Job opening management
No módulo Gestão de Recrutamento e Seleção, o gerenciamento de vagas compreende o cadastramento e a manutenção das vagas, bem como, a possibilidade de triar candidatos e realizar as etapas do processo de seleção.
O RH e o Gestor gerenciam as vagas em telas diferentes e com abrangências específicas. O RH pode visualizar todas as vagas da empresa, a partir do menu Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa.
Enquanto que, o acesso do Gestor é em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas. Respeitando a hierarquia da empresa, os líderes podem acompanhar o andamento das vagas que estão sob a gerência dos seus liderados, assim como, cada Gestor visualiza somente as vagas de acordo com a sua área de atuação.
Neste página, é possível conferir as ações da tela Lista de Vagas. Para saber sobre o processo de recrutamento e seleção, consulte a documentação referente.
Job opening list
O que é possível fazer na Lista de Vagas?
Note
The functionalities of this screen will be available according to the user's permission.
Todas as ações citadas nessa seção referem-se à tela Lista de vagas, na qual ocorre o cadastramento e a manutenção das vagas da empresa, bem como as vagas que estão sob a gerência de cada Gestor.
Em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas > Filtros ou em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > Filtros é possível realizar a busca de vagas específicas a partir do filtro Geral ou Recrutamento. Independente do filtro utilizado, as opções da busca podem ser salvas para facilitar futuras pesquisas.
A responsividade dos filtros varia de acordo com a tela acessada.
Note
Ao utilizar os filtros, o módulo segue uma ordem de validação, onde ele consulta uma característica da vaga e, caso não encontre, segue para a próxima, conforme a ordem a seguir:
- Busca pelo Título, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa;
- Busca pela Localidade, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa;
- Busca pelo Nome do Requisitante, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa;
- Busca pelo Nome do Recrutador, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa;
- Busca pelo Posto de Trabalho, e caso encontre pelo menos um registro, traz somente este e ignora os outros, caso contrário continua a pesquisa.
Identity Number
Permite filtrar vagas no módulo Gestão de Recrutamento e Seleção de forma geral, independente do motivo da abertura e do período da vaga. A escolha da Empresa é determinante para encontrar as vagas desejadas. Ao selecionar uma empresa, a busca vai sendo refinada, na medida em que os campos Estabelecimento, Cargo, Departamento, Centro de Custo e Escala são preenchidos.
Se a empresa a ser filtrada tiver sido cadastrada como uma das características do Posto de trabalho, no módulo Administração de pessoal, é necessário que os campos Empresa, Estabelecimento, Cargo, Departamento, Centro de Custo e Escala sejam preenchidos com os mesmos dados registrados no módulo Administração de pessoal.
Recruitment Source
Possibilita filtrar vagas por motivo de abertura, os quais podem ser: aumento de quadro, substituição ou ambos (Todos). O solicitante a ser selecionado deve ser o mesmo cadastrado na guia Informações, na página do cadastramento da vaga, no campo Solicitante. Já a localização é a mesma informada no campo Localidade, também na guia Informações. As datas iniciais e finais de criação e conclusão da vaga também podem ser informadas para facilitar o filtro das vagas.
Note
Os filtros Geral e Recrutamento, localizados acima da Lista de vagas, consideram todas as vagas oriundas do novo sistema do módulo Gestão de Recrutamento e Seleção.
Note
Na versão do sistema em Espanhol (usuários que estejam usando da Colômbia) mesmo que seja preenchido o campo Solicitante não existirá o campo Localidade.
Na Lista de vagas é possível consultar as vagas e conferir em qual situação elas se encontram. In this grid are presented the following information:
- Em andamento: assim que a solicitação de uma vaga é aprovada, ela passa para a situação Em andamento, permanecendo assim até que seja Concluída, exceto se for necessário suspendê-la ou cancelá-la.
- Suspensas: são as vagas cujo processo seletivo está suspenso temporariamente. A intenção é retomar as atividades de recrutamento e seleção em um período futuro.
- Canceladas: o cancelamento de uma vaga corresponde à desistência desta vaga, sem haver alguma pretensão de retoma-la em uma outra ocasião.
- Concluídas: são as vagas que passaram por todas as etapas do processo seletivo, finalizando com a aprovação do(s) candidato(s).
- Todas: apresenta, em uma única lista, as vagas na situação: Em andamento, Suspensas, Canceladas e Concluídas.
Também é possível verificar o Resumo da vaga, ao clicar sobre o link do nome da vaga.
Observações
As vagas apresentadas na Lista de vagas também incluem as vagas na situação Em andamento, as quais foram cadastradas antes da criação da nova tela do gerenciamento de vagas.
Quando a vaga já estiver concluída, cancelada ou suspensa, as únicas informações disponíveis para visualização estarão no Resumo da Vaga, ao clicar sobre o link do nome da vaga. Caso necessite visualizar outras informações, poderá ser utilizada a visão dinâmica Vagas (vacancy_summary) ou APIs de Listagem de Vagas.
É possível cadastrar uma vaga para aumentar o quadro de colaboradores ou fazer a substituição de pessoal.
O cadastramento de vagas é realizado pelo Gestor em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vaga > botão Cadastrar vaga e pelo RH em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > botão Cadastrar vaga.
Ao informar o título da vaga, será gerado um código para a identificação da vaga. O número deste código é gerado em ordem crescente e não poderá ser editado.
As vagas cadastradas poderão ser visualizadas na tela de Lista de vagas, distribuídas nas situações Em andamento, Suspensas, Canceladas e Concluídas.
Para os candidatos externos, as vagas cadastradas estarão disponíveis no Portal do Candidato, quando for habilitada a opção Publicar vaga no site de carreiras. Para os internos, as vagas serão visualizadas em Gestão de pessoas > Analytics > Meu Analytics > Carreira > Vagas internas, desde que, a opção Publicar vaga internamente seja habilitada na guia Publicação.
