Recruitment and Selection
No módulo Gestão de Recrutamento e Seleção da Senior, a avaliação e escolha dos candidatos mais aderentes à vaga inicia-se com a triagem, seguida das etapas do processo de seleção. Assim que ocorre a aprovação de um ou mais candidatos, a vaga é concluída.
Assim sendo, cada candidato triado é encaminhado para a guia Etapas, onde ocorre a seleção de talentos por etapas, de acordo o modelo de etapas cadastrado.
Para o RH, o acesso à tela Gerenciar vagas, na qual ocorre o recrutamento e a seleção dos candidatos é Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > botão Ações > Gerenciar vaga > guia Triagem. O caminho para o Gestor é: Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas > botão Ações > Gerenciar vaga > guia Triagem.
Note
- The functionalities of this screen will be available according to the user's permission.
- Ao migrar para a versão atualizada do módulo, os usuários continuarão visualizando as informações que foram registradas na versão original do sistema.
- Devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não será possível selecionar e executar nenhuma ação, individual ou coletiva, com os candidatos que revogaram o Aceite dos Termos de Uso e Privacidade vigente.
Cadastro do currículo no Portal do Candidato
Para que os candidatos externos cadastrem o currículo no Portal do Candidato é necessário que preencham os seguintes campos obrigatórios: Nome, Sexo, E-mail, Telefone e Data de nascimento.
No entanto, existe a possibilidade de customizar a obrigatoriedade de outros campos dos Dados Básicos, via SDK. Contate o administrador do sistema para saber mais sobre isso.
Escolha do país do portal do candidato
O país pode ser configurado conforme imagem abaixo. Acessível em: Tecnologia > Configuração > Por Tenant > Domínios E Serviços > HCM >vacancymanagement) > botão Editar > guia Sistema > Inserir um dos dois valores possíveis (Brasil ou Colombia) > botão Salvar. Esse parâmetro será responsável por indicar qual o padrão dos dados do usuário que será enviado, ou seja, caso esteja selecionado como Brasil será possibilitado o cadastro de dados brasileiros, do contrário os dados de cadastro serão colombianos.
Candidatura
A candidatura às vagas ocorre em locais diferentes, dependendo do tipo de candidato, sendo que:
- Candidatos internos: a inscrição às vagas é realizada em Gestão de Recrutamento e Seleção > Oportunidades internas. Em Gestão de Recrutamento e Seleção > Oportunidades internas > Minhas candidaturas os candidatos internos poderão verificar em quais vagas estão inscritos.
- Candidatos externos: a candidatura dos candidatos externos ocorre pelo site do Portal do Candidato e pode ser conferida em Minhas candidaturas.
Após a conclusão da candidatura, as informações dos candidatos poderão ser visualizadas pelos recrutadores na tela de gerenciamento da vaga, em Triagem > Inscritos na vaga.
Os candidatos externos recebem uma notificação de confirmação da candidatura na tela e também via e-mail, confirmando a inscrição no processo seletivo. Já os candidatos internos são notificados através de uma mensagem, nas notificações do sistema e também por e-mail.
Caso a vaga exija a realização de testes de cultura e/ou de Match, para avaliar a compatibilidade do candidato com a posição almejada, os candidatos receberão um segundo e-mail, contendo os links dos testes.
A mensagem enviada por e-mail pode ser customizada pelo Administrador do sistema.
O Administrador do sistema poderá customizar a mensagem de confirmação da candidatura, enviada por e-mail, em Tecnologia > Administração > Internacionalização.
O procedimento é o seguinte:
1. Em Tecnologia > Administração > Internacionalização > hcm > vacancymanagement deve ser exportado o arquivo que está disponível. Opte pelo idioma Português e o formato desejado;
2. Após baixar o arquivo exportado, a(s) chave(s) de tradução já poderão ser alteradas. Elas permitem que o título e o conteúdo da notificação seja editado, conforme explicações na próxima sessão dessa página.
3. Em seguida, importe o arquivo alterado, na mesma tela, e, novamente, no idioma Português e no mesmo formato utilizado anteriormente para exportá-lo.
Informar as chaves de tradução e variáveis para a customização da mensagem de notificação enviada por e-mail
É necessário informar as seguintes chaves de tradução para substituir a mensagem padrão do sistema.
- Alterar o título da notificação: basta inserir a chave hcm.vacancymanagement._backend_title_email e então mudar o texto do título da notificação.
- Alterar o conteúdo da notificação: é preciso inserir a chave hcm.vacancymanagement._backend_send_email_candidate. Além de customizar o conteúdo do corpo da mensagem, também é possível definir o local das variáveis dentro do texto. As variáveis são:
- Variável {0}: informação a ser substituída é o nome do candidato.
