F129PED - Entrada de Pedidos Simplificada
Tela destinada a digitação de pedidos de forma simplificada. É dividida em tela de entrada dos dados gerais e a digitação dos itens de produtos, sendo que apenas os campos essenciais para digitação do pedido serão solicitados.
Processos
A vantagem de utilizar esta tela de entrada de pedidos em relação as outras, se resume na praticidade da mesma não estar acessando as tabelas de itens de pedidos a cada digitação de um novo item, efetuando todo o processo apenas ao mandar processar.
Os pedidos digitados e fechados nesta tela ficam com procedência igual a 5 (Digitado Distribuição), serão diferenciados dos pedidos digitados pela entrada da Gestão de Vendas agrupada e da avaliação de produtos ou outras rotinas de entradas de pedidos.
Nesta tela não é permitido informar itens de serviço. Na inclusão de um pedido na grade principal de entrada é necessário informar apenas os campos: filial, número do pedido (dar enter sobre o campo assume número sequencial) e cliente, as demais informações serão sugeridas automaticamente conforme parametrização para os campos da grade, podendo ser alterado a critério do usuário.
O botão Incluir no canto direito superior ficará habilitado, basta clicar sobre ele para visualizar a tela de digitação dos itens (F129IPD) e iniciar o processo de inclusão dos itens de produto no pedido.
Ao entrar na grade dos itens de produto, num primeiro momento os itens digitados ficarão em memória, caso sair da aplicação, e não optar antes pelo botão Processar, os itens digitados não serão gravados no pedido perdendo a digitação dos mesmos, para efetuar a gravação é obrigatório utilizar o botão Processar.
Uma vez gravado ou somente digitado os itens na grade e necessitar excluí-los, é necessário utilizar as teclas de atalho Ctr + Del para efetuar esta operação. A cada item que necessitar excluir é necessário estar posicionado sobre ele e utilizar as teclas de atalho. Vale ressaltar que somente é permitido efetuar a exclusão do item quando o pedido estiver na situação 9 (não fechado).
Uma consulta, alteração ou inclusão de um novo item no pedido digitado ou fechado, é necessário informar a filial e o número do pedido. Logo será visualizado automaticamente as informações contidas no pedido na tela. Poderá ser alterado os campos dos dados gerais ou efetuar alterações ou inclusão de um item no pedido, utilizando os botões no rodapé da tela para tal.
Para efetuar a alteração da situação do pedido e necessário efetuar o acesso ao pedido e posicionar no campo situação. Ao selecionar a opção será efetuado uma consistência para validar a nova situação, por exemplo, para a exclusão completa do pedido, este deverá estar na situação 9 (não fechado) ou para cancelamento do pedido este deverá estar na situação 1 aberto total.
Foi criado em Cadastro > Filial > Parâmetros por Gestão Vendas e Faturamento, um parâmetro que diz se o pedido deve entrar bloqueado na empresa, se este parâmetro for S (sim), todos os pedidos digitados ficam bloqueados, mesmo que o cliente não possua problemas de crédito.
Observação
O parâmetro global AnlPedBlo, juntamente com o identificador de regras VEN-000CRECL01, pode ser utilizado para indicar que o sistema deve verificar o crédito do cliente mesmo quando o pedido entrar bloqueado (Pedido entra Bloqueado igual a S na tela F070FVE). Isso é feito por meio das variáveis VSBLOQUE e VSMOTIVO.
É possível alterar o código do representante, código do vendedor e a condição de pagamento mesmo com o pedido na situação 1 (aberto total).
Para o tratamento de pedidos de bonificação e troca: a tela trata os tipos T (troca) e B (bonificação) da seguinte forma : A transação dos dados gerais do pedido não pode ser do tipo T, B apenas do tipo N. Os itens podem ser do tipo T, B ou N, sendo que se forem do tipo T ou B a rotina irá jogar 100% no campo percentual de oferta para que o valor do item fique igual a zero, não sendo permitido ao usuário alterar este percentual.
O pedido não poderá ter apenas itens do tipo T (troca) ou B (bonificação), sempre deverá ter um item normal junto para que o valor do pedido não fique zerado. Se o valor do pedido estiver zerado, ao fechar o pedido o sistema cancela todos os itens.