Note
- Antes de realizar o cadastramento da vaga, verifique se o modelo de etapas vigente é adequado para o processo seletivo da nova vaga. Caso contrário, é possível criar um modelo de etapas condizente.
- Para evitar o bloqueio de alguns campos durante o cadastramento da vaga, procure inserir os dados na ordem solicitada em cada guia, iniciando pela Descrição até chegar na guia Questionário.
Campos Customizados
Campos Customizados são campos personalizados que você pode criar e adicionar em Campos Adicionais.
Isso permite que, no cadastro e edição de uma vaga, seja possível preencher informações em campos customizados que são criados pelo próprio cliente. Isso possibilita o usuário constar junto a vaga, informações adicionais e específicas.
Como criar campos customizados
- Acesse o menu: Tecnologia > Customização > Campos.
- Procure pelo domínio hcm na lista ou use o campo de pesquisa para encontrá-lo.
- No domínio hcm, procure pelo serviço vacancymanagement. Com esse serviço é possível gerenciar os campos customizados do sistema do Recrutamento, agrupados por entidade.
- Clique no botão Entidade e na entidade Vacancy ao lado da entidade que você quer alterar. Será apresentada a tela onde é possível criar, editar, excluir ou inativar os campos relacionados a ela.
- Na seção Campos Customizados > Botão Novo > Informar dados dos campos customizados > Salvar informações do campo > Salvar informações da entidade.
O que aparecerá no campo customizado vai depender do que o usuário escolher no momento do cadastro da vaga.
É possível também consultar esses campos customizados a partir do resumo da vaga.
Note
- No momento de cadastrar e consultar uma vaga, os campos que foram customizados para a entidade vacancy que serão apresentados.
- Os campos que foram customizados serão apresentados na sessão de campos adicionais.
- Os campos customizados do tipo any são incompatíveis com a customização, e ao incluir os campos, além de não apresentar o campo no cadastro da vaga, qualquer campo customizado criado posterior ao campo any, mesmo que de outro tipo, não será apresentado em tela.
As guias disponíveis para o cadastramento da vaga são:
Description
Na guia Descrição é possível inserir um conteúdo textual, bem como imagens, links de conteúdo e de vídeos para facilitar o entendimento do foco da vaga. Também é possível anexar arquivos.
Também é possível optar por acionar o botão posicionado ao lado da Descrição da vaga. Ao clicá-lo, ele buscará o título da vaga e utilizará o iAssist para gerar uma descrição para a vaga de maneira automática.
Information
Esta guia agrupa dados pertinentes à criação da vaga, desde o nome do Solicitante até a justificativa da abertura da vaga. Algumas observações para facilitar o preenchimento dos campos:
- Solicitante: apresenta os nomes de todos os gestores relacionados a um posto de trabalho.
Se o usuário possuir um contrato de trabalho ativo, desde que ele também seja um Gestor, este contrato é sugerido nas opções de preenchimento do campo.
Caso algum posto de trabalho não tenha nenhum Gestor vinculado, será exibido o nome do posto de trabalho desocupado.
O campo Solicitante interfere no comportamento de outros campos da guia Contrato de trabalho. É importante lembrar que:- É necessário que o campo Solicitante seja preenchido para que os campos Empresa e Posto de trabalhosejam habilitados.
- Sempre que a opção escolhida para preencher o campo Solicitante for alterada, os campos Empresa, Posto de trabalho, Cargo, Filial, Local, Centro de Custo, Escala de trabalho e Vínculo empregatício deverão ser preenchidos novamente.
- Data prevista de contratação: caso seja informada, esta data deverá ser igual ou posterior à data de criação da vaga.
- Motivo de abertura de vagas: os motivos da abertura de uma vaga podem ser:
- Aumento de quadro: ao informar o aumento de quadro como o motivo da abertura da vaga, é necessário preencher o campo Quantidade de vagas.
- Substituição: o preenchimento do nome do colaborador a ser substituído é opcional e pode ser realizado no campo Colaborador substituído. Se esse campo permanecer vazio, não irá influenciar o comportamento dos demais campos do cadastramento da vaga. Ao ser acionado, o campo Colaborador substituído apresenta os colaboradores ativos (e os desligados) da empresa, situados sob a hierarquia de postos do Solicitante da vaga.
Também é possível substituir um colaborador que foi transferido para outra área, desde que ele já tenha atuado sob a hierarquia de postos do Solicitante da vaga.
Caso o colaborador selecionado já tenha sido informado como substituído em outra vaga que ainda esteja em aberto, não será possível cadastrar a vaga com esta informação. A partir do momento que a vaga é finalizada, será possível cadastrar uma nova vaga de substituição para o mesmo colaborador/cargo.
- Quantidade de vagas: é possível abrir duas ou mais vagas iguais a partir de um único cadastramento de vaga. Basta informar no campo Quantidade de vagas a necessidade de aumento de quadro em valor numérico, ou seja, a partir de 1 colaborador.
Mesmo que a requisição de pessoal contemple somente uma vaga, é obrigatório preencher o campo. - Quantidade de dias do SLA: para que a vaga criada esteja no estágio No prazo do SLA, é necessário que, a quantidade mínima de dias informados seja 6, sendo que, não há limite de dias para o cadastramento do SLA.
Employment contract
Para realizar o cadastramento do Contrato de trabalho é necessário preencher os campos Empresa, Posto de trabalho, Estabelecimento, Cargo, Centro de custo, Departamento,Escala de trabalho, Vínculo empregatício, Tipo de contrato e Faixa salarial.
Algumas considerações sobre os campos da guia Contrato de trabalho:
- Empresa: neste campo serão apresentadas somente as empresas que estão abaixo da hierarquia do Gestor, informado no campo Solicitante da guia Informações, de acordo com a hierarquia de Postos de trabalho, definida no módulo Administração de Pessoal.
- Posto de Trabalho: neste campo serão apresentados somente os postos que estão abaixo da hierarquia do Gestor, informado no campo Solicitante, desde que, a empresa cadastrada nas características do Posto de Trabalho seja a mesma informada no campo Empresa.
