F120GPB - Entrada de Pedidos Simplificada
Esta tela permite a geração de pedidos de venda de forma simplificada.
Processos
É possível inserir um produto do tipo Passagem Direta no pedido. Se a classe do produto for 2 - De Passagem Direta, serão efetuadas as consistências realizadas para o produto do tipo de passagem direta. Como produtos de passagem direta não possuem estoque, não será exigida a informação do depósito, porém, o campo Depósito poderá ser preenchido com finalidade informativa.
Não serão realizadas consistências relacionadas ao depósito, como por exemplo saldos disponíveis e ligações do produto. Para o produto de passagem direta não será permitida a reserva de estoque, pois este produto não possui estoque.
Nesta tela não é possível digitar pedidos de orçamento (pedidos cuja transação seja do módulo de orçamentos - VEO), apenas pedidos normais (cuja transação seja do módulo normal - VEP).
Ao gerar pedidos com parcelas especiais e condição de pagamento parametrizada para considerar juros desde a venda (tela F028GCP), a data de vencimento será a de geração, e a data de vencimento original, calculada a partir da condição de pagamento, será a data provável de pagamento do título.
Caso a transação utilizada possua integração com o financeiro, esse processo será aplicado também nos títulos gerados no contas a receber.
- As parcelas, na geração de um pedido, podem seguir as definições cadastradas na condição de pagamento (F028GCP), com os dias fixos determinados através dos campos Dia/Mês Fixo ou Dia Fixo.
As condições de pagamento utilizadas devem estar vinculadas à tabela de preço (Tabelas de Preço x Condição de Pagamento) através da tela F081TCA.
- Ao utilizar o identificador de regras VEN-120SUSPE01
no fechamento de pedidos, as seguintes regras sejam consideradas:
- Atribuir a situação 3 - Suspenso para o pedido quando o identificador de regras estiver ativo e não possuir regra vinculada
- Atribuir a situação definida na variável VenNSitPed para o pedido quando o identificador de regras possuir uma regra vinculada
- Executar a rotina padrão do sistema para atualizar a situação do pedido quando o identificador de regras estiver vinculado a uma regra, e ela não retornar nenhum valor para a variável VenNSitPed
- Executar a rotina padrão do sistema para atualizar a situação do pedido quando o identificador de regra não estiver ativo
Para o cálculo do ICMS Diferido, conheça o processo.
Quando houver integração com a Megasul, a filial do pedido está credenciada na versão 02.03 do PAF-ECF e o pedido é do tipo ECF, não será possível gravar um pedido sem pelo menos um item de produto ou serviço ou realizar a exclusão de pedidos e seus itens. O item é gravado no pedido no momento em que é confirmada a inclusão ou alteração do item do pedido.
Campos
Tem Avalistas
Indica se o pedido possui avalistas, ou não. Este campo terá
seu valor sugerido de acordo com a parametrização da filial de vendas (F070FVE). Caso a filial controlar avalistas em pedidos, este campo será
sugerido com S - Sim e, se a filial não controlar avalistas em pedidos, o campo será preenchido com N - Não. Quando a filial não
controlar avalistas em nenhuma entidade, este campo permanecerá desabilitado.
Indicativo Presencial e Data Prest. Serviço
Indicam de que forma o pedido foi realizado e a data. Estes campos só
podem ser alterados enquanto o pedido estiver com a situação igual a 9
- Não Fechado. Se o pedido for fechado com o campo Indicativo Presencial em branco, o
fechamento do pedido irá fazer a sugestão de um valor para o campo
seguindo o critério:
- Utilizar o indicativo presencial informado nas definições do cliente
- Se não encontrar no cadastro do cliente, irá buscar da transação da transação de produto, se o pedido não possuir uma transação de produto, então será buscada da transação de serviço
- Se não encontrar no cadastro do cliente e nas transações, será utilizado o indicativo presencial informado nas definições da filial para as operações de vendas, tela F070FVE
Rota/Seq./Sub Rota
Código/sequência da rota/sub rota para entrega do pedido.
