Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Manual por processos > Finanças > Gestão de Tesouraria > Contratos de Aplicações

Contratos de aplicações

Atualmente, com o mercado cada vez mais competitivo e aquecido, as empresas já não conseguem expandir os seus negócios apenas com os recursos próprios (capital social), com isso as operações financeiras de captação de recursos são muito utilizadas. Em contrapartida, empresas com grande folga no fluxo de caixa podem fazer aplicação dos seus recursos e obter rentabilidade com operações financeiras.

Para gerenciar estas operações, o Gestão Empresarial | ERP dispõe de rotinas específicas que possibilitam o cadastro e manutenção de contratos de aplicações financeiras e captação de recursos (empréstimos), onde é possível cadastrar contratos de aplicações, CDB (Certificado de Depósito Bancário), ações, poupança, contratos de giro, empréstimos e outros meios que a empresa tem de captar recursos.

Como exemplos de funcionalidades, pode-se destacar a possibilidade de efetuar atualizações do resgate de aplicações financeiras, onde o cálculo traz diariamente o rendimento e faz consolidação mensalmente e no resgate das aplicações. É possível ainda, no caso de contratos de captação, gerar títulos dos empréstimos no conta a pagar, possibilitando o uso do controle de curto e longo prazo, utilizando os sistemas de amortização SAC e PRICE.

A Gestão de Tesouraria corresponde as movimentações de débito e crédito nas contas internas. A tesouraria é formada por movimentos de caixas e bancos, conciliação bancária, fluxo de caixa e aplicações e financiamentos. Possui a finalidade de reunir as informações para o entendimento do cenário de negócio e as necessidades a serem atendidas na entrega do projeto. Também especifica conceitos de negócio, visando passar ao cliente um visão do cenário a ser atendido pela solução e identificar as não aderências e especificação das necessidades de negócio.

Definições cadastrais

Para utilizar todas as funções relacionadas ao Contrato de Aplicações Financeiras, são necessárias parametrizações e cadastros. Estas parametrizações propõem controlar todas as funções inerentes aos contratos de aplicações financeiras. Divide-se nas rotinas: cadastros de bancos e agências, números de contas internas, parâmetros das transações no módulo da tesouraria, parâmetros dos usuários com permissões à rotina e das filiais.

Siga os passos para realizar a configuração necessária.

O que você pode fazer:

Veja também:

Este artigo ajudou você?