- Quadro de vagas excedido e com a permissão da empresa para continuar a ação: mesmo que o quadro de vagas do posto de trabalho já tenha atingido o limite, ainda é possível cadastrar uma vaga.
- Quadro de vagas excedido e sem permissão para continuar a ação: a empresa não permite que seja criada mais uma vaga, pois o quadro de vagas já alcançou o limite previsto para o posto de trabalho selecionado.
- A validação do quadro de vagas ocorrerá sempre que os campos Empresa e Posto de trabalho, da guia Contrato de trabalho e os campos Motivo da abertura de vagas e Quantidade de vagas, da guia Informações, forem preenchidos pela primeira vez ou alterados posteriormente.
- A data considerada para a validação do quadro de vagas é a data de criação da vaga.
- Para que o saldo do Quadro de vagas esteja atualizado, as informações das vagas criadas no módulo Gestão de Recrutamento e Seleção serão sempre enviadas para o módulo Gestão de Pessoas | HCM (versão 6). O processo de envio ocorrerá toda vez que uma vaga for criada, editada, cancelada, concluída, suspensa ou retomada. Para isso, é necessário que o parâmetro Habilitar a integração das Requisições de pessoal e Vagas para sistema G5 esteja habilitado. Quando o campo Departamento não estiver preenchido,o sistema determinará um valor padrão para este campo, o qual será o primeiro código de local criado para a tabela de organograma da empresa, selecionada na Requisição de pessoal ou na Vaga.
- Estabelecimento, Centro de custos, Departamento e Escala de trabalho: estes campos serão automaticamente preenchidos e bloqueados para alterações, apresentando a informação oriunda das características do Posto de Trabalho, caso a respectiva característica tenha sido preenchida no módulo Administração de pessoal.
Se a característica não estiver definida no Posto de trabalho, os campos ficarão livres para a seleção das opções, porém serão apresentadas somente as informações que estão abaixo da hierarquia do Gestor, informado no campo Solicitante, de acordo com a hierarquia de Postos de trabalho, definida no Administração de pessoal. - Cargo: se a quantidade de cargos informada nas características do Posto de trabalho for somente uma, este cargo será automaticamente preenchido e o campo ficará bloqueado para alterações.
Caso ocorra o cadastramento de vários cargos nas características do Posto de trabalho, o campo Cargo, da guia Contrato de Trabalho, ficará liberado para que um dos cargos configurados nas características do Posto de Trabalho seja selecionado. - Escala de trabalho: ao completar o campo Posto de trabalho será possível optar pela escala de trabalho. Se a escala de trabalho tiver sido registrada nas características do Posto de trabalho, ela será preenchida automaticamente. Otherwise, this field will be manual. Em todas as situações, é possível editar a escala de trabalho e optar por qualquer uma das escalas que tenham sido registradas no módulo Administração de pessoal.
- Tipo de contrato e Vínculo empregatício: estes campos deverão ser preenchidos de acordo com as opções apresentadas no sistema.
- Faixa salarial: os campos para mencionar a faixa salarial devem ser preenchidos manualmente, inserindo o valor mínimo no campo situado à esquerda e o valor máximo no campo posicionado à direita da tela.
- É necessário preencher os campos Solicitante e Motivo da abertura de vagas, na guia Informações , para que os campos Empresa, Posto de trabalho, Estabelecimento, Cargo, Centro de custo, Departamento e Escala de trabalho, da guia Contrato de trabalho, estejam disponíveis para o preenchimento.
- Ao preencher os campos Empresa ou Posto de trabalho da guia Contrato de trabalho, os demais campos serão habilitados.
- Os campos: Empresa, Estabelecimento, Cargo, Centro de custo, Departamento, Escala de trabalho e Vínculo empregatício serão preenchidos, automaticamente, quando os dados estiverem de acordo com as características do Posto de trabalho selecionado, anteriormente registrado no Posto de trabalho, no módulo Administração de Pessoal.
Assim que um posto de trabalho for selecionado o sistema realizará uma validação, informando sobre a situação do quadro de colaboradores. Para isso é necessário que as configurações de integração com o Quadro de Vagas estejam habilitadas.
A validação do Quadro de Vagas ocorre sempre que uma vaga é criada, visualizada ou editada. Uma mensagem na tela irá informar as seguintes situações:
Também é apresentado um saldo compondo os dados do atual Quadro de colaboradores. Estes dados são oriundos do módulo Quadro de vagas do Gestão de Pessoas | HCM (versão 6), bem como as opções de alertar ou bloquear a ação de cadastrar uma requisição de pessoal, mediante autorização da empresa.
Em Gestão de Recrutamento e Seleção > Solicitações, na guia Em andamento, das telas Acompanhamento de processos e Minhas pendências também serão apresentadas mensagens sobre o saldo do quadro de vagas, auxiliando na decisão de aprovar ou reprovar as requisições de pessoal pendentes.
Note
Note
Compliance
Na guia Aderência é possível registrar as palavras-chave, bem como selecionar as categorias do currículo onde elas devem ser consideradas. As palavras-chave servirão como fonte de pesquisa e consideradas no cálculo de aderência, a fim de apresentar os candidatos mais aderentes à cada vaga.
A busca pelas palavras-chave é realizada considerando as informações cadastradas pelo candidato nas sessões da guia Currículo. Para cada categoria são considerados alguns campos específicos do Portal do Candidato. The formula is as follows:
- Categoria Trajetória profissional: busca as palavras-chave nos campos Resumo profissional e Interesses pessoais.
- Categoria Experiência profissional: considera as informações dos campos Cargo e Empresa.
- Categoria Formação acadêmica: considera as informações dos campos Curso e Instituição de ensino. Por exemplo: Administração.
- Categoria Idiomas: considera o registro no campo Idioma. Por exemplo: inglês, espanhol, italiano.
