Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica ( NFS-e) no Gestão Empresarial
Conheça o processo de integração das soluções Gestão Empresarial | ERP e Gestão Empresarial PME | GO UP com o eDocs no processo de emissão de uma de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
A NFS-e é a conhecida Ordem de Serviço. Por meio desse documento é feita a confirmação de que um serviço prestado a um cliente está dentro da lei e fornece uma garantia ao contratante. Além disso, é com a emissão desse documento que a receita federal consegue atribuir tributos ao trabalho.
Nota
O Governo Federal está em constante atualização do leiaute dos documentos eletrônicos com novas funcionalidades e melhorias na tecnologia.
Esse documento eletrônico é autorizado e administrado pelas prefeituras. A NFS-e pode ser emitida diretamente através de um portal que cada prefeitura disponibiliza, ou através de formas de integração com sistemas externos (web services, leiautes de importação, entre outros). A NFS-e pode ser gerada através de um RPS previamente enviado ou de uma solicitação específica para emissão de NFS-e (sem RPS). Prefeituras que utilizam padrão ABRASF disponibilizam, geralmente, um serviço que permite a emissão de NFS-e sem que haja o envio de um RPS primeiro. Este tipo de emissão não é suportado pelo eDocs.
O processo de emissão de NFS-e na integração do Gestão Empresarial com o eDocs envolve alguns conceitos relacionados a própria NFS-e e ao Recibo Provisório de Serviço (RPS), bem como funcionalidades disponibilizadas por cada um dos participantes do processo: Gestão Empresarial, eDocs e Prefeitura: