Requisitos Técnicos
Para a utilização dos recursos do Gestão de Rotinas do Ronda senior X, são necessários alguns requisitos técnicos para que sua implantação ocorra corretamente.
O roteiro de implantação é divido pelos processos realizados na Senior X e no smartphone, onde o aplicativo móvel será utilizado para assegurar a eficiência das rotinas pelos operadores.
Implantação do Gestão de Rotinas
A implantação e utilização do Gestão de Rotinas segue as seguintes etapas de cadastro:
O fuso horário é importante para calcular os horários de realização de rotinas. Por padrão, o Gestão de Rotinas já vem com o fuso horário de Brasília (-03:00) cadastrado. Caso seja necessário adicionar um novo fuso, siga estes passos:
- No menu principal da Senior X, acesse a Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Cadastros Gerais > Fusos Horários;
- Clique no botão Adicionar;
- Na tela de cadastro, preencha o campo Nome;
- Selecione o Fuso Horário adequado;
- Caso o fuso possua horário de verão, selecione o deslocamento em horas no campo Ajuste de horário.
Os planos de rotina utilizados no Gestão de Rotinas são associados a um local físico. Siga as etapas para cadastrar um novo local:
- Acesse a Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Cadastros Gerais > Locais físicos;
- Cadastre um novo local ao clicar no botão Adicionar raiz (Local físico);
- Na tela de cadastro, preencha o campo Descrição;
- Selecione o Fuso Horário adequado para o sistema;
- Finalize o cadastro ao clicar em Salvar.
Os papéis no Ronda senior X são utilizados para controlar as permissões de telas do módulo Gestão de Ocorrências, permitindo que usuários tenham acesso a telas específicas.
O Gestão de Rotinas necessita de ao menos dois papéis: um para o operador e outro para o gestor. Caso necessário, pode-se criar mais papéis de operação e gestão para dividir as atribuições por locais, áreas, departamentos etc.
- Acesse a Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Cadastros Gerais > Papéis;
- Clique no botão Adicionar;
- Na tela de cadastro, preencha o campo Nome. Sugere-se o uso do nome "Operador do Gestão de Rotinas" para este primeiro papel;
- Clique em Salvar;
- Na próxima tela, na seção de Permissões de tela, clique no botão Gerenciar permissões;
- Na permissão de Ocorrências, marque as opções Visualizar e Incluir;
- Repita os passos acima para criar outro papel, desta vez para o gestor. No campo Nome, recomendamos "Gestor de Rotinas" para este papel;
- Após clicar no botão Salvar, clique novamente no botão Gerenciar permissões;
- Marque as opções Visualizar e Incluir para as seguintes permissões: Papéis, Pessoas, Locais, Ocorrências, Tratamento de Ocorrências, Consulta de Ocorrências e Indicadores de Ocorrências.
Os papéis cadastrados na Senior X são utilizados para controlar as permissões utilizadas pelas telas no sistema e pelo aplicativo móvel. Assim como no Ronda senior X, aqui também será necessário o cadastro de ao menos dois papéis.
- Siga o caminho na Senior X > Tecnologia > Administração > Gestão de Papéis para realizar o cadastro;
- Clique no botão Novo papel;
- Na tela de cadastro, preencha os campos Nome do papel e Descrição do papel. Sugerimos o uso do nome "Operador do Gestão de Rotinas" para este papel;
- Na seção de Configurações/Permissões, selecione a opção "Atividade";
- No campo de pesquisa, utilize o termo "Operador" para encontrar a atividade "Gestão de Rotinas - Operador";
- Expanda a atividade e marque as opções Incluir, Visualizar e Editar para todos os recursos apresentados;
- Finalize este cadastro ao clicar em Salvar;
- Repita os passos anteriores para criar outro papel para o gestor. Para o Nome do papel, recomendamos "Gestor de Rotinas";
- Desta vez, utilize o termo "Gestor" no campo de pesquisa, para encontrar a atividade "Ronda Gestão de Rotina - Gestor";
- Expanda a atividade e marque as opções Incluir, Visualizar e Editar para todos os recursos apresentados;
- Clique em Salvar para finalizar o registro de mais esse papel.
- Na Senior X, acesse Tecnologia > Administração > Gestão de Usuários;
- Clique no botão Adicionar;
- Na tela de cadastro, preencha os campos Nome completo, Login, Domínio, E-mail, Senha e Confirmar senha;
- Desmarque a opção Alterar senha após autenticar;
- Na seção de Papéis, selecione o papel desejado para o usuário, dentre os cadastrados anteriormente: "Gestão de Rotinas - Operador" ou "Ronda Gestão de Rotina - Gestor", dependendo das atribuições que esse usuário terá.
