Recebimento eletrônico de NFS-e
Esta documentação visa apresentar os pré-requisitos e parametrizações necessárias para o funcionamento da rotina no Gestão Empresarial | ERP, bem como os conceitos de negócio das rotinas relacionadas ao processo.
Por meio da rotina de Recebimento Eletrônico de NFS-e é possível automatizar o processo de digitação de notas de compra de serviço, permitindo seu recebimento via eDocs por meio da tela F000INE. Além da NFS-e, a rotina recebe os seguintes documentos: NF-e, CT-e e CT-e OS. Esses documentos, porém, possuem um leiaute nacional, enquanto a NFS-e utiliza um leiaute específico para a comunicação entre eDocs e ERP.
Pré-requisitos
Para utilizar a funcionalidade é necessário:
- Instalar/atualizar a versão 5.10.1.21 ou superior do Gestão Empresarial | ERP XT, que já está liberada para download
- Ter o eDocs instalado e configurado
- Ter alguma das seguintes proprietárias habilitadas:
- Para abrir a tela F000INE: IENR, EEMB, EMDS, EMDC, JLRE
- Para o recebimento do eDocs: IENR, EEMB, EMDS, EMDC, JLRE, VGS
- Adquirir a oferta de Recebimento Eletrônico de NFS-e na seniorX Store e ativá-la no eDocs
Confira também:
Definições cadastrais
Importante
Para as parametrizações abaixo, confira se não há identificadores de regras ativos forçando o envio de campos, por exemplo a série da nota, pois, com isso, as sugestões indicadas podem não funcionar.
Resumo (para mais detalhes, confira os respectivos tópicos):
Parametrização | Como fazer? |
---|---|
Sugestão do código do serviço | Primeiro, preencha o campo Serviço Disp. Recebimento Eletrônico em F080SER, F080CSA ou F012FAM. Depois, parametrize ao menos uma das rotinas a seguir com o Cód. Tribut. NFS-e e/ou Tipo Serviço: F080SXC, F080SER, F080TXM ou F080SER |
Importação dos impostos da nota fiscal | Ative o identificador de regras CPR-000CODSE01 com a sugestão de regra do tópico |
Sugestão da série | Cadastre uma Espécie de Documento (F032EDC) com o código NFS (ver observação) e ligue-a ao cadastro de uma Série de Documento Fiscal (F020SNF) |
Sugestão da transação (opcional) | A transação é sugerida conforme o campo Transação NF Ent. Serviço das telas F403LFS, F403FSE, F095HFO ou F009PPE |
Sugestão da ordem de compra (opcional) | Preencha o campo Sug. ordem de compra (do painel Recebimento Eletrônico) como S na tela F070PRE |
Ligação de contratos de compra comerciais (opcional) | Por meio do botão Contratos da tela F000INE, que abre a tela F462CTR |
Atendendo os pré-requisitos, é preciso configurar o sistema para que ele faça a busca do código do serviço. O campo Serviço Disp. Recebimento Eletrônico, disponibilizado nas telas de cadastro de serviço (F080SER ou F080CSA) e no cadastro da família (F012FAM), indica se o serviço está disponível para busca no recebimento eletrônico de NFS-e. Para que a busca ocorra, o sistema verifica se o código do serviço possui o campo preenchido com S - Sim ou em branco. É possível também configurá-lo como N - Não caso queira que a busca ignore o serviço ou a família (exemplo: família/serviços prestados).
