S-1010 - Tabela de Rubricas

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"Apresenta o detalhamento das informações das rubricas constantes da folha de pagamento do declarante, permitindo a correlação destas com as constantes da Tabela 3 – Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial. É utilizada para inclusão, alteração e exclusão de registros na Tabela de Rubricas do declarante. As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação dos eventos de remuneração dos trabalhadores."

Pré-requisitos

O evento exige o cadastro completo das Informações do evento S-1000 e o envio do evento S-1070 caso haja processo administrativo ou judicial que altere as incidências previdenciárias e/ou tributárias e do FGTS.

Quem está obrigado

O declarante na primeira vez que precisar enviar informação de remuneração ao eSocial e toda vez que for criada, alterada ou excluída uma determinada rubrica.

Prazo de envio

Este evento deve ser enviado antes dos eventos relacionados à remuneração do trabalhador, quais sejam, os eventos S-1200, S-1202, S-1207, bem como antes dos eventos S-2299 e S-2399, que referenciam rubricas pagas na rescisão.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Administração de Pessoal da Senior

Geração das informações de rubricas

No sistema de Administração de Pessoal os eventos estão ligados a uma tabela de eventos, que pode ser utilizada por diversas empresas. Os eventos também possuem uma guia de Incidências (históricas), onde as informações podem ser informadas - inclusive para diversas abrangências de vínculo.

No eSocial existe uma figura semelhante aos eventos do Administração de Pessoal, porém com outro nome: Rubrica. Para o sistema da Senior, as rubricas da folha de pagamento que constam nesse leiaute se referem à tabela de eventos vinculada aos cadastros das empresas. Para cada empresa será gerado um arquivo XML do S-1010, independentemente da existência de múltiplas empresas usando a mesma tabela de eventos.

Importante

O Gestão de Pessoas | HCM usa o cadastro de eventos para gerar e enviar as rubricas para o leiaute S-1010 do eSocial. Esses eventos pertencem à tabela de código 941, que é a tabela de eventos padrão do sistema. Por isso, não é necessário cadastrar novos eventos para essa finalidade.

Por exemplo: quando é necessário levar para o eSocial as rubricas referentes a pagamento de férias vencidas e/ou proporcionais por conta de uma rescisão, o sistema da Senior faz o tratamento necessário através dos seguintes eventos:

Quando há o lançamento desses eventos em folha para algum colaborador, durante a geração dos leiautes o sistema se encarrega de enviar essas informações para o eSocial no arquivo XML, considerando as rubricas de natureza 6006 (Férias proporcionais) e 6007 (Férias vencidas na rescisão) da Tabela 03 do eSocial.

É importante destacar que o leiaute S-1010 não será gerado quando a natureza jurídica do declarante for Administração Pública (grupo [1]).

Cada evento no sistema pode originar "N" rubricas no eSocial. Isso porque é preciso enviar um mesmo evento para cada empresa e incidência diferente tratado por abrangência de vínculo. Além disto, em alguns casos, cada rubrica poderá possuir Processos Judiciais, que estará informado no cadastro de Liminar por Empresa ou Filial. Isso pode aumentar ainda mais a relação de rubricas (eSocial) por evento (Administração de Pessoal).

O sistema possuirá uma tabela interna para armazenar as rubricas. Ela será um "espelho" do que estiver na base para enviar ao eSocial. Essa tabela será alimentada pelos seguintes processos:

Os eventos podem ser cadastrados, consultados ou editados através da tela de Cadastro de Eventos (FR008EVC). Além dos eventos, também é possivel gerar rubricas a partir da tela de Tipos de Outros Valores (FR010TOV), que serão usados no RPA para especificar os outros valores.

Formação do código da rubrica

Toda rubrica enviada para o eSocial recebe um código criado pelo sistema que é formado da seguinte forma:

A identificação da empresa usa o 8 primeiros caracteres cadastrados no campo Identificador empresa, na tela de Definições do eSocial (FR030DES).

