Devido à descontinuação da versão 5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão Empresarial | ERP, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Informamos que as funcionalidades da Reforma Tributária estão disponíveis apenas a partir da versão 5.10.4 do Gestão Empresarial.
Acesse o Portal de Exigências Legais da Senior para saber como preparar o seu negócio!

F661I20 - Resumo de Apuração do Imposto

Esta tela tem por finalidade efetuar a apuração do cálculo do imposto 68 - Simples Nacional por regime de competência e regime de caixa.

Importante

Consulte a documentação sobre a geração do cálculo do imposto 68 - Simples Nacional para mais informações das parametrizações necessárias para a correta apuração e exemplos de cálculos.

Quando houver CT-e substituto no período, a rotina desconsiderará os valores do CT-e substituído para que não componham a base de cálculo na apuração do imposto 68.

Processos

Informações da tela de apuração

Após o cálculo da apuração são exibidos os valores que compõem o cálculo. A grade principal exibe o imposto principal e todos os outros impostos vinculados à ele, se existir, separando as informações de notas internas e externas. O registro Externo é exibido somente quando o imposto possuir transações de exportação cadastradas na guia Transações de Exportação na tela Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF).

A folha de Pagamento é exibida somente quando houver valor na tela Informações mensais (F660INF) e o imposto pertencer ao anexo V.

Confira como são gerados os valores apresentados na tela:

Campo Simples Nacional
Receita do Período Regime por Competência: valor referente ao faturamento bruto/líquido da filial informada para o cálculo do período da apuração, de acordo com a formação do faturamento líquido e bruto da empresa. É permitido cadastrar Exceções da Base de Cálculo que serão utilizadas para compor a receita do período do cálculo (mês da apuração).

Regime por Caixa: valor da receita do período será composta de acordo com a parametrização do faturamento bruto/líquido da filial informada para o cálculo do período da apuração, aplicando esta parametrização sobre o rateio da baixa dos títulos. É permitido cadastrar Exceções da Base de Cálculo que serão utilizadas para compor a receita do período do cálculo (mês da apuração).
Folha de Pagamento Valor referente à folha de pagamento da filial informada para o cálculo do período da apuração, informado no campo Valor Folha Pagamento na tela F660INF
Acréscimo na Base Valor referente ao acréscimo da base. Campo preenchido manualmente
Abatimento na Base Valor referente ao abatimento da base. Campo preenchido manualmente
Base de Cálculo Valor da base de cálculo do imposto. Valor da base de cálculo é composto pelo cálculo dos campos: (1 - Receita do Período + 3 - Acréscimo na Base - 4 - Abatimento na base)
Alíquota A alíquota efetiva interna e externa é encontrada a partir do resultado RBT12 x ALIQ - PD/RBT12: Sendo que:
RBT12
: receita bruta acumulada nos 12 meses anteriores ao período de apuração. Para chegar na alíquota, o sistema considera tanto o faturamento interno como o faturamento externo.
Aliq
: alíquota nominal constante dos Anexos I a V;
PD: parcela a deduzir constante dos Anexos I a V.
Imposto Calculado Valor do imposto calculado. Esse valor é calculado com base no valor da base de cálculo multiplicada pelo percentual informado no campo % Imposto da tela F049TTR.
Dedução Imposto 1 O valor de dedução 1 é preenchido com o estorno dos percentuais dos impostos que não são tributados em uma exportação (ICMS, PIS e COFINS).

Para regime de caixa é filtrado as receitas (notas fiscais de venda) cuja CFOP inicia em 7 (Exportação direta) e com as CFOPs 5501, 5502, 6501 e 6502 (Exportação indireta).

O cálculo da dedução ocorre da seguinte forma: pega-se a alíquota efetiva encontrada, desconta-se os percentuais de exportação cadastrado na tabela de tributação (F049TTR) e aplica-se sobre a receita de exportação.
Dedução Imposto 2 Valor referente a dedução do imposto. Campo preenchido manualmente
Acréscimo Imposto 1 Valor referente a acréscimo do imposto. Campo preenchido manualmente
Acréscimo Imposto 2 Valor referente a acréscimo do imposto
Imposto a Pagar Valor referente a imposto a pagar da coluna. não pode ser alterado manualmente

Importante

Como possibilidade de flexibilização para diversos cenários na apuração do Simples Nacional, através da tela Cadastro de Tabela de Tributação (F049TTR) é possível determinar individualmente se o percentual de cada um dos impostos (ICMS, ISS, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI e CPP) deverá ou não ser deduzido da apuração do Simples Nacional.

Campos do rodapé

Retenção IRRF
Somatório do valor do campo E660NFV.VLRIRF do período de apuração do imposto onde o campo E001TNS.VENIRF (Indicativo de como a Transação considera o valor IRRF do total da nota fiscal de saída) seja - (Subtrair). Considera empresa e filial do cálculo.