- Variável {1}: informação a ser substituída é o código da vaga.
- Variável {2}: informação a ser substituída é o nome da vaga.
- Variável {3}: informação a ser substituída é o nome da empresa que disponibiliza a vaga.
Note
As variáveis devem ser posicionadas no mesmo local onde a respectiva informação deverá ser mencionada na mensagem de notificação.
"Olá {0},
Você acabou de se candidatar na vaga {1} - {2}, da empresa {3}.
Agradecemos a sua candidatura e lhe desejamos boa sorte no processo seletivo".
Além disso, é possível inserir links no texto da mensagem.
Os campos exigidos para a candidatura dos candidatos são configurados em Gestão de Recrutamento e Seleção > Configurações > Portal do candidato. Além dos campos configuráveis como obrigatórios, existem aqueles que já são obrigatórios por padrão do sistema durante o cadastramento no Portal do Candidato, que são: Nome, Sexo, E-mail, Telefone e Data de nascimento.
Todos os demais campos da tela Configurações do Portal do Candidato poderão se tornar obrigatórios desde que sejam habilitados.
O preenchimento dos dados relacionados ao RG e NIS é opcional, mas se for configurado como obrigatório o RH não precisará mais se preocupar em preencher esses dados no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do candidato, pois eles serão gerados automaticamente. Também é possível extrair visões dinâmicas a partir destes campos.
Note
Se o módulo Admissão Digital - Colabbe também for adquirido, será necessário tornar o campo CPF do Portal do Candidato como obrigatório. Por padrão do sistema, o campo CPF é opcional.
Sorting
Uma das formas de recrutamento disponibilizadas é a triagem, a qual compreende a captação dos candidatos a partir das guias Inscritos na vaga e/ou Banco de talentos.
Na primeira guia, estão os candidatos externos, inscritos para cada vaga, através do Portal do Candidato. Já na segunda, concentram-se todos os colaboradores da empresa, considerando os candidatos internos, externos e ex-colaboradores.
O que é possível fazer na triagem?
Na guia Triagem é possível visualizar os candidatos de acordo com a origem de captação. Eles estão distribuídos entre as guias:
- Inscritos na vaga: são os candidatos da vaga que está sendo gerenciada, oriundos do Portal do Candidato;
- Banco de talentos: apresenta todos os profissionais já cadastrados pela empresa, independente do perfil e grau de aderência à vaga;
- Todos: mostra o resultado dos filtros Inscritos na vaga e Banco de talentos.
Ao lado da nomenclatura de cada guia é possível visualizar um número, o qual representa a quantidade total de profissionais apresentados em cada guia.
Para visualizar os candidatos internos e externos é necessário escolher uma das vagas da Lista de vagas e clicar no botão Ações > opção Gerenciar vaga.
É possível visualizar as informações do candidato ao clicar sobre o link do seu nome, independente do seu posicionamento no processo seletivo. As informações do candidato são distribuídas entre as guias Currículo, Histórico e Questionário. Também são informados o tipo de candidato e a situação dele no mercado de trabalho.
Candidate information
Na guia das Informações do candidato é possível verificar dados do contrato de trabalho do candidato, bem como outras informações distribuídas entre as guias denominadas Currículo, Histórico, Questionário e Testes.
- Currículo: apresenta as principais informações cadastradas pelo candidato externo, no Portal do Candidato ou pelo candidato interno, em Gestão de pessoas > Analytics > Meu Analytics > Meu perfil. É possível verificar dados pessoais, como o CPF e também o RG e NIS (PIS/PASEP ou NIT) caso sejam de preenchimento obrigatório, além do endereço do candidato, contatos, bem como a respectiva formação acadêmica e experiência profissional. Caso o e-mail do candidato seja excluído, por solicitação do próprio candidato, ele será substituído por: exclusaolgpd@exclusaolgpd.com
Também é possível enviar mensagens via WhatsApp, clicando sobre o ícone de mensagem instantânea, situado ao lado do(s) número(s) do telefone de cada candidato. Veja como é simples na representação do gif. - Currículo (versão em espanhol): apresenta as principais informações cadastradas pelo candidato externo, no Portal do Candidato ou pelo candidato interno, em Gestão de pessoas > Analytics > Meu Analytics > Meu perfil. É possível verificar dados pessoais, como o cartão de cidadão, certificado estrangeiro, número de identificação, passaporte, cartão de identidade e permissão especial de trabalho. Caso sejam de preenchimento obrigatório, além do endereço do candidato, contatos, bem como a respectiva formação acadêmica e experiência profissional. Caso o e-mail do candidato seja excluído, por solicitação do próprio candidato, ele será substituído por: exclusaolgpd@exclusaolgpd.com
- Histórico: apresenta o histórico dos processos seletivos já finalizados e aquele(s) em que o candidato está concorrendo, bem como os registros e movimentações realizados pelo RH e/ou Gestor em cada vaga ou no Banco de talentos.
