Conciliação bancária
A conciliação bancária consiste na comparação entre os saldos internos, considerando as entradas e as saídas, bem como a movimentação da conta corrente informada pelo banco. Compara-se, por exemplo, a realidade dos lançamentos nos extratos bancários e dos lançamentos no controle financeiro interno.
Nesta rotina estão disponíveis as seguintes ações:
A apuração consiste na consulta dos movimentos e extratos realizados dentro do período inicial e final informado. O filtro pode ser refinado ainda pela empresa e conta interna.
Para cada movimento identificado é mostrado um registro na grade, e através da opção Ações, pode-se consultar os movimentos ou extratos, pendentes ou conciliados.
A conciliação é a conferência entre os movimentos das contas internas com os movimentos dos extratos.
A empresa possuindo movimentos de entrada e saída na tesouraria, ao importar o extrato bancário, as informações são conciliadas para replicar os dados para as contas internas da empresa e assim manter a similaridade entre os extratos bancários e os movimentos da tesouraria.
Para realizar uma conciliação:
- Em parametrização informe a data de conciliação que o sistema fará os movimentos, a regra de conciliação automática e o período inicial e final para buscar os extratos e movimentos. Outros filtros opcionais podem ser usados para refinar as informações.
O campo Regra de conciliação permite definir uma forma para que o sistema concilie automaticamente registros quando determinadas informações forem iguais. Por exemplo: quando selecionada a opção Data, documento e valor o ERP senior X irá conciliar automaticamente os registros que possuírem os campos Data, Documento e Valor idênticos nos painéis Movimento e Extrato.
- Em conciliação manual são mostrados todos os registros dos extratos importados e as movimentações de tesouraria realizadas para a conta e período informado.
- Selecione quais extratos e/ou movimentações serão conciliados. Lembrando que para a conciliação o valor dos extratos ou movimentos deve ser o mesmo, ou seja, não pode haver diferença no saldo final.
- Definidos os registros, clique em Conciliar.
Em Finanças > Gestão da tesouraria > Conciliação bancária > Incluir extratos bancários é possível incluir extratos bancários da conta que serão utilizados na conciliação. O extrato é um documento emitido pelo banco que apresenta todas as movimentações de crédito ou débito que ocorreram por um determinado período em uma conta bancária.
Nessa tela pode-se digitar manualmente as informações contidas nos extratos bancários, assim como consulta-los, editar ou excluir.
Somente é possível alterar ou excluir um extrato bancário que ainda não foi conciliado com algum movimento da tesouraria. Também não será possível cadastrar um extrato bancário com o mesmo número de cheque para a mesma conta bancária e natureza.
Os botões Editar e Excluir somente são habilitados quando o tipo de saldo for igual a Extrato.
Essa ação permite importar para a base do ERP senior X o documento emitido pelo banco com as movimentações de crédito ou débito que ocorreram na conta bancária.
Para importar clique em Anexar arquivo, selecione o(s) arquivo(s) de extensões OFX, TXT e RET e clique em Importar.
O arquivo será processo, e após o término é mostrada uma notificação , indicando se a importação foi realizada com sucesso ou ocorreu alguma inconsistência.
Caso processado com sucesso, ele estará disponível para a conciliação bancária.