Implementado o parâmetro Aplicar data entrega do pedido nos itens na tela de: Cadastro>Filial>Parâmetros por Gestão Vendas e Faturamento, na página vendas 2. Este novo parâmetro tem os seguintes valores: S,N ou P.
Ao efetuar uma operação na data de entrega do pedido será tratado da seguinte forma:
- S - Quando alterada a data de entrega no cabeçalho do pedido ele vai alterar a data de entrega nos itens sem fazer nenhum questionamento ao usuário;
- N - Quando alterada a data de entrega no cabeçalho do pedido ele não vai alterar a data de entrega nos itens do pedido;
- P - Quando alterada a data de entrega no cabeçalho do pedido ele vai informar ao usuário que a data de entrega foi alterada e perguntar se o usuário deseja alterar a data de entrega para os itens também. Ficando desta forma a critério do usuário se quer ou não alterar a data de entrega nos itens quando for alterada a data de entrega no cabeçalho.
Para quando o pedido possuir parcelas especiais, o campo da tela Prazo médio, será calculado conforme as parcelas atribuídas para o pedido. Implementada uma nova opção com o intuito de permitir anexar um ou mais documentos aos pedidos. Veja mais detalhes no referido botão.
Quando houver integração com a Megasul, a filial do pedido está credenciada na versão 02.03 do PAF-ECF e o pedido é do tipo ECF, não será possível gravar um pedido sem pelo menos um item de produto ou serviço ou realizar a exclusão de pedidos e seus itens. O item é gravado no pedido no momento em que é confirmada a inclusão ou alteração do item do pedido.
Ao gerar pedidos com parcelas especiais e condição de pagamento parametrizada para considerar juros desde a venda (tela F028GCP), a data de vencimento será a de geração, e a data de vencimento original, calculada a partir da condição de pagamento, será a data provável do pagamento do título.
Caso a transação utilizada possua integração com o financeiro, esse processo será aplicado também nos títulos gerados no contas a receber.
As parcelas, na geração de um pedido, podem seguir as definições cadastradas na condição de pagamento (F028GCP), com os dias fixos determinados através dos campos Dia/Mês Fixo ou Dia Fixo e com o percentual de desconto de pontualidade determinado através do campo Desc. Pontualidade.
As condições de pagamento utilizadas devem estar vinculadas à tabela de preço (Tabelas de Preço x Condição de Pagamento) através da tela F081TCA.
Campos
Nº Ped. Cliente
Número do pedido cliente informado no pedido, essa informação pode ser inserida, alterada ou removida da grade, mesmo que os dados foram originários de uma integração como, web service.
Botões
Incluir
Estará habilitado sempre que for digitado um novo pedido no
cadastro, deverá ser utilizado após informado os dados gerais do pedido, ao
clicar sobre ele, será visualizado a mensagem " Pedido gravado com sucesso.
Deseja informar os produtos?", ao afirmar, será disponibilizado para digitação
a grade dos itens do pedido (F129IPD).
Alterar
Estará habilitado e visível somente ao informar um pedido
existente do cadastro, servira para efetuar a alteração dos dados gerais do
pedido. Ao acioná-lo será visualizado a mensagem Pedido gravado com sucesso.
Fechar
Implica em concluir a digitação do pedido, alterando a situação dos dados gerais e dos itens do pedido de 9 - (Não fechado) para 1 - (Aberto total).
Recalcular
Ao ser acionado, irá visualizar a mensagem Deseja recalcular o pedido ?, se afirmativo, irá recalcular os valores do pedido informado na grade (grade).
Imprimir
Estará habilitado quando informado o número do pedido, independente de situação e na tabela de Identificador de modelo possuir cadastrado um modelo associado a tela F129PED. Ao acionar o botão, se possuir mais de uma sequência de modelo associado cadastrada, será visualizado uma grade de seleção de modelos, e permitirá a seleção das sequências para a emissão.
Excluir
Irá excluir o pedido visualizado na tela e apenas excluir pedidos na situação 9-Não fechado.