- Na Senior X, acesse no menu principal o Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Cadastros gerais > Pessoas;
- Clique no botão Adicionar;
- Preencha, na tela de cadastro, os campos Nome, Tipo de Documento e Documento;
- Clique em Salvar;
- Em Dados da Pessoa, na seção Papéis, clique em Adicionar;
- Selecione o papel desejado para esta pessoa, cadastrado anteriormente. Não é necessário preencher o campo Data Final;
- Volte à tela de Dados da Pessoa e, na seção Usuário, clique em Adicionar e em seguida em Usuários Cadastrados;
- Selecione o usuário cadastrado anteriormente para essa pessoa;
- Clique em Salvar.
Tipos de ocorrência devem ser cadastrados para a gestão das diversas ocorrências em seu ambiente, como acidentes, alarme de pânico, alarme de incêndio, janela aberta, entre outros.
- Acesse a Senior X e siga pelo menu Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Ocorrências > Tipos de ocorrência;
- Clique no botão Adicionar;
- Na tela de cadastro, preencha o campo Nome com a informação que se deseja exibir no painel;
- Neste caso, selecione a Prioridade padrão como "Crítica". Para que uma ocorrência apareça na listagem de um plano de rotinas, o tipo dela precisa ter a prioridade padrão como Crítica. Ocorrências com outras prioridades não são mostradas lá;
- Finalize ao clicar em Salvar.
O plano de rotina é composto por cinco cadastros que são feitos em guias específicas. Acesse a Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Rotinas > Plano de Rotinas e clique no botão Adicionar. Para realizar todos os cadastros, siga os passos abaixo:
- Preencha o campo Nome do Plano de Rotina;
- Selecione um tipo de plano de rotina que represente a ação desejada;
- Selecione um local físico para representar o local da área responsável ou do posto de trabalho do operador;
- Informe o tipo de ocorrência crítica em Tipo de ocorrência para o Alarme de Pânico, caso deseje habilitar o botão de pânico no aparelho móvel;
- Preencha o campo Lista de feriados para definir se a rotina executa ou não de acordo com a lista selecionada;
- Informe com números ou através das setas a latitude e longitude da localização nos campos Latitude e Longitude;
- No campo Tolerância informe em quantos metros a partir da localização o plano ainda pode ser executado;
- Ative o botão Permite seleção manual para que o plano possa ser selecionado via aplicativo mesmo sem o QR Code ou a geolocalização correta;
- Clique no botão Status para torná-lo Ativo ou Inativo. Optando por Inativo ele não será utilizado;
- Utilize o campo de Observação caso queira deixar alguma nota ou comentário para o cadastro e clique em Salvar ao finalizar.
Pontos de controle são usados para garantir que o checklist seja executado no local correto. A guia lista todos os pontos cadastrados e, caso não haja nenhum, clicar no botão Adicionar permite cadastrar um para usar no Plano de Rotina.
- Em Ponto de Controle informe o nome;
- O campo Plano de Rotina estará preenchido com o plano o qual ele faz parte;
- Em Tipo, escolha entre:
- QR Code: a ativação de localização por QR Code deve ser feita no plano de rotina. Ao selecionar a opção de ativação por QR Code, o aplicativo abrirá uma tela que carregará a câmera do dispositivo móvel, onde o operador deve centralizar o código para a leitura;
- Geolocalização: utilizará da permissão de localização do dispositivo móvel para confirmar o local;
- Básico: ao selecionar essa opção, o aplicativo listará os planos de rotina disponíveis que possuem a opção permite seleção manual habilitada;
- Um ponto de controle traz o botão Status que pode ser configurado como Ativo ou Inativo. A seleção de Inativo faz com que o ponto de controle não esteja ativo na rota para utilização em um plano de rotina, administrado na tela de Planos de Rotina;
- Utilize o campo de Observação caso queira deixar alguma nota ou comentário para o cadastro;
- Defina o Local físico onde esse ponto de controle será disponibilizado, para que as não conformidades relacionadas a ele sejam geradas apropriadamente no Painel de Ocorrências;
- Preencha as coordenadas geográficas do local deste ponto de controle em Latitude, Longitude e Raio do Perímetro ou procure a localização no mapa através do botão de pesquisa em formato de Lupa . Isto permitirá verificar se o checklist foi executado dentro do perímetro configurado para o ponto de controle;
- Clique em Salvar ao finalizar.