Exclusão de rubricas

O Administração de Pessoal possui uma tela que permite visualizar rubricas de remuneração (S-1200, S-1202, S-2299, S-2399) que foram enviadas para o ambiente do eSocial, mas que não serão mais usadas. Isso normalmente ocorre quando uma rubrica (evento) cai em desuso, pois foi alterada através do cadastro de eventos (FR008EVC).

A tela está disponível no menu eSocial > Rubricas > Excluir Rubricas (FREXCRUB) e permite visualizar essas rubricas que não estão em uso, além de possibilitar realizar um envio de exclusão para removê-la da base do eSocial.

Para o sistema, podem ser excluídas somente rubricas que não são fixas e que não estejam atualmente em uso. Quanto ao processamento do eSocial, se esta rubrica já foi enviada ao Governo e retornou com recibo, será gerada a sua exclusão no ambiente do eSocial.

Depois de Processar os eventos através dessa tela, será gerada uma pendência para o leiaute S-1010, enviando a solicitação de exclusão das rubricas que foram selecionadas.

Ajustar rubricas

O sistema permite gerar os códigos de rubrica sobre uma ficha financeira, férias ou rescisão que já tenham sido calculadas. Este recurso pode ser usado tanto para ajustar as rubricas que por algum motivo não tenham código de rubrica, quanto aquelas que já possuem o código, mas por alguma razão necessitam de ajuste. Estas situações podem acontecer, por exemplo, ao fazer uma importação, inclusão de registros via regra, ajustes manuais ou até falhas no processo durante os cálculos de folha, férias ou rescisão.

Importante

Este processo acerta as rubricas nos eventos da ficha financeira e folhas de pagamento sem a necessidade de recálculo. Caso ocorra o ajuste das rubricas relacionadas a rescisões (normal e complementar), é preciso realizar o fechamento de demissão do colaborador, após o processamento. Isto é necessário para que as alterações sejam enviadas para o eSocial.

Como fazer:

  1. Escolha o Tipo de Ajuste:
    • Eventos com rubricas em branco: o sistema irá procurar por registros com código da rubrica vazio ou nulo.
    • Todos os eventos: o sistema irá procurar por todos os registros (eventos) com base nos filtros definidos na tela, descritos a seguir.
  2. Marque os itens que deseja incluir no processamento. Para a Ficha Financeira é necessário informar o código do cálculo. Para a Rescisão Normal, Rescisão Complementar e Férias é preciso informar o intervalo de tempo dentro do qual os códigos de rubrica devem ser gerados.
  3. Use o botão Seleção para definir abrangências (de lote, colaborador, filial, local, centro de custo ou eventos), caso seja necessário.
  4. Clique no botão Processar.

Durante o processamento, o sistema procura por registros de acordo com as opções selecionadas nos passos acima, buscando as informações necessárias para gerar o código de rubrica, e atualizará o registro com o código de rubrica encontrado.

Ao término, é possível clicar em Log para ver os resultados do processamento e tratar eventuais erros.

Geração de rubricas para terceiros

Para os colaboradores terceiros, o sistema gera automaticamente as rubricas que serão enviadas ao eSocial pelo leiaute S-1010.

As rubricas de terceiros não são vinculadas a nenhum evento (FR008EVC). No arquivo XML do S-1010, sua descrição será identificada como terceiros. Por exemplo:

Modelo de relatório

Você pode listar um modelo de relatório com as informações do leiaute S-1010, através do menu Colaboradores > Rescisões > Listar > Demonstrativo.

O relatório pode ser filtrado por Tabela de Eventos, onde é escolhida uma tabela de eventos específica para listar ou listará todas ao deixar zerado, e Código de Eventos, onde poderá escolher um evento específico para listar ou listará todos incluindo as rubricas fixas ao deixar em branco, respeitando o filtro da tabela de eventos.

O relatório pode ser usado para consulta e conferência das informações de dados das tabelas de rubricas com a rescisão dos colaboradores enviados ao eSocial. A tela de entrada de valores possui filtros por período, empresa, lote, natureza evento, totalizador, incidências e cadastro do colaborador.

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o Governo aceita apenas a versão S-1.1 dos leiautes do eSocial.

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