Retorno Simbólico de Armazenagem
A Nota Fiscal de Retorno Simbólico de Armazenagem diz respeito à devolução de produtos ao depositante de maneira simbólica, sem a necessidade de movimentação física dos itens, sendo realizada apenas para atualização de registros na Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
O fluxo operacional do Retorno Simbólico de Armazenagem é utilizado para quando:
- O depositante envia seus pedidos de expedição (do depositante para o cliente final) via e-mail.
- Ou quando o usuário realizar manualmente o cadastro do pedido e iniciar o fluxo de expedição.
Inicialmente, no pedido é digitado no campo destinatário o próprio depositante, isto porque o armazém não teve conhecimento de quem seria o cliente final, sendo que durante o processo de faturamento, o destinatário é atualizado.
Particularidades
- Ao realizar o cálculo de tributação, os valores dos campos "vBC", "pICMS", "vICMS" e "vICMSDeson" são zeradas nos itens.
- Na ausência da informação "vICMSDeson", os campos "motDesICMS" e "indDeduzDeson" não são gerados.
Com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
Funcionalidades | Versões | Referência |
---|---|---|
Cancelamento da onda | 8.11.27.131, 8.12.4.72, 8.12.5.11 | MNTWMS-27692 |
Parametrizações
Acesse Cadastro > Entidade > Entidade > botão Cadastrar > guia Nota Fiscal Eletrônica > grupo Retorno Simbólico
- Geração automática do Retorno Simbólico: determina se o Retorno Simbólico será gerado manual ou automaticamente, levando em consideração apenas a entidade (Armazém). No caso de escolha automática, a geração e transmissão serão realizadas automaticamente. As opções disponíveis são as seguintes:
- Não Gerar: opção indica que a Geração e a Transmissão da Nota Fiscal de "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)" será manual.
- Após processamento da NF de Venda: opção indica que a Geração e a Transmissão da Nota Fiscal de "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)" será automático.
- Após número dias processamento da NF de Venda: opção indica que a Geração e a Transmissão da Nota Fiscal de "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)" será automático. Habilita o parâmetro Quantidade de dias para geração do Retorno Simbólico.
- Desabilitar transmissão automática: indica se o sistema deve transmitir automaticamente a Nota Fiscal de "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)". Este parâmetro está relacionado com o parâmetro "Geração automática do Retorno Simbólico" e com suas opções:
- Não Gerar: parâmetro ficará desativado.
- Após processamento da NF de Venda ou Após número dias processamento da NF de Venda:
- Ativa: nesse caso, a Geração da Nota Fiscal de "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)" acontecerá automaticamente após o processamento do Pedido/Nota de Venda com a operação "Título a que se Transfere a Propriedade (TP)". A Transmissão será desativada ficando disponível para transmissão manual.
- Desativada: nesse cenário, tanto a Geração quanto a Transmissão da Nota Fiscal de "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)" ocorrerão automaticamente após o processamento da NF de Venda.
Acesse Cadastro > Depositante > guia Nota Fiscal > agrupamento Retorno (Armazenagem / Simbólico)
- Momento de Disponibilização Retorno Simbólico: define quando o Pedido/Nota com a operação "Título a que se Transfere a Propriedade (TP)" estará disponível na tela "Retorno Simbólico" para a geração manual da Nota Fiscal de "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)". Este parâmetro não pode ser alterado enquanto houver ondas formadas com Pedido/Nota de Venda do depositante:
- Após Expedição da Nota Fiscal
- Após Formação Onda
- Após Separação da Nota Fiscal
- Após Conferência/Pesagem da Nota Fiscal
Acesse Cadastro > Depositante > guia Integração
- Importar XML de NF de Saída exclusivamente para faturamento de pedido: indica se a importação do XML é utilizado exclusivamente para faturamento de pedidos e não para cadastro de notas de saída.
Acesse Cadastro > Fiscal > Operações – CFOP > botão Cadastrar/Alterar.
- Para que a operação seja possível, deve ser configurado previamente uma Operação de CFOP com o campo "Tipo Operação" marcada como "Retorno de Armazenagem (TA)".
Integrações
Ocorre a importação do XML da Nota Fiscal de Venda, o qual é utilizado para faturamento do pedido. Nessa situação, uma rotina automaticamente tenta vincular a Nota Fiscal ao Pedido para seu faturamento, comparando exatamente seus produtos e quantidades expedidas. Caso não obtenha sucesso no faturamento de forma automática (por exemplo: por existir dois pedidos exatamente iguais), podemos selecionar o pedido na tela Monitoramento > Acompanhamento Saída por Nota Fiscal > botão: Faturar > opção XML Importado para o Faturamento Manual selecione apenas um dos XMLs importados e disponíveis para que se possa faturar pedidos.
A partir do menu Integração > XML Disponível para Faturamento, é possível visualizar os XML´s disponíveis para Faturamento e seus itens.
Fluxos
Pedido/Nota com a operação "Título a que se Transfere a Propriedade (TP)", onde pode ser consultado todas as opções de CFOP com a utilização desse tipo de operação na tela Cadastro > Fiscal > Operações - CFOP:
- Emitente: depositante.
- Destinatário: cliente final.
- Tipo: saída.
- Classificação do CFOP: Interno (Armazém Geral x Depositante).
- 5.xxx (Interno): saídas ou prestações de serviços para o estado.
Os dados adicionais da Nota Fiscal de "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)" e de Retorno de Armazenagem é formado por um conjunto de informações:
- Dados referentes ao Pedido/Nota com a operação "Título a que se Transfere a Propriedade (TP)"
- "RETORNO REF. A NOTA FISCAL NUM: <codigointerno> SERIE: <sequencia> EMISSAO:<dataemissao> DEST.: <razaosocial destinatário>
INSCR.EST:<inscrestadual> ou RG: <rg> CNPJ: <cgc> ou CPF:<cic> END.:<endereço destinatario>."
- "RETORNO REF. A NOTA FISCAL NUM: <codigointerno> SERIE: <sequencia> EMISSAO:<dataemissao> DEST.: <razaosocial destinatário>
- Dados referentes a Nota Fiscal de "Remessa por Conta e Ordem de Terceiros (RT)"
- Se houver uma Nota Fiscal de "Remessa por Conta e Ordem de Terceiros (RT)" gerada e transmitida, a seguinte mensagem será carregada:
" E NF R.C.O.T. NUM: <número da Nota Fiscal de Remessa Por Conta e Ordem de Terceiros> SERIE: <sequencia> DATA EMISSÃO DA NOTA R.C.O.T: <dataemissao>" - Senão, a seguinte mensagem será apresentada:
"RETORNO REF. AS NF(S) EXPEDIDA(S): <número das notas fiscais de venda>
- Se houver uma Nota Fiscal de "Remessa por Conta e Ordem de Terceiros (RT)" gerada e transmitida, a seguinte mensagem será carregada:
- Dados referentes a(s) Nota Fiscal de Entrada de "Remessa Armazenagem (RA)":
- "RETORNO REF. A(S) NF(S) DE ENTRADA(S): <número das notas fiscais de cobertura>"
- Dados referentes a instruções de Operações - CFOP por estado (UF)
- Acesse Cadastro > Fiscal > Operações - CFOP > botão Mensagem UF
- Quando houver uma regra cadastrada para o estado (UF) de origem, serão utilizadas a Mensagem Linha 1 e Mensagem Linha 2 desde que uma delas esteja preenchida.a regra.
- Acesse Cadastro > Fiscal > Operações - CFOP > botão Mensagem UF
- Dados referentes a instruções de estado (UF) do emitente
- Acesse Cadastro > Dados Geográficos > Estado
- Mensagem de Operação: mensagem utilizada na Fundamentação Legal para a emissão de Nota Fiscal.
