Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Registrar Nota fiscal de entrada

Todas as transações comerciais necessitam da emissão de um documento fiscal para comprovação de uma transação legal de aquisição de bens e produtos e de cumprimentos fiscais quanto a geração de taxas e impostos. Da mesma forma que uma empresa precisa emitir uma nota fiscal para o cliente quando um produto é vendido, as empresas devem receber uma nota fiscal dos seus fornecedores quanto as compras de produtos e serviços.

Além das obrigações legais, a nota fiscal de entrada colabora com o controle de estoque e da gestão financeira da empresa, otimizando a gestão empresarial. E além de bens e serviços, as notas fiscais de entrada também podem ser geradas por outros processos, como:

Ao término de qualquer processo de compra, existe, como resultado, o recebimento de uma nota fiscal de entrada, que poderá ocorrer de várias formas, via: recebimento eletrônico, balança de pesagem e processos antecessores a nota fiscal de entrada, como: ordem de compra e contrato.

A nota fiscal de entrada será base para os setores financeiro, contábil, fiscal e patrimônio. Para o financeiro será gerado contas a pagar. A contabilidade utilizará a nota fiscal para apurar resultado da empresa. Já o fiscal irá utilizar informações tributárias para apurações dos impostos e ainda o patrimônio poderá utilizar a nota fiscal para incorporar os bens adquiridos.

Definições cadastrais

O que você pode fazer:

Veja também:

Este artigo ajudou você?