F900MPO - Movimentação por Operador (com Operações) e apontamento de Defeitos
Esta tela é utilizada para movimentações por Operador (parcial ou não), ou seja, válido para quando o parâmetro da origem "OP/OS Movto p/ Operador"='Sim' ou "OP/OS Movto Operador Parcial"= 'Sim'.
Nas movimentações por Operador-parcial, permite a movimentação de operações por Operador de modo Parcial, ou seja, o operador que iniciou a operação pode finalizá-la parcialmente para que outro operador (ou ele mesmo) continue o movimento ou finalize esta operação totalmente.
Neste caso os tempos finalizados parcialmente serão contabilizados para o respectivo operador e, somente na finalização total, é que deverá ser informada a(s) quantidade(s).
Processo
Para a movimentação, foi convencionado o seguinte:
- No campo Mov. Proposto ao colocar em andamento 'A', as quantidades 1a., 2a., 3a. Qual., Refug. e Inspec. deverão estar zeradas (0,00);
- Para finalizações parciais: 'F' e quantidades também zeradas;
- Para continuar o movimento desta operação e que será finalizada, informar 'A' e a quantidade (ou a soma das quantidades) igual a "Qtde Prevista";
- A finalização total requer a quantidade informada (ou a soma das quantidades) igual a "Qtde Prevista".
Campos
Base Cálc.
Serve para o usuário informar o número de operadores que irão movimentar as OPs/OSs
selecionadas. Caso a caixa de seleção Limpar Campos, esteja marcada, será necessário possuir o identificador de regra CHA-900DTCOP01 para que o este campo fique acessível.
Na tela F901ACP, na página "Movtos OP/OS", foi incluído o campo:
- Base Cálc. Tempo: número de operadores trabalhando simultaneamente (informado no campo Base Cálc.) - Base Cálc. Tempo 2: número de OPs/OSs movimentadas e que serão rateadas.
Se no campo Base Cál. foi informado o valor 10 (dez), e esses operadores estão movimentando 4 (quatro) OPs simultaneamente, supondo que essas OPs começaram e terminaram no mesmo horário (das 08:00 às 12:00 horas, por exemplo) o tempo efetivo do movimento da OP será calculado da seguinte forma:
- Quantidade de minutos/OP = Tempo Efetivo Movimento OP * Base Cálc. / Quantidade OPs
- Tempo Efetivo Movimento OP = 4 horas = 240 minutos.
- Resultado: (240 * 10) / 4 = 600. Cada OP deverá receber um tempo de 600 minutos.
Quando for apontado algum motivo de parada (na tela Produção > Chão Fábrica > Motivos de Parada > Apont. Motivos c/ Abrangência) cadastrado no intervalo do movimento dessas OPs/OSs (entre 08:00 e 12:00), será rateado entre o número de OPs/OSs envolvidas.
Se a parada aconteceu das 09:00 às 10:00 horas (60 minutos), abrangendo todos os
recursos que estão sendo utilizados pelas
4 OPs do exemplo acima, teremos o seguinte:
- (Tempo efetivo final) - (Tempo Parada / Quantidade OPs)
- Resultado: (600 - (60 / 4)) = 575 minutos.
Assim sendo, o tempo final de cada movimento de OP ficaria em 575 minutos.
- Quando for realizado o recálculo de OPs/OSs, o sistema levará em consideração o número de operadores e o numero de OPs/OSs rateadas.
- Quando for realizado algum acerto de movimentos o sistema levará em consideração o
número de operadores e o número de OPs/OSs
rateadas.
Para origens com o parâmetro "OP/OS Movto Parcial" = ' Sim' é possível finalizar quantidades parciais (diferentes da quantidade prevista).
O campo C. Recurso existente na grade possibilita a alteração antes de processar o movimento.
Turno
Indique o Turno de trabalho que finalizou a operação.
O Turno de trabalho deve estar previamente cadastrado para o estágio da operação.
Um mesmo movimento não pode estar inserido em mais de uma "versão" de turno, exemplo: caso tenha uma "versão" com validade até 31/12/2012 e outra com validade posterior, ou seja, se houver um movimento nesse turno iniciado no dia 30/12/2012 e terminado 02/01/2013, ele terá duas "versões". Essa limitação existe porque o sistema não saberia qual das duas "versões" usar para calcular o tempo despendido no movimento. Neste caso, deverá ser apontado o fim do movimento no dia 31/12/2012 e abrir um novo movimento no dia 01/01/2013 (este último então terminando no dia 02/01/2013), assim cada movimento estaria dentro de uma "versão" do turno e poderia ser calculado normalmente.
Grid O.Ps./O.Ss. Para Movimentação
Campos
Equipamento
Visível somente quando a empresa estiver configurada
para utilizar a parada por equipamento (E070EPR.IndPre =
'S') através da tela "F070EPR".
Somente pode ser informado (e nesse caso é obrigatório) se for um movimento de finalização e o centro de recursos informado for limitado por máquina (E725CRE.LimCap = 'M'), e o equipamento deve estar associado a este centro de recurso (E103EQP.CodCre).
Sobre o equipamento informado incidem as seguintes regras:
- Deve possuir grupo de equipamento (assim se caracteriza como um equipamento da manufatura - o sem grupo é um equipamento da qualidade).
- Deve ser o equipamento principal (não pode possuir equipamento pai).
- Não pode ser uma ferramenta.
- Deve estar ativo.
- Deve ter o mesmo centro de recurso que o usado no apontamento.
Equipamento não pode estar sendo usado no mesmo período por outro movimento de OP (a não ser no mesmo estágio, da mesma OP, onde é permitido). Esta validação pode ser desativada pelo parâmetro global "ValEqpPer" (tela "F000PGS").
Não pode ter uma parada para o equipamento (seja ela programada, iniciada ou finalizada) durante o instante do apontamento (uma ou mais paradas podem no máximo estar contidas dentro do período do movimento de OP, nunca podendo uma parada englobar todo um movimento de OP, ou um movimento iniciar ou terminar durante uma parada).
Centro de Recursos
- Fica desabilitado se for um movimento de finalização.
- Torna-se obrigatório se for um movimento de andamento.
Qtd. Incorp.
Apresenta a quantidade de produtos incorporados na OP. O valor
exibido é em relação a unidade de medida do produto final da ordem de
produção.
Depósito
Observação
Caso o depósito informado possua integração com o WMS WIS, será realizado o processo de solicitação de armazenamento ao WMS.
Botões
Leitura
Permite que a quantidade a ser apontada possa ser obtida de
uma balança.
Ferramentas
O botão Ferramentas é habilitado desde que haja algum
registro na grid, ou seja, após acessar o botão Mostrar,
independente de existir ou não registro de ferramentas.
Abre a tela "F000AFR" para indicar qual ferramenta (série) está sendo utilizada no processo.
Se o movimento da ferramenta estiver definido para ser de forma automática, o preenchimento desta tela é obrigatório antes de processar os dados.
A validação da ferramenta informada nos apontamentos é realizada da seguinte forma:
- Ferramenta não deve estar bloqueada;
- Deve ter em seu cadastro o mesmo centro de recurso que o usado no apontamento.
- Ferramenta não pode estar sendo usada no mesmo período por outro movimento de OP (não importa se da mesma OP, ou mesmo estágio).
Esta validação pode ser desativada pelo parâmetro global "ValEqpPer" (F000PGS).
Não pode ter uma parada para a ferramenta (seja ela programada, iniciada ou finalizada) durante o instante do apontamento (uma ou mais paradas podem no máximo estar contidas dentro do período do movimento de OP, nunca podendo uma parada englobar todo um movimento de OP, ou um movimento iniciar ou terminar durante uma parada).
- Quando trocar a série de uma ferramenta que já estava programada (programação feita através da tela "F900PFO"), por outra série, ao dar "OK" na tela será mostrada uma mensagem de confirmação informando que existe uma série programada. Se alterar a série uma vez e confirmar a tela, ao abrir novamente a tela por qualquer motivo, inclusive só para consulta, esta mensagem não será mostrada.
- Permite a inclusão, alteração e exclusão da ferramenta, desta forma é possível informar as ferramentas que realmente foram utilizadas na produção, mesmo que a O.P. esteja com sua programação de ferramentas realizada.
- Quando realizar movimentações que utilizam ferramentas cujo percentual de uso for atingido durante o apontamento (desde que as mesmas possuam vida útil e percentual limite cadastrados nas TELA "F750FRT" e "F750SVF") é possível através do identificador de regras "CHA-900EMLIM01", enviar email contendo as informações de que este esta ferramenta atingiu o percentual limite de uso.
- Existe o parâmetro global "ConFrApt" para indicar indicar se deve ser aberta a tela de confirmação das ferramentas utilizadas no apontamento de OP nas telas "F909MIF" e "F909MOA". Nos movimentos de fim esta tela não é chamada.
Identificadores de Regras
CHA | 900DNBMO01 |
CHA | 900CONSI01 |
CHA | 909NFORP01 |
CHA | 900DTCOP01 |