Parametrizações para integração com o Gestão Empresarial | ERP
O Gestão Empresarial permite a parametrização de integração com o eDocs de três formas diferentes para processos de emissão de documentos:
- Envio via Arquivo e retorno via web service do Gestão Empresarial
- Envio e retorno via web service do eDocs
- Envio via Arquivo e retorno via web service do eDocs
Em ambientes onde não se encontra disponível o GlassFish, a integração do Gestão Empresarial com o eDocs para emissão/recebimento poderá ser parametrizada utilizando o retorno via web service do eDocs. A parametrização do tipo de integração para emissão de documentos é efetuada através da tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE), guia Documentos Eletrônicos, campo Software Emissor NF-e.
Antes de iniciar a parametrização da integração entre os sistemas, defina a forma adequada de comunicação. Isso é fundamental, pois a uma parametrização inadequada da integração poderá acarretar problemas de integração e consumo desnecessário de recursos do servidor. Por exemplo, a tentativa de emissão de documento eletrônico em ambiente que não tem disponível o GlassFish, por conta de parametrização inadequada, o documento eletrônico fica pendente de retorno ao ERP.
Observação
Caso seja utilizado eDocs embarcado, poderão haver limitações de funcionalidades que necessitam de web service do eDocs.
Envio via arquivo e retorno via web service
Neste processo, o Gestão Empresarial irá gerar um .XML do diretório de integração com a filial no eDocs e irá esperar um retorno através do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta ImportarRetornos. O eDocs, após fazer o processamento do documento eletrônico/evento, será responsável por fazer a chamada do web service do Gestão Empresarial para enviar o retorno do status atual do documento eletrônico. Para que possa ser efetuado o processo de retorno do eDocs para o ERP, é obrigatório que o Middleware esteja corretamente parametrizado e disponível (inclusive com o GlassFish).
O que você deve fazer no Gestão Empresarial:
- Acesse Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070FVE)
- Na guia Documentos Eletrônicos, no campo Software Emissor NF-e informe "00 – eDocs - Envio via Arquivo e retorno via Web Service ERP"
- Nos parâmetros que indicam integração de NF-e, NFS-e, CT-e e MDF-e, defina como retorno automático, independentemente da versão do leiaute de emissão de cada um dos documentos
- Na guia Transporte, também defina retorno automático nos parâmetros que indicam integração de NF-e, NFS-e, CT-e e MDF-e
Observação
Para integração de NFS-e é obrigatório que seja utilizado o leiaute "4 - Padrão (ABRASF) – Retorno Automático". Caso haja necessidade de gerar a tag InfSenior no .XML da NFS-e (para atender pré-requisitos de Prefeituras homologadas), o identificador de regras GER-000GERSDE1 deverá estar habilitado no ERP.
- Acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro (F020SNF), confira o cadastro das séries legais que serão utilizadas para emissão de cada documento
- No campo Dispositivo Autorizado determine o tipo de documento fiscal que será gerado:
- caso o dispositivo autorizado da série for "8 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço" e o código da série legal seja alfanumérico, é necessário cadastrar um identificador de integração numérico no campo Cód. Integração. Esse campo deverá ser único entre todas as séries com este dispositivo autorizado da filial e não poderá ser idêntico a uma série legal de outra série com dispositivo autorizado "8 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço" da mesma filial. Essa informação é utilizada para a integração correta de retornos das NFS-e do eDocs para o ERP
- para os dispositivos autorizados "6 - Nota Fiscal Eletrônica", "10 - Nota Fiscal Consumidor Eletrônica", CT-e e CT-e OS, o código da série legal deve ser informado sem zeros à esquerda
- para o dispositivo "9 - Manifesto Eletrônico", poderá ser utilizada a série legal 0 (zero), pois MDF-e não é um documento fiscal e permite a utilização dessa série. Ainda assim, preencha apenas o campo Série/Subsérie Legal com um único 0 (zero)
- Obrigatoriamente, no campo Dir. Arq. Doc. Eletrônicos, preencha o diretório da filial do eDocs que irá receber o arquivo .XML gerado pelo Gestão Empresarial. O diretório deve ser preenchido considerando a pasta Processar\<Documento_Eletrônico>, criada pelo eDocs para processamento dos arquivos .XMLs da filial. Por exemplo, \\Servidor\Senior\Integracao\Empresa1\Filial1\Processar\Nfe;
Importante
Indique o diretório de integração adequado para cada série/filial. Se for definida a geração do .XML de um documento de uma filial para integrar no diretório de outra filial no eDocs, ocorrerá erro de integração e, consequentemente, não haverá o retorno do documento do eDocs para o Gestão Empresarial.