O histórico pode ser visualizado incluindo todas as vagas, na opção Geral, ou alguma específica. Ambas as opções estão contempladas em Visualizar histórico por. O Tipo de histórico também pode ser conferido na íntegra ou a partir da seleção dos seguintes itens:- Exames médicos
- Movimentações nas etapas
- Registros de parecer
- Triagem
- Desistência do(a) candidato(a)
- Inscrição na vaga
- Comentários
- Eliminações
- Reativações
- Mensagens
- Testes: registra quem enviou os testes para os candidatos de cada vaga, bem como, se eles os receberam via e-mail e/ou por notificação na senior X Platform. Destacando que, os candidatos externos recebem os testes via e-mail e os internos por e-mail e na notificação da plataforma. É possível visualizar a data de cada envio e a mensagem encaminhada.
- Termos de Uso e Privacidade: será possível visualizar e imprimir os termos que foram aceitos e rejeitados pelo candidato, clicando sobre o link que remeterá ao conteúdo dos termos aceitos.
- Questionário: mostra o resultado do questionário realizado no momento da candidatura do candidato.
- Testes: na guia Testes é possível verificar em detalhes o resultado dos testes realizados pelo candidato. Para os testes compostos por mais de um tipo de análise, além da na nota final, serão apresentadas as notas parciais, ou seja, as notas de cada uma das avaliações aplicadas É válido lembrar que, a guia Testes estará disponível somente quando for contratada alguma empresa fornecedora de testes e o usuário tiver a permissão do recurso Testes enviados habilitada. Ainda na guia de Testes é possível as notas dos testes pelo campo Função. Quando uma função for selecionada, serão apresentados:
- Os testes que não dependem de uma função para obter nota, a exemplo do teste de Cultura da Mindsight.
- Os testes que dependem de uma função, a exemplo do Match da Mindsight.
Quando a função não for selecionada, serão apresentados somente os testes que não dependem de uma função para obter nota, a exemplo do teste de Cultura da Mindsight. Para os testes que compõe a nota do Match, serão apresentadas apenas as notas dos testes que são obrigatórios para o cálculo do Match da função selecionada. Exemplo: Ao selecionar a função Arquétipo Vendas, serão apresentadas as notas do Match do candidato com esta função, assim como as notas dos testes de Raciocínio, Social, Motivacional e Perfil. Ao selecionar a função Arquétipo Auxiliar Administrativo, serão apresentadas as notas do Match do candidato com esta função, assim como as notas dos testes de Raciocínio (simplificado), Perfil e Interesses profissionais. No caso dos testes da fornecedora Mindsight, os resultados apresentados no módulo Gestão de Recrutamento e Seleção são provenientes da solução Mindmatch, registrada no dashboard Pessoas, a partir do caminho: link do nome da pessoa > botão Match > opção Detalhes > Testes.
Candidate type
A definição do tipo de candidato pode ser visualizada do lado direito do nome do candidato. The events are parameterized as follows:
- Candidatos internos: mostra as informações cadastradas em Gestão de pessoas > Analytics > Meu Analytics > Meu perfil, como dados do contrato de trabalho, informações pessoais e relacionadas à experiência profissional.
- Candidatos externos: apresenta todas as informações cadastradas no Portal do Candidato. Se o candidato tiver informado os seus perfis no LinkedIn, Facebook, Twitter, Skype ou Instagram é possível acessá-los clicando sobre os ícones das redes sociais nas informações do candidato.
- Ex-colaboradores: apresenta as informações curriculares do ex-colaborador, cadastradas no período em que ele foi um colaborador interno.
Situação do candidato externo no mercado de trabalho
A situação do candidato externo, no mercado de trabalho, é apresentada ao lado da definição do tipo de candidato. They are:
- Experiência profissional ativa: é utilizada para os candidatos que estão trabalhando no momento em que se candidataram à vaga.
- Em busca de recolocação: refere-se aos candidatos que têm uma trajetória profissional, mas no momento da candidatura não estavam atuando no mercado de trabalho.
- Sem experiência: os candidatos que estão começando a carreira profissional, em busca de um estágio ou do primeiro emprego.
