Créditos de Acesso

Esta funcionalidade determina a quantidade de vezes que um crachá terá acesso em um dispositivo, em uma determinada faixa horária e/ou local físico. O controle de crédito de acesso exige que a pessoa possua créditos para acessar um local por um determinado dispositivo/leitora.

Ao passar o crachá pela leitora, será verificado se a pessoa possui:

  1. Uma faixa de créditos;
  2. Crédito para a faixa horária em que está acessando;
  3. Crédito para aquele local físico.
Observação

Para colaboradores que trabalham no terceiro turno, é possível informar o término de uma faixa de acesso em um horário menor que o horário de início. Com isso, será criada uma faixa que inicia em um dia e termina no dia seguinte. Desse modo, um colaborador, cuja jornada de trabalho inicia às 21h e termina às 6h, poderá ter acesso ao refeitório das 23h às 3h (será criada uma faixa horária que inicia às 23h do dia atual e finaliza às 3h do dia seguinte).

A forma como o controle de crédito é feita depende de como está a configuração da pessoa:

Observações

O contador da quantidade de créditos de acesso é atualizado na coleta de marcações. Portanto, a atualização dos créditos no sistema depende do tempo de intervalo para tratamento de acessos. Esse tempo é configurado na CSM Center Config e por padrão é de 60 segundos. É possível passar o crachá várias vezes seguidas sem bloquear pelo crédito, dependendo do tempo que está configurado na CSM Center Config.

Manutenção dos créditos de acesso

Quando utilizada a definição de créditos de acesso 1, 2 ou 3, a quantidade de créditos distribuídos é consumida, sendo subtraída a quantidade a cada passagem liberada.

Se necessário restabelecer a quantidade de créditos entregue, deve-se inicializar o controle através da atualização do Data Mart. Essa inicialização sobrepõe a quantidade de créditos de acesso em cada faixa com o valor total de créditos definidos para a pessoa, processo que pode ser realizado manual ou automaticamente.

Para realizá-lo manualmente, utilize a tela Espelho do Acesso, botão Controle/Data Mart. Utilizando essa opção, o Data Mart todo da pessoa selecionada é atualizado e, com isso, a quantidade de créditos também é restabelecida. Ou pode-se fazer, ainda, pela inicialização de tabelas, onde o mesmo processo é realizado através do menu Supervisão > On-line > Inicializar tabelas > Controle – Data Mart. Para essa opção, é necessário informar que o crédito será inicializado através da opção “Inicializar créditos de acesso”, em Seleção.

Para aplicar por processo automático, deve-se cadastrar o processo on-line do tipo 16. Nesse processo também deve ser selecionada a opção “Inicializar créditos de acesso” em Seleção.

A inicialização do crédito também precisa ser feita quando uma pessoa recebe os créditos com um histórico futuro. Ou seja, se for programada a ativação do crédito posterior à data atual do cadastramento, quando esse histórico chegar no momento presente em que precise ser aplicado, o Data Mart deve ser atualizado. Para essa atualização, é preciso cadastrar o processo automático on-line do tipo 15. Esse processo muda o histórico do crédito de futuro para presente, e com isso inicializa o Data Mart.

A seguir, a lista dos fabricante homologados que possuem rotina de créditos de acesso:

Créditos Globais:

 

Créditos por Local Físico:

Como configurar para que pessoa e dispositivo realizem essa validação

Para que sejam verificados os créditos de acesso, tanto a pessoa quanto a leitora devem ser configuradas, segundo cada fabricante, de acordo com as especificações a seguir:

Observação

No cadastro da leitora, na guia Direção e Nível, é necessário informar o local físico exatamente como está definido no dispositivo, no campo Local Físico de Entrada.

Como configurar o consumo correto do crédito de acesso

Para que os créditos de acesso sejam consumidos corretamente, a configuração de linguagem do banco de dados ou do usuário precisa estar definida como English (Inglês). Caso esteja como "default" ou outra linguagem, o consumo pode não ocorrer.

Para definir a linguagem como English, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Microsoft SQL Server Management Studio;
  2. Localize Object Explorer ou Pesquisador de Objetos;
  3. Clique no servidor e logo em seguida no botão direito do mouse e vá em Properties ou Propriedades;
  4. Abra o Select a page ou Selecionar uma página;
  5. Clique em Advanced ou Avançado;
  6. Altere a opção Default Language ou Idioma Padrão para English;
  7. Clique no botão Ok.

Também é possível alterar o idioma padrão do usuário do SQL Server por meio do wwwroot. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Microsoft SQL Server Management Studio;
  2. Localize Object Explorer ou Pesquisador de Objetos;
  3. Procure a opção Security ou Segurança e expanda a pasta;
  4. Localize a opção Logins ou Logons e expanda;
  5. Localize o usuário definido no wwwroot da aplicação Cbanet;
  6. Clique com o botão direito do mouse e vá em Properties ou Propriedades;
  7. Entre no Select a page ou Selecionar uma página;
  8. Clique em General ou Geral;
  9. Altere a opção Default Language ou Idioma Padrão para English;
  10. Clique no botão Ok.

 

Este artigo ajudou você?