Recepção de visitantes
Realize a recepção de visitantes com ou sem agendamento prévio, faça a consulta dos agendamentos de visitas previstos, em andamento, finalizados ou não realizados, verifique o detalhamento dos eventos, dos visitantes e dos visitados.
Além disso, adicione credenciais provisórias, altere sua validade e consulte as que estão ativas na portaria.
O que você pode fazer:
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção > guia Visitantes, para consultar as visitas previstas, sendo possível filtrar por portaria, por data ou por visitantes:
- para consultar um agendamento de uma determinada portaria, selecione a portaria e a data das visitas a serem consultadas;
- para consultar um agendamento por visitante, digite o nome ou o documento da pessoa no campo de busca de visitantes.
- Após localizar o agendamento, clique em Detalhar.
Para adicionar um visitado a uma vista:
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção > guia Visitantes;
- Em Lista de visitantes, na guia Previstas, localize o visitante e clique em Detalhar;
- Para adicionar um visitado, em Lista de participantes, na guia Visitados, localize o Nome do visitado. Pra isso, clique no ícone da lupa, localize o nome desejado, clique em Selecionar e, em seguida, em Adicionar. Ou faça a pesquisa digitando o nome desejado diretamente no campo Nome do visitado e clique em Adicionar. Pode-se incluir mais de uma pessoa para auxiliar na recepção do visitante, caso a pessoa visitada não esteja disponível no momento;
- Ainda na guia Visitados, são apresentadas as seguintes colunas:
- Visitados: traz o nome do visitado, sua foto e e-mail;
- Área/Cargo: esta coluna exibirá a área e o cargo da pessoa. É importante ressaltar que a área corresponde à Estrutura Organizacional do tipo Organograma, portanto, as informações ali exibidas serão aquelas cadastradas na tela Estrutura organizacional (Cadastro Gerais > Pessoas);
- Telefone e Celular;
- Última localização: mostra o último local ao que pessoa teve acesso, seguido de data e hora. Caso a pessoa não esteja na empresa, essa coluna mostrará a pessoa como Ausente.
Para remover um visitado, basta clicar no botão Excluir na coluna Ação.
Observação
A visita deve ter pelo menos um visitado. Portanto, caso a visita possua apenas um visitado e o usuário tente excluí-lo, uma mensagem de erro será exibida pelo sistema.
Também não é possível remover visitados quando a visita já está iniciada.
Para realizar a consulta de visitados, siga os passos 1 e 2.
Para adicionar ou remover visitantes de uma visita:
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção > guia Visitantes;
- Em Lista de visitantes, na guia Previstas, localize o visitante e clique em Detalhar;
- Na Lista de participantes, na guia Visitantes, clique em Adicionar;
- Informe os dados do visitante preenchendo os campos obrigatórios: Tipo de documento, Documento, Nome. Se o tipo de visita estiver com Autoatendimento ativado ou possuir Procedimento do tipo Consentimento, o campo E-mail é obrigatório; caso contrário, se torna opcional. Os campos Telefone e Empresa também são opcionais e podem ser preenchidos se desejado;
- Se preferir, clique no botão Anexar documento. Ele irá mostrar as seções Dados do documento do visitante e Imagens, na parte inferior da tela. Para mais informações sobre elas, veja os passos 7 e 8;
- Caso o visitante esteja utilizando o estacionamento da empresa, em Dados do veículo do visitante, preencha os campos Placa, Marca, Modelo e Cor.
- Caso você tenha clicado no botão Anexar documento, preencha os campos referentes ao documento do visitante: Data de emissão do documento, sua Data de vencimento, o Órgão emissor e o Estado onde foi emitido. Estes campos são opcionais;
- Você tem também a opção de enviar as Imagens frontal e/ou traseira do documento. Para fazer isso, clique nos botões na parte inferior das áreas correspondentes às imagens: o primeiro botão permite capturar uma foto do documento através de câmera, e o segundo botão é para envio de um arquivo existente. Além disso indique, na caixa de opções abaixo da imagem, se ela corresponde à frente ou ao verso;
- Os formatos de imagens suportados para envio são JPG, JPEG e PNG e o tamanho máximo da imagem é 5 MB.
