Integração com o Hub de Royalties
A empresa Bayer é referência em sementes transgênicas de soja, possuindo um rol de variedades circulando no mercado nacional. A semente é mais resistente à pragas, instabilidades climáticas e outros problemas que possam afetar a produção, além da tecnologia permitir uma melhor produtividade por hectare. Essa tecnologia é patenteada pela Bayer, que tem direito ao recebimento de royalties pelo uso de suas sementes.
Esse processo de cobrança de royalties é bastante complexo, sendo por vezes realizado em parceria com empresas do segmento agrícola, que controlam e fazem a cobrança dos royalties junto ao produtor rural e então repassam para a Bayer. Além disso, a própria Bayer oferece programas de créditos, tanto na compra de sementes e insumos como em outras iniciativas da empresa. Os créditos são descontados do produtor rural no lugar da cobrança dos royalties por uma determinada quantidade de produto. Esse processo também ocorre junto à empresa parceira, que por vezes faz um controle manual desses créditos, verificando se o produtor possui créditos antes de fazer a cobrança, e dando baixa destes.
Buscando simplificar o processo, a Bayer disponibiliza aos seus parceiros comerciais um conjunto de APIs para integrar os processos de recebimento e controle de créditos desses royalties, em comunicação direta com seus sistemas. No entanto, fica a cargo dos produtores e parceiros proverem sua própria ferramenta para consumir e utilizar essas APIs.
A integração com o Hub de Royalties é uma iniciativa para integrar o Gestão Empresarial | ERP às APIs da Bayer, simplificando o processo para os clientes do Agronegócio.
Parâmetros Iniciais
A integração com o Hub de Royalties é bastante simples, envolvendo apenas parametrizar o sistema para utilizar a função. Os passos apresentados a seguir fazem essa parametrização. É importante seguí-los na ordem apresentada.
Para iniciar o processo, é preciso ativar o parâmetro dinâmico que habilita a integração com o Hub de Royalties.
- Acesse a tela pelo caminho Cadastros > Empresas > Cadastro de Empresas (F070EMP);
- Selecione a empresa que irá integrar com o Hub e clique no botão Par. Dinâmicos;
- Será aberta a tela de Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD). Procure e ative o parâmetro AGR.INTEGRACAOHUBROYALTIES.HABILITAR, parametrizando como "S-Sim".
É necessário parametrizar o cadastro dos tipos de variedade para as sementes recebidas pela empresa, viabilizando a cobrança dos Royalties.
- Acesse a tela de Variedade pelo caminho Cadastros > Produtos e Serviços > Trangenia (F113TRG);
- Informe, no campo Tipo da Variedade, o valor 2 - Participante Monsanto;
- Informe, no campo Parceiro Hub Royalty, o valor 2 - Bayer como parceiro da integração com o Hub de Royalties.
Importante
Nas entradas de produtos cujo a variedade esteja igual a Participante Monsanto, somente serão permitidos fornecedores cujo campo Participante Monsanto? também esteja informado como Participante e, campo Parceiro Hub Royalty só será habilitado se o Tipo da Variedade estiver como Participante Monsanto também.
Importante
Além da ativação da integração com o Hub de Royalties para filial, é preciso ainda habilitar a integração para o produto. Isso se dá porque é possível que uma filial integre com o Hub de Royalties mas algum de seus produtos não possa ser integrado, ou seja, este produto deve ser configurado para não integrar.
Para a integração com o Hub de Royalties também é preciso parametrizar a integração para a filial. Para isso:
- Acesse a tela de Parâmetros da Filial para Compras pelo caminho Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP);
- Acesse a guia Compras 2;
- Informe, no campo Integra com o Hub de Royalties, o valor S - Sim, indicando que a respectiva filial integra com a Bayer e, portanto, gera pendência para integração com o Hub de Royalties.
É necessário realizar a indicação da integração também no cadastro de produto. Para isso:
- Acesse o cadastro de Produtos pelo caminho Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO);
- Acesse a guia de Inf. Complementares;
- Informe Sim no campo Int. Hub Royalties para indicar que há integração ativa para entrega de Royalties com o Hub de Royalties.
O cadastro da integração é necessário para habilitar a exportação dos dados para o Hub de Royalties.
- Acesse a tela pelo caminho Cadastros > Integrações > Cadastro de Sistemas Integrados (F000SIS);
- Preencha o campo Descrição como "Hub de Royalties";
- Preencha o campo Sigla com algum identificador;
- No campo Tipo, selecione "18-Hub de Royalties";
- Na Situação, marque como "A-Ativo".
Após cadastrar a integração do sistema, é preciso agora habilitar individualmente cada Tipo de Informação.
- Acesse a tela pelo caminho Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT);
- Em Sistema, insira o código numérico do cadastro do passo anterior;
- Na Filial, preencha com a filial que integrará com o Hub de Royalties;
- Em Informação, selecione "Atualização de consumo de Royalties";
- Na grade, altere a Situação como "A-Ativo".