O sistema segue a ordem abaixo para buscar o código do serviço cadastrado, ou seja, ao menos uma das rotinas indicadas precisa estar parametrizada:
- Ligação Serviço X CEP (F080SXC). O sistema filtra pelos CEPs cadastrados no município de incidência da NFS-e e pelo campo Cód. Tribut. NFS-e
- Cadastro de Serviço (F080SER), filtrando pelo o campo Cód. Tribut. NFS-e, sem a necessidade de haver um Tipo Serviço definido
- Ligação Tipo de Serviço X Município (F080TXM), filtrando pelo Cód. Tribut. NFS-e e Código do município de incidência
- Cadastro de Serviço (F080SER), filtrando pelo o campo Tipo Serviço, sem a necessidade de haver um Cód. Tribut. NFS-e definido. Caso houver um Tipo Serviço definido em mais de um cadastro, será retornado o primeiro serviço encontrado
Observação
- O Tipo Serviço é cadastrado na tela F080TSI
- Para as telas F080SXC e F080TXM, o Tipo Serviço deve estar definido no cadastro do serviço
- É possível utilizar o identificador de regra CPR-000CODSE01, executado após a busca de Código de Serviço, permitindo uma sugestão diferente da executada pelo ERP
Para que o Gestão Empresarial | ERP mantenha os impostos da nota fiscal, ou seja, não faça o recálculo desses valores, utilize o identificador de regras CPR-000MTNEL01. Com ele ativo na importação de um .XML, os cálculos executados por padrão pelo Gestão Empresarial | ERP serão desconsiderados, ou seja, o sistema traz para a nota fiscal os impostos como eles estão no .XML.
Sugestão de regra para NFS-e:
Definir alfa CprACmpSer; CprACmpSer = "PerIss,VlrBis,Vlriss,VlrBir,VlrIrf,VlrBin,Vlrins,PerIns,VlrBpt, VlrPit,PerPit,VlrBct,VlrCrt,PerCrt,VlrBcl,VlrCsl,PerCsl,VlrBor,VlrOur,PerOur, VlrDed";
Para sugestão da série no Recebimento da NFS-e é necessário cadastrar uma Espécie de Documento (F032EDC) com o código NFS (ver observação) e ligá-la ao cadastro de uma Série de Documento Fiscal (F020SNF).
Observação
A filial da série deve ser a mesma de recebimento da nota.
No recebimento eletrônico, quando o documento for NFS-e a sugestão da série verifica se há ligação de uma série de NFS-e com o fornecedor (F095FXS), filtrando pelo CodEdc da NFS-e. Caso não encontre, faz o filtro pelo CodEdc do cadastro da Série de Notas Fiscais (F020SNF).
Cadastro da série:
Ligação Fornecedor X Série Nota Fiscal:
Recebimento eletrônico:
Observação
O parâmetro global Código do Modelo/Espécie de Documento Fiscal para Recebimento Eletrônico de NFS-e (CodEdcNfs) possui o valor padrão NFS, sendo possível alterá-lo. Na importação de um .XML de recebimento de NFS-e o sistema preenche o campo E000NFC.CodEdc com o valor indicado no parâmetro.
Após alterar o parâmetro, você deve reiniciar o serviço do Midlleware para que as novas notas integradas do eDocs para o ERP recebam a configuração atualizada do parâmetro.
- O sistema verifica se há uma transação definida na ligação Fornecedor X Serviços (tela F403LFS ou F403FSE, campo Transação NF Ent. Serviço;
- Caso não encontre na ligação Fornecedor x Serviços, o sistema verifica se há uma transação definida na tela F095HFO, campo Transação NF Ent. Serviço, para o fornecedor da nota, considerando a empresa/filial ativa;
- Se não houver transação na tela F095HFO, a transação sugerida será conforme o campo Transação NF Entrada Serviços dos parâmetros por estado da tela F009PPE.
Observação
Caso queira alterar o valor sugerido automaticamente, utilize o identificador de regra CPR-440TNSDE01, que sugere a transação de serviço para dados gerais e itens.
A sugestão da Ordem de Compra para uma Nota Fiscal de entrada pode ser executada de duas formas:
- Através da Leitura das tags [xPed] e [nItemPed] do XML da NF-e que está sendo recebida.
Para este processo ser ativado pelo sistema (sugestão através das tags), as tags em questão devem estar definidas no XML recebido.
Importante
Uma vez que as tags sejam informadas no XML que está sendo recebido, o sistema efetuará a sugestão da Ordem de Compra através dessas tags, não executando o processo de sugestão baseado no parâmetro Sug. ordem de compra da tela Parâmetros do Recebimento Eletrônico (F070PRE).
