Contratos

Cadastre contratos com suas exigências de documentação para, posteriormente, associá-los aos terceiros e controlar seus acessos à empresa.

Observações:

As informações sobre datas e status desses contratos serão utilizadas na validação de acesso do terceiro.

Para utilizar campos customizados em diversas telas do Gestão de Terceiros, incluindo a tela de contratos, veja a documentação de criação de campos customizados.

O que você pode fazer:

Responsáveis por contrato

O Gestão de Terceiros permite que os contratos tenham mais de um responsável. Isso possibilita que outro usuário possa assumir o contrato em períodos onde a pessoa originalmente responsável esteja em situações como férias, afastamentos ou indisponibilidade.

O Administrador por Contrato é quem efetua o cadastro dos responsáveis por um contrato. A empresa terceira pode solicitar, à empresa contratante, o cadastro de responsáveis adicionais para seus contratos. Para adicionar novos responsáveis em um contrato existente, basta localizar ele na tela de Contratos e clicar no ícone de edição. Em seguida, na seção Responsáveis pelo Contrato, clique no botão Adicionar e preencha os campos mostrados, para cada nova pessoa responsável que deseja incluir.

Todos os responsáveis recebem as mesmas permissões e os mesmos alertas por e-mail (quando um contrato estiver prestes a expirar, por exemplo) para que todo mundo que está envolvido seja notificado sobre as situações envolvendo o contrato.

Ainda sobre e-mails, o Administrador por Contrato pode definir de antemão todos os responsáveis por um contrato e enviar acesso a todos eles por e-mail. Caso o mesmo endereço de e-mail esteja associado a mais de um usuário, todos eles serão mostrados no campo E-mail da seção Informações do Responsável, ao digitar um prefixo de e-mail seguido de "@". Essa lista informa também o nome de cada responsável associado a esse mesmo e-mail, para facilitar a identificação.

Quando o Administrador duplicar um contrato que tem mais de uma pessoa responsável, todas elas serão também responsáveis do contrato duplicado. Isso acontece apenas com responsáveis ativos. Os responsáveis podem verificar quem são os outros responsáveis dos seus contratos, porém somente um Administrador pode editá-los ou excluí-los. Além disso, ao excluir um contrato, os cadastros dos responsáveis por ele são excluídos também.

Considerações sobre datas ao desassociar ou modificar vínculos

O módulo Gestão de Terceiros adota comportamentos específicos ao alterar a data final de um vínculo de contrato, ou ao desassociá-lo de uma pessoa.

Ao desassociar vínculo

Para vínculos vigentes: quando o vínculo é desassociado, a sua data final é alterada para hoje. O sistema então valida se o terceiro tem outro papel vigente vinculado a ele, além do papel entregue no Gestão de Terceiros:

Para vínculos futuros: quando o vínculo é desassociado, vale a mesma regra de caso haja outro papel vigente não criado pelo Gestão de Terceiros. Além disso, caso a credencial associada com a pessoa do vínculo futuro não tenha registro de acesso, ela é excluída. Se houver acesso, é finalizada.

Ao alterar data de vínculo

Ao modificar a data final do vínculo contrato/pessoa:

A data inicial da credencial não é alterada em nenhum dos casos.

Considerações sobre alteração de datas de contratos

Ao modificar a data inicial ou final de um contrato, o sistema verifica se há vínculos relacionados. Caso haja, será possível alterar também as datas deles neste momento, se desejar. Uma mensagem é mostrada na tela oferecendo a opção de alterar as datas dos vínculos junto com a do contrato.

O Ronda senior X segue algumas regras para manter a adequação entre as datas de um contrato e dos seus vínculos. Dependendo da situação desses elementos e da nova data informada, o sistema se comporta de maneiras diferentes, de acordo com estas diretrizes:

Prioridade de contrato e atividade com mesma exigência

Caso um contrato e uma atividade exercida possuam a mesma exigência, a prioridade entre eles é definida por diversos fatores, listados a seguir (quanto menor o número, maior a prioridade):

Caso o documento não tenha sido cadastrado, a prioridade é:

  1. A obrigatoriedade da exigência;
  2. O tipo de vencimento por período;
  3. O tipo de vencimento com data de vencimento definida no documento;
  4. Sem validade.

Caso o documento já tenha sido cadastrado, a prioridade é:

  1. A obrigatoriedade da exigência;
  2. O que vencer antes;
  3. O tipo de vencimento por período;
  4. O tipo de vencimento com data de vencimento definida no documento;
  5. Sem validade.

Este artigo ajudou você?