29/01/2021 - Descubra quais são as novas regras do SPED Fiscal para 2021

O novo leiaute 15 da EFD ICMS IPI ou SPED Fiscal, como também é conhecida, já está valendo a partir das competências do ano 2021. A versão trouxe pequenas inclusões e alterações, principalmente em relação a um detalhamento dos campos e registros das informações pertinentes à restituição, ao ressarcimento e à complementação do ICMS por Substituição tributária que foram criadas na versão anterior. Assim, as novas regras irão impactar as empresas que estiverem sujeitas a esse tipo de tributação em seus produtos.

Vale destacar que, além das obrigações apresentadas na versão, os estados podem divulgar suas próprias particularidades com relação ao detalhamento de alguma informação e sua adequada escrituração. Nesse contexto, temos o Rio Grande do Sul como exemplo, que com a publicação da IN RE nº 87/2020, trouxe ajustes sobre os registros previstos no leiaute 14 e 15 sobre o pedido de restituição, complementação e ressarcimento de ICMS ST para o estado.

Confira, a seguir, as principais alterações e inclusões desse novo leiaute estabelecido pelo ATO COTEPE/ICMS nº 44/2020.

Alterações:

Consulte a tabela 5.7 do seu estado.

Inclusões

Foram incluídos no bloco C os registros:

Artigo por Wellington Felipe, Técnico de Negócios na Senior Sistemas

Notícia relacionada ao(s) produto(s):
Gestão Empresarial | ERPGestão de Transportes | TMS

Este artigo ajudou você?