- Em Dir. Boleto Doc. Eletrônico informe o diretório para a geração dos boletos relativos à nota fiscal
Importante
Estas parametrizações variam por filial/série no Gestão Empresarial. Portanto, faça o cadastro para cada filial/série que tenha integração dom o eDocs.
O que você deve fazer no eDocs:
- Acesse Monitor eDocs > Configuração > Empresa
- Na guia Integração, seção Integração, indique em ERP usa padrão W3C nas URLs, se os web services do Gestão Empresarial estarão disponíveis através de URLs no padrão W3C. Nesse caso, verifique na Central de Configurações Senior do ERP, em Chaves, qual o valor atribuído para a chave com.senior.middleware.webservices.w3c_standard_wsnames. Se o valor da chave for "true", o sistema está configurado para utilizar web service padrão W3C. Se o valor desta chave for "false", o sistema está configurado para não utilizar o padrão W3C. Se o parâmetro não for configurado conforme definições do ERP, o web service poderá não ser localizado para fazer o retorno dos documentos;
- Em URL Web Service integração ERP informe servidor e a porta para comunicação com o Middleware/GlassFish do ERP, que receberá os retornos enviados pelo eDocs. Por exemplo, http://servidorerp:9090/
Observação
A comunicação do Gestão Empresarial com o eDocs utiliza o web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos. O eDocs já possui fixo em seu código-fonte a definição da URL completa para localização do web service do ERP para a comunicação. Por esse motivo, no parâmetro URL Web Service integração ERP, é necessário apenas a definição do servidor e porta para comunicação.
- Parametrize o Tipo de autenticação ERP, logon por usuário e senha ou o logon integrado com criptografia. Se for selecionada a autenticação por usuário e senha, somente os campos Usuário e Senha integração ERP são habilitados; e caso for selecionada a autenticação integrada com criptografia serão habilitados os campos Caminho do arquivo crypt.jar e Chave de Autenticação.
Ao informar Usuário e Senha integração ERP, o eDocs irá utilizar usuário e senha pré-cadastrados no Gestão Empresarial para efetuar a chamada do web service. A opção Logon integrado com criptografia (não disponível para ERP SeniorSID) envolve utilização de autenticação via token - Em Usuário integração ERP informe usuário interno do ERP (cadastro através do Senior Gerenciador de Usuários), que o eDocs utilizará para acionamento do web service de integração
Importante
O usuário definido para retorno do eDocs para o ERP deverá ter permissões de administrador e configuração para ter acesso a todas empresas/filiais da base do ERP, assim como deverá ter permissões para manipular qualquer registro da base de dados, por exemplo, alterar situação de NF de Saída/Pedido;
É recomendável a criação de um usuário específico para realizar a integração do eDocs com o ERP. Isso facilita a identificação dos eventos gerados no ERP através dos retornos enviados pelo eDocs. Qualquer alteração da senha no ERP do usuário parametrizado no eDocs deve ser replicada na parametrização do Monitor. Caso isso não seja feito, será interrompida a integração de retornos do eDocs para o ERP.
- Acesse Monitor eDocs > Configuração > Filial
- Na guia Geral, da guia Filial, seção Integração, no campo Forma integração (Saída) faça a utilização da opção de retorno ERP Senior Web Service, com a porta mais atual disponível
Nota
A forma de retorno SeniorSID não deve ser utilizada. Essa forma de retorno está em fase descontinuação e vários processos já não são mais atendidos por meio dessa forma de retorno. Clientes que ainda utilizam esse tipo de retorno deverão migrar imediatamente para o retorno via web service.
- Para determinar informações específicas em retornos com o ERP para a filial, sobrepondo as parametrizações realizadas na empresa, ative o parâmetro Customizar por filial. Geralmente, essa parametrização é utilizada quando há necessidade de direcionamento de requisições de determinadas filiais para um GlassFish específico ou base de dados do ERP diferente. O parâmetro deve obrigatoriamente estar definido como "Não", caso o eDocs deva utilizar as parametrizações da empresa para comunicação com o ERP.