Ao consultar as Informações do candidato, caso ele ainda não tenha sido triado, é possível fazê-lo através do botão Triar candidato.
É possível conferir o quanto cada candidato está aderente à vaga no momento da realização da triagem, através da coluna Aderência ou clicando sobre o nome do link do candidato.
A triagem do(s) candidato(s) que corresponde(m) às expectativas da vaga é realizada somente nas vagas que estão na situação Em andamento.
A triagem pode ser realizada na tela Gerenciar vaga, em Candidatos encontrados > botão Ações, opção Triar candidato.
Ao ser triado, o candidato que estava na guia Inscritos na vaga ou no Banco de talentos é movido para a guia Etapas, na coluna Triados.
É possível também desfazer a triagem. Para isso, clique no botão de opções > opção Desfazer triagem, localizado no card do candidato, na guia Etapas.
Observação
Não será possível desfazer a triagem caso o candidato já tenha sido enviado para o exame médico.
Os candidatos inscritos na vaga poderão ser eliminados do processo seletivo, evitando uma triagem desnecessária que precisará ser desfeita posteriormente.
A ação de eliminar um candidato é realizada em Candidatos encontrados, na guia Triagem, em Inscritos na vaga, através do botão Ações > Eliminar candidato. O status da inscrição do candidato na vaga será exibido na coluna Situação como Eliminado.
É possível ainda reverter a situação do candidato eliminado e ativá-lo novamente na vaga, pelo botão Ações > Ativar candidato. Neste caso, a situação dele será intitulada como Inscrito. E assim, estando novamente na situação de ativo na vaga, o candidato poderá ser triado, através do botão Ações, opção Triar candidato, passando então para o status de Inscrito/Triado.
É possível realizar a pesquisa por candidatos, selecionando as opções do campos e também aplicando filtros específicos, a partir da Busca avançada.
How to use the search
Candidate type
No campo Tipo de candidato é necessário optar por quais tipos de candidatos a pesquisa irá abranger. Podem ser considerados somente os candidatos do tipo Externo ou Interno ou então Ambos. Ao optar pelo tipo de candidato Externo, também são incluídos os ex-colaboradores da empresa.
As informações relacionadas ao candidato externo são oriundas do Portal do Candidato. Caso o candidato externo seja um ex-colaborador, os dados apresentados na pesquisa também incluirão os dados cadastrados no período em que este candidato foi colaborador da empresa.
Já o candidato interno é o atual colaborador da empresa e candidato em algum processo seletivo. As vagas visualizadas pelo candidato interno são as cadastradas em Gestão de pessoas > Analytics > Meu Analytics > Meu perfil.
Registration situation
No campo Situação da inscrição é possível optar por visualizar todos os candidatos, independente do status, ou somente os que estão inscritos na vaga. Ainda, existe a possibilidade de verificar quais candidatos foram eliminados do processo seletivo da vaga.
Assim sendo, ao realizar a pesquisa, as situações podem ser:
- Eliminados: as pesquisas retornarão mostrando somente os candidatos que já estão com o status de eliminado do processo seletivo da vaga.
- Inscritos: apresentará todos os candidatos inscritos na vaga, exceto aqueles que foram eliminados do processo seletivo da vaga.
- Ambos: retornará todos os candidatos, independente da situação da inscrição na vaga.
Campos do tipo caixa de seleção
Os demais campos localizados logo abaixo do Tipo de candidato, permitem refinar ainda mais a pesquisa dos candidatos, incluindo todos os tipos de candidatos nos campos: Ocultar candidatos triados, Ocultar ex-colaboradores e Possui experiência profissional.
Já os campos Disponível para mudança de endereço e Aceita viajar pela empresa são aplicados somente para os candidatos do tipo Externo, que nunca tenham trabalho na empresa antes. Isso significa que os ex-colaboradores e os candidatos internos não são considerados nos filtros Disponível para mudança de endereço e Aceita viajar pela empresa.
Para incluir as opções dos campos do tipo caixa de seleção na pesquisa, basta selecionar as opções de interesse para que o resultado seja apresentado automaticamente.
Advanced search
No campo Busca avançada é possível pesquisar dados através da busca booleana. This type of search allows the use of boolean operations to find the following data in the candidates' curriculums:
- Personal data: name, city, state, country;
- Email Address;
- Professional summary;
- Professional objective;
- Academic degree: course name, institution name;
- Jobs
- Languages;
- Professional experience: company name, job name, work location and activities performed;
- Competences/Knowledge
- Intended fields
- Personal interests.
Note
Ainda, no campo Busca avançada, podem ser pesquisados dados específicos que retornarão independente do campo em que foram cadastrados. Por exemplo: para pesquisar pelo nome do candidato, basta digitar no campo o seguinte: name: Fulano de Tal. Para encontrar um candidato pelo e-mail, é necessário digitar: email: nome.sobrenome@senior.com.br. E assim por diante, conforme estão descritos os termos e a informação que retorna na pesquisa, relacionados na tabela abaixo:
| Term | Inform the new search code. | Como citar no campo de pesquisa |
|---|---|---|
| name | Candidate name | name: Beltrano de Tal |
| Email address of the candidate | e-mail: nome\@senior\.com\.br | |
| Professional | Professional objective | professionalGoal: gerenciar |
| professionalSummary | Professional summary | professionalSummary: coordenador |
| Country | Candidate's address. | "country": "Country", |
| seven | Marital status of the candidate | SC - Santa Catarina |
| City | Cidade do endereço do candidato | City: Blumenau |
| Neighborhood | Bairro do endereço do candidato | neighborhood: Centro |
| postalCode | Candidate's address. | postalCode: "89010-902" |
| stateAbbreviation | Sigla do estado do endereço do candidato | stateAbbreviation: SC |
Aplicação da busca booleana
It is based in five commands that are simple but have the potential to build extremely complex and refined searches. These basic commands are:
| " " | Quotation marks: allow you to search for the exact word or phrase, disregarding variations. Exemplo: "engenheiro-agrônomo" |
| ( ) | Parentheses: allow you to divide the search into logical pieces, grouping a set of conditions in the search. Very important in complex searches. Com os parênteses, é possível agrupar cláusulas para formar subconsultas. Exemplo: (Administração OR Marketing) AND "graduação" Outra possibilidade é o agrupamento de campos, utilizando os parênteses para agrupar várias cláusulas em um único campo. Exemplo: professionalSummary ( + programador + "desenvolvedor de software") |
| AND | Must be in uppercase letters. É um conector de adição ou seja, o currículo deve atender ao critério A e ao critério B. O operador AND busca os currículos em que os dois termos são apresentados, independente da sessão. Exemplo: documentação AND Letras |
| + | Apresenta a mesma função do AND, e requer o termo concatenado após o +. Esse conector busca os currículos em que os dois termos são apresentados, considerando o currículo como um todo. Exemplo: +Inglês +Analista +Blumenau |
| OR | Must be in uppercase letters. It is an alternative connector, i.e., the curriculum must match either criterion A or criterion B. |
| NOT | Must be in uppercase letters. It is a negative connector, i.e., the curriculum must not have the word of the negated criterion. Exemplo: programador AND desenvolvedor NOT coordenador |
| - | Apresenta a mesma função do NOT, nas mesmas circunstâncias. Exemplo: +RH +Blumenau -Programador |
analyst AND (systems OR business) NOT "foreign trade"
coordenador AND administrativo NOT ("gerente administrativo" OR diretor)
+diretor + espanhol - programador
name: Beltrano de Tal
Email address: fernando.almeida@senior.com.br
City: São Paulo
postalCode: 89010\-902
Note
Juntamente com os comandos básicos, é possível utilizar caracteres especiais no campo da busca avançada. No entanto, é necessário inserir aspas duplas ou barra invertida na pesquisa que inclui caracteres, seguindo um dos dois exemplos abaixo:
- Citar os caracteres especiais entre aspas duplas. Por exemplo: "nome.sobrenome@senior.com.br" ou
- Inserir uma barra invertida antes de cada caractere especial. Por exemplo: nome\.sobrenome\@senior\.com\.br
Os caracteres especiais considerados no campo Busca avançada são: , @ > < $ % ! ' + = # * - . ?
Campos do tipo multiseleção
Os campos de multiseleção oferecem outras alternativas para refinar a pesquisa dos candidatos. As informações são oriundas do cadastro do Portal do candidato, para a pesquisa realizada na guia Inscritos na vaga. Já a guia Banco de talentos engloba os colaboradores internos, trazendo as informações cadastras em Gestão de Pessoas > Analytics > Meu Analytics. The types are:
- Cargo: apresenta nomes de cargos.
- Empresa/Estabelecimento: apresenta nomes de empresas e/ou de estabelecimentos.
- Localidade: mostra nomes de bairros, cidades, estados ou países.
- Competências/Conhecimentos: apresenta habilidades registradas pelos candidatos filtrados na pesquisa.
- Nível de formação: apresenta as opções: Adjunto, Ensino fundamental, Ensino fundamental supletivo, Ensino médio, Ensino médio supletivo, Ensino médio técnico, Ensino superior, Especialização, Mestrado e Ph.D.
