F900BOO - Baixa de O.P./O.S. por Operador (com Operações) e apontamento de Defeitos
Conceito
Finaliza a ordem de produção/serviço, dá entrada do produto no estoque e aponta os defeitos de fabricação nas movimentações por Operador ou por Operador-parcial.
A opção Forçar Fim OP/OS encerra automaticamente a OP/OS mesmo que o total produzido seja inferior que o programado, impossibilitando de finalizá-la parcialmente. Ao forçar a finalização é necessário informar uma quantidade maior que zero.
O depósito na grade O.P./O.S. para baixa é preenchido de acordo com as condições abaixo:
- Se a transação for de PCP e o depósito não estiver informado na tela, o depósito será buscado na OP. Se não houver depósito na OP, será buscado o depósito padrão.
- Se a transação não for de PCP, a empresa utiliza o Sistema de Gestão da Qualidade (SGP) e a filial controla inspeção de qualidade, o depósito será buscado na origem do produto.
- Caso a empresa não use o SGQ, o depósito será buscado nos parâmetros da filial.
Utilizando a inspeção de qualidade, o depósito será buscado com os seguintes critérios:
- Produto necessita ter Ligação Plano de Inspeção X Roteiro de Produção (ter registros na tabela E101PSR).
- Ou deve ser a última operação da OP e o produto deve ter plano de inspeção (ter registros na tabela E101PXI).
- Caso não atenda nenhum dos critérios, o depósito será buscado da OP; Se não houver depósito na OP, será buscado o depósito padrão.
Nota
Se o sistema estiver parametrizado para a geração do bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizadas nessa tela, garantindo a correta geração de informações do arquivo, conforme guia prático. Confira estas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).
Processo
Após mostrar na grade a(s) OP/OS(s), marque e informe a quantidade de 1ª, 2ª, 3ª Qualidade ou Refugo (se houver) e nº do Lote para o controle no estoque, se necessário. No caso de apontamento de quantidades de 2ª, 3ª Qualidade ou Refugo, verificar procedimentos para possibilitar o apontamento destas quantidades, no exemplo dado com um Produto Reaproveitado.
O campo C. Recurso existente na grade possibilita a alteração antes de processar o movimento.
O Centro de Custos é sugerido na grade quando informado no cadastro do Depósito.
Quando a opção Qtde 2ª, 3ª qld ou refugo manual estiver marcada, após informar uma quantidade no campo Qtde Refug. é aberta a tela F990CON - Conversão de U.M. manual caso a unidade de medida do produto reaproveitado seja diferente da primeira unidade de medida do produto da O.P., que permite realizar a conversão de forma manual.
Apontamento de OP de reprocesso
Quando houver um apontamento de produção em uma OP de reprocesso que possui movimentos de estoque, utilizando uma transação de saída de estoques por reproceso e com o campo OP de Reprocesso Movimenta Estoque, dos Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR), definido com "Sim":
- O movimento de estoque ocorre utilizando a transação informada no campo Transação de Entrada OP de Reprocesso, da tela Parâmetros da Filial para Manufatura e Serviços (F070FPR), sendo realizada a entrada no estoque da quantidade apontada do produto produzido;
- A ligação entre os movimentos de estoque ocorre utilizando o tipo de movimentação "REM - Movimento de entrada de produto de reprocesso";
- Quando o produto for refugo e não possuir o produto de origem associado, o movimento de estoque não é realizado.
Campos
Base Cálc.
Serve para o usuário informar o número de operadores que irão movimentar as OPs/OSs
selecionadas.
Na tela F901ACP, na página
Movtos OP/OS, foi incluído os campos:
- Base Cálc. Tempo: número de operadores trabalhando simultaneamente (informado no campo Base Cálc.)
- Base Cálc. Tempo 2: número de OPs/OSs movimentadas e que serão rateadas.
Se no campo Base Cál. foi informado o valor 10 (dez), e esses operadores estão movimentando 4 (quatro) OPs/OSs simultaneamente, supondo que essas OPs/OSs começaram e terminaram no mesmo horário (das 08:00 às 12:00 horas, por exemplo) o tempo efetivo do movimento da OP/OS será calculado da seguinte forma:
Quantidade de minutos/OP/OS = Tempo Efetivo Movimento OP/OS * Base Cálc. / Quantidade OPs/OSs
Tempo Efetivo Movimento OP/OS = 4 horas = 240 minutos.
Resultado: (240 * 10) / 4 = 600.
Cada OP/OS deverá receber um tempo de 600 minutos.
Quando for apontado algum motivo de parada cadastrado no intervalo do movimento dessas OPs/OSs (entre 08:00 e 12:00), será rateado entre o número de OPs/OSs envolvidas.
