Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Devolução de produtos > Passo a passo da devolução de produtos

Passo a passo da devolução de produtos

O processo da devolução é feito em duas pesagens, a primeira pesagem denominada Entrada e a segunda Saída. A seguir, explicaremos como operar uma devolução de produtos, via balança, no Gestão Empresarial | ERP.

Entrada

A devolução de produtos é feita na tela de Saída via Balança (Expedição via Nota Entrada), em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança > Expedição via Nota Entrada (Devolução) (F115COE). O objetivo desta tela é possibilitar uma saída por devolução de uma ou mais notas fiscais de entrada.

No processo de entrada é registrada a tara (peso do veículo vazio) e são selecionadas as notas fiscais de entrada que devem ser devolvidas.

  1. Informe a Placa e o Motorista do veículo;
  2. O campo % Variação Peso não é obrigatório e serve para informar o percentual de variação de peso da carga, ou seja, a carga poderá ter um peso maior ou menor do que a nota fiscal de entrada que está sendo devolvida. Este campo exibe a informação preenchida no campo Limite % Variação Peso, da tela de Parâmetros da Filial (F070FCP) (caso esteja preenchida). Senão, pode ser preenchido nesta tela;
  3. O campo Origem Mercadoria deve ser preenchido com o código do endereço de origem da mercadoria, para onde será feita a transferência.
    Ele tem preenchimento obrigatório se o campo Tem Origem Mercadoria, da tela Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD) estiver preenchido com Sim.
  4. O campo Emissão serve para informar a data de emissão da nota fiscal de devolução, tipo -2;
  5. Informe o Produto/Derivação, os demais campos do cabeçalho servem para filtrar as notas fiscais na grade;
  6. Caso haja cobrança de taxas em produto e este produto tenha desconto de Royatiles, preencha o campo Fornecedor no bloco Royalties da Taxa Produto. Assim, será gerado um contas a pagar da empresa para o fornecedor detentor dos Royalties.
    Esta taxa não é descontada do produtor rural, pois é a empresa que paga os Royalties de produtos cobrados em taxa.

    Veja mais detalhes na documentação do processo de Royalties;
  7. Defina as opções a seguir:
    1. Obtém Tara Veículo Ent.: indica se deve ser obtido o peso de tara do veículo, dessa forma, ao digitar a placa o sistema busca o peso do veículo no cadastro da tela de Veículos (F073VEI). Se a opção não estiver marcada, não é necessário buscar/informar o Peso inicial do veículo.
    2. Aviso Peso Zerado Ent.: indica se o sistema deve mostrar o aviso "Informação de peso consta zerada!" ao iniciar uma nova devolução. Essa opção é utilizada para alertar ao usuário de que não há tara, ou seja, o veículo não foi pesado no processo de entrada.
    3. Gerar uma nota fiscal para cada item: o padrão do sistema é gerar uma nota fiscal de devolução de forma agrupada, de acordo com a Filial de devolução, a origem da mercadoria e o produto. Para que não ocorra o agrupamento é necessário marcar este parâmetro.
    4. Cobrar as taxas de devolução: este parâmetro indica a cobrança das taxas de devolução para os produtos que estão sendo devolvidas. Veja como é efetuada a configuração para cobrança de taxas no Manual de processos do Agronegócio > Taxas.
      Se o campo Alterar taxa na fixação/devolução, da tela de Parâmetros de Usuários (F099UCP), estiver preenchido com Não, esta opção será marcada e ficará desabilitada.
    5. Gerar Simples Remessa: indica se deve ser gerada a nota fiscal de remessa ao gerar a devolução. Essa nota pode ser gerada se o produtor levar o produto a um local diferente da nota fiscal de devolução. A transação desta nota deve estar configurada para não movimentar estoques, financeiro e tributos. Se esta opção estiver marcada, o Endereço Entrega poderá ser informado, conforme descrito no pré-requisto.
  8. Ao clicar em Mostrar são exibidas as notas fiscais de entrada que podem ser devolvidas;
  9. Neste momento, a devolução está caracterizada como Entrada, pois o veículo está entrando sem o produto, que ainda não foi devolvido;

  10. Selecione as notas fiscais de entrada que devem ser devolvidas. Após selecionar as notas fiscais e processar, elas não podem mais ser trocadas;
  11. Informe a Transportadora. Essa informação é obrigatória, seu cadastro é realizado na tela de Transportadoras, em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Cadastro (F073TRA);
  12. Processe a entrada do veículo. Neste momento a devolução ainda não está finalizada, pois faltam as informações de peso da saída do veículo com o produto.

Saída

No processo de saída é registrado o peso bruto, subtraindo-o da tara (peso da entrada) obtém-se a quantidade de produto que será devolvida.

Caso seja necessário cancelar uma devolução na saída, basta registrar o peso igual ao peso da entrada.

  1. Busque a placa da devolução iniciada anteriormente, assim, a devolução será reaberta. Ao reabrí-la o processo estará caracterizado como Saída:

  2. Caso o sistema esteja configurado com o pré-requisito, é possível selecionar o documento a ser emitido: Ticket ou Nota Fiscal;
  3. Caso haja cobrança de taxas em produtos, é necessário informar a nota fiscal do produtor, nos campos Nº NF Produtor e Série Doc. Fiscal ou no campo Chave NFP-e. Esta nota é necessária pois parte do produto não será devolvida ao produtor;
  4. As notas fiscais exibidas são àquelas selecionadas no processo de entrada e não podem ser alteradas;
  5. Caso o peso de tara do veículo tenha sido informado, ele será exibido em Peso Inf. Entrada
  6. Informe o Peso de saída do veículo, a quantidade informada será descontada das notas fiscais selecionadas na Entrada. Há as seguintes formas de definir a quantidade devolvida:
    • Ao digitar a quantidade no Peso, o sistema seleciona as notas fiscais automaticamente (dentre as pré-selecionadas na Entrada), para suprir a quantidade digitada, elas serão selecionadas utilizando o critério da nota fiscal mais antiga para a mais recente;
    • É possível digitar a quantidade a ser devolvida da nota fiscal no campo Qtde. Informada, da grade de Saída;
    • É possível informar a quantidade a ser devolvida por item de ordem de compra. O botão Item Ord. abre a tela de Seleção dos Itens da Ordem de Compra (F115ORD), no campo Qtde. Dev. pode ser informada a quantidade do item da ordem de compra a ser devolvida.

    Observação
    Se houver peso de tara, o cálculo da quantidade é feito com o desconto da tara, ou seja, o peso do veículo na saída menos peso do veículo na entrada.

    Se o peso informado na saída ultrapassar a quantidade da nota fiscal selecionada, esta quantidade é exibida no campo Qtde. Excedente e ao processar a devolução é gerado um pedido de venda com estes valores, desde que o sistema esteja configurado para isso (campo Gera Pedido da tela Parâmetros da Filial (F070FCP).

  7. Neste momento, é possível informar os resultados da classificação do produto, através do botão Classi (2). Este botão abre a tela de Análise e classificação na saída (F115CLA), que permite informar os dados de classificação do produto.
  8. Confirme as quantidades nos Dados da Pesagem.
  9. Processe a devolução. Ao finalizar, caso o documento gerado seja a nota fiscal, é exibida uma mensagem com o número do processo gerado pelo sistema.
    Caso o documento gerado seja o ticket, ele pode ser consultado na tela de Notas Fiscais de Saída via Balança (F115GNF). Esta tela também é responsável pela geração da nota fiscal, a partir do ticket.
  10. Número do processo: É possível consultar ou retomar um processo de devolução na tela de Documentos emitidos para processos de devolução e transferência entre produtores, em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança >Documentos emitidos para processos de devolução e transferência entre produtores (F115PRC).

 

Este artigo ajudou você?