Algumas opções desse campo não são apresentadas no Portal do Candidato, como: Adjunto, Ensino fundamental supletivo, Ensino médio supletivo e Ensino médio técnico. Mesmo assim, elas continuam no campo Nível de formação da pesquisa de candidatos da guia Triagem, pois são oriundas das tabelas do módulo Recrutamento e Seleção (anterior ao módulo Gestão de Recrutamento e Seleção, localizado na senior X Platform) e disponiblizam a pesquisa por colaboradores que estão cadastrados há mais tempo na base de dados. - Curso:mostra até cinco nomes de curso, independente do nível de graduação ou do tipo de curso.
- PcD: retorna os candidatos PcD, ou seja, Pessoas com Deficiência, de acordo com a deficiência selecionada, a qual pode ser: Auditiva, Física, Mental, Visual, Intelectual ou então alguma outra que tenha sido cadastrada.
- Sexo: através desse filtro é possível buscar candidatos do sexo Feminino, Masculino ou realizar pesquisas que incluam ambos.
- Idade: retorna os candidatos de acordo com o intervalo de idades informado no campo. Também é possível informar somente a idade máxima, deixando a idade mínima sem preenchimento, e vice-versa.
- Idioma: apresenta idiomas cadastrados pelo candidato externo ou interno no currículo.
- Área pretendida: mostra opções condizentes com o perfil pesquisado, desde que, tenham sido cadastradas no currículo do candidato.
- Interesses pessoais: mostra interesses pessoais, de acordo com as cadastradas no currículo do candidato.
- Data de atualização do CV: caso o candidato ainda não tenha atualizado o currículo, será apresentada a data de cadastramento do CV. E possível optar por um período para verificar os currículos atualizados nos últimos três meses, por exemplo.
- Pretensão salarial: é a mesma informada no Portal do candidato.
Note
- Com exceção dos campos: Nível de formação, PcD, Data de atualização do CV e Pretensão salarial, os demais apresentam até dez opções para selecionar. Caso nenhuma das opções disponíveis seja condizente com o esperado, é necessário pesquisá-las nos campos respectivos ou no campo Busca avançada.
- Para os campos cujo preenchimento não é obrigatório no Portal do candidato é possível que nenhuma informação retorne para ser selecionada.
Algumas informações relacionadas ao candidato são apresentadas através de ícones. Eles podem ser visualizados em locais como a coluna Status, na sessão de Candidatos encontrados.
O Gestor pode conferir as informações dos ícones em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas > botão Ações > Gerenciar vaga > Gerenciamento de vagas > guia Triagem > Candidatos encontrados. Já o RH em Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa > botão Ações > Gerenciar vaga > Gerenciamento de vagas > guia Triagem > Candidatos encontrados.
Os ícones também integram as informações do card do candidato, com exceção do ícone que aponta quais candidatos foram triados. O ícone relacionado à aderência do candidato à vaga precisa ser configurado para que este dado seja consultado.
-
Candidaturas: o número atribuído ao ícone Pin representa a quantidade total de processos seletivos nos quais o candidato já se inscreveu. Ao clicar sobre Candidaturas, é possível conferir alguns detalhes de cada uma, como a data da candidatura e a situação da vaga e do candidato nestes processos seletivos. Sempre que este ícone estiver destacado na cor azul, significa que o candidato está triado em uma ou mais vagas em que está participando da seleção. Assim que a(s) vaga(s) for(em) concluída(s), o ícone Candidaturas voltará a ser apresentado na cor original (preta) para o candidato que não está triado em nenhum processo seletivo em andamento. Porém, o número de candidaturas realizadas continuará aparecendo. -
Candidato interno, Candidato externo ou Ex-colaborador: o ícone do crachá informa se o candidato é interno, externo ou um ex-colaborador da empresa. Sempre que este ícone estiver destacado na cor azul, significa que o candidato é interno. Se a cor for preta, o candidato é um ex-colaborador. Já, se estiver opaco, trata-se de um candidato externo. -
Arquivo anexado: sempre que o candidato tiver inserido algum anexo, como o currículo no Portal do Candidato, o ícone do clip ficará destacado e será possível baixar o arquivo, independente da extensão. -
PcD: quando este ícone estiver destacado, significa que o candidato é uma Pessoa com Deficiência (PcD). -
Pretensão salarial: se o candidato citou a pretensão salarial ao se inscrever para a vaga, este ícone do crifrão ficará destacado e será possível verificar o valor, em reais, da pretensão. -
Exame médico: este ícone informa o parecer do candidato, apresentado no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), após a conclusão do exame médico. A variação de cor no ícone, representa as diferentes situações, as quais podem ser:- Preta: Nenhum parecer registrado.
