Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Tickets

F435MDT - Manutenção de Tickets

Esta tela lista os tickets (documento do tipo 8) gerados a partir da tela F435CCC com situação 5 - Aguardando Fechamento e 2 - Fechada e permite a manipulação das informações (botão Entrada Balança) e emissão da nota fiscal (tipo 6) de forma agrupada. As alterações são permitidas desde que o ticket esteja com situação 5 - Aguardando Fechamento. A partir do momento que a nota é gerada, as alterações ficam restritas.

Processo

Veja detalhes no Manual de processo do Agronegócio > Recebimento > Ticket.

Observação

É possível acessar esta tela a partir de qualquer ponto de regra do sistema. Para isso, basta informar na regra a lista de parâmetros abaixo:

Assim que a regra for executada, a tela será aberta e, de acordo com os parâmetros adicionados, serão apresentadas as informações correspondentes a eles. O nome dos parâmetros deverá respeitar a estrutura de letras maiúsculas e minúsculas e a ordem NomeDoParametro + = + ValorDoParametro, exemplo: CodigoFornecedor=333.

Caso a tela seja aberta a partir da função AbrirTelaSistema, utilizando os parâmetros citados, automaticamente o sistema irá executar a ação do botão Mostrar, apresentando as informações correspondentes.

Além disso, os parâmetros globais UtiCtrPrd e UtiCtrCoo devem estar configurados igual a "S - Sim"

Pré-requisitos

Para que seja possível gerar o ticket no Recebimento é necessário que o campo Pós-saída na pesagem, esteja preenchido com "Não", na tela de Parâmetros da Filial para Compras > Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP).

Além disso, é possível definir se o usuário poderá escolher entre ticket ou nota fiscal ou se sempre deverá ser gerado o ticket por padrão:

Como vincular tickets com notas fiscais de entrada do tipo 1?

  1. Na tela F070FCP, aba Compras 2, o parâmetro Emitir contra nota para o fornecedor pessoa física deve ser igual a N-Não. Dessa forma, o sistema irá se comportar como se o Fornecedor fosse uma Pessoa Jurídica, ou seja, emitindo a sua própria nota fiscal de entrada do tipo 1. Confira o passo a passo da entrada de produtos;
  2. Lance a nota fiscal de entrada do tipo 1 na tela F440GNE normalmente, porém sem fechar a nota, para depois poder vinculá-la ao ticket;
  3. Faça a pesagem do ticket na tela F435CCC;
  4. Acesse a tela F435MDT, marque o ticket e clique no botão Entrada Balança, dessa forma abrindo a tela de controle de entradas e saídas de compras. Nela, insira as informações da nota fiscal de entrada na grade Fornecedores participantes do contrato (código do fornecedor, número da nota fiscal, série e informações da nota de entrada em aberto). Após isso, confirme o processamento;
  5. Clique no botão Gerar Nota nos dados gerais da tela F435MDT. Com isso, a ordem de compra é gerada e o sistema fecha a nota fiscal de entrada automaticamente.

Campos

Situação
Pode ser preenchido com:

Caso não seja preenchido, considera todas as situações das entradas.

Filtrar tickets resultado de agrupamento
Ao selecionar essa opção e clicar em Mostrar, o sistema exibirá somente os tickets que foram originados a partir de um resultado de agrupamento.

Emitir automaticamente a(s) nota(s) gerada(s)

Permite parametrizar se a nota fiscal será emitida automaticamente. Quando este campo estiver selecionado, será exibida uma mensagem na abertura da tela de Emissão de Nota Fiscal de Saída Agrupada (F140ENL) questionando se deseja emitir as notas, e caso opte-se por “Sim”, todas as notas fiscais serão geradas. Esta opção é salva por usuário, portanto, a opção definida pelo usuário será exibida na tela novamente em um próximo acesso (marcado/desmarcado).

A nota complementar de série eletrônica não será emitida em conjunto com a nota principal, apenas se:

Se nota fiscal complementar for de série eletrônica, o envio para a SEFAZ será realizado de forma automática quando a nota principal for autorizada e o retorno de autorização for efetuado automaticamente pelo ERP .

Para que a emissão automática ocorra, o parâmetro global IndEmiNfs deve estar com valor diferente de N.