- Para que o Gestão Empresarial | ERP relacione automaticamente a nota importada à ordem de compra (quando as tags xPed e nItemPed não estejam informadas no XML) siga os passos abaixo:
Importante
Como já informado acima, caso as tags xPed e nItemPed sejam informadas no XML da NF-e, mesmo que o parâmetro Sug. ordem de compra citado abaixo esteja ativado, não ocorrerá a ativação desta rotina de sugestão descrita abaixo, pois o sistema priorizará sempre a informação da Ordem de Compra relacionada no XML. Para que essa rotina de sugestão abaixo descrita seja ativada, não devem existir as tags [xPed] e [nItemped] no XML da NF-e de entrada.
- Acesse a tela de Parâmetros do Recebimento Eletrônico (F070PRE) e defina o campo Sug. ordem de compra (do painel Recebimento Eletrônico) como S;
- Ao importar o .XML da nota, o ERP verifica se o parâmetro está definido como S e sugere a ordem de compra desde que ela atenda aos seguintes critérios:
- A empresa/filial da ordem de compra deverá ser a mesma da Nota Fiscal;
- O Fornecedor deve ser o mesmo da Nota Fiscal;
- A ordem de compra deve estar fechada;
- A data de emissão da ordem de compra deve ser menor ou igual à data de entrada da Nota Fiscal;
- A quantidade aberta deve ser maior ou igual à quantidade recebida;
- Se houver mais de uma ordem de compra, o ERP prioriza (nesta ordem):
- Menor data de emissão da ordem de compra;
- Menor número da ordem de compra.
Importante
Se a empresa tem mais de uma filial com CNPJs iguais, a sugestão automática de ordem de compra não é feita.
Assim, a sugestão ocorre no momento da geração do documento de entrada (ou ao clicar em Mostrar na tela F000INE), utilizando o serviço sugerido para verificar se há uma ordem de compra vinculada.
É possível fazer a ligação de contratos de compra comerciais dos tipos 1 - Comercial Normal e 2 - Comercial Adicional (cadastrados na tela F460CTR) às notas fiscais de entrada por meio da tela F000INE.
Nos contratos do tipo 10 - Financeiro Por Saldo, o abatimento é por saldo do contrato. Nos tipos 1 e 2, o controle ocorre por produtos e serviços conforme a data de competência (parcela). Dessa forma, os tipos 1 e 2 devem ser informados nos itens da nota por meio dos campos Nº Contr. e Seq. Ctr., sendo permitido informar mais de um contrato para a mesma nota.
Quanto à competência do contrato, diferentemente da tela F461GNC onde é possível informar a data de competência para efetuar a baixa, na tela F000INE o sistema considera apenas uma competência, no caso a próxima data de competência em aberto do contrato, para realizar as validações entre nota e contrato, mesmo que esse permita múltiplas competências.
O botão Contratos da tela F000INE abre a tela F462CTR, que permite a consulta dos contratos de compra:
- Nos itens da nota fiscal de entrada é possível informar um contrato de compra dos tipos 1 e 2, além do sequencial do item do contrato;
- É possível informar um contrato comercial apenas se as notas fiscais forem do tipo 1 - NF Entrada, 6 - NF Produtor ou 7 - NF Geração Manual;
- Nos dados gerais da nota fiscal de entrada é permitido informar apenas contratos do tipo 10. Nesse caso, contratos do tipo 1 e 2 não poderão ser relacionados nos itens.
O sistema faz as seguintes validações entre nota fiscal X contrato de compra comercial que podem gerar inconsistências durante o recebimento eletrônico:
- Se os sequenciais do item do contrato informados fazem parte da próxima competência do contrato;
- Se existem contratos de compra informados que não foram totalmente atendidos na nota fiscal, ou seja, com itens não informados na nota;
- Para cada item de contrato informado, valida:
- Código de Produto/Derivação ou Serviço;
- Quantidade;
- Preço Unitário.
