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Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Manual por processos > Definições gerais > Manutenção de Históricos do Colaborador
Pré-requisito - Admissão de Colaboradores Afastamentos Históricos Anotações Local Transferência simultânea de históricos Vínculos Manutenção de históricos Estabilidade Definir movimentações para SEFIP, RAIS, HomologNet e eSocial Escala de Vale-Transporte Listar os históricos cadastrados Pré-requisito - Definições Gerais Afastamento Retroativo Cargos Postos Adicionais Funções Servidor Público Horários Escalas Filial Centro de Custos Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) Natureza de Despesas Sindicatos Licença Especial Receita IRRF Categoria eSocial Adicionais Contratos Coletivos Pendências Cessão

Manutenção de Históricos do Colaborador

Todo histórico registrado para o colaborador pode ser amplamente administrado, seja através de um lançamento, uma alteração ou exclusão. Essa manutenção é necessária para que a situação atual do empregado seja ajustada diante de mudanças dentro da empresa, enquadrando-o em uma realidade onde novas formas de cálculo da sua folha são necessárias.

As mudanças de históricos impactam diretamente em emissão de relatórios e rotinas de contabilização/provisão. Desta maneira, efetuar tais mudanças de forma retroativa após um fechamento de folha ocasionará alterações nos valores. Cabe ao usuário gerenciar seus processos, orientando as áreas onde pode haver impacto e divergências futuras.

Diferente dos outros sistemas de gestão de pessoas, o Gestão de Pessoas | HCM da Senior não grava um histórico cadastral do colaborador a cada fechamento de folha, mas sim, faz uma busca pela vigência (competência) determinada no histórico. Caso os históricos apresentados sejam originados em outro sistema, é preciso avaliar os impactos e a periodicidade dessas mudanças.

Fluxo do Processo

Manutenção de históricos

As transferências de colaboradores devem ser tratadas, compondo um histórico que pode ser de cargos, escalas, horários, locais, filiais, centros de custo e estabilidade, mesmo que de outra empresa. As informações ficam gravadas neste histórico, viabilizando a emissão de relatórios de processamentos antigos, apresentando a alocação dos colaboradores conforme a situação corrente naquelas datas.

Mesmo com o uso de postos de trabalho, ao transferir o colaborador de um posto ao outro, todos os históricos que tenham relação com as características definidas em seu perfil serão replicadas automaticamente, gerando um novo histórico para o colaborador.

De uma maneira geral, os históricos ficam disponíveis para consulta e ajustes em um mesmo local.

No menu Colaboradores > Históricos, acesse a tela correspondente ao tipo de histórico que deseja alterar, como Cargos, por exemplo.

Importante

As transferências registradas nestas telas são de suma importância, pois muitos relatórios ou cálculos dependem delas, podendo apresentar erros caso estas informações estejam incompletas ou conflitantes com a data de admissão do colaborador. Por isso, deve-se manter absoluta veracidade e consistência nestes registros.

Cada tela apresenta campos específicos, voltados para o histórico que está sendo alterado. Para instruções sobre como preencher esses campos, consulte a documentação através da tecla F1 ou botão Ajuda na tela que estiver utilizando. Mais adiante neste documento, em Incluir, alterar ou excluir históricos, você obtém mais informações sobre os principais tipos de históricos do sistema e como tratá-los.

O que você pode fazer:

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