Os parâmetros aqui descritos são utilizados para ajustar o tamanho das requisições (quantidade de registros) enviados pelo eDocs para o ERP e quanto tempo o eDocs esperará pelo processamento do web service do ERP. Caso o ERP demore mais do que o tempo definido para timeout no eDocs, ele irá interpretar que houve timeout do processamento e não marcará os documentos como retornados ao ERP. No próximo fluxo de integração, o eDocs enviará o mesmo pacote de documentos ao ERP. Em casos de timeout de processamento das requisições, são estes parâmetros que devem ser revisados:
- QTD_DOCUMENTO_LOTE_RETORNO_ERP: determina a quantidade de registros que são enviados por requisição ao ERP. Se o parâmetro não existir na base de dados, o sistema considera o padrão de 100 registros
- TIMEOUT_WEBSERVICE_RETORNO_ERP: determina quantos segundos o sistema eDocs esperará um retorno do ERP para o processamento de cada requisição, antes de gerar o timeout (ou seja, desistir de ficar esperando por um retorno). Se o parâmetro não existir na base de dados, o sistema considera o padrão de 30 segundos. Se estiver parametrizado como 300, por exemplo, o timeout será considerado de 5 minutos
Importante
O eDocs permite realizar parametrizações que impactam a integração de documentos eletrônicos de entrada no Gestão Empresarial. Esses parâmetros são disponibilizados na tabela N010PAR da base de dados do eDocs.
A alteração dos valores dos parâmetros é efetuada através de acesso ao banco de dados e deve ser realizada por profissionais que tenham conhecimento em estruturas do banco de dados do eDocs. A tabela N010PAR armazena no campo CODPAR o nome do parâmetro, e no campo DSCVAL o valor do parâmetro.
Envio e retorno via web service do eDocs
Neste processo, o Gestão Empresarial não irá gerar um .XML do documento eletrônico e não esperará um retorno via web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos. Nesse caso, ao gerar o .XML pelo ERP, haverá a chamada do web service de integração do eDocs (por exemplo, http://servidor:8989/SDE/Integracao), para que o eDocs receba o .XML do documento e o envie para a SEFAZ.
A definição de qual porta do web service de integração do eDocs que o ERP irá fazer uso dependerá do tipo de documento e da parametrização da forma de integração da filial, definido na tela Parâmetros de Integração (F191CPT), conforme a parametrização. O retorno da situação do documento eletrônico poderá ocorrer das seguintes formas:
- No mesmo momento da emissão, caso a forma de emissão seja Síncrona
- Através de uma consulta posterior do Gestão Empresarial ao eDocs, quando a emissão for assíncrona ou ocorrer um problema na comunicação síncrona, que dependerá de uma reconsulta do ERP ao eDocs:
- porta do web service do eDocs utilizada para comunicação Síncrona: AutorizarDocumento
- porta do web service do eDocs utilizada para comunicação Assíncrona: IntegrarDocumentos (para integração do documento) e porta ConsultarSituacaoDocumentos (para consulta da situação do documento posteriormente)
Quando o ERP chamar a porta IntegrarDocumentos do web service e efetuar o envio do documento, será gerado o evento Documento eletrônico aguardando retorno da SEFAZ (UF com integração assíncrona) no histórico eletrônico do documento, que poderá ser consultado pelas telas Consulta de Documentos Eletrônicos (F141CNE) ou Consulta de Histórico de Documentos Eletrônicos (F141HDE).
Os retornos da situação dos documentos emitidos que não tiveram retorno no momento da emissão (processo síncrono) dependerão da execução do processo automático da rotina 102 – Integração com eDocs para importação de documentos e retorno de emissões.
O que você deve fazer no Gestão Empresarial:
- Acesse Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070FVE)
- Na guia Documentos Eletrônicos, no campo Software Emissor NF-e informe "02 – eDocs - Envio e retorno via Web Service do eDocs"
- Nos parâmetros que indicam integração de NF-e, NFS-e, CT-e e MDF-e, defina como retorno automático, independentemente da versão do leiaute de emissão de cada um dos documentos
- Na guia Transporte, também defina retorno automático nos parâmetros que indicam integração de NF-e, NFS-e, CT-e e MDF-e
Observação
Para integração de NFS-e é obrigatório que seja utilizado o leiaute "4 - Padrão (ABRASF) – Retorno Automático". Caso haja necessidade de gerar a tag InfSenior no .XML da NFS-e (para atender pré-requisitos de Prefeituras homologadas), o identificador de regras GER-000GERSDE1 deverá estar habilitado no ERP.
- Acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro (F020SNF), confira o cadastro das séries legais que serão utilizadas para emissão de cada documento
- O campo Dir. Arq. Doc. Eletrônicos não é obrigatório ser preenchido quando na filial o parâmetro Software Emissor NF-e for "02 – eDocs - Envio e retorno via Web Service do eDocs"
- Em Dir. Boleto Doc. Eletrônico informe o diretório para a geração dos boletos relativos à nota fiscal
- No campo Dispositivo Autorizado determine o tipo de documento fiscal que será gerado:
- caso o dispositivo autorizado da série for "8 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço" e o código da série legal seja alfanumérico, é necessário cadastrar um identificador de integração numérico no campo Cód. Integração. Esse campo deverá ser único entre todas as séries com este dispositivo autorizado da filial e não poderá ser idêntico a uma série legal de outra série com dispositivo autorizado "8 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço" da mesma filial. Essa informação é utilizada para a integração correta de retornos das NFS-e do eDocs para o ERP
- para os dispositivos autorizados "6 - Nota Fiscal Eletrônica", "10 - Nota Fiscal Consumidor Eletrônica", CT-e e CT-e OS, o código da série legal deve ser informado sem zeros à esquerda
- para o dispositivo "9 - Manifesto Eletrônico", poderá ser utilizada a série legal 0 (zero), pois MDF-e não é um documento fiscal e permite a utilização dessa série. Ainda assim, preencha apenas o campo Série/Subsérie Legal com um único 0 (zero)
- Obrigatoriamente, no campo Dir. Arq. Doc. Eletrônicos, preencha o diretório da filial do eDocs que irá receber o arquivo .XML gerado pelo ERP. No Gestão Empresarial, o diretório deve ser preenchido considerando a pasta Processar\<Documento_Eletrônico>, criada pelo eDocs para processamento dos arquivos .XMLs da filial. Por exemplo, \\Servidor\Senior\Integracao\Empresa1\Filial1\Processar\Nfe
Importante
Indique o diretório de integração adequado para cada série/filial. Se for definida a geração do .XML de um documento de uma filial para integrar no diretório de outra filial no eDocs, ocorrerá erro de integração e, consequentemente, não haverá o retorno do documento do eDocs para o Gestão Empresarial.
Importante
As parametrizações variam por filial/série no Gestão Empresarial. Portanto, faça o cadastro para cada filial/série que tenha integração dom o eDocs.
- Acesse Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT) e defina a parametrização para empresa e/ou filial. Se a parametrização for definida para a filial "0", essa parametrização valerá para todas as filiais da empresa que não tiverem parametrização específica
- No Grupo eDocs, subgrupo Comunicação com o eDocs, determine no campo Gerar log integração eDocs se serão gerados registros da comunicação do Gestão Empresarial com o eDocs. É recomendado configurar este campo como "S -Sim" quando houver necessidade de coletar as informações geradas durante o processo de integração entre os sistemas
- Informe Usuário e Senha definidos no cadastro da empresa registrada no eDocs. Essa informação é definida na seção web service, da guia Integração do eDocs
- Informe URL de comunicação com o web service do eDocs, no padrão http://<servidor_eDocs>: <porta_WebService>/Sde/Integracao, em que:
- <servidor_eDocs> é o IP ou nome do Servidor do eDocs
- <porta_WebService> é a porta do web service configurada em Configuração > Geral, guia Integração, campo Porta
- No Grupo Documentos Fiscais de Saída, subgrupo Modelo 55, indique se será de forma síncrona ou assíncrona:
- Síncrono: o Gestão Empresarial fará a chamada da porta AutorizarDocumento do web service de integração do eDocs. A chamada será efetuada apenas para NF-e, pois outros documentos não permitem autorização de forma síncrona. Verifique para qual SEFAZ a filial emitirá documentos, pois a autorização síncrona não está disponível para todas as SEFAZ
- Assíncrono: o Gestão Empresarial fará a chamada da porta IntegrarDocumentos do web service de integração do eDocs, com posterior acionamento da porta ConsultarSituacaoDocumentos, para verificar a situação dos documentos enviados para emissão
Observação
Quando o parâmetro Tipo de Integração via WebService não é definido, o sistema Gestão Empresarial utilizará a integração síncrona.
