Definições cadastrais para Contas a Pagar
Para que os diversos processos do Gestão Empresarial | ERP sejam executados de forma fluída e eficiente, é necessário que alguns cadastros sejam previamente preenchidos. Esses cadastros, além de atender as necessidades sistêmicas, também irão atender as exigências legais e situações inerentes ao negócio da empresa, facilitando pesquisas, validando informações de forma rápida e concisa.
Os cadastros são de suma importância, já que atualmente, existem departamentos especializados nas organizações. Não há processo de negócio sem o devido preenchimento dos cadastros. Neste documento, iremos tratar as configurações inicias para o Gestão de Contas a Pagar.
Cadastre os parâmetros em transações associadas à empresa:
- Acesse Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar (F001TPA);
- Pesquise ou informe diretamente o código da transação que será parametrizada, que pertença ao módulo CPP - Contas Pagar - Entrada de Previsões;
Nota
Não é recomendável mudar a configuração de uma transação que já está em uso. Porém, caso seja necessário, acesse Cadastros > Transações > Manter Transação (F001MTR), duplique a transação e faça as parametrizações necessárias.
- Na guia Pagar 1, através do campo Adiciona ou Subtrai, informe a forma de atualização da transação de contas a pagar, indicando se deve ser atualizado e como deve ser, os valores de duplicatas, créditos ou outros. Para a inserção de um título previsto, escolha a opção de Adicionar;
- Em Detalhes Transação, insira uma descrição detalhada desta transação;
- No campo Aceita Manual, informe se a transação aceita ou não lançamentos manuais. Ao optar por não aceitar, essa transação não poderá ser informada pelo usuário nas telas do sistema. Somente poderá ser utilizada em processos automatizados em que o usuário não possui interação;
- Informe, no campo Nova Natureza Operação - CFOP, o código da CFOP correspondente à operação realizada com essa transação;
- Defina a aplicação da natureza de operação para esta transação em Aplicação Operação. Essa informação é fundamental, pois conforme a aplicação definida, o sistema irá se moldar para calcular os impostos corretamente e realizar seus processos de acordo com essa aplicação;
- No campo NF Saída Devolução defina se esta transação cadastrada é para devolução, o que facilita no momento da emissão da nota fiscal de saída, trazendo somente transações de devolução;
- Em Considera Faturamento informe a opção "S - Sim" somente em transações de faturamento, para que considere a nota fiscal de saída como faturamento e atualize o histórico do cliente no fechamento desta nota fiscal saída;
- Determine se esta transação exige que a nota fiscal seja emitida baseada em pedido.
- Confirme que a Situação da transação esteja ativa e clique em Alterar;
- Na guia Dados Gerais 2, através do campo Nota Herda Rateio Origem, indique que a nota deverá herdar o rateio na origem (ordem de compra, nota de saída ou contrato);
- Defina o tipo de cálculo que será obedecido ao efetuar uma devolução. Por padrão, o sistema atribui o valor "P - Devolução Proporcional". Desta maneira, ao gerar uma nota fiscal de devolução parcial, seus valores são recalculados proporcionalmente de acordo com a nota fiscal de origem da devolução, considerando a quantidade que está sendo devolvida em relação à quantidade da nota fiscal de entrada de origem.
Ao optar pela opção "R - Recálculo de Valores", ao gerar uma devolução, os valores são recalculados sem considerar a nota fiscal de entrada de origem; - Clique em Alterar e, em seguida, acesse a guia Financeiro;
- Por se tratar de uma transação de venda que envolve faturamento, defina o tipo do título gerado no contas a receber e a sua moeda padrão;
- Em Soma para Financeiro, indique que o valor líquido do item será somado no valor financeiro. Para geração de títulos, serão considerados também o tipo de título e a transação integrada;
- Clique em Alterar e acesse a guia Integrações para informar uma transação de entrada de faturamento, do módulo contas a receber/contas a pagar, dependendo da sua transação, e uma transação de saída do estoque, para que seja possível a baixa no estoque dos produtos vendidos por essa transação;
- Clique novamente em Alterar para finalizar o cadastro da transação de venda.
Bancos
Os bancos são importantes para que você possa representar no Gestão Empresarial | ERP as suas contas bancárias. Dessa forma, poderá controlar as movimentações e saldos de todas as suas contas bancárias num só local. Além disso, poderá realizar transações com esses bancos, tais como: pagamento eletrônico, cobrança escritural, Pix e débito direto autorizado (DDA).
No cadastro do banco, será possível informar as agências que possui conta, podendo ser apenas uma ou quantas forem necessárias. Ao cadastrar um banco e agência, eles poderão ser vistos e usados por qualquer empresa cadastrada no sistema.
Importante
O código de cada banco deve respeitar a numeração oficial do Banco Central do Brasil.
Contas internas
A conta interna tem o objetivo registrar qualquer tipo de conta, bancária ou não, que se deseja controlar o saldo financeiro. Por exemplo, poderá cadastrar uma conta corrente ou conta poupança que possui no banco. É possível também cadastrar uma conta caixa, representando a gaveta com dinheiro que possui para pequenas despesas ou até mesmo cadastrar um cofre, caso possua.
Ao cadastrar uma conta bancária, é importante preencher os dados de banco, agência e conta do banco corretamente para, futuramente, realizar operações bancárias através do sistema.
As operadoras são empresas ou programas derivados de instituições financeiras que assumem a responsabilidade por todo o procedimento de emissão de cartão e análise de créditos dos cartões. São elas, também, que fazem todo o relacionamento com o cliente final em caso de problemas, como compra duplicada ou contestação de compra.
Elas ainda são responsáveis por estabelecer algumas taxas e fazer a cobrança em casos de inadimplência dos pagamentos. Por isso, é importante ter conhecimento e um bom relacionamento com as operadoras, assim, é possível fazer reajustes de taxas, renegociações de dívidas e aumentar limite de crédito.
Este processo tem a finalidade de cadastrar as operadoras de cartões de débito e crédito da Empresa.
Cadastre as moedas dos diversos países, aos quais sua Empresa se relaciona, tanto para importação de produtos e serviços quanto para exportação. Também será possível cadastrar moedas e índices financeiros, tais como: inflação, taxa Selic, CDI, entre outros, para aplicar a devida correção dos títulos a Pagar e a Receber.
Ao cadastrar uma moeda, é importante ser fiel a sua nomenclatura e padrões monetários estabelecidos pelo Banco Central do Brasil. Obtenha, também, através do Banco Central do Brasil, as taxas de conversão para a moeda brasileira - atualizando, assim, o seu cadastro no Gestão Empresarial | ERP.
As moedas e índices poderão ter cotações diárias ou mensais, a depender da característica de cada uma, e poderá informar uma previsão de cotação futura para realizar simulações através de relatórios.
Nota
A moeda de referência do sistema será sempre a moeda do país que está no cadastro da Empresa. Ao fazer qualquer lançamento em uma moeda diferente do país da Empresa, o sistema irá fazer a conversão.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Bureau de crédito, é um serviço de informações de crédito que utiliza informações de adimplência e inadimplência de Pessoas Físicas ou Jurídicas para fins de decisão sobre crédito.
Pelo Gestão Empresarial | ERP, é possível enviar títulos ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, para inclusão ou exclusão nos seus registros.
Através da natureza de gasto, estabeleça a ligação com a contabilidade (as contas analíticas, dos grupos de contas que exigem rateio, apontam para uma natureza de gasto).
É especificada para cada natureza, a forma pela qual deve ser tratada para ter calculados os seus valores à vista, classificando-a em normal de transferência ou recebimento, sendo que a natureza de gastos de transferência e de recebimento pode ser utilizada somente para a realização da distribuição do orçamento de custos e despesas.
Cadastre diversos grupos de Contas a Pagar e grupos de Contas a Receber, a fim de agilizar informações de fornecedores e clientes dentro do sistema. Um grupo pode ser informado no cadastro de um fornecedor, de um cliente, na inclusão de um título, entre outros. Por exemplo: grupo de contas que poderá servir para o grupo de Contas a Pagar e a Receber: Matérias-Primas.
