No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F669ECD - SPED Contábil (ECD)

Esta tela tem por finalidade gerar as informação para um arquivo digital .TXT (formato especificado no anexo único à Instrução Normativa RFB nº 787/07), que será submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA), fornecido pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). O SPED faz parte do Programa de Aceleração e Crescimento do Governo Federal (PAC) e tem como objetivos:

  1. Promover a integração dos Fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais;
  2. Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores;
  3. Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

Observação

Por ser um arquivo eletrônico com muitas informações, sua geração deve ocorrer em uma estação do Gestão Empresarial | ERP, e não em ambientes Middleware Senior.

É possível utilizar contas contábeis em composições de visões do tipo S - SPED para facilitar a criação e a manutenção de visões contábeis. Anteriormente, era permitido apenas informar aglutinadores contábeis nas composições, pois o SPED exigia a aglutinação nos registros de demonstração contábil. Essa funcionalidade se aplica para os casos em que a composição de determinada linha pode ser representada por uma conta somente. Dessa maneira, ao gerar o SPED contábil será gerado um aglutinador temporário para a conta. Esse aglutinador será utilizado nos registros obrigatórios (I052, J100, J150). Ao final da exportação, os aglutinadores temporários que foram criados serão excluídos e a visão será restaurada para a configuração padrão estabelecida.

Uma vez gerada a consulta de visão contábil, o processo será mais rápido nas próximas gerações, desde que não haja alterações nos saldos das contas contábeis. Caso sim, o sistema recalcula os valores.

Os registros obrigatórios de abertura e encerramento são gerados automaticamente ao selecionar qualquer um dos registros.

Documentação por processo

Parametrizações

Leiaute

Este artigo ajudou você?