- Cinza: Aguardando o retorno do ASO.
- Verde: Apto para a função.
- Amarela: Apto para a função com restrições.
- Vermelha:Inapto para a função.
- Laranja: ocorreu um erro ao encaminhar o exame médico para o sistema externo, responsável pela realização do exame. Neste caso, é necessário enviar a solicitação novamente. Basta clicar sobre o próprio ícone.
Sempre que um exame médico admissional for concluído, o solicitante da vaga e o recrutador serão notificados na senior X Platform e também via e-mail. Caso a vaga não tenha um recrutador definido, a notificação não será encaminhada aos profissionais do RH.
Importante
Se o ASO do candidato for excluído no sistema externo (responsável pela realização do exame), o solicitante da vaga e o recrutador serão notificados na senior X Platform e também via e-mail. Caso a vaga não tenha um recrutador definido, a notificação não será encaminhada aos profissionais do RH.
O candidato também terá o ícone de exame médico sem nenhum parecer registrado, e terá em seu histórico a informação de que houve uma exclusão de ASO no sistema terceiro. Por fim, o candidato poderá ser encaminhado novamente para a realização do ASO nas etapas de triagem caso desejado.
-
Candidato já visualizado: este ícone indica que as Informações do candidato já foram visualizadas na vaga consultada pelo usuário que está logado no sistema. -
Candidato triado nesta vaga: este ícone estará destacado sempre que o candidato for triado e estará presente somente na guia Triagem > Status. -
Aderência à vaga: informa, em percentuais, o quanto o candidato está aderente à vaga. -
Comentários registrados: informa que o RH e/ou o Gestor já registram comentários sobre o candidato. -
Mensagens enviadas: informa se o RH e/ou o Gestor enviou alguma mensagem para o candidato. As mensagens são encaminhadas para o e-mail cadastrado pelo candidato. Sempre que alguma mensagem for enviada, o ícone da mensagem ficará destacado no contexto em que o candidato recebeu a mensagem, seja no Banco de talentos ou no processo seletivo de uma ou mais vagas. A quantidade total de mensagens enviadas é apontada em cada uma das vagas em que o candidato esteja concorrendo, exceto no Banco de talentos. -
Cultura: apresenta a nota alcançada pelos candidatos no teste que mensura o quanto o perfil do candidato é adaptável à cultura organizacional, ou seja, o fit cultural. -
Match: mostra o resultado dos testes que mensuram o quanto o perfil do candidato é adequado para a vaga, ou seja, o fit com a posição.
Steps
O que é possível fazer nas etapas do processo seletivo?
O processo de seleção é realizado na guia Etapas, na qual estão distribuídas as fases do processo seletivo, divididas em colunas, de acordo com a configuração do modelo de etapas.
Os candidatos partem da coluna Triados e, de acordo com o desempenho no processo seletivo, avançam para as próximas colunas ou raias, através da movimentação manual do card do candidato. Sempre que um candidato não for aprovado em uma das etapas, é necessário registrar um parecer, para então removê-lo do processo seletivo da vaga.
O acesso à guia Etapas é o mesmo da guia Triagem. Ambas ficam lado a lado, a fim de facilitar todo o processo, da triagem até a aprovação do candidato.
Os candidatos triados são distribuídos entre as guias Ativos, Reprovados e Todos, nas quais são apresentadas todas as etapas do processo seletivo de cada vaga.
- Ativos: apresenta todos os candidatos que estão concorrendo à vaga. Eles estão localizados sempre na última etapa em que foram avaliados e podem ser movidos, manualmente, para a próxima etapa ou reprovados do processo seletivo.
- Reprovados: esta guia contempla todos os candidatos que foram reprovados do processo seletivo, independente da etapa em que foram desclassificados. Para reativar um candidato, a fim de que ele concorra novamente à vaga, é necessário registrar um parecer na tela de registro de pareceres, no campo Registrar Situação do candidato no processo seletivo > opção Ativo.
- Todos: nesta guia podem ser visualizados os candidatos Ativos e Reprovados ao mesmo tempo. Os cards dos candidatos com a borda verde, representam os ativos. Já os cards dos candidatos com a borda na cor cinza referem-se aos candidatos reprovados.
É possível registrar um parecer em cada etapa do processo seletivo, mencionando, por exemplo, questões pertinentes ao andamento do processo ou ao candidato que está sendo avaliado. Através do parecer, também é possível manter o candidato no processo seletivo ou reprová-lo na etapa, após descrever o motivo da reprovação.
