Gestão do Plano de Ação
O objetivo deste processo é registrar e gerenciar os planos de ações voltadas para toda a empresa, mas principalmente para a área da segurança do trabalho. Estas ações determinam as providências a serem tomadas sobre ocorrências trazidas pela CIPA, brigadistas, serviço técnico de segurança, acidentes de trabalho, supervisão, sugestões e pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Um plano de ação é composto por três fases: ação, aprovação e execução.
Os planos devem ser verificados constantemente pelos técnicos de segurança, a fim de resolver ou prevenir possíveis riscos e danos às pessoas e materiais da empresa. Com o módulo de Segurança, o controle é feito a partir do cadastro completo dos planos, desde a sua concepção até a execução. Cada plano tem um tipo, que deve estar previamente cadastrado no sistema.
Fluxo do Processo
O que você pode fazer:
Nessa fase ocorre a montagem e cadastro do plano de ação propriamente dito, ou seja, deverão ser informados o responsável e o local onde existe a iminência do risco ou onde o acidente ocorreu e o tipo do plano de ação, como por exemplo: treinamento, ambiente, PPRA, ergonômico.
Depois do cadastro do tipo do plano,
Uma vez definido o plano de ação, é necessário que ele seja analisado pela administração da empresa ou responsável para que seja aprovado, reprovado ou redirecionado.
A aprovação pode ser dividida em várias etapas, se necessário. Por exemplo: para a solução dos problemas relacionados no plano de ação, é necessário que a empresa contrate profissionais ou empresas terceiras para a execução dos serviços. É preciso ainda que adquira os materiais necessários para isto. Isto gera custos para a empresa, sendo que não existem recursos financeiros disponíveis no momento para a execução de toda a obra necessária. Com isso, os trabalhos de manutenção deverão ocorrer em várias etapas, cada qual com seu prazo de execução que será de acordo com as possibilidades financeiras do caixa da empresa.
Cada etapa da execução/acompanhamento pode ser registrada no sistema, porém a rotina não se trata de um workflow com trâmites entre as aprovações, mas sim, de um meio para o registro das informações.
Depois de definida e aprovada a ação, é preciso registrar no sistema como ela será executada, para sua conclusão.
Etapas de execução e acompanhamento
Consulte e acompanhe as etapas de execução do plano de ação na grade Etapas de Execução/Acompanhamento. Para cada etapa, informe o período de execução, a situação, os dados do colaborador executor e observações ou informações relevantes da sua execução.
- Plano de Ação
- Segurança > Listar > Modelo 09.