Importante
Quando os botões estão visíveis (opção Exibir Botões Gerais (K) marcada), entre os botões e os campos de Dados Gerais existe um recurso que permite redimensionar a área para melhor visualizar os campos. Caso os botões não estejam visíveis, esse recurso fica entre os campos de Dados Gerais e as guias Produtos e Parcelas.
Indicador de Intermediador/Marketplace
Campo para atendimento à NT 2020.006.
- Operação sem intermediador (em site ou plataforma própria)
- Operação em site ou plataforma de terceiros (intermediadores/marketplace)
Código do Intermediador
Campo para atendimento à NT 2020.006.
CNPJ do Intermediador
Campo para atendimento à NT 2020.006. CNPJ do Intermediador da Transação
(agenciador, plataforma de delivery, marketplace e
similar) de serviços e de negócios.
Cadastro no Intermediador
Campo para atendimento à NT 2020.006. Nome do usuário ou identificação do perfil do vendedor no
site do intermediador (agenciador, plataforma de
delivery, marketplace e similar) de serviços e de
negócios.
Botões
Avalistas
Exibe a tela F000AVA, onde é possível informar os
avalistas do pedido.
Sel. Campos
Exibe a tela F120GPS.
Guia Produtos
Campos
Nº Lote do cliente
Número do lote do cliente informado no pedido, essa informação pode ser inserida, alterada ou removida da grade, mesmo que os dados foram originários de uma integração, como web service.
Nº Remessa do cliente
Número de remessa do cliente informado no pedido, essa informação pode ser inserida, alterada ou removida da grade, mesmo que os dados foram originários de uma integração, como web service.
Nº Pedido do cliente
Número do pedido cliente informado no pedido, essa informação pode ser inserida, alterada ou removida da grade, mesmo que os dados foram originários de uma integração como, web service.
Per. do Dif. de ICMS FCP
Percentual do diferimento de ICMS relativo ao FCP sugerido a partir das parametrizações do ERP
Mot. deson ICMS-ST
Motivo da desoneração do ICMS-ST na grade de produtos para calcular o valor do ICMS-ST desonerado. Sugerido a partir das parametrizações definidas na tela F019TIS.
Sit. Trib. ICMS
Situação tributária do ICMS do item do pedido. Essa informação não pode ser inserida, alterada ou removida da grade, sendo somente um informativo da sugestão dada pelo sistema.
Importante
Acesse a documentação para verificar quais telas do sistema geram os diferentes tipos de pedidos.
Botões
Cálculos e Valores
Exibe a tela F121CAR com os cálculos dos itens dos produtos do pedido.
Produto
Exibe a tela F075CPD para
consulta do produto selecionado.
Tabela de Preço
Exibe a tela F081CTV para
consulta da tabela de preço do produto selecionado.
Estoque
Exibe a tela F211CPR para consulta do estoque do produto selecionado.
Comp. Calc.
Exibe a tela de consulta da margem de contribuição.
Guia Parcelas
Campos
% Desc. Antecipação
Percentual do desconto de antecipação.
% Desc. Pontualidade
Percentual do desconto de pontualidade, sendo exclusivo do Agronegócio.
Observação
Os percentuais dos descontos serão preenchidos no momento da geração das parcelas. A regra para a busca dos percentuais dos descontos é:
Operadora
Nome da operadora financeira.
Autorização da Transação (TEF)
Número de autorização da transação da operação cartão de crédito e/ou débito
Bandeira
Nome da bandeira do cartão de crédito e/ou débito.
Forma Pagto
Herda a informação da Forma de Pagto do cabeçalho do pedido.
Quando a tela for acessada a partir do menu Varejo, esse campo terá um comportamento diferente quanto à forma de pagamento e uso de parcelas especiais. Ao alterar a forma de pagamento no cabeçalho, ela não será replicada para as parcelas, que permanecem com o valor anterior e devem ser alteradas manualmente.
Isso não se aplica caso haja, em sua proprietária, a integração com o Varejo (Gestão de Lojas). Esse comportamento também não se aplica à tela F120GPD.
Observação
Marcando a caixa de seleção Reservar Estoque faz com que, ao ser criado um novo pedido, ele já venha com o campo Res? preenchido como "S-Sim".