Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Inclusão de Recursos

A inclusão de recursos consiste em efetuar o orçamento físico e financeiro do projeto. Edita-se o orçamento físico e financeiro quando efetuados recursos através de produtos e serviços, edita-se somente o orçamento financeiro quando efetuados recursos sem a definição de algum produto ou algum serviço.

01 - DEFINIÇÕES
02 - COMO INCLUIR UM RECURSO
03 - COMO OS ORÇAMENTOS SÃO ATUALIZADOS
04 - FINALIDADE DO ORÇAMENTO FÍSICO
05 - PARAMETRIZAÇÕES NECESSÁRIAS NO PROJETO
06 - DUPLICAÇÃO DE UM RECURSO JÁ EXISTENTE
07 - ALTERAÇÃO DO VALOR UNITÁRIO E DOS CONTROLES DO PRODUTO/SERVIÇO
08 - LANÇAMENTOS MANUAIS
09 - CONTAS FINANCEIRAS E CENTROS DE CUSTOS
10 - REDUZINDO OS ORÇAMENTOS DO PROJETO
11 - DESAPROVAÇÃO DE RECURSOS
12 - CONSULTA DO ORÇAMENTO FÍSICO DO PROJETO
13 - CADASTRAMENTO DE RECURSOS VIA SERVIÇOS

01- Definições

02 - Como incluir um recurso

Um recurso pode ser incluído através de uma das 03(três) grids da tela F615RPP. Quando incluído um recurso através da grade "Produtos" e/ou "Serviços", tanto o orçamento financeiro como o orçamento físico são atualizados. Quando efetuado um recurso através da grade "Financeiro", somente o orçamento financeiro é atualizado.

03 - Como os orçamentos são atualizados

O orçamento físico é atualizado a partir do produto e/ou do serviço informado(s) no recurso. Para o orçamento físico, são importantes o valor unitário, a quantidade e o valor total(quantidade x valor unitário). Esses 03(três) itens são considerados no orçamento físico.
O orçamento financeiro é atualizado a partir da fase, conta financeira e centro de custos informados na tela. Sempre é considerado o valor total do recurso para o orçamento financeiro, ou seja, o cálculo efetuado entre o valor unitário e a quantidade dos produtos e/ou serviços informados na tela. Ver detalhes...
Através da grade "Financeiro", é possível editar somente o orçamento financeiro.

04 - Finalidade do orçamento físico

O controle da entrada de serviços e produtos via nota fiscal de entrada, via movimentos de requisições ou através dos lançamentos manuais é possível através da inclusão de um orçamento físico para o projeto. Com o orçamento físico, pode-se controlar o valor unitário, a quantidade e o valor total dos produtos e serviços. Pode-se controlar esses itens conforme a configuração efetuada no próprio orçamento físico.

05 - Prametrizações necessárias no projeto

É necessário parametrizar o projeto para que o "Controle Físico" seja considerado nas notas fiscais de entrada, via movimentos de requisições e lançamentos manuais. Essa parametrização é efetuada através do campo Controle Físico da tela F615PRJ. Neste campo, define-se o que será consistido no "Controle Físico", se "Serviços", "Produtos", "Ambos" ou "Nenhum", sendo:

No cadastro do projeto, este parâmetro é definido automaticamente conforme o "Tipo de Projeto" aplicado, pois o campo Controle Físico encontra-se também na tela F092TPJ - tela onde são cadastrados os "Tipos de Projetos".

06 - Duplicação de um recurso já existente

É possível efetuar a duplicação de um recurso já existente através da tela F615DRP, acessada através do botão DUPLICAR da tela F615RPP. A duplicação de recursos é útil nos casos em que deseja-se incluir um recurso com muitos itens e já há em algum projeto um recurso igual ou semelhante aquele que deseja-se incluir.
Para mais detalhes, verificar o processo Duplicação de Recursos.

07 - Alteração do valor unitário e dos controles do produto/serviço

Quando efetuado um recurso alterando o valor unitário ou os controles do produto/serviço já orçado para o projeto, é apresentada uma mensagem de consistência, verificando se a alteração do valor unitário e dos controles do produto/serviço é apenas para o mês atual, aquele para o qual o recurso está sendo efetuado, ou para o mês atual e mais todos os meses futuros. As figuras 01 e 02 apresentam a mensagem gerada ao incluir um recurso com o valor unitário ou os controles diferentes daqueles já existentes para o produto:

Fig.01: Mensagem de consistência(controles)


Fig.02: Mensagem de consistência(valor unitário)

As figuras 01 e 02 são apresentadas quando o valor unitário ou os controles do produto/serviço são diferentes daqueles já orçados para o projeto. Ao selecionar a opção "Atual" da mensagem, somente o valor unitário ou os controles do mês atual serão modificados. Caso seja selecionada a opção "Todos", o valor unitário e os controles do mês atual e dos meses futuros serão alterados.

É possível efetuar a alteração somente do valor unitário e também somente dos controles. Sempre que alterado o valor unitário, o controle referente ao valor unitário será alterado automaticamente para "L"(Libera).

08 - Lançamentos manuais

Quando o campo Gera Lançamento Manual da tela F070PRJ estiver preenchido com "S"(Sim), será gerado um lançamento manual ao aprovar uma suplementação ou um cancelamento.
O lançamento manual gerado pode ser consultado através da tela F616MAN - guia "Outros".
As transações utilizadas no lançamento manual serão buscadas nos campos Transação Cancelamento - para cancelamento - e Transação Suplementação - para suplementação - da tela F615FPJ. Quando estes campos não estiverem preenchidos, será considerada a transação do campo Transação da mesma tela.

09 - Contas financeiras e centros de custos

As contas financeiras e centros de custos serão consistidos conforme o seu relacionamento com o usuário ativo e também com o projeto utilizado. Caso o usuário ativo e/ou o projeto utilizado possuir algum relacionamento com contas financeiras e centros de custos, somente estes relacionados poderão ser utilizado no orçamento.
O relacionamento entre contas financeiras e projetos e entre centros de custos e projetos é importante para controlar os lançamentos no projeto.

10 - Reduzindo os orçamentos dos projetos

A redução do orçamento do projeto se faz por meio de propostas e análises, parametrizado para reduzir o orçamento e também através de um cancelamento. O valor total e a quantidade do recurso redutivo não podem ser maior que o orçamento físico e financeiro existentes para o projeto. Caso isso aconteça, será apresentada a mensagem da figura 03:

Fig.03: Mensagem de consistência - redução orçamentária.

A mensagem da figura 03 é apresentada quando um recurso redutivo é maior que o orçamento do projeto.

11 - Desaprovação de recursos

A desaprovação de recursos pode ser feita através do botão APROVAR. Somente podem ser desaprovados os recursos não contabilizados.
Será verificado o saldo orçamentário financeiro e físico ao desaprovar as suplementações e as análise e propostas cuja ação seja igual a  "S"(Soma).

12 - Consulta do orçamento do projeto

O orçamento físico do projeto pode ser consultado através da tela F615PFP. Esta tela também pode ser acessada através do botão Posição da tela F615RPP.

13 - Cadastramento de recursos via serviços

Para o cadastramento de recursos pode-se utilizar os serviços:
"com.senior.g5.co.mfi.prj.projetorecursos" ou  "com.senior.g5.co.mfi.prj.recursosprevistosgrid".

Este artigo ajudou você?