- Se a data de emissão da última nota fiscal vinculada ao contrato é menor que a data de emissão da nota a ser processada;
- Se o status da última nota fiscal vinculada ao contrato é diferente de 1 - Digitada.
Importante
Antes da liberação dessa funcionalidade, ou seja, com a importação de .XML da NFS-e prevendo o campo de número do contrato de compra, o ERP não importava nativamente os números de contratos do .XML dos demais documentos. Porém, um contrato de compra pode ser manipulado via regra pela rotina de importação de .XML.
Nesse caso, ao informar um número de contrato de compra comercial dos tipos 1 e 2 através da customização da regra, o documento passará pelas novas rotinas de validação do contrato de compra comercial. O identificador de regra CPR-460VALCT01 pode ser utilizado para desativar algumas das validações indicadas (variáveis CprAValidaContratos, CprAValidaCodItem, CprAQtdRecItem e CprAValidaPreUniItem).
Após validar o processamento do documento é feita a gravação das informações, porém sem receber a herança de informações dos contratos comerciais. No campo de complemento da descrição do item, tanto para produtos (E440IPC.CplIpc) quanto para servicos (E440ISC.CplIsc) é feita a junção com a competência à qual se refere a baixa. Exemplo: Ref.: 06/20XX.
Demais gravações seguem o comportamento da tela F461GNC, relacionando o item do contrato (E460CCP e E460CCS) aos itens da nota fiscal de entrada (E440IPC e E440ISC), além de relacionar a última nota fiscal gerada ao contrato de compra (E460CTR).
O que você pode fazer:
Todos os identificadores de regra da tela F000INE são chamados normalmente para esse processo. Recomendamos a utilização do identificador CPR-000MTNEL01 para herança dos valores do .XML.
Observação
- É possível tratar as exceções relacionadas à NFS-e na tela F017LRE por meio do campo Tipo doc. eletrônico, opção NFS - Nota Fiscal de Serviço - Leiaute Senior.
- Não é previsto no leiaute da NFS-e informações de duplicatas/parcelas. As parcelas são geradas com base nas informações da nota (transação, fornecedor, condição de pagamento etc.). É possível informar a condição de pagamento manualmente na tela F000INE, dessa forma recalculando as parcelas;
- Caso as inconsistências nas notas não sejam mostradas, verifique se a resolução da tela está adequada;
- Caso a nota não apareça na tela, tente reenviá-la no eDocs. Se ainda assim ela não for mostrada, faça a importação manual da mesma pela tela F000NFC após baixá-la no eDocs clicando no botão .XML;
- Caso queira ajustar alguma divergência após a importação, utilize a tela F440GNE.
Campo no .XML | Tabela e campo no ERP |
---|---|
outrasInformacoes | E000NFC.ObsNfc |
emissao > numeroNfse | E000NFC.NumDfs |
emissao > dataAutorizacao | E000NFC.DatEmi |
emissao > valorLiquidoNfse | E000NFC.VlrFin |
orgaoGerador > uf | E000NFC.UfsCic |
orgaoGerador > municipioIncidencia | E000NFC.CodRai |
orgaoGerador > codigoMunicipio | E000NFC.CodRai |
rps > numero | E000NFC.NumNfc |
rps > serie | E000NFC.CodSel |
rps > situacao | E000NFC.SitNfc |
rps > tipo | E000NFC.TipNfe |
servico > issRetido | E000ISC.IssRet |
serviço > valores > valorBruto | E000NFC.VlrBse |
serviço > valores > valorLiquido | E000NFC.VlrLiq |
serviço > valores > outrasRetencoes | E000NFC.VlrOut |
serviço > valores > desconto | E000NFC.VlrDs1 |
serviço > valores > baseCalculoIss | E000NFC.VlrBis |
serviço > valores > iss | E000NFC.VlrIss |
