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Posto de Trabalho

Para o sistema da Senior, o posto de trabalho é visto como um posto que pode ser ocupado por um colaborador nos papéis dos departamentos da organização, como um administrador de compras, por exemplo. O posto de trabalho difere do cargo ou do local, que são geralmente, a base para a criação dos postos de trabalho na organização.

Através do posto de trabalho no sistema, é possível:

O posto de trabalho representa um agrupamento de características pré-determinadas para a ocupação de uma posição por um determinado colaborador na empresa. Ao efetuar a alocação de um colaborador no posto de trabalho, podemos definir um grupo de características que podem ser obrigatórias, desta forma os históricos dos colaboradores são alterados em uma única operação. Este grupo compõe o perfil do posto de trabalho.

A pré-condição bastante importante a ser avaliada na criação de postos é a estrutura de cargos e locais de organograma. Caso na base de dados existam várias empresas e elas apresentam estruturas de cargos/locais diferentes, os seguintes aspectos podem gerar a necessidade de unificá-las antes de criar a estrutura de postos e, portanto, precisam ser verificadas:

O Gestão de Pessoas | HCM possui os parâmetros abaixo como nativos, sendo que a quantidade dos postos de trabalho se baseia na quantidade de características obrigatórias para a formação do posto.

Parâmetros nativos do sistema

Empresa;

Filial;

Local;

Centro de Custo;

Cargo;

Sindicato;

Característica da Hierarquia;

Escala de Horário;

Turno;

Escala;

Turma;

Turma de intervalo;

Equipe/categoria;

Horários;

Natureza de despesas;

Tipo de colaborador;

Vínculo;

Tipo de vaga;

Tipo de contrato;

PcD (Pessoa com Deficiência);

Projeto e fase;

Tomador de serviço.

Não existe um padrão de características a ser seguido, pois a definição de características obrigatórias varia de acordo com a necessidade e ramos de cada organização. O ideal é que todas as áreas da empresa sejam envolvidas na definição destas características, a fim de chegar em um senso comum sobre quais delas serão utilizadas.

O colaborador possui um posto de trabalho titular (responsável pelas informações dos históricos oficiais dos colaboradores) e, se desejar, pode ter mais de um posto adicional (caso seja necessário identificar as mudanças de postos temporário, sem impacto em seus históricos).

As características mais comuns de um posto de trabalho são:

Vantagens da aplicação dos conceitos de posto de trabalho:

O posto de trabalho pode ter diversos atributos, os quais o colaborador herda quando é alocado no posto. Os principais atributos dos postos de trabalho são: Requisitos, Adicionais, Descrição do posto, Remuneração, Vagas, Riscos (GHE) e Permissões.

Relações de postos de trabalho com outros módulos

A estrutura de postos de trabalho tem dinâmicas específicas com outros módulos do Gestão de Pessoas | HCM, as quais são detalhadas a seguir:

Cargos e Salários

Da mesma forma que as empresas vêm trabalhando com faixas salariais, requisitos para o colaborador atuar em determinado cargo, descrição de atividades primárias, atividades do cargo/função, entre outras descrições, na conotação de posto de trabalho temos o mesmo conceito. Ou seja, podemos ter uma faixa de salários para determinado posto de trabalho, requisitos para os colaboradores que estarão alocados no posto em questão e também múltiplas descrições, sempre observando todas as características definidas ao posto.

Segurança do Trabalho

O módulo Segurança do Trabalho usa o conceito de mercado Grupo Homogêneo de Exposição (GHE). Este item será tratado dentro do módulo, caso seja adquirido, pois, assim como conceitualmente ligamos o GHE da empresa ao ambiente de risco, ao cargo, às atividades do cargo ou ao agrupamento de fatores, estas informações serão relacionadas também ao posto de trabalho.

Com o mapeamento do GHE feito pela empresa, este pode ser relacionado com a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC). Desta forma, com a solução da Senior, a gestão da área de Segurança do Trabalho se torna mais produtiva, pois para todos os colaboradores que forem alocados dentro dos postos com determinados GHEs e EPIs/EPCs, herdarão estas características, facilitando assim a gestão da distribuição dos equipamentos e na geração do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Treinamento

O módulo de Treinamento é afetado pela utilização de postos de trabalho no sistema, pois pode-se definir treinamentos e/ou planos de desenvolvimento individual aos colaboradores conforme os requisitos de cada posto.

Medicina Ocupacional

Este módulo tem um forte relacionamento com o Segurança do Trabalho, pois de acordo com os GHEs definidos e relacionados aos postos de trabalho, pode existir a necessidade de exames específicos para determinados postos ou até ter periodicidades diferentes de acordo com o risco e grau identificado. Quando são criados ou feita a manutenção dos postos de trabalho, esta configuração se faz necessária para que o sistema auxilie na gestão dos exames.

Quadro de Vagas

Entende-se por quadro de vagas o número total de vagas e de cargos de livre provimento, distribuídos e necessários ao funcionamento da organização. O conceito de posto de trabalho neste módulo aplica-se à definição das vagas efetivas e previstas, conforme as características definidas na estrutura do posto de trabalho. Ou seja, a gestão do quadro previsto e efetivo será com base nos postos criados, e não mais por local/cargo, mudando assim, o conceito e a forma de efetuar a gestão do quadro.

Orçamento

O módulo de Orçamento atua em paralelo com o Quadro de Vagas, uma vez definido a gestão das vagas através de posto de trabalho, o orçamento de pessoal é calculado conforme o seu efetivo no quadro e as variações de postos, permitindo orçar valores relativos à mão de obra da empresa com precisão.

Recrutamento e Seleção

O módulo de Recrutamento e Seleção estruturado por posto de trabalho permite que o processo de seleção de pessoal seja conduzido conforme os requisitos estruturados em cada posto, facilitando a triagem dos candidatos e a gestão das vagas.

BPM/Painel de Gestão e demais módulos da Plataforma SeniorX

Um dos pré-requisitos para essas soluções é a definição de uma hierarquia de postos para aprovação dos processos. Para o módulo Painel de Gestão, a hierarquia de postos é base para atribuição dos papéis gestor e colaborador aos seus ocupantes. As soluções Senior X não utilizam a estrutura de postos adicionais, neste caso, sempre irá se basear pela estrutura hierárquica informada no cadastro da estrutura de postos, em Tabelas > Postos de Trabalho > Estruturas, no campo Tipo de Hierarquia padrão.

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Histórico Centro de Custo

Histórico Filial

Pré-Requisitos do Cargo

Tipo de Hierarquia

 

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