O Tipo de Título é um campo obrigatório para o registro de um título a Pagar ou Receber. Seu papel é indicar qual saldo do fornecedor ou do cliente será movimentado. Existem três tipos de saldos:
- Duplicatas: representa os documentos mais utilizados no dia a dia, como um boleto, nota fiscal e uma fatura;
- Outros: indicado para registrar qualquer outro tipo de documento, como taxas e impostos;
- Créditos: usado para representar devoluções, adiantamentos, pagamento e recebimentos a maior, ou seja, é através desse tipo de título que você pode registrar um crédito tanto para o fornecedor quanto para o cliente.
Através das telas Consulta de extrato de Fornecedores (F502CEF), Consulta de Movimentos de Clientes e Fornecedores (F301CCF) e/ou Consulta de Títulos do Contas a Pagar (F502CCP), identifique e acompanhe esses três tipos de saldo.
Através da rotina de aplicação e captação de recursos, controle as aplicações e os empréstimos financeiros. As aplicações mais comuns no mercado financeiro são:
- Poupança;
- Certificado de Depósito Bancário (CDB);
- Recibo de Depósito Bancário (RDB);
- Fundos de Investimento.
O cadastro de cálculos é fundamental para o correto funcionamento e controle aplicado pela rotina, pois é através desse cadastro que será definido como a operação financeira será atualizada.
No cadastro, feito através da tela Cálculo do Contrato de Aplicação e Financiamento (F606CAC), informe se a operação será corrigida por um valor fixo, um percentual fixo ou por um índice. Quando o cálculo for do tipo "D - Índice", também poderá ser definido um percentual para a correção, sendo esse percentual aplicado sobre o índice estabelecido.
Ainda em relação ao tipo de cálculo "D - Índice", deverá ser informado uma moeda/índice e a operação financeira poderá ser corrigida com o valor do índice na data do processamento. Ou, ainda, poderá ser corrigida com o valor do índice da data anterior à data do processamento.
Através da rotina de Aplicação e Captação de Recursos, é possível controlar as aplicações e os empréstimos financeiros.
Através da Rotina de Aplicação, controla-se os valores aplicados
e os seus rendimentos.
-
Para efetuar o cadastramento de uma aplicação financeira, deve-se ter os
seguintes pré-cadastros:
- Cálculo: é no cálculo onde define-se como o contrato será atualizado. Se será por um índice, por um percentual ou por um valor (tela Cálculo do Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CAC));
- Tipo de produto bancário: é no tipo do produto bancário onde se define se a operação financeira será uma aplicação ou um empréstimo (tela Tipo de produto bancário (F606TPB));
- Produto bancário: no produto bancário, informa-se o tipo da operação financeira e a tributação a realizar no contrato (tela Produtos Bancários (F606PBC)).
- Com os pré-cadastros realizados, é possível cadastrar uma Aplicação Financeira através da tela Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR). Nessa tela, deve-se informar os seguintes
parâmetros:
- Produto bancário: através do produto bancário, busca-se todas as informações necessárias para a atualização do contrato;
- Cálculo: define como o contrato será atualizado;
- Período da aplicação: este parâmetro é obrigatório e deve-se definir a data inicial e a data final da aplicação;
- Conta interna: é necessário informar uma conta interna do tipo "Conta Corrente". O valor aplicado será debitado nessa conta;
- Conta aplicação: é necessário informar uma conta interna do tipo "Aplicação". Quando processado o contrato, o valor aplicado será creditado nessa conta;
- Valor da aplicação: é o valor que será atualizado conforme o cálculo aplicado.
- Efetuando esses parâmetros na tela Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR), já se tem uma aplicação financeira cadastrada.
A atualização da aplicação financeira pode ser feita através de três telas, sendo:
- Atualização Cálculo do Contrato da Aplicação e Financiamento (F606ACT): atualiza o contrato efetuando as provisões referentes ao rendimento da aplicação e mais as provisões referentes aos impostos calculados até a data da atualização;
- Atualização Cálculo do Contrato por Lote da Aplicação e Financiamento (F606LOT): permite a atualização de vários contratos simultaneamente. Pode ser feita atualização diária sem o provisionamento de valores ou a atualização mensal com o provisionamento de valores;
- Atualização Manual da Aplicação e Financiamento (F606ACM): atualiza o contrato, não sendo efetuadas as provisões. Processando a atualização nessa tela, os registros são gravados por dia, calculado nas tabelas do ERP, sendo possível fazer uma consulta do contrato, verificando os valores atualizados diariamente através da tela Consulta de Posição Diária da Aplicação e Financiamento (F606ACD).