- Para garantir a apresentação dos candidatos mais aderentes à vaga, cadastre as palavras-chave de acordo com as categorias selecionadas.
- Ao digitar cada palavra-chave, pressione a tecla Enter, a fim de registrá-la. Após cadastrar todas as palavras-chave desejadas, clique no botão Salvar.
- O cálculo da aderência considera as palavras-chave, cadastradas pelos candidatos, desde que estas sejam iguais as palavras-chave cadastradas pelo Solicitante da vaga.
- Caso a mesma palavra-chave seja repetida nos campos de uma mesma categoria, o cálculo a considera somente uma vez.
- Para obter melhores resultados, considere a opção de habilitar apenas uma categoria ao inserir as palavras-chave.
Note
O cálculo de aderência é realizado considerando um montante de 100%, atribuindo a mesma porcentagem para cada palavra-chave. Por exemplo, se o Gestor optou por cadastrar 4 tags na categoria Experiência profissional, cada uma valerá 25% de um total de 100%. Assim, se o candidato tiver duas das quatro palavras-chave, a sua aderência será de 50% para a vaga.
Caso ele tenha cadastrado tags para mais de uma categoria, como Experiência profissional e Idiomas, o total de 100% da aderência será dividido por categoria, e, da mesma forma, para a quantidade de palavras-chaves relacionadas. Desta forma, a Experiência profissional e Idiomas valerão 50% cada uma. Se cada uma destas duas categorias tiver cinco tags cadastradas, cada palavra-chave valerá 10%.
O resultado do cálculo de aderência pode ser visualizado em: Gerenciamento de vagas > Triagem > Candidatos encontrados > coluna Aderência. Por padrão, os candidatos encontrados são apresentados por ordem de aderência, da maior para a menor. Também é possível verificar este resultado nas Informações do Candidato, ao clicar sobre o link do nome do candidato.
Vaga: Programador back-end
"Trajetoria_profissional": "Professional path",
Palavras-chave: "java", "spring", "jpa", "testes unitários", "junit", "tdd", "sql" e "postgresql".
Explicação: como somente uma categoria foi habilitada, o peso dela será de 100%. Tendo 8 palavras-chave, cada uma delas terá um peso de 12,5%.
Exemplo do currículo de um candidato inscrito para a vaga de Programador back-end:
Na sessão de Trajetória profissional, o candidato fez os seguintes registros:
- No campo Resumo profissional, o candidato fez o seguinte registro:
"Atuei durante 3 anos com desenvolvimento de aplicações de URA, incluindo atividades de análise e levantamento de requisitos, execução de testes unitários, acompanhamento de homologação e implantação da aplicação. Também trabalhei, por 4 anos, com desenvolvimento de aplicações em Java, com análise de requisitos e execução de testes unitários.
Tenho experiência em: Orientação a objetos, Swing, Spring MVC, JUnit, Java Web (JSP, JSF, Servlet, Filter, Listener, EJB, JPA, Hibernate, Prime Faces, JSTL, Webservice) Java Android, Linguagem SQL, Modelagem de Banco de Dados, UML e MySQL.
- No campo Interesses pessoais: Java, TDD, Orientação a objetos, Testes unitários, SQL.
Explicação: o cálculo da aderência leva em consideração se uma palavra-chave é encontrada em uma determinada categoria. Caso a mesma palavra-chave seja repetida nos campos da mesma categoria, o cálculo irá considerá-la somente uma vez. Quando a palavra-chave é encontrada, o seu peso é somado ao peso das demais palavras-chave encontradas anteriormente. Sendo assim, vamos analisar as 8 palavras-chaves cadastradas na vaga:
- java: esta palavra é encontrada várias vezes, tanto no contexto do resumo profissional quando nos interesses pessoais. Ela será contada no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- spring: este termo é encontrado uma vez no resumo profissional, portanto, será contado no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- jpa: esta palavra-chave é encontrada no campo Resumo profissional, porém, ela está escrita como "JPA", ou seja, o cálculo necessita encontrar palavras-chave exatamente iguais às informadas. Desta maneira, esta palavra não será considerada no cálculo da aderência.
- testes unitários: essa palavra-chave é encontrada somente uma vez no campo Interesses pessoais. Sendo assim, ela será contada no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- junit: este termo é encontrado na descrição do resumo profissional, porém, como está registrado como "JUnit" o cálculo considera somente as palavras-chave iguais às informadas. E, assim, novamente, mais uma palavra não será considerada no cálculo da aderência devido à forma como foi escrita.
- tdd: essa palavra é encontrada no campo Interesses pessoais, desta forma, ela será contada no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- sql: esse termo é encontrado uma vez em interesses pessoais, então, será contada no cálculo e somará 12,5% à aderência.
- postgresql: esta palavra não é encontrada pois não foi registrada pelo candidato.
Conclusão: avaliando as palavras-chave encontradas e os seus respectivos pesos, temos 5 palavras-chaves encontradas. Para calcular a aderência multiplicamos pelo peso da palavra, que neste caso é 12,5%. Assim, a aderência do candidato à vaga é de 62,5%.
Observações
- A utilização da aderência no sistema não é obrigatória para o cadastramento da vaga.
- Ao iniciar um novo processo seletivo, é necessário cadastrar as palavras-chave novamente.
Duplication
A publicação da vaga é opcional. É necessário optar em qual plataforma a vaga será divulgada. As opções dependem do tipo de candidato para o qual a vaga será destinada:
- Candidatos internos: para publicar a vaga aos candidatos internos, é necessário habilitar o botão Publicar vaga internamente.
- Candidatos externos: para publicar a vaga aos candidatos externos, é necessário habilitar o botão Publicar vaga no site de carreiras.
- Candidatos externos: para publicar a vaga aos candidatos externos através do Linkedin, é necessário habilitar o botão Publicar vaga no Linkedin.
Observações
- A data do início da publicação da vaga deve ser a partir da data atual, mesmo que a vaga tenha sido criada anteriormente.
