Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Compliance > Configurações para cálculos fiscais > RPA > Parametrizações

Parametrizações

Para que seja possível gerar o RPA (Recibo de pagamento Autônomo) ou Nota Fiscal Municipal, siga estas orientações:

  1. Acesse a tela de Séries de Notas Fiscais, em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro (F020SNF) e preencha os campos:
    1. Útil.p/ Impostos: Deve ser preenchido com R (RPA) ou M (Nota Fiscal Municipal)
    2. Qtde. Máxima Parcelas: Deve ser preenchido com 1 (um).
  2. É necessário que o Tipo Fornecedor seja F-Pessoa Física (Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro - F095CAD).
    • O Fornecedor utilizado para gerar o RPA/NF municipal não pode possuir uma condição de pagamento com mais de uma parcela, caso possua, o sistema não permite gerar o documento fiscal.
    • Não deve existir a seguinte combinação de parametrizações: Tipo Fornecedor = F, Tributa ICMS = N, Recupera ICMS = N e Retenção IRRF = S. Caso esteja assim parametrizado, a retenção do INSS não será efetuada. Para um fornecedor ser de RPA ele não pode tributar ICMS nem recuperar ICMS e deve possuir retenção de IRRF.
  3. Parametrize os impostos, conforme descrito abaixo, para que sejam calculados corretamente ao gerar o documento fiscal.
  4. Ao gerar o documento fiscal não será possivel informar transações de produtos.

Este artigo ajudou você?