Se a parada aconteceu das 09:00 às 10:00 horas (60 minutos), abrangendo todos os
recursos que estão sendo utilizados pelas
4 OPs do exemplo acima, teremos o seguinte:
(Tempo efetivo final) - (Tempo Parada / Quantidade OPs)
Resultado: (600 - (60 / 4)) = 575 minutos.
Assim sendo, o tempo final de cada movimento de OP ficaria em 575 minutos.
- Quando for realizado o recálculo de OPs/OSs, o sistema levará em consideração o número de operadores e o numero de OPs/OSs rateadas.
- Quando for realizado algum acerto de movimentos o sistema levará em consideração o
número de operadores e o número de OPs/OSs
rateadas.
Lote
Código do Lote.
Forçar Fim
Encerra automaticamente a OP/OS mesmo que o total
produzido seja inferior que o programado, impossibilitando de finalizá-la parcialmente.
Após mostrar na grade a(s) OP/OS(s), marcar e informar a quantidade de 1ª, 2ª, 3ª Qualidade ou Refugo (se houver) e nº do Lote para o controle no estoque, se necessário. No caso de apontamento de quantidades de 2ª, 3ª Qualidade ou Refugo, verificar procedimentos para possibilitar o apontamento destas quantidades, no exemplo dado com um Produto Reaproveitado.
Ao finalizar OP's de produtos que tenham inspeção associada na última operação/estágio, somente será obrigatório informar um depósito de inspeção caso a filial tenha o valor S (Sim) no campo indicativo de controle de inspeções, na tela F100PGQ.
Grade O.P./O.S. para baixa
Campos
Equipamento
Visível somente quando a empresa estiver configurada
para utilizar a parada por equipamento (E070EPR.IndPre =
'S').
Não pode ser informado, pois o apontamento de fim usa o mesmo equipamento do apontamento de início.
Sobre o equipamento incidem as seguintes regras:
- Deve possuir grupo de equipamento (assim se caracteriza como um equipamento da manufatura - o sem grupo é um equipamento da qualidade).
- Deve ser o equipamento principal (não pode possuir equipamento pai).
- Não pode ser uma ferramenta.
- Deve estar ativo.
- Deve ter o mesmo centro de recurso que o usado no apontamento.
- Equipamento não pode estar sendo usado no mesmo período por outro movimento de OP (a não ser no mesmo estágio, da mesma OP, onde é permitido). Esta validação pode ser desativada pelo parâmetro global ValEqpPer (F000PGS).
- Não pode ter uma parada para o equipamento (seja ela programada, iniciada ou finalizada) durante o instante do apontamento (uma ou mais paradas podem no máximo estar contidas dentro do período do movimento de OP, nunca podendo uma parada englobar todo um movimento de OP, ou um movimento iniciar ou terminar durante uma parada).
Turno
Indique o turno de trabalho para finalizar a OP. O Turno
de trabalho deve estar previamente cadastrado para o estágio da
operação.
Um mesmo movimento não pode estar inserido em mais de uma versão de turno, exemplo: caso tenha uma versão com validade até 31/12/2012 e outra com validade posterior, ou seja, se houver um movimento nesse turno iniciado no dia 30/12/2012 e terminado 02/01/2013, ele terá duas versões. Essa limitação existe porque o sistema não saberia qual das duas versões usar para calcular o tempo despendido no movimento. Neste caso, deverá ser apontado o fim do movimento no dia 31/12/2012 e abrir um novo movimento no dia 01/01/2013 (este último então terminando no dia 02/01/2013), assim cada movimento estaria dentro de uma versão do turno e poderia ser calculado normalmente.
Depósito
Observação
Caso o depósito informado possua integração com o WMS WIS, será realizado o processo de solicitação de armazenamento ao WMS.
Centro de Recursos
Este campo é sempre somente-leitura, pois o
apontamento de fim usa o mesmo equipamento do
apontamento de início.
Qtd. Incorp.
Apresenta a quantidade de produtos incorporados na OP. O valor
exibido é em relação a unidade de medida do produto final da ordem de
produção.
Importante
Não é possível realizar a baixa de componentes que tiveram o status alterado para "Inativo", após a criação da O.P. Quando houver algum componente nesta situação no momento da baixa, ele é desconsiderado e será gerada uma observação, nas observações da OP, informando que a baixa não foi realizada, pois o componente estava inativo.
Botões
Leitura
Permite que a quantidade a ser apontada possa ser obtida de
uma balança.
Identificadores de regras
CHA | 900REATF01 |
CHA | 900DNBMO01 |
CHA | 900BCCDE01 |
CHA | 900NPDPB01 |
CHA | 900DTCOP01 |
- CHA-900BCCDE01 - com esse identificador cadastrado, ativo e ligado a uma regra, é possível definir qual o centro de custo a utilizar nos movimentos de finalização de O.Ps.