Emissão de NFS-e Nacional no ERP XT
Com o fortalecimento do projeto da NFS-e Nacional algumas prefeituras anunciaram a migração para o novo Emissor Nacional. Esta documentação tem por objetivo servir como um guia para orientar e clarificar como parametrizar o ERP XT para realizar a emissão em prefeituras que adotarem o Emissor Nacional.
Pré-requisitos
Verifique se o seu município aderiu ao Emissor Nacional e qual o cronograma para a obrigatoriedade. Existem algumas formas de fazer isso:
- Entrando em contato com seu município;
- Verificando no portal da NFS-e Nacional através do painel de Monitoramento de Adesões.
Importante
Não se deve confundir o conceito de conveniado a NFS-e Nacional x adesão ao Emissor Nacional.
- O convênio do município junto a NFS-e Nacional será obrigatório para todos os municípios do Brasil, porém a adesão ao Emissor Nacional permanece a cargo de cada município, conforme comunicações prévias já realizadas.
- Na dúvida, entre em contato com seu município e confirme a informação.
Uma vez confirmada a adesão do seu município ao Emissor Nacional, programe a parametrização do ERP XT/eDocs conforme os passos abaixo e realize testes integrados em ambiente de homologação:
- Diferente dos ambientes municipais, o Emissor Nacional possui um ambiente de testes (denominado Produção Restrita), o que possibilita a execução de testes com antecedência.
- A Senior Sistemas recomenda fortemente a execução de testes preliminares para evitar rejeições em ambiente de produção, visto que a emissão de NFS-e Nacional exige um nível maior de informações e parametrizações no sistema para que esteja funcional e que podem ser diagnosticados previamente através da condução dos testes.
Após o sucesso nas validações em ambiente de homologação, programe as parametrizações em produção – respeitando o calendário de entrada em vigor do seu município.
Atenção!
Atualmente o Emissor Nacional exige o uso de um certificado específico para cada CNPJ. Ou seja, diferente da NF-e, não é possível que empresas que compartilhem a mesma raiz de CNPJ usem o mesmo certificado digital.
A equipe do governo responsável pela NFS-e Nacional está atuando para eliminar essa limitação ainda em 2025, porém segue sem uma data concreta.
Parametrização do ERP XT
Para garantir a correta integração com o Ambiente Nacional, é fundamental validar os seguintes campos:
- Campo XML | cTribNac: Este campo do XML corresponde ao Código de Tributação Nacional no cadastro de Serviços realizado na tela de Cadastro de Serviços (F080SER). Utilizado apenas para o envio de NFS-e para emissores do Ambiente Nacional. Esse campo deve ser preenchido com o código de tributação nacional (6 dígitos), conforme Anexo B disponibilizado pelo projeto da NFS-e Nacional.
- Campo XML | cTribMun: Gera a informação baseado no campo Código Tributação NFS-e da tela de Cadastro de Serviços (F080SER) ou do campo Cód. Trib. NFS-e da tela Ligação Serviço x CEP (F080SXC), se, existir a ligação do serviço com algum CEP, campo CEP ISS da tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) incicando "C" ou "F". Pode ser manipulada via identificador de regras GER-000ABRASF1, através da variável VSIntTriMun.
- Campo XML | cNBS: Este campo refere-se ao código NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços), que classifica serviços, intangíveis e outras operações. É fundamental preencher corretamente este campo. Embora no leiaute atual do Ambiente Nacional (versão 1.0) ele seja opcional, no leiaute 2.0 passa a ser obrigatório, pois está vinculado à indicação da operação. O conteúdo deste campo é derivado do valor cadastrado no campo Código NBS da tela de Cadastro de Serviços (F080SER).
- Campo XML IM: Se houver registro complementar do contribuinte no CNC do município correspondente ao emissor da DPS, a Inscrição Municipal (IM) deve ser informada na DPS. Caso essa informação não seja exigida, os campos Inscrição Municipal e Inscrição Municipal NFS na tela Cadastro de Filiais (F070FCA) não devem ser preenchidos. Essas informações são obtidas por meio de consultas às Prefeituras dos Prestadores. É importante destacar que já foram identificadas situações em que os cadastros realizados pelos Entes Municipais divergem dos registros existentes nos Cadastros Municipais. Nesses casos, a orientação é entrar em contato com o Fisco ou realizar uma simulação de emissão de documento diretamente no Portal Nacional, onde é possível consultar o cadastro efetuado no ambiente.