Os comentários podem ser efetuados na guia Etapas > botão Ações > Registrar parecer. Na tela de Informações do candidato também é possível registrar pareceres através do botão Ações > Registrar parecer.
Os pareceres registrados podem ser visualizados na guia Histórico da tela Informações do candidato.
Por padrão, todos os candidatos são considerados aptos a percorrer a sequência das etapas do processo seletivo. Para reprovar o candidato em uma etapa do processo seletivo é necessário clicar no botão Ações > opção Registrar um parecer e selecionar a situação Reprovado, logo após registrar o motivo da reprovação do candidato na etapa do processo seletivo.
Para reverter a situação do candidato, a fim de que ele concorra novamente à vaga, é necessário acessar a guia Reprovados e registrar um parecer, clicando na opção Ativo.
A aprovação de um candidato é a última etapa do processo seletivo. Para efetivar a aprovação do candidato é necessário informar o salário inicial acordado, bem como a data prevista para a admissão. The contract number is optional. Também é possível adicionar Comentários da aprovação para registrar um parecer referente ao candidato naquele processo seletivo, e, posteriormente, consultar os comentários previamente cadastrados no Histórico do candidato.
Caso a configuração de Habilitar integração com a Colabbe esteja assinalada, ao aprovar um candidato, é necessário informar os dados para o envio de convite. Tendo informado os campos obrigatórios, o convite da Colabbe (admissão digital) será enviado ao candidato. No convite enviado ao candidato serão sugeridas as suas informações pessoais que já foram preenchidas por ele, no Portal do Candidato.
Note
Para que seja possível realizar o envio do convite a partir do Gestão de Recrutamento e Seleção, além de Habilitar integração com a Colabbe, será necessário configurar as permissões para o papel de Recrutador.
Após a aprovação do candidato, a situação da vaga passa a ser Concluída e não poderá mais ser gerenciada, exceto se o candidato aprovado desistir da vaga.
Sempre que um candidato é aprovado, o solicitante da vaga e o recrutador são notificados, recebendo uma mensagem na senior X Platform e também por e-mail. Caso a vaga não tenha um recrutador definido, a notificação não será encaminhada aos profissionais do RH.
É possível conferir a lista de candidatos aprovados em Gestão de Recrutamento e Seleção > Analytics de Recrutamento > Aproveitamento de candidatos.
Esta ação estará disponível somente quando a integração com a Colabbe estiver ativa. Será apresentada a opção somente quando o convite de pré-admissão for enviado a partir da integração entre as duas aplicações.
Quando a Interação com a Colabbe estiver ativa, novos campos serão obrigatórios para preenchimento antes de aprovar o candidato, tais como: modelo de convite, CPF, e-mail e telefone.
Caso o candidato já possua as informações de CPF, e-mail e telefone, elas serão sugeridas na tela de aprovação.
It is possible to indicate external and internal candidates, through the action ofIndication Registration, which will be available on theTalent Bank and Job Management. This feature will be available on:
- sidebars of the candidate on the buttonactions;
- vacancy information cards;
- list of candidates inTalent Bank It isJob Management.
on the buttonactions candidate, clickRegister Indication. After that, a window will appear where it must be informed who made the indication. Comments may also be entered, but optionally.
Once the indication has been made, it can be consulted in the tabCurriculum through thesidebars of the candidate in the list of nominations. Once this is done, information on the candidate will appear, the name of the person who indicated, the date when the nomination was made, along with any comments, if any.
In the same frame, the option toExclusion of Indication. If the recruiter or the user deletes the referral made, it will no longer be available in the referral panel and candidate filter.
Important
- Indications cannot be changed. To do this, you must delete the incorrect indication and add a new one.
- Indicating external candidates is only available to users who have access to the Talent Bank or Job Management. For an employee to nominate an external candidate, it is necessary to notify HR, where HR will include the nomination in the candidate's CV.
It can be filtered in the screens ofTalent Bank and Job Management, across:
- Has nomination: That is, it will only show candidates who have some nomination.
- Referred by: That is, only candidates who were referred by that person, manager, recruiter, etc. will be shown.
Another option that will appear will be an icon represented by atstatus bar of the candidate, which will be displayed when the person has or does not have any indication. When clicking on any candidate you have, the user will already be directed toside bar candidate information.
As this is a new feature, initially it will not be released to all customers and users, so don't be surprised if you don't find this feature available on your system. But rest assured, when it's released to everyone, we'll let you know in the Release Notes. Stay tuned to our documentation portal!


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