serviço > valores > inss | E000NFC.VlrIns |
serviço > valores > irrf | E000NFC.VlrIrf |
serviço > valores > cofins | E000NFC.VlrCrt |
serviço > valores > csll | E000NFC.VlrCsl |
serviço > valores > pis | E000NFC.VlrPis |
itens > item > codigo | E000ISC.CodSer |
itens > item > itemListaServico | E000ISC.SerImp |
itens > item > codigoTributacaoMunicipio | E000ISC.TriNfs |
itens > item > descricao | E000ISC.CplIsc |
itens > item > quantidade | E000ISC.QtdRec |
itens > item > unidade | E000ISC.UniMed |
itens > item > valorBruto | E000ISC.VlrBru |
itens > item > valorLiquido | E000ISC.VlrFin |
itens > item > valorLiquido | E000ISC.VlrLse |
itens > item > iss | E000ISC.VlrIss |
itens > item > baseCalculoIss | E000ISC.VlrBis |
itens > item > aliquota | E000ISC.PerIss |
itens > item > desconto | E000ISC.VlrDsc |
itens > item > outrasRetencoes | E000ISC.VlrOur |
itens > item > deducao | E000ISC.VlrDed |
itens > item > pis | E000ISC.VlrPit |
itens > item > cofins | E000ISC.VlrCrt |
itens > item > inss | E000ISC.VlrIns |
itens > item > irrf | E000ISC.VlrIrf |
itens > item > csll | E000ISC.VlrCsl |
contratos > contrato > numero | E000ISC.NumCtr |
contratos > contrato > item | E000ISC.SeqCcs |
ordensCompra > ordem > numero | E000ISC.NumOcp |
ordensCompra > ordem > item | E000ISC.SeqIso |
prestador > cnpj | E000NFC.CgcFor |
prestador > cpf | E000NFC.CgcFor |
tomador > cnpj | E000NFC.CgcFil |
tomador > cpf | E000NFC.CgcFil |
- Cid. ISS: código da cidade para recolhimento do ISS (Tabela RAIS). Esse código é cadastrado na tela F008RAI
- ISS Retido: indica se o serviço possui ISS Retido. Utilizado no identificador de regra de sugestão de transação
- Vlr. Ded. Base Imp.: valor de dedução na base dos impostos. Carrega o valor da tabela de serviço intermediária (E000ISC) para a nota de entrada (E440ISC) quando houver dedução
O número da NFS-e será o mesmo disponibilizado pelo eDocs, que hoje utiliza o campo NumDfs (Número do Documento Fiscal de Serviço), porém como o campo E000Nfc.NumNfc no ERP tem nove caracteres, alguns tratamentos são feitos com a numeração:
- Remover sequenciais de zeros quando há quatro ou mais zeros seguidos
- Remover apenas a primeira sequência de zeros encontrada da numeração
- Caso a numeração tenha mais de nove caracteres, considera apenas os últimos 9 dígitos
A integração utiliza sempre o número da NFS-e, e não o do RPS, como base para gerar o número do RPS no recebimento do eDocs. Isso ocorre já na leitura e conversão do .XML pelo eDocs. Assim, mesmo que o .XML da prefeitura tenha um número de RPS 4785 e um número de NFS-e 6978, o eDocs faz conversão do .XML utilizando o número 6978 para preencher os dois campos (número de RPS e número de NFS). Depois, o ERP recebe do eDocs esse mesmo número nos campos E000NFC.NumNfv e E000NFC.NumDfs.
Isso ocorre porque não há um padrão nacional estabelecido para o RPS e suas numerações, havendo, inclusive, prefeituras que não utilizam nenhum controle com relação à exigência de um número de RPS, impedindo sua utilização. Dessa forma, o Recebimento de NFS-e entre eDocs e ERP segue um padrão único para atender todos os leiautes não padronizados das prefeituras.
Nota
Nas configurações de filiais do eDocs há o parâmetro Manter número RPS original. Por padrão, ele fica como "N - Não", seguindo o comportamento dos parágrafos acima. Quando "S - Sim", mantém o número igual ao da prefeitura. Para mais informações, acesse a documentação do eDocs.