- Grupo BM (disponível somente no Layout 2.00): Grupo de informações sobre o tipo do Benefício Municipal concedido ao Prestador de Serviços. Este grupo é tratado pelo identificador de regras VEN-140NFSES20 e é composto por três campos:
- Campo nBM: Identificador do benefício parametrizado pelo município.
- Campo vRedBCBM: Valor monetário (R$) informado pelo emitente para redução da base de cálculo (BC) do ISSQN devido a um Benefício Municipal (BM).
- Campo pRedBCBM: Valor percentual (%) informado pelo emitente para redução da base de cálculo (BC) do ISSQN devido a um Benefício Municipal (BM).
- Grupo Obra (disponível somente no Layout 2.00): Grupo de informações relativas a obras de construção civil e congêneres. Este grupo é tratado através dos Identificadores de regras: GER-000ABRASF1 e GER-000GERSDE2.
O ERP XT é capaz de gerar o Layout de Emissão de NFS-e em dois formatos: 1.00 e 2.00
- O Layout 1.00 é o padrão do XML gerado pelos ERPs Senior ao eDocs para emissão de NFS-e, e que tem como eixo central o Layout ABRASF 1.00, além do grupo InfSenior que contém campos adicionais que são necessários para integrar com prefeituras que não seguem o padrão ABRASF 1.00;
- A versão 1.00 contempla as necessidades dos contribuintes para emissão de NFS-e Nacional no cenário atual sem as inclusões dos grupos da Reforma Tributária e deve ser utilizado neste período de migração das Prefeituras (ano de 2025).
- É importante salientar que alguns cenários não são atendidos nessa versão do layout considerando a grande quantidade de campos exigida pelo Layout da NFS-e Nacional e que não existem no Layout 1.00:
- Dados de Construção Civil;
- Prestação de serviço no exterior (exportação);
- Tomador estrangeiro;
- Dados de benefícios municipais.
- Caso seja necessária a emissão de NFS-e em algum dos cenários acima, será necessário a utilização do novo Layout 2.00.
O Layout 2.00 é o novo padrão XML gerado pelos ERPs Senior para emissão de NFS-e, que tem como base o layout da DPS da NFS-e Nacional, além do grupo InfSenior que contém campos adicionais que são necessários para integrar com prefeituras que não seguem o padrão Nacional. Essa nova versão está em constante evolução para atender às novas exigências dos Grupos da Reforma Tributária.
Observações
A emissão de NFS-e para Reforma Tributária estará disponível apenas através do Layout 2.00, porém a emissão com os novos campos da Reforma ainda não está disponível em função da inexistência de um ambiente de testes do governo.
Atualmente a versão 2.00 está disponível apenas para clientes piloto. Caso tenha interesse ou necessidade, entre em contato seu canal de atendimento Senior.
Para consultar a documentação de como parametrizar o ERP XT para gerar o Layout 2.00 clique aqui.
Parametrização do eDocs
Para consultar como parametrizar o e-Docs para emitir NFS-e Nacional, clique aqui.
Reforma Tributária
- Atualmente o ambiente de homologação da NFS-e Nacional atualizado com as novas regras da Reforma Tributária ainda não foi disponibilizado pelo governo, portanto não é possível realizar a emissão de NFS-e com os novos campos da Reforma.
- A Senior Sistemas integra o Grupo de Trabalho das empresas piloto da NFS-e Nacional e acompanha semanalmente as novidades sobre o assunto. De acordo com a última atualização recebida, a disponibilização do ambiente de testes do governo atualizado com a Reforma tem como previsão meados de novembro/2025.
- Uma vez confirmada essa liberação, a Senior expedirá em nova versão do ERP XT e eDocs as funcionalidades necessárias para geração da NFS-e contendo os campos da Reforma. Acompanhe as evoluções desse assunto através do nosso Calendário de Liberações.
Precisa de ajuda?
Caso precise de apoio da consultoria Senior para realizar a parametrização para emissão de NFS-e Nacional, é possível realizar a contratação diretamente pela Senior Store clicando aqui, ou ainda, entrando em contato com seu canal de vendas Senior.
|
Veja também: |
English
Español
English
Español


