ordem numérica, pois o processamento do sistema ocorre de forma assíncrona.
O eDocs permite a integração com o Gestão Empresarial para NF-es emitidas em contingência. Esta integração possibilita a emissão do MDF-e informando documentos autorizados em contingência e que ainda não foram autorizados no ambiente normal.
As NF-e não são impressas em contingência FS, registrados no ambiente EPEC ou enviados para o SVC, caso haja problemas na conexão e os retornos de protocolos (utilizados para consulta do lote e marcar os documentos como "Enviados à SEFAZ") não sejam realizados, quando o parâmetro Parar envio em períodos de instabilidade estiver parametrizado como "Sim".
Para saber mais sobre a rotina de envio por e-mail ou impressão de boleto de emissão de NF-e, NFS-e e CT-e, consulte a respectiva documentação.
Consulte na guia Cartas de Correção, em NF-e > Emissões, as informações referentes às Cartas de Correção Eletrônicas (CC-e) integradas pelo eDocs.
Na tela, visualize as CC-e com data de emissão correspondente a data atual do sistema operacional.
Consulte na guia Notas fiscais canceladas, em NF-e > Emissões, as informações dos cancelamentos de NF-e integrados no eDocs.
Consulte na guia Notas fiscais Inutilizadas, em NF-e > Emissões, as informações das inutilizações de NF-e integrados no eDocs.
Consulte na guia Críticas de Integração, da tela Emissões, as críticas de integração geradas pelo eDocs. Estas críticas são geradas quando não for possível a integração do documento pelo sistema.
Ao receber uma nota fiscal avulsa, em que o emissor é um CPF, e ocorrer uma critica de recebimento, o sistema busca na chave do documento os dados: CNPJ, Série e Número. Nesse tipo de nota fiscal, o CNPJ que está na chave do documento é o CNPJ da SEFAZ, de onde o emissor gerou a nota. Dessa forma, a coluna CNPJ do emissor, na tela de críticas de recebimentos, não exibirá o CPF do emissor, mas sim o CNPJ da SEFAZ onde o documento foi gerado. Nessa situação, pode-se utilizar o botão de Visualizar para ver o conteúdo da mensagem e também o XML recebido, contendo detalhes do documento.
Observação
Quando o recebimento dos documentos é realizado via e-mail, o eDocs tenta processar os arquivos conforme o conteúdo baseado nos leiautes permitidos na integração. Caso o arquivo recebido não seja compatível com nenhum leiaute dos documentos conhecidos pelo eDocs, os arquivos são enviados para a integração com a Cloud Senior de processamento de recebimentos de NFS-e.
Se o arquivo também não for reconhecido pelo processamento de recebimentos de NFS-e, então será criada uma crítica de integração genérica em NFS-e .