Ative o processo automático 102 - Integração com o eDocs para importação de documentos e retornos das emissões em Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE).
Nota
As parametrizações estabelecidas na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) são as mesmas utilizadas para geração do EFD-Reinf, consulta de cadastros na SEFAZ e emissão/recebimento de documentos fiscais via web service do eDocs. Atualmente, não existe uma forma de ativar apenas a geração da EFD-Reinf, por exemplo, e não ativar a rotina de consulta de cadastros. Portanto, a partir do momento que a opção "eDocs" é configurada para o campo Grupo, o Gestão Empresarial considera como ativa a rotina de consulta de cadastros na SEFAZ. Para o processo de emissão de documentos fiscais, existe a parametrização da tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) para determinar a forma de comunicação.
O que você deve fazer no eDocs:
- Acesse Monitor eDocs > Configuração > Gerais
- Na guia Integração, seção Web Service, informe a opção "Sim" no parâmetro Ativar web service de integração
- Indique em qual Porta o eDocs disponibilizará os web services de integração
Acesse Monitor eDocs > Configuração > Empresa e na guia Integração, seção Web Service, defina Usuário e Senha para autenticação no web service do eDocs.
Acesse Monitor eDocs > Configuração > Filiais e na guia Geral, seção Integração, parametrize o campo Forma de Integração (saída) com o valor "Desativar". Desta forma, o eDocs não tentará efetuar retorno ao Gestão Empresarial após o documento estar em um status que permite realizar o retorno. O eDocs irá aguardar a consulta da situação do documento pelo próprio Gestão Empresarial.
Nota
A tela Consulta de Documentos Eletrônicos (F141CNE) permite solicitar a consulta do status de um documento eletrônico de forma manual. Para isso, faça a busca pelo documento e a selecione na grade Notas Fiscais Eletrônicas. Em seguida, utilize o botão Atualizar Doc. A consulta somente será realizada se a situação eletrônica do documento permitir. Para realização da consulta, o Gestão Empresarial utilizará os dados de comunicação com o eDocs parametrizados na tela Parâmetros de Integração (F191CPT), fazendo uso da porta ConsultarSituacaoDocumentos do web service de integração do eDocs.
Já a tela Importação de documentos e retornos do eDocs (F000FRE) permite solicitar ao Gestão Empresarial a busca do retorno de status de documentos emitidos ou a busca de documentos de recebimento que ainda não tenham sido integrados com o Gestão Empresarial, conforme as opções disponíveis na tela. Essa tela somente é apresentada quando a filial for matriz.
Envio via arquivo e retorno via web service do eDocs
Neste processo de integração, o Gestão Empresarial irá gerar um .XML do documento eletrônico no diretório de integração com o eDocs e não esperará um retorno via web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta ImportarRetornos. O eDocs, após fazer o processamento do documento eletrônico/evento, não efetuará chamada de qualquer web service do Gestão Empresarial.
Nesse caso, os retornos da situação dos documentos irão depender da execução do processo automático 102 - Integração com eDocs para importação de documentos e retorno de emissões. A porta do web service de integração do eDocs, utilizada para busca da situação do documento pelo Gestão Empresarial, será a ConsultarSituacaoDocumentos.
Essa é a forma de integração indicada para cenários em que se deseja utilizar todas as funcionalidades de integração do Gestão Empresarial com o eDocs já disponibilizadas pela Senior. No entanto, não há disponibilidade de web services do Gestão Empresarial no Middleware. Esta forma de integração é uma junção dos conceitos de integração "00 – eDocs - Envio via Arquivo e retorno via Web Service do ERP" e "02 – eDocs - Envio e retorno via Web Service do eDocs".
Importante
O Middleware poderá ser utilizado para execução do processo agendado, mesmo que o GlassFish não esteja disponível no ambiente. Isso porque os processos agendados dependem do componente SapiensServer, que não necessita do GlassFish para ser executado. A única limitação de um ambiente sem GlassFish disponível, nesse caso, é que a execução do processo agendado não poderá ser acompanhada pela Central de Monitoramento (que depende do GlassFish para estar disponível). Sendo assim, o monitoramento da execução do processo agendado poderá ser realizado através da tela Consulta de Logs (F000LPA).