Observação
- O eDocs faz a conversão do número da NFS-e para um número de RPS respeitando o valor máximo de 9 caracteres (limite do campo no ERP)
eDocs:
.XML:
ERP:
- No momento que uma NFS-e é convertida a partir de um RPS, o que possui valor legal é o número da NFS-e armazenado no campo E000NFC.NumDfs, considerado pelo ERP nos processos seguintes
- O número do RPS, quando coletado do .XML/PDF origem, será enviado na tag outrasInformacoes. Exemplo: Número RPS: 45
Ao importar o .XML de uma nota que já está no ERP e ela vir como cancelada, o sistema se comportará da mesma forma que com os documentos CT-e e NF-e: alterando o campo E000NFC.IndCan para S e, no próximo processamento através da F000INE, excluindo a nota.
Exemplo no eDocs:
Exemplo no ERP após importar o cancelamento:
Após processar o cancelamento, é apresentada a mensagem Notas fiscais de entrada processadas com sucesso e, com isso, a nota de serviço é excluída do sistema:
Ao importar o .XML de uma nota fiscal de serviço (NFS-e), o sistema assume a Quantidade Recebida igual a "1" e o Preço Unitário fica igual ao valor bruto do item. Assim, se a quantidade do item que consta no .XML da nota for maior que "1", o sistema aplica esse comportamento e a quantidade do item, no recebimento, passa a ser "1" unidade de serviço. Nesse cenário:
- Na tela Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento (F099UCP), se houver informado um percentual de diferença válido entre a quantidade da nota fiscal de entrada e a da ordem de compra, o sistema vai indicar quando a quantidade da OC for diferente de "1"
- Se a O.C. do serviço for gerada com uma quantidade maior que "1", ao receber a nota a O.C. ficará em aberto, pois na nota a quantidade será "1" e o restante da quantidade da O.C. ficará em aberto; nesse caso, é necessário cancelar a quantidade restante da O.C.
- Portanto, no recebimento eletrônico de NFS-e, se for trabalhar com ordem de compra, a quantidade da ordem de compra deve ser "1", especialmente nesse cenário em que é usada a configuração no cadastro do usuário para validar divergências entre a ordem de compra e a nota fiscal de entrada
Observação
Para fazer o recebimento de quantidades maiores que 1, é necessário ativar o parâmetro global AsuQtdNfs na tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS).
Perguntas frequentes
Confira o tópico 2. Pré-requisitos.
Para isso, confira a lista de cidades homologadas para o Recebimento de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas no portal do eDocs.
Ela pode ocorrer de duas formas, dependendo da parametrização utilizada:
- Retorno via web service do ERP (Middleware): quando o ERP estiver configurado para receber as informações vindas do eDocs através do web service do ERP (tela F070FVE, guia Documentos Eletrônicos, parâmetro Software Emissor NF-e igual a 0), isso indica que a comunicação será via Middleware, ou seja, através do web service do ERP. Para o recebimento da NFS-e, o tratamento ocorre no mesmo web service dos demais documentos: com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber;
- Retorno via web service eDocs (sem Middleware/processo automático 102) quando o ERP estiver configurado para buscar as informações do recebimento eletrônico através de uma consulta ao web service do eDocs (tela F070FVE, guia Documentos Eletrônicos, parâmetro Software Emissor NF-e igual a 2 ou 3), isso indica que a consulta ao eDocs será por parte do ERP através do processo automático 102 - Integração com o eDocs para importação de documentos e retornos das emissões ou manualmente pela tela F000FRE.
Para mais informações, acesse a documentação completa.
É um código específico designado por cada prefeitura, indicado nas notas fiscais e utilizado no processo de sugestão do código de serviço.
Por padrão, o ERP faz o recálculo dos impostos durante a rotina de importação, o que pode causar inconsistências no recebimento. Para impedir isso, faça a parametrização do tópico 3.2. Importação dos impostos da nota fiscal.