Quando o parâmetro Considerar o valor de retenção do imposto do IRRF das notas fiscais for igual a N - Não o valor da retenção não será buscado da nota fiscal, mas sim do percentual do imposto sobre a alíquota efetiva.

Retenção CSLL
Somatório do valor do campo E660NFV.VLRCSL da empresa, filial e período do cálculo onde o campo E001TNS.VENCSL (Indicativo de como a transação considera o valor do CSLL do total da nota fiscal de saída) seja - (Subtrair), somado com o somatório do valor do campo E301MCR.VLRCSL, da empresa, filial e período do cálculo.

Quando o parâmetro Considerar o valor de retenção do imposto da CSLL das notas fiscais for igual a N - Não o valor da retenção não será buscado da nota fiscal, mas sim do percentual do imposto sobre a alíquota efetiva.

Retenção Cofins
Somatório do valor do campo E660NFV.VLRCRT da empresa, filial e período do cálculo onde o campo E001TNS.VENCOF (Indicativo de como a transação considera o valor do Cofins do total da nota fiscal de saída) seja - (Subtrair), somado com o somatório do valor do campo E301MCR.VLRCRT, da empresa, filial e período do cálculo.

Quando o parâmetro Considerar o valor de retenção do imposto do Cofins das notas fiscais for igual a N - Não o valor da retenção não será buscado da nota fiscal, mas sim do percentual do imposto sobre a alíquota efetiva.

Retenção PIS
Somatório do valor do campo E660NFV.VLRPIT da empresa, filial e período do cálculo onde o campo E001TNS.VENPIS (Indicativo de como a transação considera o valor do PIS do total da nota fiscal de saída) seja - (Subtrair), somado com o somatório do valor do campo E301MCR.VLRPIT, da empresa, filial e período do cálculo.

Quando o parâmetro Considerar o valor de retenção do imposto do PIS das notas fiscais for igual a N - Não o valor da retenção não será buscado da nota fiscal, mas sim do percentual do imposto sobre a alíquota efetiva.

Retenção ISS
Somatório do valor do campo E660NFV.VLRISS da empresa, filial e período do cálculo onde o campo E001TNS.VENISS (Indicativo de como a transação considera o valor do ISS do total da nota fiscal de saída) seja - (Subtrair).

Quando o parâmetro Considerar o valor de retenção do imposto do ISS das notas fiscais for igual a N - Não o valor da retenção não será buscado da nota fiscal, mas sim do percentual do imposto sobre a alíquota efetiva.

Os valores gerados nesses campos irão diminuir da somatória dos campos Imposto a Pagar de cada coluna, gerando no campo Total Imposto a Pagar o valor resultante.

Total Imposto a Pagar

Valor referente ao resultado da somatória dos campos: 12 - Imposto a Pagar de cada coluna -(menos) os valores dos campos: Retenção IRRF, Retenção CSLL, Retenção Cofins, Retenção PIS e Retenção ISS, pois esses valores serão deduzidos do imposto a pagar de cada coluna.

Vencimento
Data de vencimento do Imposto calculado, conforme parametrização do imposto na tela F055PPF. A opção configuração da grade permite adicionar os campos de descrição de cada coluna, para verificar a origem dos valores, como também apresentar a descrição desejada para a coluna.

Botões

Imprimir
É habilitado quando houver um ou mais identificador de modelo associado. Com isso ao processar o cálculo o botão Imprimir será habilitado e  poderá ser impresso a guia do imposto.

Guias
Apresenta a tela Guia de Recolhimento (F661GRI) gerada através da apuração do cálculo do Imposto. Quando não estiver parametrizado para geração de Guia de Recolhimento automaticamente, ao clicar nesse botão a Guia é gerada e acessada a tela da mesma.

Parâmetros
Acessa a tela Parâmetros de Cálculo Automático (F661CIA), permitindo informar o código de forma de busca de dados e o Dispositivo Fiscal para cada campo. Para gravar é preciso processar essa tela.

Origem
Apresenta a tela Impostos - Origem (F661ORI) que demonstra o resumo das naturezas de operações, as notas fiscais e seus itens que fazem parte da apuração do Imposto calculado por regime de competência, como também são apresentados os movimentos de Redução Z e seus itens. Para o regime de caixa, são exibidas as informações da transação e dos títulos baixados.

Parâmetros globais

Nome Descrição
IniFatEmp Data inicial que é feito o lançamento da primeira nota fiscal para a empresa que é do Simples Nacional.
PerIniFat Data inicial que é feito o lançamento da primeira nota fiscal para todas as empresas que são do Simples Nacional.

Identificadores de regra

Módulo Código
IMP 660I20SIMN

Este artigo ajudou você?