É preciso repetir o procedimento para os seguintes tipos de informação:
- Atualização de consumo de Royalties;
- Cancelamento de Entrega de Royalties;
- Cancelamento de Fixação de Royalties;
- Entrega de Royalties;
- Fixação de Royalties.
A integração com o Hub de Royalties utiliza dois processos agendados, um que faz o envio das informações através da API, e outro que realiza a confirmação do envio, recebendo o resultado do processamento. Para que o processo aconteça de forma automática, é necessário configurar o agendamento de ambos.
- Acesse a tela pelo caminho Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE);
- Na guia Rotina, em Código Processo, insira o código desejado;
- Em Tipo Processo, selecione "4 - Rotina";
- Em Rotina Sapiens, selecione "171 - Integração ERP x Hub de Royalties - Envio";
- Preencha os outros campos conforme a documentação do cadastro de Processo Automático.
O processo deve ser repetido, agora utilizando como Rotina Sapiens a opção "172 - Integração ERP x Hub de Royalties - Confirmação".
A integração com o Hub de Royalties realiza a consulta e consumo dos créditos de royalties junto à API da Bayer. Para isso, são utilizados dois processos automáticos, um requisitando o consumo dos créditos, e outro retornando a confirmação do consumo. Para que o processo ocorra de forma automática, é necessário configurar o agendamento de ambos.
- Acesse a tela pelo caminho Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE);
- Na guia Rotina, em Código Processo, insira o código desejado;
- Em Tipo Processo, selecione "4 - Rotina";
- Em Rotina Sapiens, selecione "181 - Integração ERP x Hub de Royalties - Envio de consumo de créditos";
- Preencha os outros campos conforme a documentação do cadastro de Processo Automático.
O processo deve ser repetido, agora utilizando como Rotina Sapiens a opção "182 - Integração ERP x Hub de Royalties - Confirmação de consumo de créditos".
Processos da integração com o Hub de Royalties
Integração com o recebimento
Neste processo, o registro de entrada da mercadoria é encaminhado para a Bayer através do Hub de Royalties. A partir da chegada desse registro na entrada, já é possível verificar e consumir créditos que estejam disponíveis ao produtor rural. Esse processo pode ser realizado de duas formas:
- Via balança, através da tela Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC), selecionando a opção Nota Fiscal e realizando a entrada e saída da balança. Ao processar com sucesso, é automaticamente criada uma integração enviando os dados da pesagem para o Hub de Royalties em tempo real;
- Via Ticket, através da tela Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC), selecionando a opção Ticket e realizando a entrada e saída da balança. Após, acessar a tela de Manutenção de Ticket (F435MDT), filtrar e selecionar o ticket. Ao gerar a nota e processar com sucesso, é automaticamente criada uma integração enviando os dados da pesagem para o Hub de Royalties.
Em ambos os processos, na tela de Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC), o campo Teste da Variedade é utilizado para indicar a forma da carga. As opções são:
- Positivo;
- Negativo;
- Declarado.
Caso não tenha sido informado o Teste da Variedade na Pesagem, a definição da forma da carga será feita a partir da parametrização da variedade. Assim, a indicação da forma da carga será:
- Declarado: Quando não for informado o Teste da Variedade no momento da classificação da pesagem e, o parceiro Hub de Royalties do cadastro da variedade é Bayer, o campo ChargeResult (teste de variedade) será enviado com o valor DECLARED.
- Negative: Quando não for informado o Teste da Variedade no momento da classificação da pesagem e, o parceiro Hub de Royalties do cadastro da variedade não é Bayer, será enviado o campo ChargeResult (teste de variedade) com o valor NEGATIVE.
Para a integração ocorrer, os processos automáticos 171 e 172, cadastrados nas configurações iniciais, devem ter executado sem erros.
Importante
Caso o Hub de Royalties esteja indisponível no momento da entrada de carga via balança, ou no momento de geração da nota via ticket, será gravada uma pendência de integração. O processo automático de envio para o Hub de Royalties então enviará o registro assim que estabilizar a integração.
Consulta e consumo de créditos
A Bayer disponibiliza um sistema de créditos, que podem ser consumidos em diversas etapas do processo. Quando o produtor tenta consumir mais créditos do que possui acumulado, o excedente fica "pendente", sendo consumidos assim que o produtor receber mais créditos. Para controlar e garantir a flexibilidade de todo esse processo, utilizamos os processos agendados de Consumo de Créditos e Confirmação de Consumo de Créditos.
Ao rodar o processo automático 182 - Integração ERP x Hub de Royalties - Confirmação de consumo de créditos, o sistema determina se há alguma operação pendente de consumo de créditos (ou seja, se o produtor tem operações pendentes de consumo e agora possui créditos em sua conta). É possível conferir nos logs da integração, na senior X Platform, o resultado dessas operações. O processo agendado 181 - Integração ERP x Hub de Royalties - Envio de consumo de créditos é responsável pelo consumo dos créditos, quando disponíveis.
Nesse exemplo, o produtor ainda não tem nenhum crédito disponível com a Bayer.
