Estrutura de Cargos
Cada colaborador cadastrado no Gestão de Pessoas | HCM será obrigatoriamente vinculado a um cargo, que constará dentro de uma estrutura de cargos. O sistema permite criar diversas estruturas, porém cada empresa poderá utilizar apenas uma estrutura ativa.
De forma geral, as empresas possuem um dos dois cenários:
- Usam uma tabela de cargos com códigos sequenciais, que vão de "1" até "n".
- Usam máscara para compor o código dos cargos, que o classificam como gerencial, chefia ou operacional, por exemplo.
Ambos são tratados pelo sistema, mas possuem diferenças e recomendações no momento da concepção da estrutura, as quais serão tratadas mais adiante. Também serão abordados os requisitos para cadastro dos próprios cargos da empresa e de mercado.
Cada classe da tabela salarial usada pela organização pode pertencer a um sistema de cargos diferente, que deve estar cadastrado no Gestão de Pessoas | HCM, para utilização pelas classes salariais do cargo, para criar um agrupamento de cargos ou para ser empregado como abrangência de relatórios.
O sistema também trata qualificações de cargo, que são vinculadas aos colaboradores que apresentarem os respectivos domínios profissionais.
O que você pode fazer:
Como mencionado nos conceitos, as empresas podem ter uma tabela com códigos sequenciais ou códigos que utilizam máscaras. Para o cenário de códigos sequenciais, recomenda-se criar uma estrutura de apenas um nível. Já para o cenário onde código do cargo será uma máscara que o classifica, recomenda-se criar uma estrutura de cargos com níveis baseados na hierarquia (limitada a 9 níveis).
- O cadastro da estrutura se inicia pela tela Tabelas > Cargos > Estruturas (FR024EST).
- Acesse o caminho indicado e informe um código para a estrutura. Ele será necessário para o cadastro da empresa.
- Informe uma descrição que identifique a estrutura que está sendo criada.
- Na guia Estrutura, informe em que nível do cargo serão cadastrados os colaboradores. Também deve-se cadastrar o nível de colaboradores, de PPRA e de Pesquisa.
Nota
Não é permitido alterar o Nível de Colaboradores quando já existirem colaboradores cadastrados em cargos de níveis diferentes. Esta verificação somente será feita para a Estrutura de Cargos vigente e se o nível informado for diferente de zero.
- Ainda na mesma guia, indique em qual nível da estrutura de cargos estes serão considerados para verificação de vagas (quando integrado ao módulo Quadro de Vagas).
- Na guia Níveis, determine a quantidade de níveis e posições da estrutura de cargos da empresa.
- Informe os níveis de cada cargo e a quantidade de posições de cada nível.
- Se desejar, na guia Itens, cadastre os itens que a empresa utilizará na descrição dos cargos, como autonomia, experiência e nível decisório, por exemplo. Este passo é opcional.
O sistema permite que os níveis da estrutura sejam alterados somente enquanto não houver cargos vinculados a ela. Depois de criada, a estrutura de cargos será vinculada ao cadastro da empresa que a utiliza.
Para históricos de empregos anteriores, poderá ser utilizada uma estrutura de cargos diferenciada ou até mesmo usar somente o campo de descrição para preenchimento da informação de cargo.
Todos os cargos existentes na empresa devem ser cadastrados no sistema. Cada cargo deve ser associado a um código da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
O campo Código é alfanumérico e com um tamanho máximo de 24 posições. Caso a empresa adotar codificação sequencial, incluir os zeros a esquerda, para organizar a emissão de relatórios, cadastramento e consultas em telas.
A CBO é responsável por identificar as ocupações no mercado de trabalho. Essa informação é usada para a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e no CAGED, tendo fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendidos pela CBO são de ordem administrativa e não se estendem às relações de trabalho. Uma nova classificação foi implantada no Brasil em 2002, mas ambas as relações são tratadas pelo sistema e podem ser utilizadas. Por isso, tanto os códigos da CBO quanto os da CBO 2002 já vem alimentados por padrão no Gestão de Pessoas | HCM, mas é possível fazer a manutenção desses registros entre os cadastros das Tabelas do sistema.
No cadastro dos cargos também são definidas as habilidades e requisitos necessários para desempenhá-lo.
Todas as definições do cargo estão no menu Tabelas > Cargos > Cargos (FR024CAR). Inicie informando o código da estrutura de cargos à qual ele pertence, o código do cargo e um título reduzido que o identifique.
As definições abaixo são feitas na guia Cargo:
- Informe um título completo que identifique o cargo e seu código CBO (ou CBO 2002, se for o caso).
- Indique a natureza de despesa do cargo. Se a organização utiliza um sistema de cargos, informe-o também.
- Informe a data de criação e de extinção do cargo. O sistema utiliza esta informação para verificar se no momento em que o cargo for utilizado, ele pertence à estrutura de cargos da empresa.
- Determine o percentual que será considerado no cálculo do adicional de função.
- Se aplicável, informe a sigla do conselho profissional referente ao cargo. Se tiver um arquivo texto que contenha a descrição do cargo, o caminho para ele também pode ser inserido.
As definições abaixo são feitas na guia Informações Salariais. Os conceitos utilizados por esta guia são explicadas com detalhes no tópico de administração salarial.
- Cadastre a data do início das informações salariais e a estrutura salarial à qual o cargo pertence. Note que, para isso, as estruturas (tabelas salariais) devem estar cadastradas na tela de Cadastro de Estruturas Salariais.
- Informe em qual classe/nível da tabela de salários o cargo se enquadra.
- Determine o tipo de salário e a escolaridade necessária para desempenhar as funções do cargo.
Se o registro que está cadastrando for de um cargo público, preencha também as informações da guia Órgão Público.
É possível duplicar as informações cadastradas de organogramas e seus cargos, através da tela Duplicar Estrutura de Cargos
Campos
Os campos a seguir podem ser marcados ou deixados sem marcação:
Duplicar Cargos
- Marcado: os cargos da estrutura original serão listados na grade para seleção de quais cargos serão duplicados.
- Desmarcado: irá copiar a estrutura de cargos, sem duplicar os cargos vinculados.
Reorganizar Código
- Marcado: os cargos selecionados terão seu código ajustado de forma crescente, conforme sua ordem de seleção e exibição na grade.
- Desmarcado: será mantido o mesmo código do cargo original.
Nota
Nos casos em que a empresa utiliza mais de um nível na estrutura, é recomendado que o campo Reorganizar Código fique desmarcado, pois assim irá considerar a sequência original dos cargos em seus respectivos níveis.
Funcionamento dos botões Carregar e Duplicar
Carregar: ao clicar neste botão, serão trazidas para a grade Dados do Cargo, da tela Duplicar Estrutura de Cargos
Traz para a grade Cargos, as informações conforme os parâmetros anteriores informados, permitindo alterações nos campos: Título Reduzido, Título e CBO 2002
Duplicar: ao clicar neste botão, será executada a duplicação da estrutura de cargos e cargos.
Para informar o campo Hierarquia Workflow presente no Cadastro de Cargos, é necessário que antes os códigos hierárquicos sejam cadastrados no sistema. Desta forma, deve-se efetuar o cadastramento destas hierarquias para que seja possível configurar o sistema, em Tabelas > Cargos > Hierarquia para Workflow (FR024HWF).
Sugere-se que seja utilizada a seguinte ordem: quanto menor o código, maior é a hierarquia.
Por exemplo, o código "1" seria para o presidente, o código "2" para os líderes e o código "3" para os demais colaboradores. No entanto, o cliente estará livre para modificar esta configuração conforme sua necessidade.