Grade Ticket

Exibe os Tickets gerados na tela F435CCC, de acordo com os filtros aplicados. Nesta grade é possível selecionar diversos tickets para serem agrupados na geração da nota fiscal, será gerado um item por ticket. Os itens são agrupados na mesma nota fiscal se pertencerem a mesma Filial, Fornecedor, Origem, Transação, NF Produtor, Produto.

Nº NF Produtor
Busca do campo preenchido da tela F435CCC, pode ser informado ou alterado nesta grade, desde que a situação seja 1-Digitada ou 5-Aguardando Fechamento. Vários tickets podem ser ligados a mesma NF de Produtor.
Este campo é de preenchimento opcional para Fornecedor Pessoa Jurídica e obrigatório para Fornecedor Pessoa Física, ao emitir a nota fiscal.

Série NF Produtor
Busca do campo preenchido da tela F435CCC, pode ser informado ou alterado nesta grade, desde que a situação seja 1-Digitada ou 5-Aguardando Fechamento.

Origem Mercadoria
Pode ser alterado, desde que a situação seja 1-Digitada ou 5-Aguardando Fechamento. Se houver mais de um fornecedor participante seu conteúdo é sugerido para todos.

Valor Crédito Royalties
Busca do conteúdo do mesmo campo na tela F435CCC.
A informação de royalty deve ser informada antes de gerar a nota fiscal (caso o produto controle Royalty).

Protocolo Royalties
Busca do conteúdo do mesmo campo na tela F435CCC.

Fornecedor Royalties
Busca do conteúdo do mesmo campo na tela F435CCC.

Observação

Quando manipulado um ticket já faturado anteriormente, será apresentada a mensagem: Este recebimento (Ticket XXX) já possui as seguintes nota(s) faturada(s): %s. Não é possível prosseguir, para impedir que seja faturado novamente. Caso necessário, o identificador de regras CPR-435MDTDVTF tem a função de desabilitar a mensagem e seguir com o processo.

Ticket Agrupado
Este campo tem dois possíveis valores:

Grade Fornecedores Participantes

Exibe os fornecedores participantes ligados aos tickets gerado na tela F435CCC. As informações dos Fornecedores Participantes podem ser alterados através do acesso à tela F435CCC, pelo botão Entrada Balança. Veja detalhes dos campos na documentação de processo de Fornecedores Participantes.

Chave de Acesso
Neste campo pode ser preenchida a chave de acesso da nota fiscal eletrônica do fornecedor. Caso a nota fiscal não exista, o sistema abre a tela F440GNE para digitá-la.

Nr. NFE e Série NFE
Estes campos são preenchidos com o número a séria da nota fiscal eletrônica, após ser informada uma chave de acesso existente.

Importante

Estes campos filtram notas fiscais não fechadas, após vinculá-las, a nota fiscal é automaticamente fechada.

Veja as consistências aplicadas acertar o estoque em produtos com origem no porto e produtos com sem origem no porto (Produtos com origem de fornecedor pessoa jurídica).

Preço Uni. Prod.
Informa o preço unitário do produto. O valor apresentado neste campo é atribuído através da tela Parâmetros por Família (F070FAM), campo Preço Mínimo para Compra.

Nota

Grade Fornecedores Participantes do Contrato

Fornecedor Part. Ctr.
Neste campo é apresentado o nome do fornecedor participante.

Botões

Gerar Nota
Ao selecionar os registros na grade ticket e clicar neste botão, são geradas as notas fiscais referentes às entradas. É possível selecionar vários tickets para serem gerados em uma nota fiscal de entrada. Há as seguintes consistências para a geração da nota fiscal:

Entrada Balança
Este botão acessa a tela F435CCC. Está habilitado se a situação escolhida no cabeçalho for 5- Aguardando Fechamento.

Na tela F435CCC será permitido alterar as informações de acordo com a permissão do usuário, na tela F099UCP, campo Permitir Alt. Prod. e Classificação do Ticket.

Ao mostrar a entrada na F435CCC, ela será visualização com a informação de Manutenção;

Contratos
Abre a tela F462CTR de acordo com o preenchimento dos campos Fornecedor e Contrato.

Acrésc. Financ.
Abre a tela F439EXT, posicionada da guia de Acréscimo Financeiro. Os acréscimos financeiros são configurados na tela F113IAF, através do Contrato entre produtor e fornecedor cadastrado na tela F460PFO.

NF Entrada
Abre a tela F441CNE de acordo com o preenchimento dos campos Filial e Fornecedor, para a consulta de notas fiscais e ordens de compra.

