Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Processos > Cadastro Beneficiário e Benefícios - Órgãos Públicos (2400, 2405, 2410, 2416, 2418 e 2420)

Cadastro Beneficiário e Benefícios - Órgãos Públicos (S-2400, S-2405, S-2410, S-2416, S-2418 e S-2420)

Leiaute para o envio das informações dos beneficiários, previdenciários ou não, de todo e qualquer benefício pago pelos entes federativos, diretamente com recursos do tesouro, ou por seus RPPS, incluindo os beneficiários das complementações de benefícios do RGPS, das aposentadorias e pensões graciosas, reserva, reforma e pensões de militares e aposentadorias e pensões dos parlamentares.

Estão obrigados a enviar: empregadores de órgãos públicos que administrem benefícios, previdenciário ou não, no mês de referência, exceto aos efetuados pelo INSS.

Deverá ser transmitido até o dia 15 do mês subsequente ao da data de concessão do benefício concedido após o início da obrigatoriedade dos eventos não periódicos.

Beneficiários e Benefícios no sistema da Senior

O beneficiário será cadastrado na ficha básica identificado com as novas categorias eSocial criadas internamente pela Senior:

As informações do beneficiário serão enviadas ao eSocial através de dois leiautes:

O benefício poderá ser cadastrado na nova tela Manutenção de benefícios – Órgão Público, disponível em: Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN), ou através de customizações, persistindo as informações nas tabelas R347BEI, R347BEA, R347BET e R347BER. Essas informações do benefício serão enviadas ao eSocial através de quatro leiautes:

O leiaute S-2400 no sistema da Senior

A origem da informação de um beneficiário (S-2400) tem início a partir de um cadastro do colaborador (FR034FUN) com a categoria eSocial "9995 - Beneficiário Ente Público". É dessa forma que identificamos que este cadastro é um beneficiário. Além da ficha básica, temos outros cadastros que servem de base para os leiautes S-2400 e S-2405, sendo os seguintes:

Importante

Qualquer alteração em uma das telas de cadastro acima resultará em uma alteração de beneficiário (S-2405).

Fluxo do envio do leiaute S-2400

O fluxo de atividade para o envio do leiaute S-2400 será igual ao do leiaute S-2200. Teremos o cadastro do Beneficiário (admissional), conforme descrito no tópico acima, onde deverão ser feitos os cadastros na Ficha Básica, Complementar e nos Cadastros de Dependentes do beneficiário.

Uma vez devidamente cadastrado, será necessário realizar o fechamento da admissão eSocial deste cadastro, em eSocial > Colaboradores > Fechamento da Admissão (FRDECADM).

O próximo passo da nossa jornada do beneficiário será o envio de fato do leiaute S-2400, através da tela de geração de não periódicos.

 

Quando o beneficiário tiver dois ou mais benefícios no sistema, será necessário o cadastro de um beneficiário para cada ocorrência do benefício (Categoria "9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício"), visto que o cálculo destes benefícios será feito por cada cadastro na ficha básica. Porém, o envio das informações de vínculo do beneficiário ao eSocial será feito somente através de um destes cadastros, conforme imagem acima.

Importante

O processo de envio de informações ao eSocial, nesse caso, será idêntico ao relatado no processo anterior, com a diferença que um Beneficiário com categoria "9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício", após ter a sua admissão eSocial fechada, nada mais precisará ser feito, pois todas as informações que são necessárias para o envio ao eSocial serão feitas pelo cadastro com categoria "9995 - Beneficiário Ente Público".

Definições do eSocial

O usuário terá duas opções para a Manutenção de Benefícios, podendo utilizar apenas uma delas: a tela, propriamente dita, ou a customização pelas tabelas R347.

