ERP senior X > Cadastros > Impostos > Perfil tributário > Tributos da reforma > CBS

CBS - Contribuição Social sobre Bens e Serviços

As parametrizações fiscais para os novos impostos da Reforma Tributária (CBS, IBS e IS) estão condicionadas à Feature Toggle especial.
Caso deseje utilizá-la, entre em contato com o nosso time de suporte.

CBS é a Contribuição Social sobre Bens e Serviços, de competência da União, de que trata o art. 195, inciso V, da Constituição Federal. O tributo unifica os impostos federais PIS, COFINS e IPI devidos por quem presta serviços e/ou realiza movimentações de mercadoria.

Objetivo da contribuição

A Reforma Tributária tem como principais objetivos simplificar o sistema tributário brasileiro, reduzindo a burocracia e aumentando a eficiência na arrecadação. Com isso, busca-se não apenas tornar o processo mais ágil e menos oneroso, mas também garantir um sistema mais justo e transparente, beneficiando tanto as empresas quanto os cidadãos.

Principais características

Quer saber ainda mais? Então acesse a matéria que preparamos para você no nosso blog sobre O que é a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS)?

E como será a cobrança da CBS?

Assim como o IBS, a CBS será um imposto não cumulativo, ou seja, não será cobrado repetidamente em cada etapa da cadeia produtiva. A tributação será proporcional ao valor agregado por cada participante, evitando a dupla cobrança do imposto.

Fato Gerador

Base de cálculo

Mais informações sobre o negócio podem ser encontradas no Portal de Exigências Legais da Senior: Saiba tudo sobre a Reforma Tributária.

Cadastros

Parâmetros

Com os cadastros acima informados, é possível configurar o imposto CBS no cadastro do perfil tributário. Para a configuração, estão disponíveis os seguintes campos:

Importar parametrizações fiscais do CBS

A importação das parametrizações pode ser realizada pela rotina Cadastros > Impostos > Perfil Tributário > Importar parametrização.

Para mais detalhes sobre o processo, acesse a documentação completa: Importar parametrização CBS.

Calcular imposto

Os impostos nos documentos fiscais são calculados conforme as definições informadas pelo usuário nas parametrizações fiscais do perfil tributário.

No cálculo de imposto por documento, o sistema identifica o cenário aplicável seguindo uma hierarquia: primeiro busca a configuração mais específica e, caso não encontre, avança para cenários mais genéricos. Sempre é utilizada a parametrização vigente e ativa na data do documento, considerando a data de emissão para documentos de saída e a data de entrada para documentos de entrada.

O cálculo da CBS é realizado de forma separada (“por fora”) e destacado nos documentos fiscais, sem considerar o valor de CBS recolhido em etapas anteriores. Nesse modelo, a CBS incide exclusivamente sobre o valor do bem ou serviço, sem incluir outros tributos, como ICMS, ISS ou a própria CBS, em sua base de cálculo.

Importante

Devoluções

Parâmetros e cálculo por operação fiscal

Pedidos e notas fiscais

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!