Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > F501SUB - Baixa por Substituição do Contas a Pagar

F501SUB - Baixa por Substituição do Contas a Pagar

Nessa tela são feitas as baixas dos títulos por substituição ou transferência. Não serão apresentados oriundos de contratos e nem mesmo os títulos de impostos oriundos do contrato.

Processos

Confira também a documentação sobre geração de IRF Pessoa Jurídica nas Baixas.

  1. Baixa por transferência

A opção Transferência apenas transfere os títulos de uma filial para outra, sem edição dos valores. Nesse processo não ocorre a baixa do título (parcial ou total).

  1. Atualização do plano financeiro nas baixas por substituição:

Ao efetuar baixas de títulos por substituição (utilizando uma transação com tipo de baixa SU - Substituição), o valor do título baixado será deduzido do regime Competência do Plano Financeiro e não irá alterar o regime Caixa.

Exemplo: baixa por substituição do título A pelo título B:

Regime
Processo Título Competência Saldo Competência Caixa Saldo Caixa
Entrada Título A

100,00

100,00

0,00

0,00

Baixa Título A

(100,00)

0,00

0,00

0,00

Entrada Título B

100,00

100,00

0,00

0,00

Ao efetuar baixas de títulos por substituição (utilizando uma transação com tipo de baixa PG - Pagamento), o valor do título baixado será lançado no regime Caixa do Plano Financeiro.

Exemplo: baixa por substituição do título A pelo título B:

Regime
Processo Título Competência Saldo Competência Caixa Saldo Caixa
Entrada Título A

100,00

100,00

0,00

0,00

Baixa Título A

0,00

100,00

100,00

100,00

Entrada Título B

100,00

200,00

0,00

100,00

Baixa por substituição de títulos que possuem origem de nota fiscal, faturas e/ou títulos manuais

Na geração da baixa de um novo título (substituto), o cálculo de impostos é realizado conforme a base de origem, ou seja, se o título substituto possui origem de nota fiscal, o cálculo de impostos é realizado conforme o pagamento do título da nota fiscal de origem. Isso também é válido para títulos cuja origem é uma fatura ou títulos manuais.

Informe uma transação padrão de origem de substituição no Contas a Receber, que é utilizada nos parâmetros durante o cálculo dos impostos. Esse conceito se aplica na geração de uma fatura a partir de uma nota (títulos a receber com origem de fatura), onde os cálculos de impostos desses títulos de fatura são baseados na transação origem da fatura.

Importante

É obrigatório informar a transação na filial da fatura. Não será permitido realizar a substituição de títulos a receber sem essa informação.

Observação

Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.

Caixa de Seleção

Gerar Substitutos Valor Líquido
Quando a opção estiver selecionada e houver retenção de impostos em baixa por substituição (identificador CPA-501SUBGR01 ativo), a entrada dos novos títulos terá seu valor alterado conforme as retenções ocorridas em seus títulos origem.

Para que essa opção seja apresentada, é preciso atender aos seguintes critérios:

  1. ativar o identificador de regras CPA-501SUBGR01 (opcional). Ele acrescenta transações com o Tipo de Baixa (PAGTBP = SU) na validação;
  2. Tela F070FCP:
    1. o campo Controle Valor Mínimo Retenção (E070CPR.CONVMR) deve ser igual a CPA. Indicativo de onde é feito o controle do valor mínimo de retenção das contribuições sociais (Contas a Pagar ou Compras);
    2. o campo Tipo Retenção (E070CPR.TIPRET) deve ser diferente de D. Indicativo de como será efetuado o cálculo das retenções de impostos (COFINS/PIS/CSLL). Define também a relação com o imposto Outras Retenções.
  3. ao menos um dos campos abaixo deve estar preenchido com S na parametrização de transação de baixa (F001TPA):
    1. Gera Título de IRF (E001TNS.PAGGIR);
    2. Gerar título Cofins (E001TFI.PAGTCO);
    3. Gerar título PIS (E001TFI.PAGTPI);
    4. Gerar título CSLL (E001TFI.PAGTCL);
    5. Gerar título Outras Retenções (E001TFI.PAGTOR);
    6. Gerar título ISS (E001TFI.PAGGIS).