- Sugerimos que a opção Publicar vaga no site de carreiras seja desabilitada somente quando a vaga ainda não tiver candidatos inscritos. Caso contrário, a vaga ficará oculta no Portal do Candidato, e não será possível conferi-la na tela Oportunidades e no Histórico de candidaturas. Além disso, não será possível a participação dos candidatos externos no processo seletivo da vaga cuja publicação foi desativada no Portal do Candidato.
- Se o botão Publicar vaga internamente for desabilitado, após a inscrição de candidatos na vaga, mesmo que a vaga não seja apresentada nas Oportunidade internas, o candidato ainda poderá ver sua inscrição em Minhas candidaturas.
- Se o botão Publicar vaga no Linkedin for habilitado, certifique-se que o campo Localidade, da aba Informações, está preenchido conforme o padrão esperado pelo Linkedin: Localizações no EUA - Cidade, Estado (Exemplo: São Francisco, CA). Localizações fora dos EUA - Cidade, País (Exemplo: São Paulo, Brasil)
- Todas as vagas que tiverem a publicação junto ao LinkedIn ativa, serão consideradas em um lote que é consultado diariamente (sem horário previsto), ou seja, ao publicar a vaga no LinkedIn só teremos a confirmação da mesma junto ao site parceiro após 48h. Vale ressaltar, que o LinkedIn como política interna, se reserva o direito de não repassar algumas vagas que não atendam o padrão definido pela empresa.
- Ao efetuar as ações Cancelar, Suspender, Concluir e/ou Excluir no gerenciamento da vaga e a data do término da publicação da vaga seja anterior a data atual, ocorre a remoção do XML da plataforma Linkedin, excluindo a publicação da vaga.
Também é possível destacar a vaga, habilitando o botão Destacar vaga, para que ela seja visualizada entre as primeiras na lista das vagas em aberto. As vagas são destacadas na cor cinza e listadas em ordem alfabética. As demais vagas ficam abaixo das destacadas e são apresentadas de acordo com a data de início da publicação, das atuais para as mais antigas.
Também é possível que o usuário criador da vaga indique na aba de publicação quais informações adicionais serão exibidas no descritivo da vaga, tanto para vagas internas quanto para vagas externas. No momento que o usuário habilitar o botão Publicar vaga no site de carreiras será apresentado um campo chamado Campos Adicionais, nesse campo você pode selecionar quantos itens quiser, como Cargo, Centro de Custo etc.
Política de Candidatura
Com a habilitação da guia Publicação os campos são exibidos na tela. Em modelo de política de candidatura interna você deve selecionar um modelo. Nesse modelo você poderá informar a formação, salário, tempo de empresa, tempo no cargo. Quando algum candidato acessar esta tela, para se candidatar a validação será feita já no momento que o candidato acessar a tela. Esses modelos serão exibidos na candidatura da vaga de acordo com a aderência corresponde do candidato.
O RH deverá ter a opção de ao selecionar, publicar uma vaga internamente, pode visualizar uma nova aba na edição da vaga que permite configurar os seguintes requisitos de filtros para candidatura interna:
- Salário do colaborador: Não ser maior que: sugerir o salário limite da vaga e permitir editar;
- Tempo de casa e/ou tempo no cargo (dois campos): Ser maior que: cliente insere o tempo desejado;
- Formação: Só aceitar candidatura para as seguintes áreas de conhecimento: selecionar uma ou mais áreas de conhecimento da lista (que vai puxar da base do HCM para a base do recrutamento).
Note
A política de candidatura tem uma lista de níveis de formação própria (desenvolvida no módulo Gestão de Recrutamento e Seleção), mas ela valida o nível de formação do módulo Painel de Gestão, conforme a tabela abaixo:
| Lista da política de candidatura (GRS) | Níveis de formação abrangentes (Painel de Gestão) |
|---|---|
| Ensino fundamental | Ensino fundamental, Ensino fundamental supletivo |
| Ensino médio | Ensino médio, Ensino médio supletivo e Ensino médio técnico |
| Superior | Superior |
| Especialização | Pós-graduação especialização, MBA |
| Mestrado | Pós-graduação mestrado |
| Doutorado | Pós-graduação doutorado |
|
Pós-doutorado |
Pós-doutorado |
Caso o candidato queira mais informações da vaga ele pode acessar o link que estará na vaga.
Questionnaire
Com a aplicação do questionário é possível registrar perguntas para conhecer melhor o candidato e avaliar o quanto o seu perfil é aderente à vaga. É possível elaborar um questionário com perguntas que podem ser de múltipla escolha, única escolha ou texto livre. Não há um limite para a quantidade de perguntas a ser cadastrada no questionário.
Assim que o candidato se inscrever na vaga, ele receberá o questionário. No entanto, se o candidato não estiver inscrito na vaga e for triado, a partir da guia Triagem > Banco de talentos, da tela Gerenciar vaga ou então da própria tela Banco de talentos, ele não receberá o questionário com as perguntas da candidatura da vaga. Essas regras valem tanto para os candidatos internos quanto os externos.
O solicitante da vaga pode cadastrá-lo em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas > botão Cadastrar vaga > guia Questionário > botão Criar questionário. Já o RH em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > botão Cadastrar vaga > guia Questionário > botão Criar questionário.
Note
- Antes de realizar o cadastramento da vaga é importante verificar se o modelo de etapas vigente é condizente com o processo seletivo da vaga a ser cadastrada. Caso contrário, é possível criar um modelo de etapas que atenda à nova vaga.
- Para evitar o bloqueio de alguns campos, procure preencher as informações na ordem apresentada em cada guia, iniciando pela guia Descrição até chegar na guia Questionário.
Testes
A guia Testes está localizada em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > Cadastrar vaga ou em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas > Cadastrar vaga.
Ao habilitar a opção Habilitar envio de testes na candidatura, os testes serão enviados durante a candidatura da vaga para os candidatos externos, pelo Portal do Candidato, e aos candidatos internos em Gestão do Recrutamento > Oportunidades internas > Vagas internas.