O cálculo do rendimento da aplicação financeira é feito diariamente, sendo
possível configurar no cadastro do cálculo, se a atualização deverá ser feita
somente nos dias úteis ou em dias corridos
Durante a atualização da aplicação financeira, é possível provisionar os valores calculados, conforme a data base definida. Então, são gerados os movimentos referentes ao rendimento da aplicação mais os movimentos referentes aos impostos incorridos.
Pode-se
alterar manualmente qualquer valor referente ao cálculo dos rendimentos e dos
impostos.
A consulta da aplicação financeira pode ser feita em duas telas, sendo:
- Consulta de Demonstrativo Contábil da Aplicação e Financiamento (F606CCM): através desta tela, consulta-se todos os movimentos efetuados na conta aplicação ao processar uma atualização do contrato;
- Consulta de Posição Diária da Aplicação e Financiamento (F606ACD): através desta tela, consulta-se os cálculos efetuados nos contratos a cada atualização. São apresentados todos os valores gerados no processamento da atualização do contrato, rendimentos e impostos incorridos.
Os movimentos realizados na conta aplicação podem ser consultados a qualquer momento
O resgate da aplicação financeira pode ser feito a qualquer momento
- Na tela Resgate da Aplicação e Financiamento (F606CRG), deve-se preencher as seguintes
informações para a efetivação do resgate:
- Data base: data na qual o resgate é efetuado. É definida automaticamente com a data atual, podendo ser alterada;
- Valor do resgate: pode ser o valor parcial ou o valor total da aplicação. A princípio, esse valor é atualizado automaticamente pelo sistema, conforme o cálculo efetuado até a data base definida, podendo ser alterado antes do processamento do resgate;
- Conta interna: deve ser informada uma conta corrente para receber o crédito oriundo da conta aplicação;
- Contrato: o valor do resgate pode ser reaplicado, bastando fornecer o número do novo contrato.
Com o resgate, não havendo uma reaplicação, os valores são realizados na conta aplicação e na conta corrente. São debitados na conta aplicação o valor dos impostos incorridos e o saldo da aplicação. Então, o saldo da aplicação é creditado na conta corrente informada no cadastro da aplicação. Quando resgatado parcialmente, pode-se fazer uma provisão de valores para o período seguinte à data do resgate parcial.
Segue o identificador de regra da rotina de Aplicação Financeira:
Módulo | Identificador |
---|---|
TES | 606ESTOR01 |
Através desta rotina, controla-se os valores tomados como empréstimo e os seus encargos.
-
Para efetuar o cadastramento de um empréstimo, deve-se ter os
seguintes campos pré-cadastros:
- Cálculo: é no cálculo onde define-se como o contrato será atualizado. Se será por um índice, por um percentual ou por um valor (tela Cálculo do Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CAC));
- Tipo de produto bancário: é no tipo do produto bancário onde define se a operação financeira será uma aplicação ou um empréstimo (tela Tipo de produto bancário (F606TPB));
- Produto bancário: no produto bancário, informa-se o tipo da operação financeira e a tributação a realizar no contrato (tela Produtos Bancários (F606PBC)).
- Com os pré-cadastros realizados, é possível cadastrar um empréstimo através da tela Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR). Nesta tela, deve-se informar os seguintes
parâmetros:
- Produto bancário: através do produto bancário, busca-se todas as informações necessárias para a atualização do contrato;
- Conta interna: é necessário informar uma conta interna do tipo "Conta Corrente". O valor tomado por empréstimo será creditado nesta conta;
- Conta resgate: é necessário informar uma conta interna do tipo "Empréstimo". Quando processado o contrato, o valor tomado por empréstimo será debitado desta conta;
- Valor do empréstimo: é o valor que será atualizado, conforme o cálculo aplicado.
- Efetuando esses parâmetros na tela F606CCR, já se tem um empréstimo cadastrado.
Nos contratos de empréstimo, deve-se definir o número de parcelas e o número de prestações.
