ERP senior X > Suprimentos > Gestão de compras > Necessidades de compra > Necessidades

Necessidades

A necessidade de compras tem o objetivo de registrar os produtos ou serviços que precisam ser adquiridos pela empresa.

Lista de necessidades de compra

Visualize as necessidades de compra geradas por intermédio de atendimentos de demanda do tipo Comprar.

  1. Acesse Suprimentos > Gestão de compras > Necessidades de compra > Necessidades;
  2. Nos Filtros, o único campo obrigatório é o da Empresa, porém é possível utilizar os seguintes campos para tornar a pesquisa mais precisa:
  3. Clique em Filtrar após terminar de preenchê-los.

Recebimento

As situações do filtro citado acima, Em recebimento e Recebido são utilizadas no processo de recebimento de mercadoria.

Recebido ou em recebimento significa que a mercadoria solicitada entrou e está reservada no estoque. O processo de recebimento é iniciado no fechamento da nota de entrada, esta que foi gerada por intermédio de um pedido de compra, com itens vinculados à necessidade de compras que foram geradas através do processo de atendimento de demanda.

O fechamento da nota realiza a entrada da mercadoria total ou parcial e efetua as reservas para as necessidade de compras.

Adicionar necessidade de compras

Aprovar necessidade de compra via BPM

O ERP senior X oferece a opção de controlar as necessidades de compra por meio de um fluxo de aprovação integrado ao BPM, possibilitando sua aprovação ou reprovação. Esse processo garante maior visibilidade e controle sobre os itens a serem adquiridos.

A funcionalidade está disponível tanto para as necessidades de compra geradas manualmente, quanto para aquelas originadas pela gestão de demandas.

Para integrar o processo de aprovação ao sistema, é necessário realizar duas etapas principais: habilitar a aprovação no BPM e configurar a filial. A seguir, você encontra o passo a passo para cada uma dessas etapas.

Lead time

Na Lista de Necessidades de Compras é possível consultar informações acerca dos lead times de operação e de compra, através das 3 colunas listadas abaixo:

Veja no exemplo como são feitos os cálculos para a Data prevista início atendimento e para a Data prevista fim atendimento:

Importante

O lead time de operação e o lead time de compra são parametrizados nas definições de compras do cadastro do produto e do cadastro serviço.

O que você pode fazer:

Rateio na necessidade de compra

O rateio na necessidade de compra pode ser herdado de uma requisição, ou então gerado através de uma demanda independente. Para entender como funciona este processo, acesse a documentação de Rateio na necessidade de compra.

Veja também:

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!