- Ao efetuar upload de uma imagem, ela precisa estar com a orientação retrato.
- Caso uma imagem seja enviada incorretamente, na orientação paisagem ou o lado errado (frente/verso) tenha sido informado, basta removê-la clicando no botão Excluir imagem. Ele fica disponível após finalizar o cadastro do visitante nos botões mencionados no passo 9. Em seguida, efetue uma nova captura/envio.
- Clique em Adicionar para encerrar o cadastro ou em Adicionar e cadastrar outro visitante para cadastrar outros visitantes com mais agilidade.
- Ainda na guia Visitantes, são apresentadas as seguintes colunas:
- Visitantes: traz o nome do visitante, sua foto e e-mail;
- Documento: exibe o documento cadastrado;
- Contato: traz o telefone informado pelo visitante;
- Procedimentos: exibe os procedimentos pendentes para o visitante, assim como um ícone indicando se são de entrada ou saída. Para mais detalhes, clique no link sobre a palavra "procedimento" e você será redirecionado para a tela Procedimentos da visita;
- Status: mostra o status do visitante:
- Quando o visitante possui visita agendada, o seu status será Aguardando check-in e ao clicar sobre ele, o status mudará para Entregar credencial. Após a entrega da credencia, o status muda para Aguardando check-out;
- Quando o visitante não possui visita agendada (a visita é cadastrada na tela de recepção), o seu status será Entregar credencial. Após a entrega da credencial, o status muda para Aguardando check-out.
- Ações:
- Realizar check-out: ação que permite encerrar a visita;
- Procedimentos: para visitas que exijam a realização de procedimentos, essa opção permite realizá-los;
- Atualizar dados do visitante: possibilita a edição dos dados do visitante;
- Entregar credencial: quando existem procedimentos na visita, essa ação só ficará disponível após realizá-los. Ao clicar na opção de entrega de credencial, caso a foto do visitante esteja expirada, será solicitada a captura de uma nova foto. Se o campo Cria credencial facial do tipo de visita selecionado estiver ativado, o sistema irá validar a compatibilidade com reconhecimento facial para esta foto e uma credencial facial será criada, além da credencial de cartão.
- Realizar check-in: disponível para visitantes com agendamento, essa ação permite iniciar a visita;
- Não comparecerá: essa ação, também disponível para visita agendada, permite indicar o não comparecimento do visitante;
- Remover: só ficará disponível para visitante que ainda não tenha feito o check-in.
Se necessário, será possível desfazer a associação de um visitante com um veículo, por meio do botão Remover veículo ou apagando todos os dados do veículo. Para voltar atrás e realizar essa associação novamente, aguarde um minuto;
Observação
Veículos de uso livre ou de uso comum não podem ser associados a visitantes, somente os de uso particular.
Os veículos de uso particular, por sua vez, não podem ser associados a mais de uma pessoa. Quando inserido um veículo que já está associado a uma pessoa, uma mensagem de erro será exibida.
Observações
Importante
Ao informar um cadastro de visitante que esteja bloqueado, uma mensagem será apresentada comunicando a situação. Nesse caso, siga os procedimentos descritos na mensagem de bloqueio.
Observação
O check-out do visitante é feito sempre após a confirmação da baixa da credencial provisória. A baixa da credencial pode ser feita na tela da Recepção, selecionando o visitante e clicando em Aguardando check-out ou quando ocorre a saída da credencial em um dispositivo configurado com baixa automática. Caso a saída da credencial no dispositivo seja feita após a data final definida, a credencial estará expirada e o check-out do visitante deve ser feito na tela da Recepção.
Nas telas de Recepção e Agendamento de Visitantes, é possível adicionar visitantes através de lotes, utilizando arquivos com as informações.
