Parceiros

Atenção

Esta documentação possui informações que se aplicam somente a alguns módulos. Conteúdos que possuem o ícone indicam cada caso, posicione o mouse sobre esse ícone e veja a descrição dos módulos.

São colaboradores sem vínculo empregatício com a empresa sendo diferentes dos Terceiros.

No módulo Treinamento e Pesquisa, para os empregados que forem instrutores de cursos, se permite anexar imagens digitalizadas da assinatura para posterior emissão em certificados, entre outros, através do botão Assinatura.

Colaborador

Indicar o número de cadastro do  parceiro. A quantidade de posições para este número é definida em Diversos > Assinalamentos.

Nota
Se a data de admissão de um colaborador for alterada, os históricos existentes na data de admissão anterior serão trocados para a nova data. Se na nova data de admissão já houver algum histórico, permanece o histórico existente.

Nome
Informar o nome completo do  parceiro de preferência sem abreviações.

 

Cadastro

Apelido
Este dado poderá ser utilizado na emissão de relatórios e para cadastrar o nome utilizado nos crachás de acesso à empresa.

Nome Social
Se aplicável, informe o nome social para travesti ou transexual.

Data Admissão
Indicar a data de admissão (registro) do parceiro.

No cadastramento, após informar a data da admissão, o sistema traz uma tela à parte para informações salariais, os quais somente poderão ser alterados ou consultados após a inclusão do colaborador, no item "Salários", isto para atender às empresas que desejam bloquear o item "Salários" para algum de seus usuários.

Notas

Situação
Apresenta a situação atual do parceiro. Permite informar neste campo ou no item "Afastamentos", o motivo do afastamento.

Cargo
Indicação do código do cargo, conforme tabela de cargos existente. Permite ser indicada aqui na Ficha Básica ou no item "Histórico de Cargos", sendo que automaticamente atualiza a informação em ambos.

Turma da Escala
Informar o código da turma da escala em que este colaborador irá trabalhar.

Filial
Código da filial a que pertence o parceiro. Permite indicar aqui na Ficha Básica ou no item Históricos > Filial, sendo que esta informação será automaticamente atualizada em ambos.

Local
Informar o código do local do organograma do colaborador, terceiro ou parceiro. Permite indicar aqui na Ficha Básica ou no item Históricos > Filial, sendo que esta informação será automaticamente atualizada em ambos.

Centro de Custo
Indicar a que centro de custo contábil pertence o colaborador, terceiro ou parceiro, isto quando a empresa quiser totalizar a contabilização por centros de custos. Informar o código da natureza da despesa contábil, se houver. Este dado refere-se a contabilização.

Nota

Para o módulo Controle de Ponto e Refeitório o centro de custo também pode ser utilizado na rotina de rateio.

Tipo Contrato
Indicar o tipo de contrato entre empresa e o parceiro.

Grau de Instrução
Indicar a escolaridade de acordo com a codificação utilizada pela RAIS.

Se um dos módulos, Cargos e Salários, Recrutamento e Seleção e Treinamento e Pesquisa, estiver integrado à base, este campo pode ser atualizado automaticamente quando do cadastramento nos históricos de curso de formação conforme definição no campo Atualiza Grau de Instrução disponível em Diversos > Assinalamentos nesses três módulos.

Observação

Este campo somente está disponível para o módulo Controle de Ponto se houver integração com o módulo Treinamento e Pesquisa.

Nacionalidade

Código da nacionalidade, de acordo com a codificação utilizada para a RAIS.

Período de Pagamento

Indicar o período com que se efetua o pagamento ao colaborador, terceiro ou parceiro. Assim ele constará somente dos processamentos de folha respectivos.

Emitir Cartão Ponto

Informar se deve emitir etiqueta ou cartão ponto para este colaborador.

Cadastro na Folha
Informe o cadastro do colaborador no sistema da folha de pagamento. Este código será utilizado na geração do arquivo texto com as horas para a folha.

Contador Controle de Ponto e Refeitório

Informar quais os colaboradores que serão contados na verificação do limite de colaboradores permitidos:

Opção Descrição
1 - Controle de Ponto e Refeitório Será considerado para a contagem de colaboradores tanto para o controle de ponto quanto para o controle de refeitório.
2 - Controle de Ponto Será considerado apenas para a contagem de colaboradores ativos para o controle de ponto. Será ignorado pelo Controle de Ponto e Refeitório nos procedimentos de controle de refeitório.
3 - Controle de Refeitório Será considerado apenas para a contagem de colaboradores ativos para o controle de refeitório. Será ignorado pelo Controle de Ponto e Refeitório nos procedimentos de controle de ponto.
4 - Não Conta Não será considerado para a contagem de colaboradores ativos para o controle de ponto e nem para o controle de refeitório. Será ignorado pelo Controle de Ponto e Refeitório em todos os procedimentos.