Selecionar Template
Ao habilitar a opção Habilitar envio de testes na candidatura, será possível selecionar o template de mensagem que será enviada ao candidato, juntamente com o link dos testes quando ele realizar a candidatura. Este template possui três opções possíveis:
- Padrão: Quando esta opção for selecionada, será utilizado o texto padrão do sistema para enviar os testes ao candidato. Neste caso, o campo Mensagem ficará desabilitado e preenchido com o texto que é enviado para o candidato.
- Personalizado: Quando esta opção for selecionada, o campo Mensagem ficará habilitado permitindo que o usuário preencha o texto que ele gostaria de enviar ao candidato no momento do envio dos testes na candidatura. Este texto poderá conter variáveis em seu conteúdo que serão substituídas no momento do envio. As variáveis são:
- [candidato]: o trecho da mensagem que possuir esta variável, será substituído pelo nome do candidato.
- [empresa]: o trecho da mensagem que possuir esta variável, será substituído pelo nome da empresa da vaga.
- [vaga]: o trecho da mensagem que possuir esta variável, será substituído pelo código e título da vaga.
- [link_testes]: o trecho da mensagem que possuir esta variável, será substituído pelos links dos testes que serão enviados ao candidato.
- Template previamente cadastrado: Serão disponibilizados, no campo Template, os templates previamente cadastrados em Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Configurações de mensagens, e que possuam o campo Tipo informado com a opção Testes. Ao selecionar algum desses templates, o campo Mensagem será preenchido com o conteúdo que foi previamente cadastrado. Caso o usuário altere, diretamente no campo Mensagem, o conteúdo do texto, o sistema alterará o campo Template, automaticamente, para a opção Personalizado. No caso da seleção de um template que foi cadastrado previamente, as mesmas variáveis mencionadas anteriormente serão consideradas no corpo do texto ([candidato], [empresa], [vaga], [link_testes]).
Função
O campo Função permite escolher o arquétipo correspondente à função da vaga e pode ser preenchido desde que a opção Enviar testes para Match seja habilitada na tela de Integração com testes, em Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Integração.
Se o campo Função não for preenchido, o sistema não exibirá os resultados dos testes na coluna Match, localizada na tela do Banco de talentos e nas guias do Gerenciamento da vaga, assim como nas Informações do candidato, na guia Testes.
Atualmente, o sistema Mindmatch emite testes que se enquadram no perfil de quatro arquétipos, sendo eles: arquétipo de Vendas, arquétipo de Atendimento, arquétipo Analítico e arquétipo Generalista, como estão descritos na imagem a seguir.

Fonte da imagem: Mindsight
Além de escolher um dos arquétipos citados, também é possível customizar um novo. No entanto, essa solicitação deverá ser negociada diretamente com a empresa Mindsight.
Ao habilitar a opção Habilitar envio de testes na candidatura, caso a configuração Habilitar a integração com a Mindsight esteja selecionada na Configuração de Integração com testes, será possível definir quais testes serão enviados ao candidato no momento da candidatura com as regras abaixo:
- É possível selecionar se o teste de Cultura será enviado na candidatura, quando a configuração de Enviar teste de cultura estiver habilitada na Configuração de Integração com testes.
- É possível selecionar dentre os testes necessários para o cálculo do Match, que serão enviados na candidatura, quando a configuração de Enviar testes para Match estiver habilitada na Configuração de Integração com testes e quando o arquétipo estiver selecionado no campo Função.
Por fim, vale destacar que a opção Habilitar envio de testes na candidatura deverá ser habilitada somente quando o RH preferir enviar os testes para todos os inscritos na vaga, durante a candidatura.
Enquanto que, o campo Função poderá ser preenchido antes de habilitar o envio de testes na candidatura, para deixar o cadastro da vaga da guia Testes completo, por exemplo.
Ainda sobre o preenchimento do campo Função:
- Preenchimento opcional: se apenas a opção Enviar testes para Match estiver selecionada, o preenchimento do campo Função será opcional.
- Preenchimento opcional: se ambas as opções Enviar teste de Cultura e Enviar testes para Match estiverem selecionadas, o preenchimento do campo Função será opcional. No entanto, o campo Função ficará habilitado, independente da configuração do campo Habilitar envio de testes na candidatura.
- Campo desabilitado: se apenas o campo Enviar teste de Cultura estiver selecionado, o campo Função não será habilitado para preenchimento, pois não está relacionado aos testes para Match com a vaga.
Note
- Caso o RH pretenda enviar testes somente para alguns candidatos, após o processo de candidatura, o envio deverá ser realizado manualmente pela opção Enviar testes, localizado na tela de gerenciar vagas, pelas guias Triagem, em Inscritos na vaga e Banco de talentos e também na guia Etapas, através do botão Ações > Enviar testes. A ação pode ser realizada individualmente ou em lote, durante a triagem dos candidatos.
- A partir do momento em que a integração entre bases é ativada, orienta-se que os webhooks não sejam deletados da plataforma Mindsight, para evitar conflitos entre bases. Caso isso ocorra, será necessário apagá-los em ambas as bases, comprometendo todos os testes já enviados para os candidatos, bem como os resultados destes testes.
Ao clicar sobre o link do nome da vaga, na coluna Vaga, situada na tela de Lista de vagas, é apresentado um resumo da vaga, com informações sobre a vaga.
SLA – Service Level Agreement No módulo Gestão de Recrutamento e Seleção, o SLA é o prazo previsto para o preenchimento de cada vaga, acordado entre o Gestor e o RH.
Esta previsão deve ser cadastrada em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas >, botão Cadastrar vaga, guia Informações > campo Quantidade de dias SLA ou em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa >, botão Cadastrar vaga, guia Informações > campo Quantidade de dias SLA.