- Via balança, através da tela Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC), é realizada uma entrada e saída de carga, totalizando 500kg de produto. No campo Teste da Variedade, o valor é configurado como "Positivo";
- Ao rodar o processo automático 171, é realizada a integração com o Hub de Royalties. Na tela de Log de Integrações (F115PRL), vemos que ocorreu com sucesso;
- Em seguida, o processo automático 172 é executado, realizando a confirmação do processo. Novamente, na tela de Log, o processo ocorreu com sucesso;
- No entanto, como o produtor não possuía créditos, os 500kg de produto ficaram como pendentes. Os créditos serão consumidos assim que disponíveis;
- Ao rodar o processo automático 182, é realizada uma consulta junto à Bayer se o produtor tem créditos disponíveis. Nesse exemplo, o produtor ainda estava sem créditos, e o retorno da senior X Platform será de 0 ainda. O produtor pode receber créditos a qualquer momento, então logo após o produtor recebeu 300 créditos.
- Ao rodar novamente o processo automático 182, a consulta retorna 300 créditos. Agora há créditos para serem consumidos.
- O processo automático 181 é executado, consumindo 300 créditos dos 500 que estavam pendentes.
- O processo automático 182 realiza a confirmação do consumo e retorna 0 créditos restantes.
- Em momento posterior, mais 1.000 créditos ficaram disponíveis ao produtor. Ao rodar o processo 182, é consultado esse saldo e ao rodar o processo 181 são consumidos os 200 créditos pendentes restantes. Para finalizar, o processo 182 é novamente executado, confirmando o consumo. Agora não há mais nada pendente.
Visualização dos logs da integração
Os logs do processo de integração ficam disponíveis na tela de Log de Integrações - ERP x Senior X (F115PRL). É possível filtrar pelo Tipo de Integração como "Hub de Royalties". No campo Tipo de Informação, é possível filtrar os seguintes tipos:
- Todos;
- Entrega de Royalties;
- Atualização de Consumo de Royalties;
- Cancelamento de Entrega de Royalties;
- Fixação de Royalties;
- Cancelamento de Fixação de Royalties.
Importante
Como o Hub de Royalties possui dois processos agendados, um de envio e outro de confirmação, ao selecionar um registro referente envio de informações, a tela abrirá os logs do processo automático de envio. Já ao selecionar um registro referente à confirmação de pendência, a tela abrirá os logs do processo automático de confirmação.
Número do protocolo na Fixação de Preços
É possível consultar se uma fixação teve integração com o Hub de Royalties. Para tanto, na tela de Fixação de Preços (F439FIX), o campo Hub Royalties identifica se houve integração com a plataforma da Bayer. Caso sim, o campo Número Protocolo exibe o número fornecido pela Bayer durante a integração.
Reprocessamento de registros com ocorrência erro na Integração
Considerando a complexidade do processo de Integração com a Bayer, em função das validações necessárias ao seu correto funcionamento, é possível que exista a ocorência de erros no processo de Integração em alguns cenários, como por exemplo erros de comunicação ou de validação.
Para reprocessar as Integrações em que ocorrer tais erros, criamos um fluxo de reprocessamento para tratamento destes registros, o qual será utilizado em dois cenários:
- Erros de comunicação
Neste contexto, quando o sistema executar o Processo Agendado novamente, será feita uma nova tentativa de Integração (reprocessamento) do registro em que o erro ocorreu.
- Erros de validação com a Bayer
Neste contexto, ao tentar integrar o registro, caso ocorra um erro de validação, o sistema não tentará integrar este registro novamente.
Exemplo de erro de validação com a Bayer no reprocessamentoConsidere que todas as parametrizações para funcionamento da Integração com o Hub de Royalties estão feitas corretamente, mas no cadastro do Fornecedor (F095CAD) consta um CPF divergente do que está registrado na Bayer.
Cria-se uma pendência de Integração a partir de uma Entrada e Saída via Balança (F435CCC).
É feito o acesso a tela F000PEX, a partir do caminho Cadastros > Integrações (1) > Painel de exportações e, pode-ser observar um registro de Entrega de Royalties na fila de Integração.
Quando o sistema executa o Processo Agendado 171 (Integração ERP x Hub de Royalties - Envio), o registro é integrado com sucesso.
Quando o sistema executa o Processo Agendado 172 (Integração ERP x Hub de Royalties - Confirmação), ocorre o erro de validação.
Portanto, para conseguir reprocessar o registro com o erro de validação, será preciso reprocessar o registro para tratar o respectivo erro.
- Acesse a tela F000PEX, a partir do caminho Cadastros > Integrações (1) > Painel de exportações;
- Procure o registro com erro que deseja reprocessar marcando a opção "Erros de Integração";
- Selecione o registro que deseja reprocessar;
- Clique em Processar.
Ao processar, o registro é colocado novamente na fila para Integração.
- O sistema executará o Processo Agendado 171 (Integração ERP x Hub de Royalties - Envio) para realizar a Integração;
- O sistema executará o Processo Agendado 172 (Integração ERP x Hub de Royalties - Confirmação) para confirmar a Integração.
English
Español
English
Español