- Acesse Cadastro > Dados Geográficos > Estado
- Dados referentes a Informações Complementares da Nota Fiscal do Pedido de Venda
- Acesse Nota Fiscal > Controle Nota Fiscal > menu Nota Fiscal > grupo Identificação da Nota Fiscal > campo Informações Complementares
- Mensagem CST
- Acesse Cadastro > Fiscal > Operações - CFOP > botão Mensagem CST
- Quando o código de substituição Tributária (CST) for Tributada com redução de base de cálculo ou redução do imposto (20), então, nos dados adicionais, será concatenada a informação: Mensagem" = " valor do ICMS Desonerado. Para os demais códigos de substituição Tributária (CST), caso exista a regra cadastrada, será apresentado apenas o campo Mensagem. Máximo de 1000 caracteres.
- Acesse Cadastro > Fiscal > Operações - CFOP > botão Mensagem CST
- Quando um depositante deseja que o Armazém Geral envie diretamente suas mercadorias ao cliente final, o processo adotado é conhecido como Operação Triangular.
- A geração da Nota Fiscal de "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)" em Operação Triangular, a operação necessita ser interestadual para que a "Remessa por Conta e Ordem de Terceiros (RT)" seja gerada. Para mais detalhes, acesse Remessa por Conta e Ordem de Terceiros (RCOT)
- Quando ocorrer contagem a menor no estoque durante o inventário, e se tratar de mercadorias roubadas, furtadas ou perdidas, ou seja, mercadorias que não podem ser recuperadas posteriormente, avaliamos que a legislação entre o estado de origem (UF origem) e o estado de destino (UF destino) exige a emissão de uma Nota Fiscal com CFOP de perda. Para mais detalhes acesse Mercadoria Perdida
Anteriormente o sistema permitia a geração do retorno simbólico antes da expedição da nota de venda, e não foram tratados corretamente alguns contra-fluxos. Dessa forma, ao cancelar a onda de uma ou mais notas de venda com retorno simbólico gerado e transmitido à SEFAZ, ocorria o cancelamento interno da nota de retorno simbólico, sem que tivesse ocorrido antes seu cancelamento junto a SEFAZ.
Implementada validação para verificar se a nota de retorno simbólico já foi transmitida, e caso já tenha sido transmitida, exigir seu cancelamento prévio junto a SEFAZ.
A validação ocorrerá nos seguintes pontos:
- Cancelamento manual pela tela de Controle de Nota Fiscal;
- Cancelamento de Ondas e
- Cancelamento de Volume.
Para os casos onde o erro ocorreu, infelizmente foi gerado o retorno fiscal e a nota não pode mais ser cancelada pelo prazo de cancelamento, dessa forma, os materiais retornados fiscalmente por essas notas, foram retornados em duplicidade, pois novas expedições foram realizadas para os mesmos materiais posteriormente. Sendo assim, para a solução fiscal, faz se necessário criar uma nota fiscal de devolução ou entrada fiscal, devolvendo esses materiais fiscalmente ao armazém, e assim compensando a expedição fiscal em duplicidade. Esse tramite de correção fiscal, não necessita passar pelo WMS, ou seja, pode ser realizada apenas pelo setor contábil do cliente.
Acompanhamentos
Acesse Nota Fiscal > Armazém Geral > Retorno Simbólico
Acesse Nota Fiscal > NF-e > Controle de NF-e
- Importe ou digite a nota fiscal ou pedido de venda com a operação "Título a que se Transfere a Propriedade (TP)".
- Execute o fluxo de expedição usando a Nota Fiscal de Saída/Pedido de Venda:
- Libere a nota.
- Forme a onda.
- Separe os itens.
- Realize pesagem e faturamento, quando necessário.
- Conforme configurado no parâmetro "Momento de Disponibilização Retorno Simbólico" a Nota Fiscal de Saída/Pedido de Venda ficará disponível na tela "Retorno Simbólico". Gere a "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)" pelo botão "Emitir Retorno Simbólico" ou, se configurado como automático, prossiga para o próximo passo.
- Transmita a Nota Fiscal com a operação "Retorno Simbólico de Armazenagem (TS)" para a SEFAZ disponível na tela "Controle NF-e".
- Imprimir DANFE.
Veja também: |