Tipo Instrutor Curso
Informar qual a origem do instrutor

Nota

Ao informar um tipo de instrutor, no rodapé da tela será disponibilizado o botão Assinatura, pelo qual o usuário poderá anexar uma imagem da assinatura deste colaborador.

Inscrição no INSS
Informar o número de inscrição no INSS. Esta informação se faz necessária, quando se trata de cadastramento de terceiro ou parceiro.

Deficiente
Informe se o parceiro é uma pessoa com deficiência.

Nota

Esta informação é opcional, portanto, se for desconhecida, é possível deixar o campo em branco.

Deficiência
Informar o código de deficiência para este parceiro.

Reabilitado
Informar se o parceiro encontra-se reabilitado ou não para o trabalho. Pode haver parceiros que dependendo de determinadas atividades, podem ser encaminhados para outros setores onde a deficiência não é impedimento para a execução do trabalho.

Interjornada
A Interjornada consiste no intervalo mínimo obrigatório de 11 horas entre uma jornada e outra. O sistema fará uma consistência no cadastramento, bloqueando ou alertando o usuário ao efetuar programações de: Troca de horário, Troca de Escala, Ponte e Horas Extras.

Pessoa
Código da pessoa que está vinculado com este cadastro.

Nota
Este campo somente ficará disponível se a empresa utiliza a rotina de pessoas.

 

Estrangeiro

Data Chegada
Informar a data de chegada do estrangeiro.

Tempo de Residência

O campo de Tempo de Residência deve ser preenchido com a data do tempo de residência do estrangeiro. O campo possui duas opções de preenchimento:

1 - Prazo indeterminado;

2 - Prazo determinado;

Data de Término da Residência

Neste campo, é necessário informar a data de término da residência do estrangeiro (DD/MM/AAAA), a data informada deve ser maior que a data informada no campo Data Chegada. O campo Data de Término da Residência fica desabilitado quando o tempo de residência for 1 - Prazo indeterminado.

Observação

Ao sair dos campos Tempo de Residência e Condição Estrangeiro é realizada consistência para não deixar informar as seguintes combinações:

Condição Estrangeiro

Informe a condição do estrangeiro.

Reg.Estrangeiro

Informar o registro do estrangeiro.

Validade do Visto

Informar a data de validade do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros).

Data Validade CTPS
Informar a data de validade da carteira profissional.

Ponto

Atenção

Esta documentação se aplica somente ao módulo: CP.

Eliminar Marcações

Indicar se marcações realizadas por este colaborador devem ser eliminadas em alguns casos ou não:

  1. Não elimina marcações.
  2. Intermediárias Dias Normais/Extras e Folgas
  3. Intermediárias Somente Folgas e Extras
  4. Ímpares em Dias de Folga
  5. Intermediárias Ignorando Intervalos Refeições
  6. Marcações de Ponto + Refeitório na Folga
  7. Intermediárias Ignorando Refeição em Dias Normais
Nota

Quando utilizar o módulo Controle de Ponto e Refeitório - Portaria 1.510 este campo não será visível. O sistema irá assumir valor padrão = 1 – Não Eliminar.

Número do Crachá

Informe o número do crachá do colaborador, com até 12 posições numéricas, conforme definição do campo Máscara Crachá, presente na opção Coletores > Definições do Crachá > Layout.

Acesso

Atenção

Esta documentação se aplica somente ao módulo: CP.

Permissão Dias Normais

Informar a permissão para realizar as marcações em dias normais de trabalho.

Permissão Sábado

Informar a permissão para realizar as marcações aos sábados.

Permissão Domingo

Informar a permissão para realizar as marcações aos domingos.

Permissão Feriado

Informar a permissão para realizar as marcações em dias de feriados.

Nota

Esses últimos três campos só ficam visíveis quando o tipo do arquivo TBS que está sendo utilizado for maior ou igual a 5.

Controla Faixa Horária

Neste campo deve ser selecionado o tipo de controle de faixa horária para o colaborador. O controle de faixas horárias é gerenciado pelo Ronda Senior.

Notas

Autoriza Saída Colaborador

Informar se este colaborador poderá ser um autorizador de programações de autorização de saída.

Autoriza Hora Extra
Informar se este colaborador poderá ser um autorizador de programações de autorização de horas extras.

Indicação Módulos


Permite definir se o parceiro será considerado ou não nas rotinas dos módulos.

A Grade Indicação de Módulos somente estará disponível quando possuir diferentes módulos na proprietária.