- Abra a tela onde deseja fazer o cadastro de visitantes em lote:
- Para a tela de Recepção: na Senior X, abra o menu Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção. Na lista de visitantes, clique no botão Adicionar e na guia Visitantes, clique no botão Adicionar em lote;
- Para a tela de Agendamentos de Visitantes: na Senior X, abra o menu Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Agendamentos de visitantes. Na lista de visitas, clique no botão Adicionar e na seção Visitantes, clique no botão Adicionar em lote;
- A tela Adicionar Visitantes será aberta. Para baixar o modelo de arquivo, clique em Download da lista modelo na parte inferior da tela;
- Caso já tenha o arquivo preenchido com as informações dos colaboradores, clique em Anexar arquivos;
Importante
Os nomes dos títulos das colunas do arquivo .CSV devem seguir a mesma ordem estabelecida na lista modelo. O preenchimento das informações em algumas colunas deve seguir as seguintes regras:
- Escolha um dos tipos de documentos já cadastrados através do manu Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Cadastros Gerais > Tipos de documentos. Por exemplo: cadastre a opção CPF, na tela citada anteriormente, e informe essa mesma opção na coluna Tipo de documento do arquivo .CSV;
- Caso o número do documento contenha zeros à esquerda, se o arquivo CSV for aberto pelo Excel, esse programa irá remover esses zeros. Isso fará com que o número do documento seja adicionado incorretamente no sistema. Então, caso use o Excel, configure-o para manter os zeros à esquerda antes da importação;
- Informe o e-mail completo;
- O valor preenchido na coluna Telefone pode conter máscara. Por exemplo: (99) 99999-9999 ou 99999999999;
- Escolha uma das empresas já cadastradas ou cadastre uma nova;
- Se optar por preencher a coluna Placa do veículo do visitante, as colunas Marca, Modelo, Cor e Tipo de uso se tornarão obrigatórias. Se a placa do veículo já estiver cadastrada no sistema, os outros campos serão preenchidos automaticamente.
- Verifique as informações importadas, garantindo que os valores de cada campo estão preenchidos corretamente;
- Após verificar que está correto, clique no botão Salvar.
Para executar o procedimento:
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção > guia Visitantes;
- Em Lista de visitantes, na guia Previstas, localize o visitante e clique em Detalhar;
- Em Lista de participantes, na guia Visitantes, clique sobre o link da palavra "pendência" ou clique em Ações > Procedimentos. Os procedimentos serão mostrados na tela, de acordo com a Direção preenchida no seu cadastro: procedimentos de entrada são listados durante o check-in e os de saída, durante o check-out;
- Para cada procedimento que se deseja executar, na coluna Ação, clique em Realizar:
- Se o procedimento exigir coleta de informação, obrigatoriamente preencha os detalhes do procedimento na janela que se abrirá;
- Caso existam procedimentos obrigatórios associados à visita, o sistema bloqueará a entrega da credencial (durante a entrada) ou o check-out (durante a saída) até que eles sejam realizados;
- Ao verificar procedimentos durante a entrega de credencial do autocadastro, somente os procedimentos de entrada são verificados.
Observação
Se o procedimento foi cadastrado como obrigatório na tela Procedimento e a opção Coleta informação tiver sido selecionada, no momento de realizar esse procedimento na recepção, ao clicar em Realizar, será preciso preencher o campo Detalhes, exibido na tela que se abre, com informações relativas ao procedimento (como número de documentos, laudos ou outras observações pertinentes) para dar continuidade ao processo.
Se o procedimento tiver sido cadastrado como obrigatório e opção Não coleta informação tiver sido selecionada, será possível clicar em Realizar sem necessidade de preencher nenhum detalhe.
Caso o procedimento tenha sido cadastrado como obrigatório e a opção Possui termo de consentimento tenha sido selecionada, será apresentada uma mensagem com opções de acordo com o que foi configurado na tela Consentimento. Para mais informações sobre essas configurações, consulte a documentação Consentimento.
- Com a chegada do visitante à portaria, na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção > guia Visitantes;
- Clique na opção Aguardando check-in para registrar a chegada do visitante no sistema;
- Em Lista de visitantes, na guia Previstas, localize o visitante e clique em Detalhar;
- Em Lista de participantes, na guia Visitantes, na coluna Status, clique no link sobre o status do visitante;
- Caso o tipo de visita esteja configurado para enviar e-mail ao visitado, ele será notificado da chegada do visitante por e-mail com informações do agendamento.
- Se o visitante possuir em seu cadastro uma visita em andamento, o sistema não permitirá que ele faça um novo check-in até que seja efetuado o check-out na visita anterior.
- Caso existam procedimentos obrigatórios, o sistema bloqueará o acesso até que eles sejam executados. Verifique se há pendências no campo Procedimentos e realize-os clicando sobre o link da palavra "pendência", ou clique em Ações > Procedimentos;
- Ainda em Ações, é possível escolher a opção Entregar de credencial antecipada. No entanto, a credencial só terá acesso liberado no dia e hora previstos para início da visita e não poderá ser entregue caso o visitante tenha procedimentos de entrada obrigatórios. A entrega deve ser feita antes de realizar o check-in da pessoa, que ficará com o status "Aguardando check-in com credencial". Logo, quando fizer o acesso em algum dispositivo de entrada, o status será atualizado para "Aguardando check-out";
- Para liberar o acesso do visitante, no campo Status, clique em Entregar credencial;
- Caso o visitante possua um papel ativo, o sistema apresentará um mensagem de alerta: "Pessoa possui papel. Deseja continuar?". Caso selecionado a opção Não, o sistema não seguirá com a entrega da credencial.
- Caso o visitante possua um papel suspenso, o sistema apresentará a mensagem de alerta: "Pessoa possui papel suspenso. Deseja continuar?". Caso selecionado a opção Não, o sistema não seguirá com a entrega da credencial.
- Na tela Entregar Credencial, se a tecnologia da credencial for Barras, é possível gerar o número da credencial. Ao clicar em Gerar número da credencial (botão à direita do campo Número), o sistema irá gerar um valor e inseri-lo no campo Número;
- Preencha os campos Validade de credencial e Hora para estabelecer o prazo válido da credencial;
- Com a credencial entregue, o status do visitante será atualizado para Aguardando check-out;
- Caso a Portaria selecionada na visita tenha selecionado um Modelo de Etiqueta, será exibido o botão Gerar e Imprimir. Clicando nesse botão, a credencial será gerada e irá abrir uma aba no navegador com a visualização da etiqueta, possibilitando também a impressão da mesma;
Observações
- O botão Gerar e imprimir só aparecerá quando a Portaria selecionar o modelo de etiqueta;
- Caso o usuário tenha marcado a opção Enviar a credencial por e-mail, a credencial pode ser enviada clicando no botão Gerar ou clicando em Gerar e imprimir.
- Com a saída do visitante, basta clicar em Aguardando check-out para encerrar a visita.
Importante
Importante
Ao clicar no botão Entregar credencial, o sistema realizará duas verificações relacionadas aos papeis ativos e/ou suspensos cadastrados ao Ronda senior X:
Em ambas verificações, ao selecionar a opção Sim após a mensagem de alerta, o sistema seguirá com o fluxo para a entrega de credencial.
Caso o visitante não possua nenhum papel ativo sincronizado com o Ronda senior X, não haverá alteração da movimentação deste fluxo.
Caso a tecnologia da credencial seja Barras e o visitante possua um endereço de e-mail cadastrado, é possível marcar o campo Enviar a credencial por e-mail. Com esse campo selecionado, ao gerar a credencial, o sistema irá enviar um e-mail para o visitante contendo o QR Code da credencial de acesso;
Adicione credencias provisórias para os colaboradores da empresa:
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção > guia Credenciais provisórias > seção Credenciais provisórias ativas e clique no botão Adicionar;
- No campo Pesquise por nome ou documento, digite o nome ou número do documento do colaborador ou utilize o ícone de lupa, localizado à direita deste campo para localizá-lo;
- Selecione a Tecnologia do crachá e digite seu Número ou clique no botão Ler número da credencial. Se a portaria selecionada possuir mais de um tipo de tecnologia de credencial cadastrada (são três, no máximo: barras, proximidade ou Smart Card), será possível atribuir mais de uma tecnologia a uma mesma pessoa;
- Selecione a Validade desta credencial, informando data e hora;
- Caso haja uma portaria cadastrada, selecione a Portaria em que a credencial será utilizada;
- Clique em Adicionar.