O SLA passa a ser considerado a partir da data de criação da vaga. Enquanto a guia Data de abertura, apresenta a data e hora de criação da vaga. Na guia Data de fechamentocontém a data e hora de cancelamento ou conclusão da vaga e deverá ser exibida quando o usuário selecionar as sub-guias Cancelada, Finalizada e Todas. Em andamento, a guia SLA mostra em que estágio está cada vaga. Os estágios do SLA podem ser:
Indefinido: quando a vaga não tiver prazo de contratação, ou seja, o campo Quantidade de dias SLA não foi preenchido ou apresentou o valor 0.
No prazo: assim que a vaga é cadastrada e o SLA definido, ela passa a ser considerada no prazo, permanecendo nesta situação até seis dias antes da data limite do SLA.
À vencer: ao alcançar os últimos 5 dias antes da data limite do SLA, a situação é considerada À vencer, permanecendo assim até o último dia do prazo.
Em atraso: a partir da data limite, o SLA é considerado Em atraso.
Observações
- O cadastramento do campo SLA é opcional, e o mesmo não está relacionado ao campo Aberto há;
- O campo Aberto há não irá parar a contagem de dias, mesmo se a vaga for cancelada, concluída ou suspensa, este campo não influencia no SLA da vaga;
- Ao optar por utilizar o SLA para controlar o prazo da vaga, recomenda-se cadastrar uma quantidade de dias que ultrapasse 6 dias, para que a vaga não seja criada no estágio À vencer;
- As vagas na situação Suspensa terão a contagem do SLA pausada durante o período em que estiverem suspensas. O cálculo do SLA será retomado se a vaga Suspensa voltar para a situação Em andamento.
O Gestor e o RH podem se comunicar em todas as etapas do sistema através de um chat, localizado na guia Mensagens. Ao clicar sobre o ícone para cada vaga, é possível trocar mensagens e encaminhar arquivos, não excedendo 4MB no total. As conversas anteriores ficam registradas no próprio chat. Ao receber novas mensagens, os envolvidos no bate papo são notificados na senior X Platform e também por e-mail. Caso a vaga não tenha nenhum recrutador responsável, o RH não receberá as notificações.
Ao clicar no botão Ações > Editar vaga, é possível editar as informações cadastradas das vagas na situação Em andamento. As informações das vagas Cancelas e Concluídas não poderão ser editadas. Para editar as vagas na situação Suspensas, é necessário, primeiramente, clicar em Ações > Retomar vaga.
É possível atribuir um recrutador para uma vaga, ou seja, definir um responsável pelas etapas do processo seletivo. A escolha de um recrutador independe do nível hierárquico, basta eleger um profissional do RH que tenha permissão para assumir a vaga.
A ação de atribuir ou alterar um recrutador pode ser realizada na tela de Lista de vagas e na tela de Gerencimento de vagas, nas guias Triagem ou Etapas. The fields are:
- Lista de vagas: Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > botão Ações > Atribuir recrutador ou Ações > Alterar recrutador.
- Guia Triagem: Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > Gerenciar vaga > guia Triagem > Pesquisar candidatos, nos botões Ações > Atribuir recrutador ou Ações > Alterar recrutador.
- Guia Etapas: Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > Gerenciar vaga > guia Etapas > botão Ações > Atribuir recrutador ou Ações > Alterar recrutador.
Após a definição do recrutador da vaga, é possível alterá-lo por um outro responsável ou até mesmo removê-lo, deixando a vaga sem nenhum recrutador específico. No entanto, se a vaga não tiver nenhum recrutador responsável, o RH não receberá as notificações sobre as ações realizadas durante o processo seletivo, somente o próprio solicitante da vaga.
É possível atribuir um recrutador sempre que uma vaga for criada no momento do cadastro da vaga. A partir do momento que uma vaga for cadastrada, o sistema dará uma opção para o usuário selecionar um recrutador. As regras para a escolha desse recrutador você pode consultar aqui.
Após a definição do recrutador da vaga, é possível alterá-lo por um outro responsável ou até mesmo removê-lo, deixando a vaga sem nenhum recrutador específico. No entanto, se a vaga não tiver nenhum recrutador responsável, o RH não receberá as notificações sobre as ações realizadas durante o processo seletivo, somente o próprio solicitante da vaga.
É possível suspender temporariamente uma vaga Em andamento na tela lista de vagas, pelo botão Ações > Suspender vaga. Caso a vaga tenha um prazo de SLA estabelecido, ao ser suspensa, o tempo do SLA não será contabilizado, até a vaga voltar para a situação Em andamento.
Para reverter a situação de vaga Suspensa para Em andamento, é necessário clicar no botão Ações > Retomar vaga. Ao suspender ou retomar uma vaga, é obrigatório inserir um comentário, abordando o motivo da tomada de decisão.
É possível cancelar as vagas na situação Em andamento ou Suspensa, desde que, nenhum candidato tenha sido aprovado na vaga a ser cancelada. O cancelamento de uma vaga é realizado na tela Lista de vagas, pelo botão Ações > Cancelar vaga. É necessário registrar uma justificativa ao realizar esta ação. As vagas canceladas podem ser consultadas na guia Canceladas da Lista de vagas.
Sempre que uma vaga for cancelada, o solicitante da vaga e o recrutador serão notificados na senior X Platform e também via e-mail. Caso a vaga não tenha um recrutador definido, a notificação não será encaminhada aos profissionais do RH.
É possível excluir uma vaga desde que nenhuma informação tenha sido registrada nela. Ao excluí-la, é necessário informar o motivo.
Esta ação é válida para vagas criadas por engano ou quando houver uma desistência logo após o cadastramento da vaga.
Observações
- As vagas criadas através de uma requisição de pessoal não poderão ser excluídas, somente as criadas através do botão Cadastrar vaga, situado na tela Gerenciar vagas ou Gerenciar vagas da empresa,
- As vagas já publicadas não poderão ser excluídas;
- As vagas com candidatos inscritos também não poderão ser excluídas.