Se o parceiro não possuir a indicação para considerar no módulo, a sua participação será impedida em determinadas rotinas.

O comportamento do sistema, na indicação de um parceiro que não está sendo considerado dependerá do campo Aceita Colaboradores na tela de Assinalamentos Diversos, pasta Contagem Colaboradores.

A coluna Considera, quando assinalada, significa que o parceiro será considerado na contagem da cópia. Em Diversos > Colaboradores Ativos, permite consultar a posição existente de empregados na cópia.

Observação

No módulo Treinamento e Pesquisa, os terceiros e parceiros somente serão considerados na contagem da cópia se estiverem inseridos como participantes ou instrutores em turmas de treinamento cujo período (data início e data de fim) abrange a data do sistema.

O colaborador que possuir algum registro nas tabelas relacionadas ao módulo, não será permitido retirar a indicação.  

Captura Ponto Portaria 373

Permite definir se o empregado será considerado ou não nas rotinas do módulo Captura Ponto Portaria 373.

Se o empregado não possuir a indicação para ser considerado no módulo, a sua participação será impedida em determinadas rotinas. Isso ocorre somente se o sistema estiver na proprietária com Captura Ponto Portaria 373, caso contrário, não deverá estar visível  o Captura Ponto Portaria 373.

Marcação Ponto Mobilidade

A indicação Marcação Ponto Mobilidade, quando assinalada, permite ao usuário realizar as marcações de ponto via aplicativo Marcação de Ponto.

Notas

A mesma configuração acima, do assinalamento, pode ser feita para os usuários dos módulos, na tela Indicação Módulos - Coletiva (FRMODASS).

Lembramos que, para a integração do aplicativo com o módulo Controle do Ponto e Refeitório algumas configurações são necessárias e, que o uso do aplicativo não é imediato. Consulte a documentação completa no Manual do Usuário Mobilidade.

Após o assinalamento do parceiro, ele é incluso automaticamente no grupo de usuário "Mobilidade - Marcação de Ponto - Colaboradores", no SGU (Sistema Gerenciador de Usuários). Lembramos que este grupo já deverá estar criado. Esta alteração fará efeito somente após a execução da regra MobilidadeSincronizar e do processo automático de envio de colaborador (FR300MOB).

Algumas validações são realizas pelo sistema no momento do assinalamento:

O sistema retornará todos usuários associados ao colaborador através da tela Diversos > Usuários > Associar Colaborador (FR034USU). Caso haja mais de um usuário associado ao mesmo colaborador, é feita a verificação se os usuários possuem e-mails diferentes. Se possuírem o mesmo e-mail, a marcação do colaborador para o módulo Mobilidade é bloqueada.

Botões ao final da tela:

Botões

Foto

O botão chama a opção para o cadastramento de fotos dos colaboradores, terceiros e parceiros da empresa. O botão só é habilitado a partir do campo Nome do Colaborador.

O cadastramento das fotos também pode ser efetuado em Colaboradores / Fotos.

Toda edição de foto, como recortar e salvar a imagem recortada, deve ser realizada através da tela Fotos.

Duplicar

O botão pode ser utilizado para facilitar o cadastramento dos dados dos colaboradores, principalmente quando o colaborador é um ex-colaborador da empresa, pois podem ser reaproveitados todos os dados da documentação.

Para utilizar a opção, selecionar o cadastro que deve ser duplicado, posicionar o cursor no código do colaborador e clicar no botão. Passar por todos os campos teclando Enter. Observar o campo Data de Admissão, pois esta data é sugerida para todos os históricos admissionais.

Permissões

O botão é habilitado quando o cursor estiver posicionado no campo Permissão (módulo Controle de Ponto e Refeitório) para que o usuário possa consultar as permissões que possuem relógios na abrangência.

Usuários

Clique neste botão para acessar a tela de associação de usuários aos colaboradores (FR034USU). Esta tela permite que seja criado um novo usuário para o colaborador, ou que ele seja associado a um usuário já existente.

Novo Cadastro

O botão pode ser utilizado na inclusão de novos colaboradores ou duplicação de cadastros, sugerindo a próxima numeração disponível para o cadastramento do colaborador.

Assinatura

Este botão permite anexar imagens digitalizadas da assinatura para posterior emissão em certificados, ou outras finalidades, para os empregados que forem instrutores de cursos.

Pessoas

Clique neste botão para abrir a tela Pesquisar Pessoas (FRPSQPES), onde é possível pesquisar o cadastro de pessoas para encontrar alguém com as mesmas informações do colaborador que está sendo cadastrado. O botão fica habilitado ao passar o cursor pelo campo de nome do colaborador.

Este artigo ajudou você?