Cancelar
Ao ser acionado, irá limpar o conteúdo da tela, posicionando o cursor novamente no primeiro campo disponível para digitação.
Processar
Será visualizado e habilitado após gravar os dados
gerais do pedido e optar por entrar na grade de produtos, ao acioná-lo, os itens de produtos que estão digitados na grade, os mesmos encontram-se em
memória, irá gravá-los na tabela (E120IPD) de itens de Produtos.
Botões do rodapé
Produtos
Botão para acionar a tela F129IPD com a grade da digitação dos itens de
produto do
pedido. Estará habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente no
cadastro.
Estoque
Irá acionar a tela F211CPR (consulta da posição de estoque).
Observações
Botão para acionar a tela F120OBS (pedidos
Observações), inclusão/alteração/exclusão das observações do pedido, será
habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente no cadastro.
Personalizados
Botão para acionar a tela F120PDG (Personalizados
Dados Gerais), será habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente
no cadastro, permitirá no pedido a inclusão de informações para os campos de
usuários criados na tabela E120PED (Pedidos Dados Gerais).
Valores
Irá acionar a tela F129VAL (Pedido Valores Diversos),
será habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente no cadastro. Permitirá informar valores de frete, seguro, embalagens, etc. para o pedido.
Diversos
Irá acionar a tela F129DIV( Vendas Diversos),
será habilitado, sempre que digitar um número do pedido existente no cadastro,
permitira informar diversas informações complementares ao pedido.
Anexos
Os anexos estarão ligados à tabela dos dados gerais do pedido (E120PED) e não
aos seus itens. O botão ficará habilitado nas telas de processo somente após o
pedido estar gravado. Os anexos poderão ser alterados/inseridos mesmo com o
pedido já fechado, mas não poderão ser alterados quando este estiver cancelado.
Será possível fazer uso do identificador de regras GER-000DIRAN01, que tem
como finalidade informar via regra qual diretório será aberto por padrão (no
componente de seleção de arquivos) no momento de anexar um documento, bem como
se deverá ser consistido o diretório selecionado pelo usuário. Os anexos não são agregados a base de dados do sistema. O vínculo criado pelo
sistema na tabela de anexos, existe apenas para relacionar o pedido e os anexos
que se encontram em disco. Cabe ao usuário incorporar estes anexos na rotina de
backup.
Parcelas
Botão para acionar a tela F129PAR (Distribuição
Controle Parcelas) se não tiver parcelas especiais(E120PED.TEMPAR=N) ou valor
líquido do pedido (E120PED.VLRLIQ) para o financeiro for menor ou igual a 0
(zero), será exibida a mensagem: Pedido não possui parcelas especiais ou valor
financeiro para gerar as mesmas!. Caso contrário será aberta a tela de parcelas
normalmente.
Identificadores de regra
Módulo | Código |
---|---|
VEN | 000BUDEP02 |
GER | 075CAMPO02 |
VEN | 000AJPCN01 |
VEN | 000ALDES01 |
VEN | 000ALICM01 |
VEN | 000ALIRF01 |
VEN | 000ALPRO01 |
VEN | 000COMIS01 |
VEN | 000COMIS02 |
VEN | 000COMIS03 |
VEN | 000CONIT01 |
VEN | 000CRECL01 |
VEN | 000CREGR01 |
VEN | 000DLSUM01 |
VEN | 000PREME01 |
VEN | 000PRPES01 |
VEN | 000PRUIS01 |
VEN | 000SUUMD01 |
VEN | 000TABPR01 |
VEN | 000VLRPR01 |
VEN | 120CNFEC01 |
VEN | 120DEEMI01 |
VEN | 120KITMS01 |
VEN | 120PARCE01 |
VEN | 120PEDSE01 |
VEN | 120RATIT01 |
VEN | 120RATIT02 |
VEN | 120SUFRA01 |
VEN | 120SUSPE01 |
VEN | 120TRARE01 |
VEN | 129GRITE01 |
VEN | 129FILPE01 |
VEN | 120BLOVL01 |
VEN | 120EXCLU01 |