Somente as vagas na situação Em andamento poderão ser concluídas. Uma vaga é concluída automaticamente quando um ou mais candidatos é aprovado, de acordo com a quantidade de vagas destinada para cada cargo.
Se for necessário concluir uma vaga, independente do preenchimento de todas as vagas disponíveis, a conclusão poderá ser feita manualmente
Sempre que uma vaga é concluída, os envolvidos no processo seletivo, como o solicitante da vaga e o recrutador são notificados, recebendo uma mensagem na senior X Platform e também por e-mail. Caso a vaga não tenha um recrutador definido, a notificação não será encaminhada aos profissionais do RH.
Note
Para o processo de conclusão manual de uma vaga (a partir do botão de Ações > Concluir), é necessário que a vaga possua a quantidade de candidatos aprovados, idêntico a quantidade de vagas previstas no cadastro da vaga.
It is possible to indicate external and internal candidates, through the action ofIndication Registration, which will be available on theTalent Bank and Job Management. This feature will be available on:
- sidebars of the candidate on the buttonactions;
- vacancy information cards;
- list of candidates inTalent Bank It isJob Management.
on the buttonactions candidate, clickRegister Indication. After that, a window will appear where it must be informed who made the indication. Comments may also be entered, but optionally.
Once the indication has been made, it can be consulted in the tabCurriculum through thesidebars of the candidate in the list of nominations. Once this is done, information on the candidate will appear, the name of the person who indicated, the date when the nomination was made, along with any comments, if any.
In the same frame, the option toExclusion of Indication. If the recruiter or the user deletes the referral made, it will no longer be available in the referral panel and candidate filter.
Important
- Indications cannot be changed. To do this, you must delete the incorrect indication and add a new one.
- Indicating external candidates is only available to users who have access to the Talent Bank or Job Management. For an employee to nominate an external candidate, it is necessary to notify HR, where HR will include the nomination in the candidate's CV.
It can be filtered in the screens ofTalent Bank and Job Management, across:
- Has nomination: That is, it will only show candidates who have some nomination.
- Referred by: That is, only candidates who were referred by that person, manager, recruiter, etc. will be shown.
Another option that will appear will be an icon represented by atstatus bar of the candidate, which will be displayed when the person has or does not have any indication. When clicking on any candidate you have, the user will already be directed toside bar candidate information.
As this is a new feature, initially it will not be released to all customers and users, so don't be surprised if you don't find this feature available on your system. But rest assured, when it's released to everyone, we'll let you know in the Release Notes. Stay tuned to our documentation portal!
É possível enviar um anexo para candidatos internos e externos. Caso for um candidato interno, será enviada uma notificação na plataforma com um link de acesso. Caso seja um candidato externo será enviado um e-mail com um anexo.
Na opção de enviar mensagem, você verá que existe a opção de anexar arquivos nestes e-mails, por exemplo um PDF com o guia de benefícios.
Também existe o registro desses anexos enviados, que estão nas informações do candidato.
Para visualizar isso, clique no nome do candidato, aparecerá a janela de informações, e nessa janela clique na guia Histórico, neste histórico você verá que existe as mensagens, movimentações e demais informações que foram enviadas ao candidato, clicando nas mensagens você poderá ver a mensagem, quem enviou, data etc. Ali embaixo de tudo isto, estará os anexos que foram enviados.
Note
Também é possível contatar um candidato via WhatsApp. Para isso, clique no nome do candidato em Gerenciamento de Vagas. Na tela de Informações do Candidato, é possível verificar em Contatos se o candidato possui um número cadastrado. Se o ícone do WhatsApp estiver ao lado do número, clique no ícone para ser redirecionado ao WhatsApp para iniciar a conversa.
O cancelamento da efetivação de um candidato pode ser realizado pelo Recrutador da vaga ou pelo RH, caso ele desista da vaga após ser aprovado.
É possível cancelar a efetivação através do botão Cancelar efetivação, na tela de Efetivação > Candidatos a Efetivar, no módulo Administração de Pessoal. Ao realizar esta ação, o Gestor e o Recrutador serão notificados no sistema e também por e-mail. Caso a vaga não tenha um recrutador definido, a notificação não será encaminhada aos profissionais de RH.
Ou, para informar a desistência de um candidato aprovado dentro do módulo Recrutamento e Seleção, independente da situação da vaga, localize o respectivo candidato em Gerenciar vagas da empresa > Ações > Gerenciar Vagas > Etapas > Aprovados. Clique na seta para baixo, e selecione Candidato desistente.
Será solicitado um Comentário da desistência para informar o motivo pelo qual o candidato desistiu da vaga. Clique em Confirmar e o candidato terá o status alterado para Desistente na coluna de Aprovados.
Em Informações do Candidato, é possível visualizar todo o histórico, onde constam as informações da desistência e o comentário. Nessa tela também será possível consultar a origem da desistência, que poderá ser informada pelos módulos de Administração de Pessoal, Colabbe, pelo próprio Recrutamento e Seleção ou por um sistema terceiro.
Ordem de prioridade para envio de informações pelos sistemas:
Regra para a priorização na sincronia de dados, baseado no tipo de sistema conectado.
| Tipo de sistema | Desistência | Reaprovação | Salário editável | Admissão editável |
|---|---|---|---|---|
| Sistema de Recrutamento | Alta | Alta | Alta | Média |
| Sistema de Onboarding (Colabbe) | Média | Média | Nula | Alta |
| Sistema de RH (G5 - Administração de Pessoal) | Média | Média | Média | Baixa |
| Outros sistemas | Baixa | Baixa | Baixa | Baixa |
Nota
- O tipo de sistema Recrutamento é de uso interno do Gestão de Recrutamento e Seleção X e não poderá ser utilizado por outro sistema.
- A regra assumida pelo sistema para reabertura da vaga poderá ser definida pelo usuário administrador nas Configurações por Tenant. Também é necessário verificar os Papéis e permissões do Gestão de Recrutamento e Seleção antes de utilizar a funcionalidade.

English
Español