- Parcelas: define-se em quantas vezes o valor do empréstimo será recebido. A quantidade de parcelas deve ser definida manualmente. O valor é calculado automaticamente conforme a quantidade, porém, pode ser alterado manualmente;
- Prestações: define-se em quantas vezes o empréstimo será pago. A quantidade de prestações deve ser definida manualmente. O valor é calculado automaticamente conforme a quantidade e os percentuais aplicados, porém, pode ser alterado manualmente.
O contrato de empréstimo
pode ser amortizado tanto pelo método PRICE de amortização como também pelo método SAC.
As tabelas 01, 02 e 03 apresentam o exemplo de um contrato de empréstimo sendo amortizado pelo sistema PRICE e pelo sistema SAC.
Tabela 01 - dados do contrato:
DADOS DO CONTRATO |
|
---|---|
Valor Empréstimo | R$ 1.000.000,00 |
Taxa Juros | 0,948879% |
Número de Prestações | 10 |
Tabela 02 - amortização utilizando a tabela PRICE:
PRICE |
||||
---|---|---|---|---|
MÊS | SALDO DEVEDOR | JUROS S/ SALDO DEVEDOR | AMORTIZAÇÃO | PRESTAÇÃO |
0 | R$ 1.000.000,00 | |||
1 | R$ 904.196,03 | R$ 9.488,79 | R$ 95.803,97 | R$ 105.292,76 |
2 | R$ 807.483,00 | R$ 8.579,73 | R$ 96.713,03 | R$ 105.292,76 |
3 | R$ 709.852,28 | R$ 7.662,04 | R$ 97.630,72 | R$ 105.292,76 |
4 | R$ 611.295,16 | R$ 6.735,64 | R$ 98.557,12 | R$ 105.292,76 |
5 | R$ 511.802.85 | R$ 5.800,45 | R$ 99.492,31 | R$ 105.292,76 |
6 | R$ 411.366,48 | R$ 4.856,39 | R$ 100.436,37 | R$ 105.292,76 |
7 | R$ 309.977,09 | R$ 3.903,37 | R$ 101.389,39 | R$ 105.292,76 |
8 | R$ 207.625.64 | R$ 2.941,31 | R$ 102.351,45 | R$ 105.292,76 |
9 | R$ 104.303,00 | R$ 1.970,12 | R$ 103.322,64 | R$ 105.292,76 |
10 | - | R$ 989,71 | R$ 104.303,05 | R$ 105.292,76 |
TOTAL | R$ 52.927,55 | 1.000.000,05 | R$ 1.052.927,60 |
Tabela 03 - amortização utilizando a tabela SAC:
SAC |
||||
---|---|---|---|---|
MÊS | SALDO DEVEDOR | JUROS S/ SALDO DEVEDOR | AMORTIZAÇÃO | PRESTAÇÃO |
0 | R$ 1.000.000,00 | |||
1 | R$ 900.000,00 | R$ 9.488,79 | R$ 100.000,00 | R$ 109.488,79 |
2 | R$ 800.000,00 | R$ 8.539,91 | R$ 100.000,00 | R$ 108.539,91 |
3 | R$ 700.000,00 | R$ 7.591,03 | R$ 100.000,00 | R$ 107.591,03 |
4 | R$ 600.000,00 | R$ 6.642,16 | R$ 100.000,00 | R$ 106.642,16 |
5 | R$ 500.000,00 | R$ 5.693,28 | R$ 100.000,00 | R$ 105.693,28 |
6 | R$ 400.000,00 | R$ 4.744,40 | R$ 100.000,00 | R$ 104.744,40 |
7 | R$ 300.000,00 | R$ 3.795,52 | R$ 100.000,00 | R$ 103.795,52 |
8 | R$ 200.000,00 | R$ 2.846,64 | R$ 100.000,00 | R$ 102.846,64 |
9 | R$ 100.000,00 | R$ 1.897,76 | R$ 100.000,00 | R$ 101.897,76 |
10 | - | R$ 948,88 | R$ 100.000,00 | R$ 100.948,88 |
TOTAL | R$ 52.188,36 | R$ 1.000.000,00 | R$ 1.052.188,36 |
É possível alterar os valores das prestações do contrato, desde que o total das prestações não ultrapasse o valor do contrato. Os contratos com apenas uma prestação permitem que o valor da prestação seja maior que o seu total, sendo que a diferença entre o valor da prestação e do contrato é considerada como juros.