O que você deve fazer no Gestão Empresarial:
- Acesse Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070FVE)
- Na guia Documentos Eletrônicos, no campo Software Emissor NF-e informe "03 – eDocs - Envio via Arquivo e retorno via Web Service eDocs"
- Nos parâmetros que indicam integração de NF-e, NFS-e, CT-e e MDF-e, defina como retorno automático, independentemente da versão do leiaute de emissão de cada um dos documentos
- Na guia Transporte, também defina retorno automático nos parâmetros que indicam integração de NF-e, NFS-e, CT-e e MDF-e
Observação
Para integração de NFS-e é obrigatório que seja utilizado o leiaute "4 - Padrão (ABRASF) – Retorno Automático". Caso haja necessidade de gerar a tag InfSenior no .XML da NFS-e (para atender pré-requisitos de Prefeituras homologadas), o identificador de regras GER-000GERSDE1 deverá estar habilitado no ERP.
- Acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro (F020SNF), confira o cadastro das séries legais que serão utilizadas para emissão de cada documento
- No campo Dispositivo Autorizado determine o tipo de documento fiscal que será gerado:
- caso o dispositivo autorizado da série for "8 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço" e o código da série legal seja alfanumérico, é necessário cadastrar um identificador de integração numérico no campo Cód. Integração. Esse campo deverá ser único entre todas as séries com este dispositivo autorizado da filial e não poderá ser idêntico a uma série legal de outra série com dispositivo autorizado "8 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço" da mesma filial. Essa informação é utilizada para a integração correta de retornos das NFS-e do eDocs para o ERP
- para os dispositivos autorizados "6 - Nota Fiscal Eletrônica", "10 - Nota Fiscal Consumidor Eletrônica", CT-e e CT-e OS, o código da série legal deve ser informado sem zeros à esquerda
- para o dispositivo "9 - Manifesto Eletrônico", poderá ser utilizada a série legal 0 (zero), pois MDF-e não é um documento fiscal e permite a utilização dessa série. Ainda assim, preencha apenas o campo Série/Subsérie Legal com um único 0 (zero)
- Obrigatoriamente, no campo Dir. Arq. Doc. Eletrônicos, preencha o diretório da filial do eDocs que irá receber o arquivo .XML gerado pelo Gestão Empresarial. O diretório deve ser preenchido considerando a pasta Processar\<Documento_Eletrônico>, criada pelo eDocs para processamento dos arquivos .XMLs da filial. Por exemplo, \\Servidor\Senior\Integracao\Empresa1\Filial1\Processar\Nfe
Importante
Indique o diretório de integração adequado para cada série/filial. Se for definida a geração do .XML de um documento de uma filial para integrar no diretório de outra filial no eDocs, ocorrerá erro de integração e, consequentemente, não haverá o retorno do documento do eDocs para o Gestão Empresarial.
- Em Dir. Boleto Doc. Eletrônico informe o diretório para a geração dos boletos relativos à nota fiscal
Importante
Estas parametrizações variam por filial/série no Gestão Empresarial. Portanto, faça o cadastro para cada filial/série que tenha integração dom o eDocs.
- Acesse Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT) e defina a parametrização para empresa e/ou filial. Se a parametrização for definida para a filial "0", essa parametrização valerá para todas as filiais da empresa que não tiverem parametrização específica
- No Grupo eDocs, subgrupo Comunicação com o eDocs, determine no campo Gerar log integração eDocs se serão gerados registros da comunicação do Gestão Empresarial com o eDocs. É recomendado configurar este campo como "S -Sim" quando houver necessidade de coletar as informações geradas durante o processo de integração entre os sistemas
- Informe Usuário e Senha definidos no cadastro da empresa registrada no eDocs. Essa informação é definida na seção web service, da guia Integração do eDocs
- Informe URL de comunicação com o web service do eDocs, no padrão http://<servidor_eDocs>: <porta_WebService>/Sde/Integracao, em que:
- <servidor_eDocs> é o IP ou nome do Servidor do eDocs
- <porta_WebService> é a porta do web service configurada em Configuração > Geral, guia Integração, campo Porta
- No Grupo Documentos Fiscais de Saída, subgrupo Modelo 55, indique se será de forma síncrona ou assíncrona:
- Síncrono: o Gestão Empresarial fará a chamada da porta AutorizarDocumento do web service de integração do eDocs. A chamada será efetuada apenas para NF-e, pois outros documentos não permitem autorização de forma síncrona. Verifique para qual SEFAZ a filial emitirá documentos, pois a autorização síncrona não está disponível para todas as SEFAZ
- Assíncrono: o Gestão Empresarial fará a chamada da porta IntegrarDocumentos do web service de integração do eDocs, com posterior acionamento da porta ConsultarSituacaoDocumentos, para verificar a situação dos documentos enviados para emissão
Observação
Quando o parâmetro Tipo de Integração via WebService não é definido, o sistema Gestão Empresarial utilizará a integração síncrona.