Personalizar
Abre a tela F435MCS de acordo com a Data de Início/Fim.

Cancelar Ticket
Permite cancelar o ticket e os documentos ligados a ele (contratos, fornecedores participantes, etc). O ticket passa a ter a situação 3-Cancelado. O campo é habilitado se a situação do ticket for 5-Aguardando fechamento.

Caso a nota fiscal esteja com status emitido, serão feitas a seguinte consistência, antes de cancelar:
Está dentro do prazo de cancelamento da SEFAZ? o documento é cancelado e permite alteração.

Incluir NFE
Este botão a tela F440GNE para digitação manual a nota fiscal eletrônica de entrada (tipo 1) do produtor rural pessoa jurídica. A informação da nota fiscal é repassada para os campos da grade de Fornecedores Participantes.

Imp. Ticket
Este botão tem como finalidade chamar a impressão de ticket da pesagem. Por padrão o relatório 001 - Ticket de Pesagem (SREB001.GER) é impresso através desse botão e é necessário configurar o identificador de modelo F435CCC, sequência 2 na tela Cadastro de Identificador de Modelos (F096MDR).

É importante destacar que o relatório irá imprimir somente o ticket que estiver posicionado na grade Ticket, não considerando os tickets marcados.

Agrupar Ticket
Este botão possibilita que o usuário agrupe vários tickets em apenas um, para gerar apenas uma Nota Fiscal com base no ticket agrupado. Quando não há nenhum ticket na grade Ticket, o botão Agrupar Ticket fica desabilitado. Caso haja tickets na grade, o botão fica habilitado e os tickets podem ser agrupados, antes passando por uma validação para identificar se o usuário que está fazendo o agrupamento possui, ou não, permissão para realizar tal ação.

Com o agrupamento apto a ser feito, o sistema valida os tipos de ticket selecionados para o agrupamento. Caso algum ticket não possua os atributos necessários para o agrupamento, uma mensagem é exibida ao usuário, informando a situação do ticket. Todos os tickets selecionados, por sua vez, devem seguir a seguinte regra:

Caso a validação dos tickets seja verdadeira, o agrupamento é executado.

Observação

Desagrupar Ticket
Este botão dá ao usuário a possibilidade de desagrupar tickets de forma ágil, tornando o processo de desagrupamento eficaz e seguro. Para realizar o desagrupamento, o usuário pode selecionar um ou mais tickets resultantes de agrupamento. A coluna Desagrupar Ticket, presente na grade Ticket, indica se o ticket é resultado de um agrupamento ou não, sendo:

Após selecionar os tickets desejados, basta clicar no botão Desagrupar Ticket para realizar o processo de desagrupamento.

Importante

Para que o usuário possa fazer o desagrupamento de tickets, ele precisa possuir permissão. As permissões podem ser consultadas no menu Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento.

Caso o usuário não tenha permissão para realizar a ação, a mensagem Usuário não possui permissão para efetuar o agrupamento de cargas será apresentada. Caso o usuário tenha permissão para efetuar o desagrupamento, a mensagem Deseja realmente desagrupar o(s) ticket(s) selecionado(s)? será exibida com as opções Sim e Não.

O ticket utilizado para o desagrupamento, por sua vez, irá dar origem a um novo ticket, que será desagrupado no processo. Já o ticket que é resultado do agrupamento e que está apto para o desagrupamento será processado e, se tudo ocorrer sem erros, o processo será finalizado. Caso haja mais de um título selecionado, o processo se dará por completo e com sucesso, caso todos os tickets selecionados sejam processados com sucesso. Caso tudo ocorra perfeitamente e sem erros, a mensagem Processo realizado com sucesso será apresentada e a tela Manutenção de Tickets (F435MDT) será recarregada.

Parâmetros globais

Nome Descrição
IndEmiNfs Indicativo para verificar após o fechamento da nota fiscal de entrada nas telas F435CCC e F439FIX se será chamada a tela F140ENL, para a emissão da nota fiscal de saída.
UtiCtrCoo Indicativo se a empresa utiliza o processo de Controle de cooperado.
UtiCtrPrd Indicativo se a empresa utiliza o processo de Controle de produtor.

Identificadores de regras

Módulo Código
CPR 435DTCRN01
COM 435MDTRE00
COM 000ALSEN01
CPR 435MNTCA01

Este artigo ajudou você?