Observação
Para utilizar o botão Ler número da credencial, é necessário que o SeniorReaders esteja rodando e que a leitora esteja conectada.
Então, basta aproximar o cartão da leitora e o número da credencial do colaborador aparecerá no campo Número.
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção > guia Credenciais provisórias;
- Localize a pessoa na seção Credenciais provisórias ativas ou utilize os filtros (Nome, Número, Tecnologia do crachá e Data de validade);
- Na seção Credenciais provisórias ativas, clique no botão Ações correspondente ao nome do colaborador cuja credencial terá sua validade alterada e depois clique em Detalhar;
- No campo Validade, realize a alteração e clique em Salvar.
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção > guia Credenciais provisórias;
- Localize a pessoa na seção Credenciais provisórias ativas ou utilize os filtros (Nome, Número, Tecnologia do crachá e Data de validade);
- Na seção Credenciais provisórias ativas, clique no botão Ações correspondente ao nome do colaborador cuja credencial será finalizada e depois clique em Finalizar credencial ou clique em Detalhar e em seguida Finalizar credencial.
Observações
- Se a credencial provisória estiver vinculada com uma visita, o Gestão de portarias realizará o check-out do visitante automaticamente ao finalizar a credencial.
- A baixa automática é realizada no momento dos eventos de saída registrados no equipamento integrado ao Ronda Senior X.
Para adicionar um agendamento sem cadastramento prévio:
- Clique no botão Adicionar;
- Preencha os campos Tipo da visita, Data da saída, Hora da saída e Portaria. O campo Portaria é preenchido automaticamente com base na última informação salva no navegador, mesma informação utilizada no campo Local Físico. Já os campos Data da saída e Hora da saída recebem sugestões automáticas conforme o valor definido no campo Validade da visita agendada em horas. Todos os campos podem ser ajustados manualmente;
- Na guia Visitados, informe a pessoa que irá receber o visitante;
- Na guia Visitantes, clique no botão Adicionar e informe os dados do visitante, conferindo se não existem informações a serem atualizadas;
- Com os dados preenchidos, clique novamente em Adicionar para encerrar o cadastro ou em Adicionar e cadastrar outro visitante para dar continuidade no processo de cadastramento. Após o visitante cadastrado, sua situação será atualizada para "check-in realizado";
- Finalize o agendamento da visita clicando em Salvar.
- A exibição de opções de alguns campos se restringe ao que foi configurado nas abrangências cadastradas nos papéis da Senior X;
- Caso o tipo de visita selecionado tenha os campos Permite autocadastro de visitante e Permite acesso ao portal do visitante habilitados, será obrigatório informar a Portaria. Isso é necessário para a geração do convite para o visitante.
Importante
Biometrias podem ser cadastradas diretamente no módulo Gestão de Portarias. Para realizar esse cadastro:
Observação
Antes de seguir o passo a passo, certifique-se que o SeniorReaders esteja devidamente conectado e configurado.
- Na Senior X, acesse Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Gestão de Portarias > Portaria de Pessoas > Recepção > clique no nome da pessoa, para visualizar as informações do visitante;
- Clique em Entregar Credencial e em seguida escolha a opção Biometria;
- Em Captura de Biometria, escolha o fabricante desejado e clique em Captura;
- Em seguida, posicione os dedos 3 vezes conforme as instruções mostradas na tela.
Para visualizar as informações da biometria cadastrada, basta ir em Credenciais, localizada na mesma tela Detalhes da pessoa.
Importante
Uma credencial biométrica só pode ser excluída através da tela Pessoa, acessada pelo menu Gestão de Riscos e Segurança | Ronda X > Cadastros gerais > Pessoas.
Além desse cadastro, é possível fazer a integração de biometrias entre o Ronda Senior e o Ronda Senior X.
Observações
- As permissões devem ser configuradas na Senior X >Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
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