Grade Títulos a Baixar

Cotação Emissão
Apresenta a cotação da moeda na data de emissão do título substituto.

Cotação Neg.
Apresenta a cotação negociada da moeda.

Imposto Retido Nfc.
Esta coluna informa os impostos que foram retidos na nota fiscal de origem (F440GNE). Seguem as siglas correspondentes à cada retenção:

Sigla Imposto
ISS ISS
INSS INSS
IRF IRRF
CRT COFINS Retido
PIT PIS Retido
CSL CSLL Retido
OUR Outras Retenções

Contrato Externo
Neste campo, é apresentado o número do contrato externo presente nos títulos de Contas a Pagar (tela F502CCP) e Contas a Receber (tela F302CCR).

Grade Títulos Substitutos

Valor moeda

Permite informar o título substituto no valor da moeda estrangeira selecionada.

Cotação Emissão
Apresenta a cotação da moeda na data de emissão do título substituto.

Campos de Rodapé do Painel Moeda

Esta página somente será mostrada quando na grade "Título" somente tiver títulos em que a moeda é diferente da moeda da filial.

Títulos a Baixar

Total líquido dos títulos a baixar.

Substitutos
Total das parcelas dos títulos substitutos.

Diferença
Diferença do total líquido dos títulos a baixar e total das parcelas dos títulos substitutos.

Botões

Sugestão de Títulos
O botão Sugestão no rodapé da tela fica habilitado quando a Opção selecionada for "Substituição" e o título possuir uma condição de pagamento cadastrada. Ao clicar, os títulos serão gerados conforme a condição de pagamento do título selecionado, informada na tela F502CJM, que é acessada a partir da tela F502CCP, gerando os títulos substitutos somente do título selecionado.

Valor Baixar
Abre a tela F501IVB.

Aplicar (Painel Títulos a Baixar)
Esse botão tem a funcionalidade de aplicar as alterações efetuadas no campo Cotação Pgto. O sistema irá atualizar todos os títulos da grade de baixa desde que possuam a mesma moeda e não possuam Cotação Negociada, caso contrário o sistema emitirá alertas.

Aplicar (Painel Títulos Substitutos)
Esse botão tem a funcionalidade de aplicar as alterações efetuadas no campo Cotação Emissão. O sistema irá atualizar todos os títulos da grade de baixa desde que possuam a mesma moeda e não possuam Cotação Negociada, caso contrário o sistema emitirá alertas.

Lote
Esse filtro tem a funcionalidade de apresentar os títulos que compõem o lote informado. Apenas será apresentado algum lote após a realização do estorno na tela F501ELM.

Ctr. Externo
Acessa a tela de pesquisa de registros que informa se existe, ou não, contrato externo relacionado ao item selecionado na grade. Importante destacar que essa tela efetua uma busca em várias tabelas do banco que possuam referencia com o contrato externo, uma vez que essa informação pode estar armazenada em várias tabelas, de acordo com o tipo de inclusão efetuada no sistema.

Parâmetros globais

Nome Descrição
CtrLotBai

Indica se existe controle de lote de baixa, para isso ele deve ser preenchido com 'S- sim'.

ManProBai Indicativo se o sistema deve manter os valores originais calculados pela regra para o cálculo de proporcionalidade na alteração do valor líquido.

Identificadores de regra

Módulo Código
CPA 501INVCR01
CPA        501SUBLE01
CPA 501VCTDE01
CPA        501SUBOS01
CPA 501SUBDM01
CPA 501SUBBD01
CPA 501LAPSU01
CPA   501SUVCT01
CPA   501SUCGT01
CPA 501SUCGS01
CPA 501SUBMO01
FIN        501SUBRE00
FIN 000CONAP01
GER 000COTMA01
GER 000REMIF01
GER 000HFOAU01

Observação

O identificador de regras FIN-000CONAP01 deve ser ativado nas telas de baixas e aprovação de baixas do contas a pagar caso o usuário não queira que a conta interna seja sugerida ao utilizar algum tipo de aprovação de baixa de títulos.

Observação

Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.

Este artigo ajudou você?