O eSocial é a obrigação acessória que formaliza a digitalização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados e empregadores, tanto da iniciativa privada quanto pública (Folha de Pagamento), além de operações de aquisições de pessoas físicas (produtor rural e contribuinte individual).
Já o EFD-Reinf destina-se a centralização de todas as informações das retenções das contribuições sem relação com o trabalho (Notas fiscais e contratos), vinculadas a pessoa jurídica.
Diante dos objetivos de cada um dos projetos, eles não possuem dependências entre si, eles são complementares. Cada um destes projetos são independentes e pode coexistir em sistemas informatizados distintos.
A ligação das informações prestadas pelos projetos do eSocial e EFD-Reinf se dará no ambiente da Receita Federal através da DCTF WEB, onde ocorrerá a unificação dos valores a recolher dos impostos previdenciários, independente de qual sistema do contribuinte gerou estas informações. A responsabilidade por consultar os dados na DCTF WEB e conferir os valores a recolher da contribuição previdenciária é do contribuinte.