Ative o processo automático 102 - Integração com o eDocs para importação de documentos e retornos das emissões em Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE).
Nota
As parametrizações estabelecidas na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) são as mesmas utilizadas para geração do EFD-Reinf, consulta de cadastros na SEFAZ e emissão/recebimento de documentos fiscais via web service do eDocs. Atualmente, não existe uma forma de ativar apenas a geração da EFD-Reinf, por exemplo, e não ativar a rotina de consulta de cadastros. Portanto, a partir do momento que a opção "eDocs" é configurada para o campo Grupo, o Gestão Empresarial considera como ativa a rotina de consulta de cadastros na SEFAZ. Para o processo de emissão de documentos fiscais, existe a parametrização da tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) para determinar a forma de comunicação.
O que você deve fazer no eDocs:
- Acesse Monitor eDocs > Configuração > Gerais
- Na guia Integração, seção Web Service, informe a opção "Sim" no parâmetro Ativar web service de integração
- Indique em qual Porta o eDocs disponibilizará os web services de integração
Acesse Monitor eDocs > Configuração > Empresa e na guia Integração, seção Web Service, defina Usuário e Senha para autenticação no web service do eDocs.
Acesse Monitor eDocs > Configuração > Filiais e na guia Geral, seção Integração, parametrize o campo Forma de Integração (saída) com o valor "Desativar". Desta forma, o eDocs não tentará efetuar retorno ao Gestão Empresarial após o documento estar em um status que permite realizar o retorno. O eDocs irá aguardar a consulta da situação do documento pelo próprio Gestão Empresarial.
Importante
É recomendável que o eDocs seja reinicializado após a alteração das parametrizações pertinentes ao procedimento
Caso tenha sido emitido algum documento onde foi efetuada a parametrização para retorno via web service do Gestão Empresarial, ou seja, caso o parâmetro Forma de Integração (saída) não tenha sido definido como "Desativar" quando o documento foi emitido, será necessário configurar adequadamente o retorno via web service do Gestão Empresarial para que esse retorno seja executado. Do contrário, no Log do eDocs será exibida a mensagem de erro de retorno ao Gestão Empresarial, havendo consumo desnecessário de recursos do servidor.
As situações eletrônicas dos documentos/eventos registrados no Gestão Empresarial, consideradas para execução do processo agendado 102 - Integração com o eDocs para importação de documentos e retornos das emissões ou da tela Importação de documentos e retornos do eDocs (F000FRE), são:
- NF-e, NFS-e e CT-e: "2 - Enviado", "6 - Solicitada Inutilização", "7 - Solicitado Cancelamento", "10 - Erro geração" e "16 - Autorizado em Contingência"
- MDF-e: "2 - Enviado", "7 - Solicitado Cancelamento", "10 - Erro Geração" e "14 - Solicitado Encerramento"
- Manifestação de Destinatário / Prestação em Desacordo: "2 - Enviado" e "10 - Erro Geração"
- Eventos (qualquer evento de qualquer documento): "2 - Enviado", "7 - Solicitado Cancelamento" e "10 - Erro Geração"
- com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos: portas ExportarPedidos e GravarPedidos
- com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida
- com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada
- com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra
- com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos, porta Exportar
- com.senior.g5.co.int.varejoNotaAutorizada
- com. g5.co.int.varejo.cupomfiscalve
- com.senior.g5.co.int.varejo.notafiscal
- com.senior.g5.co.int.varejo.nfce