Agora os checklists exibidos no aplicativo durante a execução de uma rotina serão adicionados ao sistema. Aqui devem ser cadastradas perguntas que o operador irá verificar, por exemplo: "As luzes estão apagadas?" e "Todas as portas estão trancadas?".
A utilização de checklists nos planos de rotina não é obrigatória, mas para este guia, vamos considerar que o plano irá utilizar checklists - neste caso, eles serão cadastrados neste ponto do processo.
Efetue os procedimentos a seguir para cada checklist necessário em suas rotinas:
- A tela lista os checklists cadastrados caso haja algum, clique no botão Criar novo checklist para cadastrar um checklist novo ou em Vincular existente caso queira apenas vincular um checklist que já existe;
- Caso tenha optado por Criar novo checklist, no campo Nome do checklist informe o nome para este novo checklist e, opcionalmente, selecione o plano de rotinas ao qual este cadastro será vinculado;
- No campo E-mail, preencha quais contatos de e-mail serão acionados quando um item do checklist não estiver conforme;
- Com o botao Status indique se o checklist será considerado Ativo ou Inativo. Os inativos não serão listados ao associar um checklist a um ponto de controle, no plano de rotinas;
- Para adicionar itens de verificação no checklist, clique em Adicionar Item da seção Itens;
- Preencha as informações do item de verificação no campo Descrição;
- Ao preencher o Tipo de ocorrência através do botão de pesquisa em formato de Lupa , é possível vincular um tipo de ocorrência ao item. Com isso, além do envio de e-mail, uma ocorrência será gerada no Painel para cada não conformidade desse item;
- No campo Opções de respostas dos checklists clique no botão de pesquisa em formato de Lupa e escolha entre as opções:
- Conforme/Não conforme: para casos onde uma dessas opções deve necessariamente ser informada;
- Conforme/Não conforme/Não se aplica: além da opção acima, disponibiliza a opção neutra "Não se aplica" para casos diversos;
- Nota de 0 a 10: para quantificar o nível de conformidade em uma escala que vai de 0 a 10, onde quanto maior o valor, mais dentro da conformidade;
- Após escolher, clique em Selecionar;
- Preencha Configuração de anexo e Configuração da observação escolhendo entre as opções Opcional, Obrigatório para 'Não Conforme' ou Obrigatório, após isso, clique em Salvar.
Com o cadastro de pontos de controle e checklists concluído, devemos fazer o cadastro da rotina de cada plano. Isso é feito elaborando as agendas e vinculando os pontos de controle a seus checklists, se necessário.
- Informe Nome da Rotina, a sua data de início em Rotina inicia em e, opcionalmente, uma data de término em Rotina termina em;
- O Status da rotina deve ser definido entre Ativo (será considerada como utilizável no sistema) ou Inativo (não será considerada);
- Caso a rotina seja agendada (ou seja, executada em um período específico pré-definido), marque o campo Rotina agendada como "Sim" e siga os passos da lista a seguir:
- Na seção Agendamento, um ou mais agendamentos podem ser cadastrados. Para isso, clique em Adicionar;
- Para cada agendamento, defina o Horário de início, o Horário de término, e a Recorrência (diária, semanal ou mensal). Dependendo do tipo de recorrência, novos campos são mostrados e devem ser preenchidos para definir a frequência de execução do agendamento;
- Deixe a opção Ativo marcada caso o agendamento deva ser considerado em operação, ou desmarque-a para que ele fique inativo;
- Clique em Salvar. Para cadastrar mais agendamentos para esse plano de rotina, repita esses passos conforme necessário;
- Escolha o Padrão de recorrência e se desejar definir um limite de execuções para a rotina, ative o campo Termina após e informe a quantidade de vezes que poderá ser efetuada, clique em Salvar;
- Caso a rotina não seja agendada (ou seja, poderá ser executada várias vezes sem estar fixa em um agendamento), marque o campo Rotina agendada como "Não";
- Na seção Controles, clique em Adicionar para incluir pontos de controle ou checklists, se desejar:
- Se Vincular plano de controle ou Checklist forem selecionados, filtre o nome do item desejado, clique sobre ele e em seguida em Selecionar;
- Se Criar ponto de controle for selecionado, a tela de pontos de controle será aberta para que um novo possa ser criado. Nesse caso, siga os passos do processo Cadastro de ponto de controle, listado anteriormente;
- Para finalizar o cadastro, clique no botão Salvar.
Os contatos cadastrados são associados ao plano de rotina e aparecem no aplicativo do operador, onde podem ser acionados em caso de alguma situação em que isso seja necessário. Para cadastrar, siga os passos:
- Para adicionar um novo contato, clique no botão Criar novo contato e preencha os campos Nome do contato e Telefone;
- Em Vincular existente preencha os campos Nome do contato e Telefone caso queira buscar algum contato no filtro, uma vez que, contatos existentes já aparecerão na tela, basta clicar no que deseja vincular;
- Ao final de cada opção, clique no botão Selecionar;
- Após salvar as informações, a tela exibirá um código de ativação. Este código deverá ser informado no primeiro acesso do dispositivo.
Após efetuar os processos anteriores, é preciso preparar o seu ambiente físico.
- Caso o Tipo de ponto de controle definido para essa rotina seja QR Codes, os códigos que serão utilizados devem ser impressos. Acesse a tela de planos de rotina em Senior X > Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Rotinas > Plano de Rotina;
- Localize o plano desejado, clique no botão Ações e em Visualizar QR Code. Clique no botão Baixar para fazer download dessa imagem e em seguida imprima-a. Este é o QR Code do plano, usado pelo operador para informar qual Plano de Rotinas será executado naquele momento. Isto permite que o mesmo operador execute vários planos diferentes durante o dia, por exemplo;
- No próprio plano de rotina, os pontos de controle são listados. Para imprimir os seus QR Codes, clique no ponto de controle desejado e em Visualizar QR Code. Assim como no passo 2, clique no botão Baixar para fazer download dessa imagem e imprima-a;
- Imprima todos os QR Codes dos pontos de controle que devem ser visitados e coloque-os nestes locais, para que sejam lidos quando o operador passar por eles. Para ambientes externos, recomendamos a impressão em mídias do tipo acrílico, PVC ou ainda plastificar o papel impresso, para evitar desgaste devido a intempéries;
- Instale o aplicativo nos dispositivos móveis das pessoas que executarão as rotinas. Para isso, acesse a loja do seu sistema operacional (Play Store para Android ou Apple Store para iOS). Pesquise pelo aplicativo Gestão de Rotinas e instale-o;
- Abra o aplicativo. Na primeira vez que isso é feito, conceda as permissões para utilização dos recursos do aparelho que serão necessários;
- Efetue login utilizando o registro adicionado no processo "Cadastro de usuário". O usuário é composto por "login@domínio". Essas informações estão disponíveis na tela Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários;
- Informe o código de ativação solicitado pelo aplicativo. Esse código foi obtido anteriormente no processo "Cadastro de dispositivos móveis", na tela Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Security Hub > Gestão de Rotinas > Dispositivos móveis > Cadastro;
- Conceda a localização do dispositivo móvel, para que o aplicativo obtenha o local exato do dispositivo mesmo quando o aplicativo estiver em segundo plano.
Agora o sistema e aplicativo estão configurados e o seu ambiente físico, pronto para que as rotinas sejam executadas.
Dispositivos e versões
O aplicativo para procedimentos de rotina dos operadores do Gestão de Rotinas, suporta as seguintes versões:
| Sistema operacional | Versão mínima |
| Android | 9.0 (Pie) e superior |
| iOS | 12 e superior |
Formatos de arquivos anexos e limite de espaço
A licença de uso concede um espaço de 10 GB para armazenamento de arquivos anexos. Os formatos de arquivo suportados e o espaço que eles ocupam, em média, são os seguintes:
- Fotos: formato JPG, tamanho médio de 400 KB por arquivo;
- Áudios: formato MP3, duração de até 1 minuto, tamanho médio de 120 KB por arquivo;
- Vídeos: formato MP4, duração de até 30 segundos, tamanho médio de 7 MB por arquivo.
Para fins de estimativa, o espaço de 10 GB concedido poderia conter a seguinte quantidade de arquivos:
- Mais de 26 mil fotos, se este espaço fosse preenchido somente com fotos;
- Mais de 87 mil áudios, se este espaço fosse preenchido somente com áudios;
- Mais de 1.400 vídeos, se este espaço fosse preenchido somente com vídeos;
- Se o espaço fosse usado por todos os formatos de arquivo: cerca de 8.600 fotos, 28.800 áudios e 480 vídeos.
Se precisar de mais espaço, você pode adquirir um acréscimo de armazenamento.
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