É o critério de rateio que define de onde o sistema irá buscar os dados para montar os rateios quando a forma de rateio for igual a "1 - Pré-definido c/ Confirmação" ou "2 - Pré-definido s/ Confirmação". Por exemplo: na inclusão de um título, o rateio pode ser buscado do Fornecedor, do Tipo de título e do Portador, entre outras opções.
O código do critério de rateio é representado por uma letra. Há 19 critérios de rateio, porém, é possível definir para as transações do contas a pagar apenas 7 destes. O critério de rateio apto para definição numa transação do contas a pagar é assinalado pela letra "P" ao seu lado direito, estando esta letra entre parênteses:
Código | Valor |
---|---|
A | Transação (VECRPTJOI) |
B | Natureza Gasto (VECRPTJ) |
L | Fornecedor (CPI) |
N | Tipo de Título (RP) |
O | Grupo Rec./Pag. (RP) |
P | Portador (RP) |
Q | Projeto (VECRPTIJOI) |
Caso seja selecionado algum critério de rateio diferente dos apresentados, um aviso é exibido, por exemplo "Critério de Rateio "C" não pertence ao módulo de Pagar".
A Gestão Orçamentária e Projetos existe para os clientes terem um controle de determinada alocação financeira de recursos. Não é um controle cronológico ou de recursos (quantidade e qualidade, por exemplo). Esse controle pode ser dividido por projeto, fase, conta financeira ou centro de custo, que leva em consideração o bloqueio real time dos processos quando estourado o orçamento previsto, sendo essa uma das maiores vantagens de projetos.
Para utilização do módulo de Gestão Orçamentária e Projetos, na tela de Cadastro de empresa (F070EMP) é necessário alterar o parâmetro Utiliza Controle de Projetos para "S - Sim". Posteriormente à ativação do parâmetro, é necessário fazer novo login no sistema para que os parâmetros sejam recarregados e ocorra a efetivação quanto à ativação dos controles internos. Quando a Empresa passa a utilizar o controle de projetos, não será mais possível desativar esse controle. Isso ocorre, pois o campo Projeto passa a fazer parte da chave.
Além disso, na tela Parâmetros de Usuários para Projetos (F099UPJ), é necessário informar o nível do usuário para acesso aos orçamentos:
A atualização real time de projetos somente será feita quando o campo Atualiza Projetos, do cadastro das transações das gestões, estiver igual a "S - Sim", ou seja, se estiver parametrizado para atualizar projetos, os movimentos dessa transação irão consistir o orçamento (se houver orçamento para o projeto em questão).
O tipo de projeto é uma estrutura que serve como base de valores padrões para os projetos a serem criados, como se fosse um modelo de projetos, assim como existe o modelo de planos para as contas financeiras, contábeis e centro de custo, existe o tipo de projeto para os projetos.
Já o cadastramento de máscaras para projetos segue a mesma linha de montagem, conforme outras gestões com suas definições de máscaras necessárias (Comercial – Produto, Derivação, Lote/Série, Patrimônio - Bem). Para projetos, a máscara servirá somente para informação e filtro em relatórios, sendo que no cadastro de um projeto, através do valor informado no campo Número conforme Máscara, da tela Projetos (F615PRJ), guia Dados Gerais.
- Para realizar o cadastro de uma série financeira, acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Série de Notas Fiscais (F020SNF);
- No campo Aplicação, informe a opção "M - Geração Manual CR e CP" para ser utilizada nas rotinas de geração de títulos em lote no Contas a Pagar e a Receber ou, então, para geração de títulos via contrato e para a geração de faturas de compra e venda. Inclusive, para esses casos, é sugerida a criação de uma série com o código "FIN" para dar entrada de títulos pelo financeiro;
- Além disso, para o cadastro da série, informe o campo Qtde. Máxima Parcelas;
- Informe, também, a montagem do número dos títulos a serem gerados na área de finanças.
Veja também: |