No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Controle de Entrada de Produtos

F075CEP - Controle de Entrada de Produtos

Esta tela tem como objetivo inserir automaticamente nas estruturas de controle de entrada de produtos os cupons e notas fiscais de compra/entrada/venda e saída dos produtos que foram indicados para serem controlados. Para utilizá-la, o sistema deverá estar habilitado para controlar entrada de produtos (F070EMP.RegEsp).

Importante

Ao processar a tela, caso não tenha sido feita a Inicialização dos campos do Controle de Entrada e Saída (PEPS), realizada por meio da tela Geração de detalhes das Notas Fiscais (F660GDG), aba Gerais, será apresentada a mensagem: É necessário fazer a inicialização dos campos do Controle de Entrada e Saída através da tela F660GDG para a empresa. Uma vez feito esse procedimento, não será mais necessário realizá-lo novamente para a Empresa/Filial/Período.


 

Processos

Dados gravados no Controle de Entrada de Produtos

O cálculo da base e do valor de ICMS será baseado no valor de Outros ICMS:

O tratamento ocorrerá para dois tipos de entrada:

Presumido (CST de entrada igual a X60):

Observação

Quando utilizada a opção Inventário Fiscal do campo Origem das Informações e o CST do produto for X60, o sistema calculará a base conforme a proporção entre o saldo do Inventário Fiscal e as Notas Fiscais de entrada para o produto.

Normal:

Serão gravados os movimentos de entrada e saída de estoque quando não relativos à documentação fiscal conforme filtros abaixo:

Observação

Movimentos gerados a partir do estoque e que foram integrados para esse campo não possuem ICMS e ICMS ST, exceto quando houver parametrização desses impostos em Manutenção de Controle de Entrada de Produtos.

O valor % do MVA será gravado no Controle independentemente do tipo de imposto da nota fiscal.

Cálculo do valor a débito das vendas ao consumidor final no Controle de Entrada

Ao inicializar o Controle de Entrada, o sistema calculará o valor dos campos Valor da base do ICMS ST complementar, Valor do ICMS ST complementar e Percentual Alíquota Interna ICMS das tabelas de Registro de Controle de Saídas (E660RSV) e Registro de Controle de Saídas de Cupons Fiscais (E660RRZ). Serão calculados os valores dos campos apenas se a nota atender os seguintes requisitos:

É possível fazer a consulta desses campos na tela de Cadastro da restituição do ICMS ST (F660CRS), guias Nota Fiscal e Cupom Fiscal.

Redução da Base de Cálculo

O sistema irá considerar a % Redução da Base de Cálculo, informada na tela F019TIS ou F070PSE (aba Entrada), quando a nota fiscal ou movimento de estoque não possuir ICMS ST Destacado ou Retido Anteriormente (presunção do ICMS ST). A nova base de cálculo a ser gravada nas tabelas E660RSC e E440RCI será definida conforme abaixo:

Em relação às vendas destinados ao consumidor final com CFOP iniciada em 5 e CST do ICMS igual a X60, o sistema irá aplicar a % Redução da Base de Cálculo considerando a regra acima, porém nesse caso o sistema irá gravar a nova base de cálculo nas tabelas E140RCI, E660RSV e E660RRZ.

O campo Percentual do ICMS ST (PerIcs) das tabelas E660RSC e E440RCI será gravado conforme regras abaixo:

O campo Percentual do Fundo de Combate à Pobreza (PerFcp), das tabelas E660RSC e E440RCI, será gravado conforme abaixo:


 

Campos

Módulo Origem
Define o módulo de origem das notas fiscais. Possui duas opções:

Método UEPS na busca de notas fiscais

Quando o identificador de regra IMP-660INIES0 estiver ativo e o estado da filial por PR, o sistema fará a ligação entre uma nota fiscal de saída/cupom fiscal e uma nota fiscal de entrada considerando o método do UEPS (último que entra, primeiro que sai). Exemplo:

Observação

Essa parametrização afeta a geração da ADRC-ST (PR).

Filial possui integração com o módulo Varejo

Caso se trate de uma transação de Remessa Simbólica Venda Futura ou de Anulação Entrega Futura que não tenha movimentado estoque, o sistema irá gravar as notas fiscais de compra/venda. Para isso, os dois tipos de transação devem estar configurados na guia Naturezas de Operação, da tela Parâmetros das Filiais para Integrações (F070VAR).

Origem das Informações
Possui as seguintes caixas de seleção:

Inicialização da Média Móvel Ponderada
Esta rotina é utilizada em filiais de estados que publicaram a Tabela 5.7 dos Códigos de Motivos de Restituição e Complementação de ICMS ST (ver Adequação aos leiautes 14 e 15 do SPED Fiscal).

Importante

Para gerar as médias do dia é necessário:

  1. Integrar as notas fiscais ao módulo de Tributos (independentemente do cliente utilizar a opção online ou carregar o Controle por meio desta tela utilizando o módulo Comercial;
  2. Atualmente, as médias do dia serão geradas apenas para filiais do MG, MS e RS;
  3. O campo Módulo Origem deve ser igual a Tributos.

Atualização da Média Móvel Ponderada
Esta rotina é utilizada em filiais de estados que publicaram a Tabela 5.7 dos Códigos de Motivos de Restituição e Complementação de ICMS ST (ver Adequação aos leiautes 14 e 15 do SPED Fiscal).

Este artigo ajudou você?