A tela Manutenção de Benefícios, em Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN), e deve ser utilizada para cadastrar os benefícios com o campo Tipo Registro, sendo:

As tabelas de customização são praticamente espelhos dos leiautes S-2410, S-2416, S-2418 e S-2420, e possuem o mesmo comportamento de geração de pendências (por trigger) que a tela, sendo:

A opção deverá ser informada no campo Manutenção Benefícios Ente Público, disponível em Empresas > Definições do eSocial (FR030DES). As opções são as seguintes:

Por padrão, o campo é sugerido com a opção “1 - Tela de Manutenção de Benefícios", podendo ser modificado, exceto quando já existir registro na tela ou nas tabelas de customização para a empresa.

Quando este campo possuir informada a opção “2 - Customização (Tabelas R347)”, o menu Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN) ficará desabilitado.

O leiaute S-2410 no sistema da Senior

Os benefícios de início serão enviados ao eSocial através deste leiaute, considerando a opção informada no campo Manutenção Benefícios Ente Público na tela Definições do eSocial (FR030DES), sendo:

Pré-requisito: envio do leiaute S-2400 com a categoria "9995 - Beneficiário Ente Público" e/ou o fechamento de admissão de um colaborador com a categoria "9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício".

O leiaute S-2416 no sistema da Senior

Os benefícios de alteração serão enviados ao eSocial através deste leiaute, considerando a opção informada no campo Manutenção Benefícios Ente Público na tela Definições do eSocial (FR030DES), sendo:

Pré-requisito: envio do leiaute S-2410.

O leiaute S-2420 no sistema da Senior

Os benefícios de término serão enviados ao eSocial através deste leiaute, considerando a opção informada no campo Manutenção Benefícios Ente Público na tela Definições do eSocial (FR030DES), sendo:

Pré-requisito: envio do leiaute S-2410.

O leiaute S-2418 no sistema da Senior

Os benefícios de reativação serão enviados ao eSocial através deste leiaute, considerando a opção informada no campo Manutenção Benefícios Ente Público na tela Definições do eSocial (FR030DES), sendo:

Pré-requisito: envio do leiaute S-2410 com o grupo infoBenTermino ou o leiaute S-2420.

Importante

Para os leiautes S-2410, S-2416, S-2418 e S-2420, criamos no sistema, a tela para cadastro de benefício. Todos que enviarem esses leiautes, devem migrar suas informações para essa tela, ou através de customizações, gravar as informações nas tabelas R347BEI, R347BEA, R347BET e R347BER, para enviar corretamente ao eSocial.

Fechamento da Admissão

Ao fechar a admissão do eSocial das categorias "9995 - Beneficiário Ente Público" ou "9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício", serão criadas pendências para os benefícios já cadastrados para o beneficiário.

As pendências serão buscadas considerando o campo Manutenção Beneficiário Ente Público, na tela Definições do eSocial (FR030DES), sendo:

Serão geradas as pendências tanto de carga inicial (data de referência antes do início dos não periódicos) quanto as pendências posteriores (data de referência igual ou posterior ao início dos não periódicos).

Importante

Quando em produção restrita, o início dos não periódicos está definido para 03/2017, porém, os leiautes a seguir assumem automaticamente a data 05/2020:

Sendo assim, em Empresas > Definições do eSocial (FR030DES), o usuário deve continuar informando a data de início como 03/2017 para os leiautes mencionados, e o sistema automaticamente irá ajustar para a data de início 05/2020 quando o eSocial estiver em produção restrita.

Fechamentos de admissão do leiaute S-2400 serão processados quando a natureza jurídica do contribuinte se enquadrar nas situações "1XX-X", "201-1", "203-8" ou "307-7" e a categoria do eSocial, relativa à admissão, for "9995 - Beneficiário Ente Público" ou "9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício".

Observações adicionais referentes à utilização das tabelas customizadas (R347)

O usuário que optar por utilizar as tabelas customizadas deverá observar as regras do eSocial aplicadas ao leiaute, bem como as regras de validação e valores válidos para os campos.

Importante

Para o correto funcionamento do eSocial, o campo de número de benefício não deverá ser atualizado nas tabelas de customização R347. Caso um registro para este campo tenha sido incluído incorretamente, esse registro deverá ser excluído e um novo registro com as informações corretas deverá ser incluído na referida tabela.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial