Alertas
Por padrão, são exibidos 20 alertas. Caso haja mais alertas, eles serão mostrados conforme os demais forem resolvidos. A ordem de prioridade leva em consideração os itens que causam parada do sistema. Os alertas que geram e-mail e log registram todos os alertas, independentemente da quantidade apresentada na tela.
É necessário verificar se o Certificado Digital está parametrizado através da opção Configurar Certificado, da guia Geral da tela Configuração de Empresa, ou consultar em Configurações > Certificados se o certificado foi configurado em todas as filiais.
Para mais informações sobre como cadastrar o Certificado Digital, acesse Configurar certificado digital.
É necessário atualizar ou cadastrar um novo Certificado Digital utilizando a opção Configurar Certificado da guia geral das configurações de Empresas e/ou Filiais. Este alerta será enviado diariamente por e-mail quando o prazo atingir 30 dias antes do vencimento do certificado.
Para mais informações sobre como cadastrar o Certificado Digital, acesse Configurar certificado digital.
É necessário atualizar ou cadastrar um novo Certificado Digital utilizando a opção Configurar Certificado da guia geral das configurações de Empresas e/ou Filiais.
Para mais informações sobre como cadastrar o Certificado Digital, acesse Configurar certificado digital.
É necessário atualizar ou cadastrar um novo Certificado Digital utilizando a opção Configurar Certificado da guia geral das configurações de Empresas e/ou Filiais.
Para mais informações sobre como cadastrar o Certificado Digital, acesse Configurar certificado digital.
É necessário atualizar ou cadastrar um novo Certificado Digital utilizando a opção Configurar Certificado da guia geral das configurações de Empresas e/ou Filiais.
Para mais informações sobre como cadastrar o Certificado Digital, acesse Configurar certificado digital.
O local onde são armazenados os e-mails das contas configuradas para recebimento dos documentos eletrônicos de fornecedores não foi informada no campo Diretório e-mails.
O campo Ambiente, na guia Geral da tela Configuração Geral, está parametrizado como Homologação. Todos os documentos emitidos neste ambiente não possuem valor fiscal.
Os campos Remetente, Servidor SMTP, Senha SMTP ou Porta, de acordo com o exibido na mensagem, não foram informados na guia E-mail, da tela Configuração de Empresa.
Os campos Remetente, Servidor SMTP, Senha SMTP ou Porta, de acordo com o exibido na mensagem, não foram informados na guia E-mail, da tela Configuração Geral.
Existem mensagens recebidas pela SEFAZ não lidas há pelo menos 3 dias, na guia Mensagens da tela Emissão de CF-e.
Não existem filiais associadas para a empresa, na guia Filiais da tela Configuração de Empresa, ou a licença da filial não existe ou está vencida.
O usuário logado não está associado a nenhuma filial. Desta forma não são exibidas informações dos documentos eletrônicos. Para associar uma filial, selecione o usuário na tela Configuração de Acessos, clique no botão Adicionar, e na tela Adicionar Usuário informe a filial na guia Filiais.
O usuário logado não está associado a nenhuma função. Desta forma os recursos estão indisponíveis. Para associar uma função, selecione o usuário na tela Configuração de Acessos, clique no botão Adicionar, e na tela Adicionar Usuário informe a função na guia Funções. Apenas usuários administradores podem associar funções aos demais usuários.
O diretório onde serão armazenados temporariamente os artefatos gerados em processamentos em segundo plano não foi informado no campo Diretório segundo plano, na guia Geral da de Configuração Geral.
A opção LDAP (descontinuado) está selecionada no campo Tipo de autenticação, na guia Autenticação da tela Cadastro Geral. Esta opção será descontinudada, selecione a opção LDAP para migrar para o novo modelo.
É necessário reiniciar os serviços porque existem configurações que foram alteradas mas não foram aplicadas.
Indica que por estar em uma versão muito antiga, o PrintService não será atualizado automaticamente. Para que a atualização automática seja realizada, será necessário atualizá-lo manualmente primeiro. Para mais informações sobre como atualizar o PrintService, acesse Instalador PrintService e Configurador.
Indica que a quantidade de notas emitidas foi maior do que a contrata, e em decorrência disso haverá cobrança extra dessas notas.
Similar à situação acima, indica que a quantidade de notas emitidas foi maior do que a contrata e sugere o aumento da quantidade contratada.
Esta mensagem indica que a quantidade de emissões do mês alcançou a porcentagem definida no campo Porcentagem para verificação de limite de emissões da guia Geral, tela Configuração de Empresa.
Desde a versão 5.8.14.53, este alerta é mostrado quando a quantidade de erros ao receber e-mails atinge o limite. Este cenário ocorre quando há erros recorrentes na comunicação com o provedor de e-mails, independentemente do motivo (problemas de configuração, indisponibilidade, problemas de conexão com a internet). Em qualquer uma dessas situações, para que a rotina de e-mails volte a funcionar, é necessário revisar as configurações (mas não necessariamente alterar alguma informação) e pressionar o botão Salvar. Neste momento, é feita uma validação da conexão com o provedor e, tendo sucesso, a rotina é restabelecida.
Importante
A fim de evitar que e-mails cadastrados com falhas no sistema continuem criando novas instâncias para executar suas funções indefinidamente, o sistema barra os envios após uma quantidade, registra a situação nos logs e gera um alerta para cada cenário na tela de alertas, apontando o caminho do erro. A rotina busca as informações para envio do e-mail e destinatário nesta ordem: Filial, Empresa e Geral.
São falhas de e-mail: erro no cadastro dos dados, permissão do provedor e qualquer tipo de situação que impeça o envio e recebimento de mensagens. Para resolver, revise as configurações de e-mail nos locais abaixo, conforme a situação:
Desde a versão 5.8.14.55, o eDocs deixa em memória apenas os schemas XSD dos documentos com serviço Habilitado em Configurações > Gerais > Avançado > Serviços, eliminando assim o consumo de recursos para carregar pacotes de documentos inativos no sistema.
Se ocorrer uma tentativa de emissão ou recebimento de um documento e o recurso que o representa não estiver ativo, ele não será processado nem validado. O eDocs não identificará documentos desativados e exibirá a mensagem (999) Não foi possível integrar o documento. Não foi possível determinar o tipo de documento e de operação. Para resolver esse problema, ao integrar um arquivo válido basta habilitar o serviço relacionado ao documento e reiniciar o Serviço do eDocs.
Para garantir que as rotinas de exportação de .XML, .PDF e .CSV não afetem a estabilidade do sistema, na versão 5.8.14.66 foi adicionado o campo Quantidade máxima de arquivos para exportação (XML/PDF/CSV) em Configurações > Gerais > Avançado > Interface. Ele indica o número máximo de arquivos que podem ser exportados. Ao clicar em Todos os documentos filtrados, o sistema consultará o parâmetro; se a quantidade exceder o valor definido, os arquivo não serão exportados e a mensagem acima será apresentada.
Nota
As mensagens acima, com exceção das mensagens Seu usuário não possui filiais associadas, não será possível acessar as informação dos documentos, Seu usuário não possui funções associadas, não será possível acessar os recursos do sistema e O sistema está configurado para executar no ambiente de HOMOLOGAÇÃO, são exibidas apenas para usuários administradores.